As Tecnologias de Informação (TI) possuem muitas facetas, seja na aprendizagem de programas convencionais de informática (como o Office Pack) ou no domínio de linguagens de programação. Essa diversidade faz com que o setor seja um dos mais atraentes para oportunidades de emprego, com muitas saidas profissionais em Portugal e no mundo inteiro!

Havendo bastante oferta e procura ao nível de emprego, também se multiplicaram as formações na área de informática em todo o País. Atualmente, vai encontrar uma escola ou centro de formação em computação em qualquer cidade nacional.

Se estiver no Porto, desenvolver competências na área das TI pode ser um projeto profissional ou pessoal para si. Mas onde encontrar o curso de informatica online ou presencial mais adequado às suas necessidades?

Nós vamos ajudar a responder a essa dúvida nesta publicação!

Além disso, é superagradável ter aulas de informática na cidade Invicta, onde não falta animação, jovialidade e cultura e onde muitas empresas digitais e tecnológicas investem!

Casal passeia em zona ribeirinha no Porto
A cidade Invicta tem crescido em investimento e em oportunidades profissionais nas TI. Seja para estudar, trabalhar ou viver, vai ser feliz no Porto! | Fonte: Unsplash

Faculdades de engenharia informática no Porto

Licenciaturas, mestrados, especializações, doutoramentos ou master classes na área da informática – da engenharia à programação. As faculdades de ciências e tecnologias são os melhores lugares para aprender todos os segredos da programação de computadores e das outras variantes da informática.

É também onde podemos encontrar a melhor base para a prática de um trabalho num departamento de TI, seja numa empresa privada ou numa instituição.

A oferta de oportunidades de emprego na área da computação é alargada, tal como o são as formas de adquirir as valências necessárias. Com cursos superiores até ao doutoramento, as faculdades de informática no Porto preparam-no para algumas das seguintes profissões:

  • engenheiro informatico;
  • técnico de informática;
  • analista de sistemas;
  • programador;
  • web designer;
  • administrador de redes de sistemas;
  • analista de suporte;
  • gestor de TI.

O Porto tem muitos recursos e oportunidades graças ao grande número de escolas de informática e à qualidade do ensino, mas também ao investido crescente que é feito nesta cidade, a segunda mais populosa do País. Em Lisboa encontra muitas escolas para se formar em computação, mais do que nesta cidade do norte, o que é normal visto que Lisboa é a capital, mas o Porto não deixa de ter um leque interessante de instituições de ensino superior com estes cursos.

Por exemplo, pode juntar-se à Universidade do Porto, uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal e uma das 150 melhores universidades europeias, de acordo com alguns dos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior.

Entre a oferta formativa está a Licenciatura em Ciência de Computadores, o Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos, ou, ainda, o Doutoramento em Informática. Além destes, encontra muitos outros nas várias faculdades da UP, como na feup engenharia informática, por exemplo.

Mas para isso, não se esqueça que é preciso obter a média requerida no ensino secundário e nos exames nacionais que constituem prova de ingresso para a faculdade e curso em questão.

Já falámos da UP, mas existem outras faculdades onde pode tirar cursos de informática no Porto. Algumas delas são:

  • Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP);
  • Universidade Lusófona do Porto (ULP);
  • Universidade Fernando Pessoa (UFP).

Tal como acontece na UP, todos estes institutos de ensino superior oferecem formações de engenharia informática, mas também outros cursos ligados à área das Tecnologias de Informação e estes estão disponíveis para todos os alunos que reúnam as condições pedidas para o acesso ao ensino superior.

Depois de uma licenciatura ou até de um mestrado, pode escolher por fazer uma pós-graduação em informática, mesmo que a sua formação inicial não tenha sido especificamente nesta área. Verifique quais são as universidades no Porto que oferecem também cursos de pós-graduação nesta variante.

Além de uma formação superior, também pode optar por um curso profissional ou técnico, pois estes permitem igualmente o acesso ao mercado de trabalho, para outro tipo de cargos e oportunidades.

Computador com ecrã iluminado em cima da mesa
Engenheiro informático, programador ou analista... Já escolheu a profissão dos seus sonhos? | Fonte: Unsplash

De qualquer forma, é importante delinear de certa forma qual é o seu projeto na área das TI antes de entrar numa instituição de ensino superior ou profissional. Mas e se já tiver um diploma, um emprego e apenas quiser melhorar as suas habilidades com o computador? Veja abaixo como pode fazê-lo.

Escolha um centro de formação para tirar um curso de programação no Porto

No contexto da empresa onde trabalha, há certamente a possibilidade de a equipa integrar um uma escola que oferece formações profissionais ou técnicas em ciências da computação ou sobre uma área específica da informática.

Dependendo do nível, do seu computador e da posição que ocupa no seu trabalho – ou daquela que quer alcançar! – isso pode incluir:

  • Curso de excel online ou PowerPoint;
  • Curso geral de ferramentas de computador;
  • Curso de algum software (inDesign, Illustrator, PHC);
  • Curso de gestão de backoffice (WordPress);
  • Uma iniciação à programação.

Para atingir esses objetivos e melhorar as suas competências, os centros de formação técnica são uma boa escolha. Estes oferecem cursos de formação muito especializados, de aprendizagem básica (conhecimento sobre Office, aprender a navegar, etc) ou sobre tópicos mais técnicos (solução de problemas de computador, instalação de rede de computadores, etc).

As escolas são acessíveis a qualquer pessoa – independentemente de o fazer de forma individual ou em grupo num contexto empresarial – incluindo desempregados e pessoas em busca de uma nova orientação profissional.

Para esses casos, existem escolas que traçam um plano de estudos personalizado e com objetivos a serem alcançados num curto espaço de tempo, para progredir rapidamente e poder reintegrar o mercado de trabalho.

Os centros de formação também oferecem outras disciplinas relacionadas com a utilização da informática para melhor desempenhar certas profissões, como cursos de gestão/administração, cursos de contabilidade ou cursos de gestão de projetos.

Por esta altura já se deve estar a questionar sobre quais são os melhores centros de formação em informática no Porto. Destacamos alguns para ter uma ideia:

  • Galileu: É uma das empresas de formação mais antigas do País, e dispõe de cursos nas áreas tecnológicas, em soft skills e competências empresariais. Também pode encontrar esta escola de informática em Lisboa e em Aveiro;
  • Academia de Código: Nesta academia aprende-se a programar através de um curso intensivo, com a duração de 14 semanas. Não é preciso experiência nem grau académico, apenas vontade de aprender. E pode realizar este curso não só no Porto, como em Aveiro, na ilha Terceira e em Lisboa;
  • Formabase – Formação de Informática: Esta escola oferece uma vasta diversidade de cursos, nomeadamente nas áreas dentro dos universos de Utilizadores, Expert, Web creation, Grafismo, Programação & Packs. O ensino é personalizado e fexível;
  • Citeforma – Centros Qualifica: É um centro especializado na qualificação de adultos e disponibiliza cursos nas áreas da informática e da informática na ótica do utilizador. Existem instalações também em Lisboa e em Portalegre;
  • EISnt – Tecnologia: Este centro de formação localiza-se em Rio tinto e aqui é possível escolher entre vários cursos e vários modelos de formação. Seja para aprender a utilizar alguns software ou programa ou para perceber como funcionam as redes sociais, aqui vai encontrar a formação que precisa.
Ter aulas de informática num centro ou escola de formação no Porto
Precisa de trabalhar com Excel mas tem dificuldades? Existem vários cursos especializados nesta ferramenta no Porto | Fonte: Unsplash

O catálogo de cursos desses centros é, geralmente, muito amplo, o que possibilita encontrar rapidamente um curso adaptado às suas necessidades. O único inconveniente pode passar pelo número restrito de vagas para cada turma ou formação ou até o preço por vezes elevado de alguns desses cursos.

Como já percebeu, muitas escolas estão espalhadas geograficamente pelo país, o que torna mais fácil encontrar um bom curso de informática em Coimbra ou noutro sítio se a sua vida alterar de um momento para outro.

Os centros de formação possibilitam uma formação bastante profissional e as opções no Porto são muitas. No entanto, pode explorar outras alternativas para aprender informática, algumas gratuitas e outras mais personalizadas.

Curso de informatica gratuito no Porto? Sim, é possível!

Se por acaso estiver desempregado ou à procura do primeiro emprego, é importante saber que pode ter acesso a formações gratuitas em Portugal, de modo a aumentar as suas hipóteses no mercado de trabalho.

Muitas instituições oferecem formação gratuita nas mais diversas áreas, incluindo informática, claro. Assim, é importante pensar sobre quais são as suas lacunas e as suas necessidades e depois escolher o curso que melhor se adapta a essa auto-análise.

De acordo com o seu perfil e percurso, poderá escolher uma formação com uma vertente mais técnica ou uma com um ângulo mais prático, na ótica do utilizador.

Existem provavelmente mais instituições do que pensa que lhe podem proporcionar essa possibilidade. Alguns exemplos são:

  • IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional;
  • Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA);
  • Centro de Serviços e apoio às Empresas (CESAE).

Nenhum destes centros está exclusivamente no Porto, até porque a formação e a informática ultrapassam fronteiras. Se procura um curso ligado à informática em Viseu, o CESAE está presente também nessa cidade.

Também pode sempre optar por cursos gratuitos online, disponibilizados por algumas universidades conceituadas a nível mundial e aos quais pode aceder através de plataformas como:

  • Coursera;
  • Open Culture;
  • EDX;
  • Atelier Digital;
  • Entre outros.

Escolha um professor particular do Porto para aprender a programar mais rápido!

Estar acompanhado na concretização dos seus projetos e objetivos é essencial! Por isso, o portal Superprof está aqui para ajudá-lo a encontrar as pessoas certas e a percorrer esse caminho com sucesso.

Na cidade Invicta, encontrar professores particulares para aprender ciências da computação é... fácil! Graças à plataforma Superprof, entra em contato rapidamente com professores certificados, capazes de lhe mostrar todos os segredos do computador.

Com elevados níveis de experiência e formação, os docentes disponíveis para lhe dar aulas particulares são experts em informática, mas podem sê-lo em áreas distintas. Alguns terão uma maior experiência comprovada em hardware, outros em software, por exemplo. Por isso, faça perguntas aos professores que contactar, explique os seus objetivos e não tenha medo de expor as suas dificuldades.

Qual é o propósito de optar por aulas particulares? É que poderá progredir ao seu próprio ritmo e focar-se especialmente nas “disciplinas” que considerar mais importantes para si.

Não há mais constrangimentos de agenda lotada em semanas de aula: agora escolhe os seus horários ou até pode optar por ter aulas à distância, via online! Assim, tem liberdade de definir facilmente o formato do seu curso e até para mudar de cidade e continuar a ter aulas de informática se estiver no Funchal, por exemplo.

Os professores particulares têm habilidades técnicas, certamente, mas também uma grande pedagogia. Sim, para aprender, também precisa estudar!

Duas pessoas têm os seus computadores e uma explica algo à outra
Com um professor particular, pode ajustar o horário das suas aulas de informática da melhor forma! | Fonte: Unsplash

Estes profissionais têm uma experiência significativa em computadores e redes, com uma habilidade rara. Podem também estar preparados para dar um suporte e prepara-lo para concursos ou exames técnico-científicos ( como a entrada para a universidade ou um projeto de informática específico que tem de desenvolver).

Então, se mora no Porto ou arredores, vai de certeza encontrar um superprofissional motivado para lhe ensinar os melhores truques de informática e prepará-lo para novos desafios. A Superprof é uma ótima alternativa para guia-lo na escolha do professor, até porque pode facilmente entrar em contacto com os profissionais e espreitar os comentários e recomendações que outros alunos deixam sobre os seus ex-professores.

Seja para encontrar um emprego, aprender algo do zero ou aperfeiçoar alguma competência que já tenha, o professor particular é sempre uma excelente opção.

Agora já nada o prende a fazer o curso de informática que quer há tanto tempo!

Precisa de um professor de Informática ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Laura

Apaixonada por comunicação sob todas as suas formas, sempre soube que faria dela minha profissão. Sempre com as palavras e as pessoas no centro, tenho o privilégio de já ter sentido o poder transformador desta área nalgumas das suas múltiplas dimensões: no jornalismo, em marketing e em comunicação empresarial.