Gostaria de iniciar sua carreira como professor particular, mas mora numa zona geográfica onde a procura é baixa? Sabia que é possível dar aulas e ter os alunos que desejar sem sair da sua casa? Poderá viver numa vila remota de Portugal e mesmo assim ter acesso a alunos de todo o Portugal que procuram apoio escolar online. A internet permitiu quebrar barreiras físicas e ajudar a criar novos modos de trabalho, como é o caso do apoio escolar online ou explicações!

Hoje em dia, a procura por professores online tem crescido cada vez mais. Devido à falta de bons professores próximos das suas casas, alguns pais acabam por encontrar a solução para as aulas de apoio ao estudo dos filhos na Internet. Sem precisar sair da sua casa, pode exercer uma profissão promissora e ainda conciliar com outra atividade profissional se desejar.

E por falar em aulas online, sabia que na Superprof, também pode dar aulas particulares por videoconferência? Para isso, nada mais simples: indique no seu perfil que aceita os cursos online, através de webcam e dessa forma, terá acesso a alunos de todo o país!

Neste artigo preparamos alguns conselhos e dicas úteis para começar a dar as suas explicações online.

Quer saber como se tornar professor particular à distância?

É possível dar explicações online
Hoje em dia, existem cada vez mais alunos que procuram pelas explicações online. Se é professor, poderá encontrar aqui uma excelente fonte de rendimento, bem como poupar nos transportes e nas deslocações. | Fonte: Pixabay

Compre material de áudio e som de boa qualidade para dar apoio escolar online

Para dar aulas à distância é primordial que disponha de um material de qualidade. Dar aulas por webcam pode ser um pouco difícil no começo, tanto para o professor como para o aluno. Interagir com alguém que está do outro lado de uma câmera pode ser um pouco desconfortável para algumas pessoas. Para outras até acaba por ser mais vantajoso e sentem-se mais à vontade com este tipo de explicações! Tudo depende do perfil e das características da explicadora e do próprio aluno!

Junta-se a isso o pormenor de que transmitir certos conhecimentos pode ser um pouco difícil numa explicação por webcam. O professor terá de encontrar uma metodologia que permita ensinar de forma clara todos os aspetos importantes da disciplina.

Ter um material que facilite a comunicação e a compreensão para ambos, professor e aluno, será essencial para o bom funcionamento das aulas.

Muitos professores experientes acreditam que para entender as dificuldades do aluno, é necessário interpretar o seu comportamento físico, ou seja, é preciso analisar os seus gestos. Por exemplo, se o seu aluno diz que entendeu a matéria que foi explicada, mas percebe que durante a aula esteve disperso, muito provavelmente, não está preocupado em aprender algo naquele momento, ou talvez algo o esteja a incomodar. Tudo sinais que são melhor interpretados se um professor der explicações.

Escolha um equipamento audio-visual de qualidade.
Um material de qualidade permitirá otimizar as suas aulas e a produtividade dos alunos no apoio escolar online. Invista num computador com uma excelente câmara, bem como no áudio! Um bom microfone pode marcar a diferença no momento das explicações online!

Reconhecer estes sinais quando está presencialmente com o seu aluno é muito mais simples. Entretanto, discerni-los durante aulas online pode ser uma tarefa um pouco mais complicada. Para perceber todos estes pequenos sinais que podem interferir na produtividade da aula e na progressão do estudante, é necessário que o professor possa ver e ouvir o aluno corretamente.

Além disso, uma má comunicação pode fazer com que as suas aulas online fiquem mais longas do que o necessário, pois as falhas e interferências no material de áudio e som, obrigam a repetir constantemente as mesmas coisas, e impedem de avançar no assunto trabalhado. Uma perda de tempo considerável tanto para o professor, como para o aluno!

Seguem então 3 conselhos importantes se pretende começar a dar explicações online, por webcam:

Compre uma câmera de qualidade. Hoje em dia é possível encontrar excelentes equipamentos de áudio e vídeo por um preço relativamente acessível. Tenha também atenção aos próprios computadores ou telemóveis que também já trazem embutidas excelentes câmaras que permitem dar um apoio ao estudo online completamente eficaz!

Tenha todos os materiais eletrónicos que precisa. Se já tem uma câmera digital de boa qualidade, pode usá-la para dar suas aulas online. Basta comprar um cabo adaptado para poder conectá-la ao seu computador. No momento de dar as suas explicações, verifique se possui todos os materiais eletrónicos. O melhor mesmo é até realizar um teste momentos antes de a sessão de apoio ao estudo acontecer!

Invista num microfone externo para dar apoio escolar online. Apesar de algumas pessoas acharem que este é um equipamento desnecessário, na verdade trata-se de um equipamento indispensável para os professores que dão aulas online. O microfone do computador ou da câmera não é de boa qualidade geralmente, o que dificulta a boa comunicação entre o professor e seu aluno. Hoje em dia, existe uma oferta muito variada a este nível! Procure por diferentes modelos, compare os preços e avance para esta compra que irá marcar a diferença no momento de dar o seu apoio ao estudo!

Com o equipamento correto, poderá garantir um apoio ao estudo online eficaz e de qualidade.

Utilize a tecnologia para as aulas de explicação
Existem imensos softwares de conversação que poderá utilizar para o seu apoio escolar online! Pesquise as soluções que existem no mercado e veja as que melhor se adaptam ao seu perfil e dos seus alunos. | Fonte: Pixabay

Qual software ou plataforma escolher para dar explicações online?

Se quer começar a dar apoio escolar online, deverá começar por escolher o melhor software, que se ajusta mais às suas necessidades nas explicações.

Para ajudar o seu aluno a aprofundar-se numa determinada matéria e tirar o melhor proveito das aulas de apoio escolar online, o ideal é escolher um programa interativo e de alta performance.

No entanto, não existe um software milagroso que resolverá todos os seus problemas nas explicações online! Na verdade, deve escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e à sua metodologia de ensino no apoio escolar.

Comece por definir as suas expectativas e objetivos com relação ao programa escolhido para as suas explicações online:

  • Precisará de enviar documentos?
  • Será necessário uma ferramenta para desenhar (no caso das aulas de geometria ou mais viradas para as artes, por exemplo)?
  • Precisará de um espaço para chat, para poder copiar e colar textos, por exemplo?
  • Irá com frequência partilhar o seu ecrã nas aulas de apoio ao estudo online? Ou precisará que o seu aluno de apoio escolar, realize esta partilha?

Evidentemente, a escolha do programa ideal para as suas explicações online também dependerá da disciplina ensinada. Para aulas de língua estrangeira, por exemplo, o melhor é escolher um software com boa qualidade de áudio. Se é professor de matemática, um programa que ofereça uma ferramenta de desenho é o mais indicado.

De qualquer das maneiras, deverá analisar em primeiro lugar quais são as suas principais necessidades para as suas aulas de apoio escolar online e depois começar a procurar o software mais indicado!

Programas com ferramenta de desenho.
Para ensinar algumas disciplinas, como geometria, por exemplo, é necessário um software que ofereça uma ferramenta de desenho. Analise sempre as suas necessidades, antes de escolher o melhor software para as suas explicações online!

Conheça alguns dos melhores softwares para as suas aulas de apoio ao estudo online que irá dar!

  • Skype: líder no mercado de programas dedicados à conversa online e video conferência. Muitos professores usam o Skype para dar suas aulas. Um dos aspetos interessantes deste software é a possibilidade de criar uma videoconferência em grupo, o que nem sempre é possível com outros programas. Sem dúvida, o software mais popular no mercado!
  • Google Talk: semelhante ao Skype, este software permite conversar através de video e áudio. Pode ser usado diretamente através da sua conta Gmail, ou poderá realizar o donwnload no seu computador;
  • Microsoft Teams: a utilização deste software tem crescido exponencialmente em todo o mundo, sendo até usado em escolas, empresas e muitas outras instituições. Poderá deste modo realizar as suas explicações online com toda a segurança e confiança, usando o Microsoft Teams.
  • Zoom: Outro dos softwares extremamente popular em todo o mundo. O Zoom é excelente para dar explicações online em grupo já que permite a presença simultânea de vários alunos. Excelente para as suas aulas de apoio ao estudo online!
  • Plataformas de aula online: algumas plataformas são especializadas em aulas à distância e oferecem aos professores registados um software integrado;
  • Dropbox. Apesar de não ser voltado para aulas online, o programa é muito útil para partilhar documentos de forma rápida e segura. Outras opções que poderá analisar são o Onedrive ou o Google Drive.

Estas são apenas algumas das soluções que poderá utilizar nas suas aulas de apoio escolar online. Poderá pesquisá-la na internet e ler com maior pormenor todas as funcionalidades. A maioria é gratuita, mas existem sempre planos mais avançados que disponibilizam outras possibilidades.

Testar a qualidade do equipamento antes de começar a dar explicações online!

Para que consiga garantir a qualidade das aulas online a um nível máximo e o bom desempenho dos seus alunos, é necessário ter uma boa conexão à Internet. Isto evitará problemas de corte e outros inconvenientes que podem vir a atrapalhar as suas explicações online. Mas, estas condições são válidas para ambos os lados. Se o seu aluno não tiver acesso a uma conexão de qualidade também, o bom funcionamento das aulas de apoio ao estudo corre o risco de ser prejudicado.

Para verificar a qualidade da sua conexão à Internet é muito simples! Há inúmeras ferramentas online e gratuitas que permitem calcular a velocidade da sua conexão. O ideal é ter uma recepção de no mínimo 40 Mo/segundo.

Evite trabalhar em cafés ou locais de co-working muito cheios! Devido ao pormenor de a conexão ser partilhada entre muitas pessoas, acabará por ser mais lenta e isso terá uma consequência negativa na qualidade das suas aulas de apoio ao estudo.

Para dar aulas é necessário uma conexão internet de qualidade.
Os locais de co-working não são recomendados para os professores. O ideal é usar uma conexão pessoal e não partilhada. Evite também os cafés ou as bibliotecas. Estará sempre a usar uma ligação à internet partilhada e consequentemente a sua conexão será mais fraca, prejudicando as suas explicações online!

Se possível, aconselhamos a optar por um pacote de Internet por fibra ótica, pois a conexão será infinitamente melhor e mais rápida. Com uma boa conexão, poderá propor aulas de apoio escolar online de qualidade, em qualquer disciplina e em qualquer zona geográfica. Poderá colocar, assim, a sua pedagogia à disposição dos seus alunos e ajudá-los a melhorar os resultados em sala de aula ou a passar nos exames nacionais!

Não hesite em dar informações sobre a qualidade do seu equipamento no anúncio de apoio ao estudo que irá divulgar! Dessa forma, o aluno irá sentir-se mais seguro e com certeza entrará em contato consigo!

Faça curso de explicações ensino superior!

Adapte as suas aulas de apoio ao estudo de acordo com as dificuldades do aluno

Mesmo que tenha um diploma numa determinada disciplina, isso não garantirá que seja um bom professor nas suas explicações. Para dar aulas online de qualidade, deve estar atento às dificuldades de cada um dos seus alunos.

O professor deve saber transmitir as noções básicas da disciplina ensinada, mas na maioria dos casos, quando um estudante procura a ajuda de um professor particular, é porque sente dificuldades em aprender o conteúdo de uma determinada matéria.

Dessa maneira, o professor deve ser capaz de ajudar o aluno nas explicações, não apenas a aperfeiçoar os seus conhecimentos, mas também a dominar o assunto estudado para melhorar os seus resultados na sala de aula.

Saiba também como assegurar o acompanhamento dos seus alunos mesmo dando apoio escolar online!

Seguem alguns conselhos para dar cada vez explicações de melhor qualidade a todos os seus alunos:

  • Estabelecer um cronograma de explicações adaptado às disponibilidades do aluno (aulas logo após a saída da escola, à noite, aos fins de semana...);
  • Ser pontual com os horários estabelecidos para as aulas de apoio ao estudo e em caso de possível ausência, avisar o aluno com antecedência. Esta regra é válida para ambos, então não hesite em exigir o mesmo dos seus alunos;
  • Oferecer aulas estruturadas, que respeitem um plano de aula definido por si As aulas online não devem ser diferentes de aulas presenciais e precisam de seguir uma metodologia pensada com antecedência para evitar improvisações de última hora;
  • O professor de apoio ao estudo também pode aconselhar os seus alunos sobre possíveis formações adaptadas ao respetivo perfil intelectual;
  • Ajudar o estudante a preparar-se para os exames e provas, mesmo que esse não seja o motivo inicial pelo qual o aluno recorreu aos seus serviços de apoio ao estudo. Se é professor de português, por exemplo, pode dar conselhos sobre como escrever um bom texto e desta forma ajudar o aluno a sair-se bem no exame nacional de português, por exemplo;
  • O objetivo principal das aulas de apoio escolar é melhorar o desempenho do aluno e assim, evitar que tire más notas;
  • Incentivar o estudante a procurar aperfeiçoar-se cada vez mais, revelando as suas qualidades e pontos fortes;
  • Avaliar a progressão dos alunos com frequência à medida que vai dando as suas explicações;
  • Se necessário, organizar explicações intensivas antes dos períodos de provas.
Prepare suas aulas e evite improvisos.
Assim como as aulas tradicionais em casa, as aulas online também devem ser preparadas e organizadas com antecedência. A estruturação e planeamento das suas aulas é essencial para que as suas aulas online acabem por ser um sucesso e ajudem os alunos a progredirem!

Como pode constatar, as aulas online não diferem em nada das aulas tradicionais ao domicílio! Para além disso, o apoio escolar online à distância tem inúmeras vantagens tanto para os professores, como para os alunos. Conheça algumas:

  • flexibilidade na organização dos horários de aulas de apoio escolar online;
  • ganho de tempo e produtividade para o aluno nas explicacoes;
  • possibilidade de ter um número maior de alunos caso o professor more num zona com poupa procura a nível de explicações;
  • maior possibilidade de escolha de professores para os alunos que moram numa região onde a oferta de explicações é muito pequena;
  • etc.

Como preparar as suas aulas particulares online para que o seu apoio ao estudo seja um sucesso!

Para que as suas explicações online sejam um sucesso, é muito importante que exista um bom planeamento, como já referido mais acima.

Para conseguir realizar este planeamento do apoio escolar online que irá dar, conheça algumas estratégias que vão ajudar na preparação:

  • Deverá sempre manter contacto com os seus alunos e questionar sobre as maiores dificuldades sentidas na matéria dada na escola. Deste modo conseguirá preparar as explicações de um modo mais eficaz e guardar um período de tempo para esclarecer todas as dúvidas e ajudar o seu aluno a evoluir.
  • Nas suas explicações, deverá ter o máximo de exercícios diversificados para que os alunos possam treinar e resolver diferentes situações. Desafie os seus alunos e vá aumentando progressivamente o nível de dificuldade.
  • Como em tudo, não deverá preocupar-se apenas com a parte mais teórica ou prática do apoio escolar online! Procure também saber como está o seu aluno, como ocupa os tempos livres, quais são os seus sonhos e aspirações. O ensino também é criado através de boas relações e de uma parte mais humana. Com uma excelente sinergia, o estudo e o trabalho que vão realizar em conjunto irá render mais frutos.
  • Mantenha sempre uma atitude optimista e transmita confiança durante as suas aulas online. Todas as pessoas se sentem atraídas pela boa disposição e por uma certa leveza no ar. Os alunos estão sujeitos a muita tensão ao longo dos seus estudos e precisam de se sentirem com confiança para ultrapassarem todas as dificuldades!
  • Tenha sempre uma visão a longo prazo de toda a matéria que irá dar. Estruture um plano de estudos para todo o ano letivo, sempre com flexibilidade para ir ajustando às necessidades dos seus alunos, durante as explicações online!

Estas são apenas algumas dicas que poderá usar no momento de preparar o apoio ao estudo online. Lembre-se sempre que uma boa preparação é essencial para o sucesso dos seus alunos!

Mantenha contacto com o seu aluno e tire dúvidas
Mantenha contacto com o seu aluno com regularidade para saber quais as matérias a que tem sentido mais dificuldade na escola e prepare as próximas sessões de explicações, tendo em conta este pormenor! | Fonte: Pixabay

Dê um curso particular online de explicações com o apoio da Superprof!

A melhor maneira de começar a dar explicações online é através da Superprof. Trata-se da maior plataforma de ensino, que conta com mais de 13 milhões de professores registados em todo o mundo, às mais diferentes disciplinas. No total, são mais de 1000 disciplinas que já conta com uma comunidade extensa de alunos.

A Superprof permite que tenha acesso a um conjunto de alunos, apenas com a publicação dos seus serviços e aulas. Milhares de alunos de todo o mundo estão sempre à procura de apoio escolar online ou presencial. Isto também acontece com os alunos portugueses que usam cada vez mais a Superprof para terem explicações às mais diversas disciplinas! Para ter uma ideia, existem mais de 60.000 pesquisas por dia no site da Superprof.

Se tem formação e experiência no ensino poderá utilizar a Superprof para começar a promover as suas explicações e deste modo começar a angariar alunos. É uma excelente maneira de conseguir um rendimento extra ao final do mês ou mesmo tornar-se a sua profissão a tempo inteiro. Isto tudo, sem conta com a possibilidade de ensinar a matéria que tanto gosta e, deste modo, transmitir todo o seu conhecimento às próximas gerações, ajudando-as a trilhar o respetivo caminho profissional.

Como poderá começar a dar explicações online através da Superprof?

Para começar a dar explicações na Superprof, o processo é muito simples. Só precisa de se registar no site e de começar a completar o seu perfil.

Disponibilize o máximo de informação possível para conseguir captar a atenção de potenciais alunos. É muito importante que coloque toda a sua experiência, currículo e formação. Tenha também cuidado com a sua fotografia, que deverá ser o mais profissional possível e refletir também toda a sua identidade.

Tem a total liberdade de trabalhar livremente, estabelecendo os seus próprios horários ou o preço que pretende cobrar pelas suas explicações. Normalmente, os professores colocam valores para aulas individuais ou para aulas de grupo.

Dê aulas de apoio escolar online
Já pensou em inscrever-se na Superprof para dar aulas de apoio escolar online? Terá acesso a um conjunto imenso de alunos que diariamente procuram os melhores explicadores para as suas aulas de apoio escolar! | Fonte: Pixabay

Escolha depois se pretende dar aulas online ou aulas presenciais, aulas individuais ou aulas em grupo. Selecione a disciplina ou disciplinas que pretende dar nas suas explicações, bem como os níveis de ensino...

Depois, é só mesmo aguardar pelos imensos alunos que vão certamente entrar em contacto consigo. A Superprof está permanentemente preocupada e a trabalhar na optimização de todas as páginas para que tenha cada vez mais pedidos de alunos. O objetivo passa sempre por trazer mais alunos para a plataforma e deste modo impulsionar também o trabalho desenvolvido pelos mais variados professores.

Com a Superprof, poderá dar o seu apoio escolar online com sucesso garantido e cada vez mais alunos! De que está à espera? Inscreva-se já!

Precisa de um professor de Explicações ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.