Nos últimos anos o surf tem tido um crescimento enorme em Portugal, tanto pelo aumento de números de interessados em o praticar e aprender a surfar, como pela crescente quantidade de surfistas profissionais estrangeiros que fazem viagens anuais para as nossas praias, seja para experimentar o famoso Canhão da Nazaré, seja para ver ou mesmo participar numa das etapas no Campeonato Mundial do Surf que se realiza aqui mesmo!

Se é treinador de surf sabe bem todos os pontos importantes a serem ensinados nas suas aulas, assim como as planear perfeitamente. Aqui irá ter um lembrete de alguns recursos que não devem ser esquecidos por si e que devem ser referidos aos seus alunos pois além de serem extremamente importantes e indispensáveis como a prancha de surf, existem outros que são igualmente importantes tanto para que o equipamento se mantenha em bom estado, como para a segurança e bem estar dos futuros alunos das suas aulas de surf.

As pranchas de surf que os seus alunos podem utilizar

Para todos os tipos de desportos existem equipamentos obrigatórios e no caso do surf, este será mesmo a prancha de surf. Esta pode ser sua e emprestada ao aluno durante as aulas, ou pode então ajudar o seu pupilo a escolher a melhor prancha de surf para ele. No entanto, por ser um gasto um pouco alto, o aconselhável é que nas primeiras aulas ele vá treinando com uma prancha de espuma e só quando já estiver pronto para enfrentar as melhores ondas, sim, investir e comprar uma boa prancha de surf. Irá dar muita segurança ao seu aluno se o aconselhar acerca do melhor modelo, marca, formato para ele, ainda melhor se for com ele fazer esta compra. Se isso não for possível, aconselhe-o da melhor maneira para que não seja um gasto em vão.

tipos de pranchas de surf
Existem vários tipos de pranchas de surf diferentes | Fonte: Pixabay

As pranchas de surf têm formatos diferentes e cada uma tem uma função diferente e servem também para ondas dos mais diferentes tipos. Além das pranchas de surf, existem também as utilizadas para kitesurf, bodyboard, windsurf e também, stand-up paddle.

Relativamente às pranchas de surf mais utilizadas em Portugal e que provavelmente irão ser mais utilizadas nas suas aulas de surf, temos as seguintes:

  • Egg - prancha mais pequena e com o nariz arredondado, mais utilizada por iniciantes e em ondas bastante baixas e calmas;
  • Fish- esta prancha é também pequena mas mais larga, é utilizada em ondas pequenas para fazer as mais variadas manobras, sendo também bastante mais fácil de deslizar nas ondas;
  • Gun- é a prancha de surf clássica que todos conhecemos, comprida e pontiaguda, é muito utilizada para surfar ondas grandes.
  • Longboard- esta é bastante comprida e larga, sendo também ótima para ondas grandes, acima dos 3m de altura.
  • Hybrid- prancha de surf pequena e larga, super versátil para vários tipos de onda (exceto as gigantes)
  • Shortboard- é pequena e pontiaguda e muito utilizada por surfistas mais experientes para fazerem aqueles Pequena e pontiaguda Para experientes e truques de surf
  • Tow-board- esta prancha de surf tem umas presilhas para o surfista prender os pés quando surfa ondas com mais de 20m, como é o caso da praia do Norte, na Nazaré.

Além destas, existem também, claro, as de espuma utilizadas pelos alunos principiantes por serem mais seguras, mais leves e se o seu aluno escorregar e levar com a prancha na cabeça não o irá aleijar.

De que são feitas as pranchas de surf e quanto pode custar uma ao seu aluno?

O material mais utilizado para fabricar as pranchas de surf, equipamento essencial para as aulas de surf, é a resina poliéster por ser mais fácil e mais económica. Existe também a resina epóxi, que é bastante mais cara, mas a qualidade do produto final é claramente superior. Por isso se vir uma prancha feita de resina epóxi a um preço igual às outras, desconfie sempre! A seguir, é utilizada a fibra de vidro para endurecer a prancha de surf e a seguir vem o estireno parafinado, que é misturado com a resina para realizar um gel-coat na prancha de surf. Para finalizar, é colocado um catalisador e as microesferas de vidro, sendo as ultimas também utilizadas para pequenos concertos na sua prancha de surf ou para fixar a leash ou mesmo as quilhas.

Relativamente aos preços das pranchas, estes podem ser entre 90 euros e os 2000 euros. Estando num nível avançado, se gastar 500 euros já poderá ter uma boa prancha de surf. Para os seus alunos iniciantes, poderão contar gastar cerca de 100 euros com a sua primeira prancha, caso a queiram comprar nova, há sempre a opção de conseguirem arranjar uma boa prancha usada! A Decathlon, a Sportzone ou mesmo a Ericeira Surf & Skate shop têm várias opções para si e para os seus alunos.

Os melhores fatos para os seus alunos estarem protegidos nas aulas de surf

Para todos os climas e temperaturas diferentes há diferentes fatos de surf que podem e devem ser utilizados pelos praticantes de surf! Em Portugal temos um clima bastante ameno mas se for para praticarem surf no Inverno, convém que o fato seja térmico para que estejam bem protegidos do frio evitando assim vários problemas entre eles a hipotermia.

fatos de surf
Qual o melhor fato de surf para cada situação? | Fonte: Pixabay

Os fatos de surf podem ser feitos de vários materiais diferentes consoante o objetivo e o mar em que ele vá ser utilizado. Existem também fatos de surf sem pernas e sem braços, outros com pernas e de manga curta, outros completos e alguns ainda com proteção da cabeça! Todas as opções possíveis existem no mercado. Se não sabe com o que há-de contar no Inverno, verifique o surf forecast ou o surftotal para estar mais a par do clima da praia onde irá ter lugar o treino de surf para que possa estar preparado e preparar os seus alunos para tudo.

Os materiais mais utilizados para fabricar fatos de surf são o neoprene e a licra. A espessura do fato é importantíssima para o clima em que se encontra, tendo como opção as seguintes espessuras:

  • entre 7º C e 12º C- 5/4mm (5mm no corpo e pernas e 4mm nos braços)
  • entre 12ºC e 17º C- 4/3mm (4mm no corpo e pernas e 3mm nos braços).
  • entre 17º C e 22º C- 3/2mm (3mm no corpo e 2mm nos braçoc)
  • acima dos 22º C- 2/2mm (2mm no corpo e 2mm nos braços) ou então, um fato sem braços e sem pernas, como achar que se vai sentir mais confortável.

Deve também ter em conta quantas horas está a planear estar dentro de água para escolher sempre o fato de surf mais indicado para si e para aconselhar o melhor para o seu aluno, lembre-se que os seus alunos não têm conhecimentos de surf e pode tornar-se complicado quando se virem diante de tantas escolhas, precisado sempre dos conselhos do seu treinador, neste caso, dos seus!

De acordo com o site surftotal, existe uma marca americana chamada Patagonia que é bastante conhecida por ter uma forte consciência abiental, que levou à criação de fatos de surf com apenas uma pequena percentagem de neoprene, sendo o fato de surf mais natural e ecológico para já.

Outros essenciais para recomendar aos seus alunos!

Tendo a prancha de surf e o fato perfeitos para a temperatura do dia (verificar windguru), estamos prontos para entrar no mar, certo? Não. Há muito mais que é preciso ter em conta, tanto para sua segurança como para manutenção do seu equipamento! As pranchas como já viu, podem atingir valores um pouco altos e por esse motivo e outros, deve ser mantida impecável, com as manutenções feitas, bem encerada e em estado perfeito para que não lhe falhe quando andar nas ondas do mar! Além da cera, convém que ensine os seus alunos a cuidarem deles próprios e a protegerem-se de escaldões, do olho de surfista, do ouvido de surfista e também a não perderem nunca a prancha no mar.

encerar prancha de surf
É muito importante encerar a sua prancha de surf | Fonte: Freepik

Mas afinal o que pode o seu aluno comprar mais além da prancha de surf e do fato?

  1. A cera ou a parafina para tratar da prancha;
  2. Leash (sempre presa ao tornozelo para nunca perder a prancha);
  3. Protetor solar;
  4. Tampões para os ouvidos;
  5. Óculos de sol;
  6. Ter sempre água consigo para se manter hidratado.

A parafina é especialmente importante pois faz com que a superfície da prancha se torne antiderrapante, mantendo assim o surfista em segurança e baixe a probabilidade de este escorregar e cair.

Comece a dar aulas de surf com a Superprof e tenha o sucesso que tanto espera

E agora o mais importante. Onde vai dar as suas aulas de surf? Onde e como quiser! Basta que se inscreva na Superprof (é gratuito!) para que centenas de interessados em aprender a surfar vejam o seu perfil! O seu perfil deve ser elaborado com algum cuidado e com o máximo de detalhe possível, assim como o valor que cobra pelas aulas, onde dá as suas aulas de surf, e um pouco da sua experiência com o surf.

surfista depois de surfar
Surfista com o seu equipamento completo | Fonte: Pixabay

Ao inscrever-se na Superprof poderá fazer do surf não só o seu passatempo mas também uma fonte de rendimento extra ou mesmo a principal da sua vida. Pode escolher dar as aulas da forma que desejar, sejam elas individuais, em grupo, ou pode até criar packs de aulas, sendo estas últimas bastante mais vantajosas tanto para si, porque garante que o aluno irá assistir às aulas todas pois já estarão pagas, como para o aluno que conseguirá ter alguma poupança no total das aulas.

Faça parte do mundo dos treinadores de surf em Portugal com a Superprof!

Precisa de um professor de Surf ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.