Sabia que tocar bateria (assim como qualquer outro instrumento musical) também é uma forma de exercitar a criatividade?

Trata-se de um belo exercício para a mente, ao mesmo tempo que vai tendo algumas horas de lazer, permitindo que faça algo que realmente proporciona satisfação e bem-estar. Além disso, o acto de aprender a tocar um instrumento musical ativa áreas do cérebro que normalmente não utilizamos para outras atividades.

Quer fazer uma aula de bateria?

Com uma mente sã, novas ideias vão surgir
Ao desenvolver a sua criatividade, certamente será capaz de fazer tudo na arte de tocar bateria. | Fonte: Unsplash

Podemos considerar que o talento para a música é, na verdade, uma habilidade cognitiva universalmente partilhada. Prova disso é que, ainda que não falemos a mesma língua que outras pessoas, podemos entender e conectar enquanto ouvimos a mesma melodia.

Ao tornar-se um baterista, permite que desenvolva a sua criatividade de maneira quase que automática, sem que nem dê conta deste processo.

De que forma pode simultaneamente usufruir da técnica e criatividade na bateria?

Acredite: é possível aplicar as técnicas corretas para tocar bateria e ainda exercitar a sua criatividade, dando um toque pessoal aos acordes.

Contudo, antes de começar a improvisar, é importante focar apenas na parte técnica. Como tal, podemos afirmar que, por mais que tenha talento musical, o ideal é frequentar algumas aulas antes de começar a tocar. Para quem não tem disponibilidade de ir até uma escola, existem os professores particulares e os cursos online, altamente eficazes.

E vai ser a partir destes conhecimentos de base, que poderá desenvolver o seu próprio estilo, aquele que vai acompanhá-lo por toda a sua carreira. Eis o momento de dar liberdade à criatividade.

Experimente, faça cursos de bateria online!

Aprender vários instrumentos musicais
Um artista versátil terá uma maior expressão criativa. | Fonte: Unsplash

É importante, antes de mais nada, desenvolver a coordenação e o traquejo necessário para trabalhar com as mãos e os pés. Depois, comece a trabalhar a criatividade e a independência. A liberdade de acordes é, sem dúvidas, uma das maiores conquistas de quem sonhou a vida toda para aprender a tocar bateria.

Mas isso exige muita prática e dedicação. É necessário, sobretudo, ter alma musical e vontade de criar acordes que possam tocar também a alma de outras pessoas. Lembre-se de manter sempre um pedaço de papel à mão para analisar e controlar o ritmo. Para fazer essas anotações, entretanto, não será necessário saber sobre pautas de bateria ou ler partituras .

Há infinitas possibilidades de acordes e combinações e os exercícios podem ser criados, a princípio a partir de um ritmo lento. Depois, através do metrónomo, a velocidade vai aumentando à medida que passa a dominar cada passo.

Estamos de acordo que, ao libertar a sua imaginação, o céu é o limite. Entretanto, aprender a tocar bateria necessita de uma certa dose de trabalho. E não importa se é uma bateria virtual, uma bateria eletronica ou bateria eletrica ou até mesmo a tradicional bateria acustica... se deseja tornar-se profissional ou se está apenas a praticar como um hobby; pode inspirar-se em diferentes artistas e vertentes para criar o seu jeito peculiar de tocar.

Como se definem algumas características na personalidade de pessoas criativas ou num baterista?

Escritores, pintores, músicos... as pessoas mais criativas têm alguns traços de personalidade em comum, dentre os quais podemos citar:

  • Perseverança - Ainda que o artista falhe em diversas tentativas, certamente tentará de novo. Pequenos fracassos são comuns ao longo da trajetória e é errando que se aprende;
  • Curiosidade - Estar aberto ao que é novo, traz inovação e originalidade. Só quem está disposto a aprender o que quer que seja é capaz de evoluir. A criatividade alimenta-se da observação ativa e de uma mente aguçada;
  • Autoconfiança - Pessoas criativas acreditam no próprio potencial. Não importa se falhou na primeira tentativa. Acreditar que as coisas podem ser melhores na próxima é o que leva muitos à possibilidade do acerto;
  • Conhecimentos gerais - Artistas têm muitos pensamentos, sobre muitos assuntos. As suas ideias normalmente são originais e não se limitam à sua área de predileção. Um verdadeiro artista, independentemente do seu ramo de atuação, deve ser capaz de criar qualquer coisa à qual se proponha;
  • Capacidade de sintetizar experiências - A partir do que se vive, é possível criar algo novo e útil.

"A criatividade é o simples acto de fazer conexões entre as coisas. Quando se pergunta a uma pessoa criativa como conseguiu determinado feito, esta se sente até de certa forma culpada, pois não encontra a resposta. Simplesmente olhou e viu algo onde ninguém viu. Simplesmente aconteceu porque foram capazes de criar conexões entre diferentes experiências e, dessa forma, sintetizar novas coisas" (Steve Jobs)

O pensamento divergente é uma característica da criatividade técnica. Muitas vezes, ele é utilizado por músicos, sem que sequer tomem ciência disso. Todos os instrumentos musicais, sem exceção, podem ser usados de maneira criativa.

A bateria, muito mais que qualquer outro instrumento, permite desenvolver os dois hemisférios do cérebro, já que a independência das mãos e pés e a necessidade de exercitar a coordenação são mais fortes para quem a toca.

Além disso, há estudos que dizem que a criatividade está relacionada também ao factor emocional. Existem emoções sentidas que favorecem o seu desenvolvimento. Há certas partes do cérebro, também ligadas às emoções, que adormecem no momento da improvisação. Elas normalmente são responsáveis pelo planejamento e controle de comportamento.

O facto de tocar bateria também pode ajudar a melhorar o seu senso de ritmo.

Algumas dicas para melhorar a sua criatividade na bateria virtual ou acústica ou elétrica

Seja qual for o seu estilo musical favorito, quer tenha ou não aulas de bateria, o instrumento de percussão vai necessitar de algum grau de criatividade, que deve ser explorado.

Quer entender como? Acompanhe as nossas dicas gerais para desenvolver a sua fantasia musical. E não importa se toca trombone, violão ou guitarra, piano ou bateria... pois funcionam para todos! A criatividade é a habilidade do século XXI... o que está à espera para começar a exercitá-la agora mesmo?

Dicas de criatividade como artista e baterista

  • Abra a sua mente - Esteja disposto a aprender o que é novo, de novo;
  • Discuta ideias - Participe em debates sociais para desenvolver o seu poder de argumentação, característica que está diretamente ligada à criatividade;
  • Conviva com crianças - Os pequenos não têm nenhuma barreira para a imaginação e todos nós devemos conservar um pouco da criança que habita em nós, nem que seja apenas pela sua criatividade;
  • Medite - Esvaziar a mente em alguns momentos permite renovar energias e encarar a vida de maneira mais calma e otimista. Ainda que pratique 5 minutos por dia, os resultados aparecerão;
Organizar os seus pensamentos criativos
Conseguir meditar poderá influenciar a sua criatividade positivamente. | Fonte: Unsplash
  • Aprecie a arte - Se é músico, não precisa apreciar apenas a música. Ser um grande entusiasta da arte em geral ajuda a manter a mente ativa nesse sentido;
  • Pratique exercícios - Além de serem importantes para a saúde, os exercícios físicos ajudam a manter a mente tranquila e aberta à criatividade;
  • Não tenha pressa - Viver sempre ocupado pode levá-lo a "não ter tempo" para dar vazão à sua criatividade. Por isso, reserve alguns momentos do dia para manter-se alinhado aos seus próprios pensamentos.

Se ainda tem dúvidas, que tal começar e tentar agora mesmo?

Até mesmo algumas atividades simples do nosso dia a dia podem alimentar a descoberta de novos insights e novas formas de expressar ideias. O potencial da sua mente é infinito, acredite.

Dicas de bateria ou para tocar bateria

A expressão criativa pode ser determinada a partir de 4 posturas: liberdade, flexibilidade, sensação de viver o momento e dom da música para um público (ainda que seja fictício). Para quem deseja ingressar no mundo criativo da bateria, seguem alguns conselhos:

  • Esteja disponível e focado - Internet, televisão, telemóvel... a criatividade precisa de espaço para crescer. Concentre-se em cada coisa que faz ou ouve. Se acordar com uma ideia, anote-a, por mais maluca que pareça. É dessa forma que muitos descobrem o seu talento para a música;
  • Ouça todos os estilos musicais - A sua criatividade precisa ser nutrida por diversas influências musicais. Ao afastar-se do ritmo ao qual está habituado, poderá desenvolver a sua imaginação;
  • Siga a sua intuição - Se sentir vontade de tocar um acorde diferente, vá em frente, ainda que a princípio não pareça tão melodioso. Siga a sua intuição até o fim e viva intensamente esse momento de inspiração.

Exercícios para aprender a tocar bateria e que favorecem a criatividade

Um instrumento de percussão exige compromisso do músico. Existem exercícios básicos que ajudam a desenvolver a imaginação.

  • Escolha um baterista que seja uma inspiração para si, como o baterista dos nirvana por exemplo;
  • Em seguida, procure saber e pesquise pelos bateristas que o influenciaram;
  • Use o wikipedia ou sites especializados em música para ler biografias e entrevistas.

Ao explorar e entender que os seus heróis também têm outros heróis, é uma forma de desenvolver a criatividade e a cultura musical. Neste caso, não basta apenas saber os nomes dos artistas: precisa tirar deles algumas lições para o desenvolvimento do seu talento.

Ouça os trabalhos mais significativos do seu influenciador e tente fazer uma comparação com o seu estilo de acordes. Já parou para pensar que, provavelmente, pontos em comum serão encontrados?

Tocar bateria traz diversos benefícios psicológicos. É só preparar as suas baquetas, o tambor ou tamborete e seguir as nossas dicas para exercitar a criatividade.

A partir de um pensamento divergente é possível produzir muitas ideias criativas, imaginando uma infinidade de possíveis soluções.

Imaginar é gratuito e está ao alcance de todos
Manter uma rotina diária de exercícios mentais, promove o surgimento de novas ideias. | Fonte: Unsplash

E então? O que está à espera para exercitar a sua mente e tornar-se mais criativo a partir das nossas dicas? Lembre-se de que o cérebro é como um músculo: quanto mais o exercitar, mais apto a trabalhar este estará. E a criatividade é uma maneira de mantê-lo em atividade constante. Encontre os nossos super professores em Superprof.pt

Precisa de um professor de Bateria ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.