Embora as aulas particulares online existam já há algum tempo, alguns professores ainda se mostram reticentes quanto a esta modalidade de ensino, seja por acreditarem que o ensino à distância não é eficaz, ou simplesmente por não estarem familiarizados com o assunto. O que é totalmente normal e compreensível, pois há algumas diferenças entre o ensino tradicional e o ensino à distância.

Primeiramente, o material usado para as aulas não é o mesmo. Nas aulas online o material didático é 100% digital, ou seja, todos os exercícios e textos utilizados são enviados ou partilhados pelo professor através de programas específicos para o efeito. Mesmo as correções podem ser feitas sem que haja necessidade de imprimir nenhum documento.

A segunda grande diferença é a preparação das aulas, que também pode ser feita totalmente online, através da utilização de programas, aplicações, sites ou plataformas dedicadas a ajudar os professores. Além disso, o modo de comunicação entre alunos e professores também é bem diferente quando opta por dar aulas online.

Usando apenas o seu computador, pode auxiliar os seus alunos a tirarem as dúvidas, revisarem para as provas e exames nacionais e a melhorarem os seus resultados da sala de aula. Continue a ler o nosso artigo e descubra tudo que precisa saber antes de se tornar professor particular à distância.

Veja aqui aulas de reforço!

O que é necessário para dar aulas particulares à distância?

A escolha do equipamento é uma etapa importante
Um bom equipamento irá otimizar o seu trabalho e facilitar a comunicação com os seus alunos. | Fonte: Unsplash

Para dar aulas a distância, é primordial que disponha de material de qualidade. Transmitir certos conhecimentos pode ser um pouco difícil numa aula por webcam. Logo, além de ter que encontrar uma metodologia que o permita ensinar de forma clara todos os aspectos importantes da disciplina, o professor também precisará de um material que facilite a comunicação e a compreensão. Este é um dos principais aspectos para o bom funcionamento das aulas pela internet.

Leia também este artigo e saiba como dar aulas por webcam.

Uma má comunicação pode fazer com que a sua aula fique mais longa do que o necessário, pois as falhas e interferências no material de audio e video, obrigam a repetir constantemente as mesmas coisas, e impedem de avançar no assunto trabalhado. Uma perda de tempo considerável tanto para o professor, quanto para o aluno!

Aqui estão 3 conselhos importantes se pretende começar a dar aulas por webcam:

  1. Compre uma câmera boa. Hoje em dia é possível encontrar excelentes equipamentos de audio e video por um preço relativamente acessível;
  2. Se já tem uma câmera digital boa, pode usá-la para dar as suas aulas. Basta comprar um cabo adaptado para poder conectá-la ao seu computador;
  3. Invista num microfone externo. Apesar de algumas pessoas acharem que este é um equipamento desnecessário, na verdade, trata-se de um equipamento indispensável para professores que dão aulas online. O microfone do computador ou da câmera não é de boa qualidade geralmente, o que dificulta a boa comunicação entre o professor e o seu aprendiz.

Com o equipamento correto, poderá garantir um apoio escolar eficaz e de excelência.

Outro aspecto importante é a escolha do software que usará para dar suas aulas de reforço escolar. Para ajudar o seu aluno a aprofundar conceitos de um determinado conhecimento e tirar o melhor proveito das aulas, o ideal é escolher um programa interativo e de alta performance. No entanto, a escolha do programa ideal para si, também dependerá da disciplina ensinada. Para aulas de língua estrangeira, por exemplo, o melhor é escolher um software com boa qualidade de audio. Se é professor de matemática, um programa que ofereça uma ferramenta de desenho é o mais indicado.

Ensinar usando ferramentas online para dar aula
O Facebook Workspace é uma excelente ferramenta para professores que estão  começar no universo das aulas online. | Fonte: Unsplash

Comece a definir as suas expectativas e objetivos relacionados com o programa escolhido:

  • Precisa de enviar documentos?
  • Será necessário uma ferramenta para desenhar (no caso das aulas de geometria ou educação artística, por exemplo)?
  • Necessita de um espaço para conversar por chat, para poder copiar e colar textos, por exemplo?

Caberá a si, definir quais serão as suas principais necessidades na hora de preparar as suas aulas em casa.

Os melhores softwares para aulas online:

  • Skype: líder no mercado de programas dedicados a chat online e videoconferência, muitos professores usam o Skype para dar as suas aulas. Um dos aspectos interessantes deste software é a possibilidade de criar uma videoconferência em grupo, o que nem sempre é possível com outros programas;
  • Google Hangout: semelhante ao Skype, este software permite fazer um chat de video e audio. Pode ser usado diretamente através da sua conta Gmail, ou pode transferir para o seu computador;
  • WhatsApp: hoje, quem não usa o WhatsApp, não é mesmo ? Uma maneira fácil para dar as suas aulas e o estudante não precisa de se preocupar em transferir algum outro tipo de ferramenta e hoje existe o WhatsApp business, que permite que partilhe mensagens personalizadas, envie pacotes com promoções, etc.;
  • Facebook Workspace: outra maneira de dar aulas online sem ter que transferir uma nova aplicação, o Facebook disponibiliza um espaço de trabalho onde dar cursos individuais, em dupla ou em grupo, além de poder fazer transmissões ao vivo para todas as pessoas que fazem parte da sua rede e assim promover mais ainda as suas aulas, além de poder gravar videos com dicas de estudo e conteúdos exclusivos;
  • Plataforma de aula online: algumas plataformas são especializadas em aulas online e oferecem aos professores registados um software integrado;
  • Dica bónus: Dropbox. Apesar de não ser direcionado para aulas pela internet, o programa é muito útil para partilhar documentos de forma rápida e segura.

Por fim, mas não menos importante, tenha em mente que uma aula online não é diferente de uma aula presencial em termos de qualidade e eficiência. Para ser um tutor de excelência deve estar atento às dificuldades de cada um dos seus alunos.

Saiba identificar as dificuldades dos seus alunos
O papel do professor, além de transmitir conhecimentos, é também estar à escuta do aluno. | Fonte: Unsplash

O professor deve saber transmitir as noções básicas da disciplina ensinada, mas na maioria dos casos, quando um estudante procura a ajuda de um professor particular, é porque este sente dificuldades em aprender o conteúdo de uma determinada matéria. Desta maneira, o educador deve ser capaz de auxiliar o aluno não apenas a aperfeiçoar os seus conhecimentos, mas também a dominar o assunto estudado para melhorar os seus resultados na escola ou curso ead (ensino à distância).

Como acompanhar um aluno à distância com explicações?

Para assegurar que o aluno terá todo o apoio necessário e garantir o seu bom desempenho na escola e nos exames importantes (exame nacional, prova de aferição, etc.), é necessário manter um contacto frequente. Estar à disposição do aluno, em caso de dúvidas, faz parte do trabalho de um professor particular.

Enquanto professor, o seu objetivo principal será, que o aluno não esqueça o conteúdo que ele aprendeu nas suas aulas. Em primeiro lugar, ele deve ser incentivado a fazer revisões mesmo durante as férias escolares e aos fins de semana, se possível. Se este conservar um ritmo constante de revisões e exercícios, estará preparado para as provas e para os exames nacionais no final do ano escolar.

Para proporcionar um acompanhamento contínuo, tire vantagem das ferramentas online à disposição:

  • Use um programa de partilha de documentos, como Dropbox ou Google Drive, por exemplo. Assim poderá partilhar textos, exercícios e outros suportes pedagógicos de forma rápida e segura;
  • Os aplicativos de mensagem instantânea (WhatsApp, Facebook Messenger, entre outros) são excelentes para manter o contacto e tirar dúvidas de forma rápida;
  • Outra forma de se manter em contato é por email. Esta é uma forma prática de responder de maneira mais elaborada às questões que o estudante possa ter, além de também permitir a partilha de documentos e exercícios.

A comunicação por mensagens instantâneas é o mais eficaz para tirar dúvidas mais simples e para resolver questões práticas como, mudança de horário ou anulação de aulas, por exemplo.

Os recursos tecnológicos à disposição te ajudarão no apoio escolar.
Utilize as novas tecnologias para garantir um acompanhamento personalizado aos seus alunos. | Fonte: Unsplash

Os programas como Dropbox e Google Drive serão muito úteis também para corrigir os exercícios, uma vez que os documentos partilhados podem ser modificados facilmente.

De qualquer forma, os programas e ferramentas online facilitarão o seu trabalho de professor, tanto na hora de preparar as suas aulas, como para garantir um acompanhamento de sucesso para o aluno. Não esqueça também de reservar alguns minutos para corrigir os exercícios junto com o estudante e aproveite este momento para tirar dúvidas. O ideal é fazer isso no começo da aula, antes de começar a explicar o conteúdo novo.

Reveja com o aluno todos os erros cometidos e peça para que este tente descobrir onde errou e o porquê. Isso o ajudará a fazer uma autoavaliação e entender como trabalhar, para não cometer os mesmos erros novamente. Um dos objetivos da sua aula deve ser sempre mostrar ao aluno a importância daquela disciplina, não apenas para o bom desempenho escolar, mas também para sua futura vida académica e profissional.

Veja as nossas dicas para assegurar o acompanhamento dos seus alunos mesmo ensinando pela web!

Porquê se tornar num professor online ?

Muitos tutores, já habituados a dar aulas presenciais, devem fazer esta pergunta.
Hoje, o acesso a internet trouxe um vasto mundo de conhecimento e acesso a informação para a população. Um aluno, ou os seus pais, que irão procurar por um profissional, já não pesquisam mais entre amigos, parentes ou vizinhos, vão optar por digitar no google 'aula de reforço escolar', por exemplo, e dar uma vista de olhos nos resultados.
Sabemos que muitos ainda preferem as curso presencialmente, mas é necessário que, pelo menos, o anuncio das suas aulas estejam disponíveis online pois, estatisticamente, os pedidos de aula online aumentaram 42% em 2019, segundo a EBC.

Aprender online: aula particular pelo computador
Aula por webcam tem sofrido um aumento significativo importante nos últimos anos. | Fonte: Unsplash

Dar aulas pela web também ajuda o professor a otimizar o seu tempo, pois não é necessário contar a deslocação até ao domicílio da aluna, nem a aluna até à casa da professora. Hoje as pessoas prezam pelo tempo e desejam cada vez mais otimizar e realizar o máximo de atividades possíveis entre uma coisa e outra, então uma aluna que pode contar com um tutor para dar aula de ingles online na hora do almoço e um outro que pode dar curso de reforço pelo WhatsApp 15 minutos depois que ele chega à sua residência, por exemplo, vai preferir a isso do que ter que se deslocar de um lado por outro para ter as suas aulas ou ter que pagar pela distância percorrida.

Até mesmo durante o trajeto do trabalho, faculdade, escola, etc. as pessoas preferem ouvir um podcast sobre uma temática importante para ela que de ouvir rádio ou musica, por que ela não iria otimizar também o seu tempo de aprendizagem, não é mesmo? Isso é algo importante na loucura dos dias de hoje e é preciso que o professor particular de adapte a procura para que possa atender este tipo de novo perfil, que ter tanto aprender e não perder tempo.

Vantagens de dar aulas online ou explicações

Se as aulas online são tão populares entre os alunos, uma das explicações é, sem dúvida, a sensação de proximidade que alguns alunos sentem com relação ao professor. De facto, uma das maiores razões dos conflitos escolares é a relação entre professores e alunos que nem sempre é boa. Numa classe de mais de 30 alunos – como é o caso em algumas escolas – é muito difícil  para o educador conseguir criar um vínculo de confiança com cada um dos seus alunos. Sem contar que, para muitos jovens a figura do educador está fortemente atrelada a uma instituição ultrapassada e repressiva.

As aulas particulares, diferentemente da educação institucional, são muito mais personalizadas e proporcionam ao estudante um ambiente de estudos descontraído, otimizado para a sua aprendizagem, sem o stresse e a obrigatoriedade permanente que alguns estudantes julgam um tanto ou quanto opressora.

Outra vantagem indiscutível desta modalidade de ensino é a flexibilidade dos horários. Se estuda ou tem outra atividade profissional além das aulas particulares, optando pelas aulas online será muito mais fácil organizar os seus horários. O tempo que gastaria nos transportes públicos ou privados, poderá ser usado para outras tarefas ou atividades do seu quotidiano, visto que para dar suas aulas tudo que terá que fazer é ligar o computador. Obviamente, as suas aulas deverão ser preparadas com antecedência, através de um plano de aula claro e bem elaborado!

Dar aulas na comodidade do seu lar
Aproveite a liberdade de trabalhar em casa para se dedicar a outras atividades. | Fonte: Unsplash

Além disso, não estará limitado aos alunos da sua zona geográfica, o que permitirá ter acesso aos estudantes de todo o país. Esta pode ser uma grande vantagem a seu favor, pois tendo a possibilidade de ter um maior número de alunos, poderá cobrar preços mais baixos. Saiba também que, os pais sempre darão preferência ao tutor que cobra o preço mais baixo, afinal pagar aulas de reforço para os filhos é um gasto a mais, que pode pesar no orçamento familiar.

E para finalizar, a organização das aulas será muito fácil e permitirá otimizar o seu tempo. Imagine não ter que se preocupar com o horário que precisará sair de casa para conseguir pegar o bus ou autocarro, a tempo e chegar na hora certa? Ao escolher dar aulas à distância, tudo é feito no conforto do seu lar, sem risco de atrasos e sem perda de tempo desnecessária.

Muitos estudantes universitários têm procurado cada vez mais sites e plataformas para dar aulas online onde possam oferecer os seus serviços de professor particular. Isto é explicado, pelo facto de que, esta modalidade de ensino proporciona, pela sua flexibilidade de horários, a possibilidade de conciliar os estudos com uma atividade remunerada.

Se ficou interessado em se tornar professor particular à distância, não deixe de se inscrever no nosso portal, a Superprof. Para dar curso online basta indicar no seu perfil que aceita os cursos por webcam e desta forma, terá acesso aos alunos de todo o país! Um mundo de possibilidades, sem sair de casa !

Ficou curioso? Saiba mais sobre as vantagens de dar aulas online!

Precisa de um professor de Explicações ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.