Gosta bastante das Novas Tecnologias da Comunicação e a Informática é a sua “praia”? Seja qual for o seu nível de competências atuais na área, haverá sempre uma solução se pretende aperfeiçoar as suas habilidades e dar continuidade aos seus estudos.

Sabia que os cursos de Ciências e Tecnologias têm imensas saídas profissionais, sendo uma das áreas com menos desemprego em todo o mundo? E que os empregos de TI (Tecnologia da Informação) oferecem as melhores oportunidades de progressão na carreira tanto em Portugal como no estrangeiro?

Para além disso, as empresas não podem passar ao lado das novas tendências de automatização ou do uso de gráficos complexos no seu dia a dia empresarial, e a digitalização e a informatização dos seus processos internos são uma realidade que passa por todas as profissões e empresas do universo moderno. E sabemos o quanto é cada vez mais importante que todos acelerem a transformação digital!

Para melhorar o seu desempenho, vamos dar-lhe algumas dicas sobre possíveis aulas de computação, cursos de engenharia informática, entre muitos outros, em Lisboa, dos quais poderá tirar partido para dar início ou continuar a sua aprendizagem.

Para que serve a Internet e como a podemos utilizar para nosso benefício?

Atualmente é difícil pensar numa realidade sem acesso a um computador e à internet. Mas ainda existe muita gente que deve perguntar-se “para que serve a internet”. Nas últimas décadas, a internet tem vindo a ganhar um papel imprescindível na vida dos cidadãos contemporâneos; através de um simples clique estamos todos ligados através de uma rede de computadores e de diferentes endereços de IP, fazendo assim parte de um mundo cada vez mais globalizado devido à sua existência.

Surgimento da internet revolucionou o mercado
O surgimento da internet revolucionou a sociedade. | Fonte: Pexels

Com o acesso à internet somos hoje capazes de aprender sobre qualquer assunto através de aulas e tutoriais online, podemos comunicar com qualquer pessoa em diferentes cantos do mundo, temos acesso a todo o tipo de informação que enriquece o nosso conhecimento sobre variados temas, podemos consultar diversas plataformas de informação que facilitam as tarefas do nosso dia a dia (por exemplo, a consulta do horário dos transportes públicos que precisamos de tomar para chegar a casa, ou a meteorologia para termos a certeza que levamos guarda-chuva nos dias mais críticos), entre muitas outras ações que fazem de nós indivíduos incrivelmente dependentes desta ferramenta universal.

Trata-se assim de uma das invenções mais importantes do último século que mudou para sempre o nosso estilo de vida, os nossos hábitos, e a forma como evoluímos como sociedade.

Tem ainda dúvidas sobre “para que serve a internet”?

Se este é um mundo que o interessa particularmente, porque não ter aulas para fortalecer o seu conhecimento na área e aprender novas habilidades informáticas para se tornar num verdadeiro craque dos computadores?

Conheça alguns dos melhores cursos superiores para o futuro tecnológico em Lisboa

Nos últimos anos, têm surgido novas profissões no setor das TI e redes, e novos cursos superiores em diferentes universidades espalhadas por todo o país, nomeadamente relacionados com:

● Redes de Computadores;
● Novas Tecnologias da Comunicação;
● Informática de Gestão;
● Programação;
● Tecnologias da Informação;
● Ciência e Tecnologia;
● Engenharia Informática;
● Microcomputadores;

Rapaz está sentado de forma descontraída enquanto trabalha com o computador ao colo
Os cursos na área das Tecnologias de Informação (TI) têm elevadas taxas de empregabilidade. | Fonte: Unsplash

Essas áreas, cada vez mais populares entre engenheiros recém-formados, são realmente atraentes, seja em termos de condições laborais, como de desafios e perspetivas de evolução dos próprios cargos, incluindo salários chorudos que acompanham o ritmo de crescimento do trabalhador. Esses cargos incluem, por exemplo:

● Engenheiro Informático;
● Administrador de Sistemas;
● Técnico em TI;
● Técnico de Informática;
● Programador Web;
● Gestor de Projetos nas TI;
● Gestor de Base de Dados;
● Gestor de Backoffice;
● Webdesigner;
● Analista Programador;

Mas, para chegar lá e fazer da área das Tecnologias de Informação a sua profissão, é preciso estudar bastante para ter sucesso na sua formação académica e futuro percurso profissional já que é uma área do saber em constante mutação e evolução.

Para adquirir as bases iniciais inerentes deste setor, ou aprender algo mais específico como programar, pode frequentar um curso numa escola de engenharia, numa escola de informática ou tirar uma formação superior numa das mais conceituadas universidades. Da licenciatura aos estudos de doutoramento, terá cursos dedicados exclusivamente à aprendizagem da informática e sobre o vasto universo dos computadores.

Se estiver na capital portuguesa, não precisamos de especificar que a oferta curricular é bastante vasta, mas esta área de estudos é proeminente pelo país inteiro e acredite que até mesmo na ilha da Madeira, por exemplo no Funchal, encontra muitas opções para estudar informática.

Voltando a Lisboa, algumas das universidades mais famosas para tirar cursos de informática são:

● Instituto Superior Técnico;
● Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
● ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa;
● Instituto Superior de Engenharia de Lisboa;
● Faculdade de Ciências e Tecnologia;
● Politécnico de Lisboa.

Lembre-se que, além desta lista que apresentamos, muitas outras universidades têm cursos de informática, dependendo da sua localização geográfica. Se pesquisar por “engenharia informática dges” vai encontrar uma base de dados de cursos do ensino superior com vários resultados neste ramo, em Lisboa e não só.

A candidatura para a entrada nessas universidades é feita através da habilitação de acesso, que significa ser titular de um curso de ensino secundário, ou equivalente, e ter os exames nacionais válidos, exigidos como provas de ingresso, que variam consoante o curso e o estabelecimento de ensino em questão.

Contudo, existem condições especiais de ingresso ao Ensino Superior para todas as pessoas maiores de 23 anos sem habilitação de acesso, independentemente das habilitações académicas prévias. Nesses casos, são realizadas provas específicas para cada curso e cada faculdade, contando com entrevistas e provas de aptidão aos possíveis candidatos.

Computador pousado em mesa de madeira com caderno, copo de água e telemóvel colocados ao lado
Pode escolher fazer um curso para descobrir os segredos do Office ou para aprender as bases da programação. Tudo depende dos seus objetivos e necessidades tecnológicas! | Fonte: Unsplash

O ensino superior privado também pode oferecer cursos que lhe abrirão as portas para uma mudança de carreira ou progressão no mundo profissional.
Para quem tem dúvidas sobre o curso ou a faculdade que deve escolher tendo em consideração as suas preferências pessoais e precisa de um panorama geral das ofertas disponíveis, acontece todos os anos em Lisboa o Fórum Futurália. Esta é a “maior feira de educação, formação e orientação educativa em Portugal” e é um evento que reúne uma amostra abrangente de todas as áreas e níveis de qualificação do ensino superior nacional e internacional, num espaço de exposição e interatividade superior a 20 mil m2, com mais de 500 entidades presentes e representantes disponíveis para esclarecer todas as dúvidas dos estudantes, pais, professores, recém-licenciados e todos aqueles que pretendem encontrar um novo caminho para o seu futuro profissional.

Vale a pena salientar que este evento acontece em Lisboa, mas que estão presentes instituições do país inteiro, por isso é também um ótimo local para conhecer a oferta de cursos de informática noutras cidade como em Viseu, por exemplo.

Pode informar-se ainda sobre o ensino à distância ou sobre a oferta formativa para trabalhadores, se for esse o seu caso. Seja na Futurália ou diretamente junto das instituições de maior relevância para si, é sempre importante recolher o máximo de informação acerca do curso que pretende escolher.

Escolha um instituto de informática na cidade das 7 colinas

Apesar de todos estarmos conectados diariamente e de, mais do que nunca, utilizarmos tecnologia no nosso quotidiano para quase todas as nossas tarefas, o conhecimento na área das TI, numa perspetiva mais avançada e profissional, não é automático nem generalizado. Por isso mesmo existem diferentes escolas e institutos especializados com ótimos cursos acessíveis a todos.

Se quer especializar-se em Tecnologia de Informação, o melhor é recorrer a cursos de informática de longo prazo em Lisboa. Mas as faculdades e universidades não são as únicas opções para o seu percurso de ensino. Os centros de formação, institutos ou até escolas de cursos livres são excelentes interlocutores para iniciar este caminho.

Esses cursos são ideais para quem deseja obter uma especialização, como um curso de programação ou de técnico de informática, por exemplo, ou mesmo para quem deseja alargar as suas competências no ramo tecnológico.
Estas formações podem ser intensivas ou de frequência média, durante ou dia ou em horário pós-laboral, e ter uma duração mais longa ou mais curta tendo em conta a disponibilidade dos seus alunos inscritos.

Para estar ciente das últimas tendências, hoje em dia é comum as empresas, ligadas ou não à área das TI, adquirirem planos de formação adequados às necessidades do seu negócio para os seus funcionários já que consideram que qualquer conhecimento tecnológico é uma mais valia para o seu crescimento empresarial.

A escolha do seu curso também depende de onde quer chegar com os seus estudos: quer seja um diploma de educação superior, um certificado técnico ou simplesmente um comprovativo de que detém certos conhecimentos e valências informáticas, a modalidade dos seus estudos irá depender diretamente das suas ambições profissionais.

Jovem mulher sentada num banco à beira do rio Tejo com uma bela paisagem sobre a margem sul
Lisboa é uma cidade com muitas opções para tirar bons cursos de informática! Fonte: Unsplash

Escolher estudar Data Science, por exemplo, será benéfico se o seu objetivo for trabalhar no setor de serviços de TI. Enquanto que os cursos de programas específicos de computação, como o Office, serão suficientes se pretende dominar ainda mais os segredos do seu computador de trabalho habitual.

Um curso curto num instituto pode permitir aprofundar um assunto em específico, seja sobre tópicos da atualidade como inteligência artificial ou segurança cibernética, mas também pode dizer respeito a temas mais gerais e úteis para quase todas as profissões dependentes de uma forte comunicação e de marketing, como por exemplo:

● Bases de programação em Java Script;
● HTML e CSS;
● Programas de edição de vídeo e de imagem;
● Gestão de Projetos;
● Excel e Powerpoint;
● Google G Suite.

Para complementar a sua educação, aqui estão algumas escolas altamente qualificadas e com uma vasta oferta de cursos de computação e informática em Lisboa:

Etic - Escola de Tecnologias Inovação e Criação: esta escola leciona muitos cursos em diferentes áreas técnicas e criativas sendo uma delas a Web e Digital Media. Nesta área pode escolher entre os cursos de Web Design - Responsive Web; Web Development; Curso de Computer Science - BTEC HND; Marketing Digital & Social Media ou, ainda, Motores de Pesquisa SEO & SEA. Os cursos podem ser semestrais, anuais, de dois anos ou ainda em formato de workshops;

Flag: trata-se de um centro de formação de referência nacional, especializado em tecnologias associadas ao desenvolvimento de artes e suportes visuais e interativos com uma oferta formativa muito completa que se organiza em diversas áreas de atuação, entre as quais Programação Web & Mobile, UX/UI e Sistemas. A Flag também está presente na cidade de Coimbra, onde poderá optar por uma formação de informática completa;

GALILEU: é uma das mais antigas empresas de formação portuguesas com uma diversidade de modalidades de formação, adequadas à exigência do mercado e uma vasta oferta formativa orientada às necessidades do mercado e dos profissionais, nomeadamente no âmbito das Tecnologias de Informação e das Competências Empresariais. Com uma oferta que passa pelas grandes áreas de Base de Dados, Redes e Sistemas, Segurança e muitos outros, opções de cursos não faltam neste centro que tem instalações em vários pontos do país para além de Lisboa. Se procura cursos de computação no Porto, em Aveiro, Braga ou Faro, lembre-se que a GALILEU é uma boa hipótese;

Rumos: pioneira na Formação e Certificação Técnica de profissionais de informática em Portugal e, atualmente, apresenta um portfólio de formações e de soluções de aprendizagem muito alargado. Os modelos formativos também são variados para que todos consigam encontrar a fórmula apropriada e há cursos de Hardware, Utilizadores & Office entre muitos outros.

A organização destas formações é diferente dependendo da instituição em questão, bem como o tipo de certificação, o tempo de duração e o corpo docente. O melhor a fazer é pesquisar e optar pela que considerar mais apropriada face à sua disponibilidade e a que melhor se encaixar nas suas expectativas.

Escolas de formação ajudam a ultrapassar dificuldades
Poderá recorrer a uma escola de formação para ultrapassar todas as suas dificuldades na disciplina de informática! | Fonte: Pexels

Muitas destas escolas oferecem regularmente workshops na área de informática ou noutros campos relacionados com a utilização de computadores ou outros aparelhos informáticos. Pode ser interessante, numa primeira abordagem, começar com um workshop ou até participar num encontro ou painel de discussão. Quem sabe se não irá descobrir aqui a sua verdadeira paixão?

A verdade é que os cursos em escolas ou faculdades podem tornar-se mais difíceis de gerir ao nível da assiduidade e dos exercícios para fazer em casa, especialmente para quem já trabalha e, portanto, não tem muito tempo disponível para uma nova aventura académica. De igual forma, pode ser difícil de acompanhar o ritmo das suas aulas se tiver colegas mais experientes neste setor na sua turma que irão exigir temáticas mais avançadas.
Então, que outras soluções existem para ter cursos de informática em Lisboa sem ter de se limitar em termos de tempo disponível para estudar? Mostramos-lhe de seguida!

Torne-se num expert da programação informática com um professor lisboeta

Será que já tinha pensado nesta hipótese ou ainda não se tinha lembrado que pode aprender coisas novas através do uso da internet?

Para aceder a este tipo de serviços basta que tenha acesso a um computador com acesso a uma rede Wi-Fi, ou um dispositivo móvel com acesso a dados móveis, e poderá tirar partido de diferentes ofertas de ensino, quaisquer que sejam os seus objetivos de aprendizagem.

O acesso à internet abriu portas
O acesso à internet irá abrir um mundo novo de imenso conhecimento! | Fonte: Pexels

Existem de facto muitas escolas e cursos de informática em Portugal, mas a verdade é que aulas particulares podem ser a melhor solução para atingir os seus objetivos se for alguém com uma disponibilidade um quanto reduzida, visto que assim pode ter aulas em horários ajustados à sua agenda, adaptados a qualquer projeto que tenha em curso e em modo presencial ou à distância através do recurso a componentes informáticas como chamadas via webcam e plataformas de chat online!

Seja para adquirir novos conhecimentos informáticos, aperfeiçoar alguma competência já existente, preparar-se para um curso superior ou para retomar a sua formação quanto aos fundamentos da manutenção e utilização de computadores, as aulas com um professor particular de informática são ideais já que terá a possibilidade de aprender ao seu próprio ritmo e tendo em atenção as suas motivações específicas como estudante desta área. Uma outra mais valia é que não é difícil encontrar um mentor disponível para o ajudar a superar as suas dificuldades tecnológicas perto de si, qualquer que seja a sua localização geográfica!

A plataforma Superprof conecta alunos e professores que desejam aprender uns com os outros, independentemente do seu atual nível de formação. Muitos formadores em Lisboa, entre eles, engenheiros, cientistas da computação e matemáticos esperam por si para uma primeira aula completamente gratuita para que tenha a oportunidade de avaliar se optou pela metodologia de ensino mais frutífera para si, sem qualquer prejuízo.

Uma mão aponta para o ecrã do computador com o dedo indicador, em jeito de explicação
Escolha um professor particular para aumentar as suas competências informáticas e terá uma aprendizagem mais objetiva e personalizada tendo as suas necessidades e os seus objetivos curriculares específicos em mente. | Fonte: Unsplash

Assim, pode facilmente encontrar professores particulares na sua região e escolher o horário mais conveniente para as suas aulas, seja qual for o seu nível e metas curriculares. Este apoio escolar e ensino particular torna possível rever os conhecimentos teóricos e colocá-los em prática imediatamente, já que estará a utilizar uma plataforma online para os adquirir: essa é a grande vantagem da informática!

Adicionalmente, os professores inscritos na plataforma Superprof têm altas qualificações, tanto a nível de ensino como de experiência nas mais vastas áreas das TI. Por isso podem partilhar consigo conhecimentos em diversas vertentes e adaptar o seu programa de estudos conforme as suas temáticas de eleição, como, por exemplo:

● Utilização das ferramentas do Office, sejam estas o Excel para a análise de dados ou o Word para processamento de texto;
● Iniciação à informática;
● Programação;
● Utilização do sistema operativo Linux;
● Aprendizagem relacionada com as ferramentas da Adobe, como por exemplo o Photoshop para a manipulação de imagem e o Indesign para a modificação de texto;
● Desenvolvimento de capacidades de análise de mercado através da utilização motores de busca.

Entre muitas outras opções, poderá aprender qualquer matéria informática que considere ser mais indicada para si e para as suas ambições profissionais. No primeiro contacto ou durante a sua primeira aula, é importante conversar com o seu professor sobre os seus objetivos, as suas necessidades e as suas principais dificuldades, para trabalharem em conjunto num método e plano de ensino realista, mas ambicioso. No final das suas aulas e de acordo com o plano estabelecido, poderá ser capaz de:

● Ter um comando completo de ferramentas de computador ou linguagem de programação;
● Garantir projetos de desenvolvimento (aplicações web, algoritmos, etc.);
● Utilizar softwares ou aplicações avançadas de forma independente;
● Utilizar de forma avançada o pacote Office.

Os termos que utilizamos até agora pareceram-lhe um pouco complexos? O uso aprofundado da internet ou de um computador não é simples para si? Então, a solução ideal é ter aulas particulares de informática em casa com professores certificados, para ter um acompanhamento individual e personalizado.

Com as aulas ultrapasse as suas dificuldades!
As aulas particulares de informática podem ajudar a ultrapassar todas as dificuldades que sente nesta matéria. | Fonte: Pexels

As aulas particulares de informática podem ajudar a ultrapassar todas as dificuldades que sente nesta matéria. | Fonte: Pixabay

Nada é mais fácil do que obtê-lo com a Superprof, que permite encontrar profissionais que o farão progredir no sentido da realização dos seus objetivos, ao seu ritmo, beneficiando de um acompanhamento tão completo como em qualquer instituição de ensino.

Se ainda precisa de mais motivação para aprender algo novo neste ramo tão essencial à vida moderna, veja aqui algumas das questões mais frequentes dos nossos novos inscritos e fique a saber tudo o que precisa para dar início à sua aprendizagem com a Superprof:

Precisa de um professor de Informática ?

Gostou deste artigo?

3,67/5 - 3 voto(s)
Loading...

Laura

Apaixonada por comunicação sob todas as suas formas, sempre soube que faria dela minha profissão. Sempre com as palavras e as pessoas no centro, tenho o privilégio de já ter sentido o poder transformador desta área nalgumas das suas múltiplas dimensões: no jornalismo, em marketing e em comunicação empresarial.