Quer tornar-se um engenheiro informatico ou um programador na região do Funchal, mas não sabe como?

Sabia que as empresas e profissões na área das Tecnologias da Informação (TI) oferecem mais oportunidades? Com quase 100% de inserção profissional no final de um curso ou formação em informática, hoje é o setor mais atrativo do mercado.

Mas talvez esteja apenas à procura de um curso de Office avançado ou linguagem de programação? Hoje, essas são habilidades essenciais para muitas profissões, particularmente no setor de serviços de TI.

Vamos dar-lhe algumas dicas para encontrar os melhores cursos de informática no Funchal. A oferta de centros e entidades que ministram essas formações não é tão vasta como por exemplo em Lisboa, onde encontra muitos centros que o podem ajudar a desvendar todos os segredos do complexo mundo da informática.

Universidade da Madeira: aprenda tudo sobre engenharia informática

Devido à sua categoria de ilha e com uma população de, aproximadamente, 262.450, não existem muitas instituições de ensino superior na Madeira. Aliás, para sermos mais exatos, esta ilha soma três universidades e são elas:

  • Universidade da Madeira (UMa);
  • Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny;
  • Instituto Superior de Administração e Línguas da Madeira (ISAL).

Mas para conhecer de cor o sistema de um computador ou para aprender a desenvolver softwares, nada como integrar um curso superior de informática e isso apenas é possível se integrar a Universidade da Madeira. Isto porque, além da Escola Superior de Enfermagem, está o ISAL que, aproveitando as características únicas da ilha da Madeira, o clima e o facto de ser um destino turístico, especializou a sua oferta formativa no Turismo, Gestão e Gestão Hoteleira.

Homem olha para ecrã com linguagem de programação
Na UMa - Universidade da Madeira - pode tirar a licenciatura em Engenharia Informática, em que aprende também a desenvolver aplicações. | Fonte: Unsplash

Assim, é na UMa que, entre vários outros cursos, pode encontrar a licenciatura em engenharia informática. Como se pode ler na descrição deste curso, ao longo do curso “os estudantes desenvolverão competências para a conceção, realização e manutenção de sistemas informáticos, desenvolvimento de aplicações, arquitetura de software e gestão de sistemas de informação. Para tal, durante a licenciatura é promovida uma formação científica e tecnológica, assente nas ciências da engenharia, que tem como objetivo a resolução de problemas concretos da sociedade”.

Para entrar em Engenharia Informática na UMa, é preciso candidatar-se através do Concurso Nacional de Acesso e obter a nota mínima de 16 no Exame Nacional de Matemática. Mas se por acaso já estiver a tirar um curso de informática no Porto, por exemplo, e quiser mudar-se para o Funchal poderá fazê-lo através dos regimes de mudança de instituição/curso. Informe-se!

Na Universidade da Madeira pode, também, concorrer ao programa Maiores de 23 e voltar a dedicar-se aos estudos, independentemente do seu percurso anterior. Lembre-se que nunca é tarde para aprender e que a informática é um mundo em constante mudança, por isso ainda chega a tempo de marcar a diferença!

Além da licenciatura, a UMa oferece, igualmente, cursos de Pós-Graduação, Mestrados, Doutoramento e Cursos Técnicos Superiores Profissionais, nomeadamente em Redes e Sistemas Informáticos e em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.

Com um diploma de engenharia ou de técnico superior no “bolso”, o mercado de trabalho está claramente de portas abertas para si!

A vantagem dos diplomas de ensino superior é que permitem uma profissionalização real após a sua conclusão, especialmente se for acompanhado de uma paixão por redes de computadores ou novas tecnologias. E como vemos, no Funchal apesar de apenas ter uma instituição à escolha, esta tem várias opções e modelos pelos quais pode optar.

A informática é uma área em grande ascensão e desenvolvimento em Portugal e se precisar de mais escolha a nível de cursos superiores, a cidade de Coimbra tem imensos cursos de informática ótimos.

Reforce as suas competências informáticas nos centros de formação do Funchal

Se quer estudar um aspeto muito específico na área das TI, seja qual for o seu nível, também pode entrar em contacto com centros de formação que estejam no Funchal ou perto, na Madeira. Entre as vertentes lecionadas, poderá encontrar categorias como:

  • Instalação e gestão de redes;
  • Técnico de informática;
  • Técnico programado;
  • Utilização do pacote Office;
  • Suporte de TI;
  • Etc.

Por norma, os centros de formação oferecem várias opções de cursos na indústria de computadores, seja para rever os conceitos básicos do pacote Microsoft Office, por exemplo, ou para aprimorar as suas habilidades de edição de vídeo. O objetivo é duplo:

  • Ajudá-lo a um nível pessoal para a realização dos seus projetos e objetivos;
  • Para ajudá-lo a nível profissional, para obter uma validação de conquistas ou chegar a outra posição.
vista sobre a cidade do Funchal na Madeira
Aprender informática na capital da ilha da Madeira pode abrir muitas portas a nível profissional | Fonte: Pixabay

Algumas escolas e centros de formação oferecem ensino à distância, aula presencial ou aulas online. Eles são adaptados para um público muito diversificado, devido à sua flexibilidade. Na capital mineira, os principais centros de treinamento são:

  • Associação de Ensino Cristóvão Colombo (EPCC)nesta associação pode encontrar cursos de Ensino Profissional, Formação Avançada ou, ainda, cursos Qualifica. “Os QUALIFICA são estruturas do Sistema Nacional de Qualificações e assumem um papel determinante na construção de pontes entre os mundos da educação, da formação e do emprego, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida”, lê-se no site do EPCC. Dentro da oferta formativa encontramos o cursos de Técnico Programador de Informática.
  • DTIM - Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira: aqui pode optar por várias formação, entre as quais de Ciências Informáticas, Informática na ótica do utilizador e Programas de Base. Pode, também, encontrar formação avançadas ou de aperfeiçoamento de Excel e neste centro alguns cursos são feitos em regime b-learning, ou seja, uma parte presencial e outra remota.
  • SULOG - Upgrade Yourself: este centro oferece formação especializada e dispõe de uma oferta formativa variada, mas é na área das tecnologias de informação e comunicação que se destaca. Assim, pode optar por cursos específicos sobre a utilização de programas como o Adobe Flash ou cursos mais gerais como Introdução à Informática .

Caso se esteja a questionar sobre quanto custam esses centros de formação, não é fácil responder. As mensalidades variam muito de uma escola para outra. O melhor a fazer é pesquisar em cada escola e saber as condições de inscrição e pagamento.

Mas ainda existem outras formas de ter aulas de informática no Funchal que vale a pena ficar a conhecer!

Encontre cursos de informática online

Hoje em dia, já não existem barreiras físicas e geográficas com a internet e o avanço da tecnologia. Por isso mesmo, é possível estar no Funchal ou até estar em Viseu e aprofundar os seus conhecimentos de informática.

Como? De uma forma muito simples e até gratuita! Existem muitas plataformas e instituições que criam cursos gratuitos para as mais variadas disciplinas e a informática não é exceção.

Algumas estão mais limitadas ao nível da língua, sendo que o inglês é predominante por ser considerada uma língua mais universal, mas noutras poderá encontrar cursos em espanhol e até em português. Os modelos também variam, claro. Certas formações são mais extensas e completas, outras mais intensivas e outras mais curtas.

Muitas destas plataformas também dispõem de cursos pagos. Pode começar por um gratuito e se o método for do seu agrado, estender a sua formação para um curso pago.

Equipamento eletrónico em cima de uma secretária
Sabia que pode completar cursos sobre vários temas de informática online e gratuitos? | Fonte: Unsplash

Mas onde pode encontrar cursos de informática online gratuitos? Aqui ficam três sugestões:

  • Alison: é uma das maiores plataformas de formação. Tem cursos criados pela Google e disponibiliza uma grande variedade de cursos, alguns muito rápidos.
  • Udemy: esta plataforma tem cursos em português (do Brasil), além de outras línguas, e é muito vasto na sua oferta formativa. Disponibiliza formações de informática adaptadas a algumas profissões, como é o caso deste: Introdução de Contabilidade aplicada à Informática, o que pode ser muito útil se pretende adquirir novos conhecimento para progredir na carreira.
  • Learn Café: é um portal brasileiro com formações pagas, mas também muitas gratuitas que abordam temáticas muito interessantes e diversificadas. Um bom exemplo é o curso de Equipamentos informáticos, focado em hardware e com uma duração de cinco horas que pode distribuir sobre sete dias.

Vale sempre a pena consultar estes cursos e mesmo que esteja a ter uma formação acompanhada por um professor, numa escola ou com aulas particulares, este pode ser um ótimo recurso para complementar a sua aprendizagem. Em poucos cliques, com uma inscrição digital, passa a ter acesso a uma base de dados ampla e profissional de cursos sobre informática ou outros temas que tenha curiosidade.

Recorde-se que, como já mencionámos, atualmente as empresas recrutam muito para funções na área das TI, como:

  • Consultor;
  • Técnico de suporte;
  • Gestor de projetos de TI;
  • Programador;
  • Administrador do sistema.

Independentemente de ter uma profissão diretamente ligada a este setor, em todas as funções e empresas a informática é indispensável e se tiver conhecimentos extra vai certamente destacar-se na equipa.

Portanto, de acordo com as suas necessidades, de certeza que vai encontrar um curso online adaptado. E a grande vantagem desta opção é a liberdade: pode fazer as aulas no conforto do seu lar e ao seu próprio ritmo. No entanto, o contacto humano e o acompanhamento direto de um profissional pode fazer falta, por isso mesmo ainda há uma opção que deve considerar para tirar o seu curso de informática no Funchal, que pode reunir o melhor dos dois mundos.

Aprender como programar com que sabe melhor! Escolha um professor particular no Funchal

Quando a questão é “onde aprender a utilizar de forma avançada programas como Word, PowerPoint ou outros no Funchal?”, nunca é demais recordar que há na ilha da Madeira professores particulares prontos para ajudar nestas e noutras disciplinas informáticas.

Se gosta de programação, mas acha que não tem idade para aprender, tempo ou oportunidade de fazer cursos em escolas ou em centros de formação, saiba que ainda é possível!

Entre em contacto com um professor particular na área de informática. Este profissional será capaz de lhe dar aulas à sua medida que poderão até ser feitas à distância ou em sua casa.

Basta ter o seu computador e uma conexão à internet e pronto! Mas onde encontrar um professor que possa atender às suas necessidades expectativas? Se possível, próximo da sua localização no Funchal? É ainda mais fácil: a plataforma Superprof permite conectar professores e alunos de acordo com a situação geográfica e as suas necessidades.

Se procura por um engenheiro de redes e sistemas, está no lugar certo. O mesmo se passa se quiser conversar com um programador, um técnico de informática ou um analista. Afinal, ter aulas particulares é também para trocar informações e conhecimento sobre os respetivos percursos e experiencias e partilhar uma paixão em comum.

Uma professora explica algo de informática à sua aluna
Procure um docente próximo da sua localização e comece já a adquirir novos conhecimentos de informática! | Fonte: Unsplash

No início das aulas, não deixe de fazer um balanço das suas expectativas com o seu professor em particular e de abordar e esclarecer as seguintes questões, caso se apliquem a si:

  • Nível – básico, intermédio, avançado;
  • Necessidade de aperfeiçoar utilização de determinado programa;
  • Objetivo de reforçar bases;
  • Aulas intensivas para atingir determinado objetivo a curto prazo.

Pode falar nestes e/ou noutros aspetos que considerar relevantes para a sua boa aprendizagem,

Uma boa conversa e o traçar de objetivos são meio caminho andado para um curso de sucesso com um professor particular.

A maioria dos professores que encontra no portal da Superprof possuem diplomas e uma experiência comprovada no ramo, além de competências pedagógicas elevadas para lhe transmitir o conhecimento necessário. Assim já sabe que pode encontrar o curso ideal de informática em várias cidades de Portugal.

Não espere mais para encontrar o professor dos seus sonhos!

Precisa de um professor de Informática ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Laura

Apaixonada por comunicação sob todas as suas formas, sempre soube que faria dela minha profissão. Sempre com as palavras e as pessoas no centro, tenho o privilégio de já ter sentido o poder transformador desta área nalgumas das suas múltiplas dimensões: no jornalismo, em marketing e em comunicação empresarial.