Como ter sucesso em matemática?

A matemática é uma disciplina vital no currículo de qualquer estudante do século XXI já que muitos dos cursos com mais saída profissional têm como base académica disciplinas ligadas à matemática, porém, a opinião da maioria dos alunos relativamente a este assunto é quase unânime: é a cadeira mais temida por eles e na qual tipicamente apresentam mais dificuldades.

No fundo, sabemos que dominar a matemática proporciona o acesso aos cursos mais disputados nas universidades nacionais e valorizados pela sociedade atual, como a Medicina, Engenharia, Direito, Arquitetura, Economia, entre outros.

Se o seu sonho é candidatar-se a um curso superior para estudar e, futuramente, exercer umas dessas profissões, mas o seu desempenho na matéria está abaixo do desejável, acompanhe as seguintes 7 etapas para avançar na matemática e conquistar os seus objetivos.

Organize o seu estudo para ser bom na matemática

Está mais do que comprovado que alguns estudantes têm muita dificuldade em estudar matemática sozinhos em casa, já que elaborar um bom plano de estudo requer experiência e dedicação. Assim sendo, muitas vezes o trabalho individual de cada aluno não é suficiente, já que muitas das suas dificuldades passam precisamente por saber o que estudar e como o fazer de forma eficaz. Desta forma, ter a ajuda de alguém mais experiente na disciplina que esteja disposto a ajudá-lo a planear os seus estudos é uma mais valia que não deve ser descartada quando existe uma necessidade urgente de aprender e de melhorar os seus atuais conhecimentos.

Não desanime na hora de estudar matemática
Quando o professor passa trabalhos de casa de matemática...

Assim sendo, crie algumas estratégias para não se perder nas temáticas abordadas:

  • Escolha os melhores livros de matemática disponíveis para ter uma base sólida onde assentar o seu plano de estudos;
  • Organize o seu lugar de estudo, dando preferência a locais silenciosos e removendo potenciais distrações;
  • Faça anotações com letra legível, facilitando a sua consulta no futuro sempre que tal for necessário;
  • Dedique parte do seu tempo para a resolução de exercícios dos capítulos estudados;
  • Crie o hábito de rever a matéria após cada aula, de forma a memorizar os procedimentos para a resolução de problemas propostos e desenvolver a sua lógica matemática.

O treino é fundamental para qualquer estudante de matemática, já que é através da repetição e persistência que será possível perceber realmente a matéria lecionada, em vez de memorizar conteúdos de forma vaga e desconexa.

Veja aqui algumas dicas que o ajudarão a tirar uma boa nota na disciplina de matemática nos seus testes escolares e exames nacionais sem grande esforço!

Tenha uma base sólida para entender a matéria aprendida e evoluir para outras etapas

Seja qual for a disciplina que mais o preocupa, é preciso ter uma base sólida poder para progredir. Nesse sentido, reveja o básico, tenha uma coleção de livros de cursos de matemática básica do 5º ano, 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano ao seu dispor para que possa revisitar conteúdos sempre que necessário. Com isso, será capaz de formar uma base fortalecida para entender bem a disciplina e não ficar inseguro na altura de avançar.

Aconselhamos que comece pelo primeiro livro, ou seja, o que terá o grau de dificuldade mais baixo, e resolva todas as questões, e que depois avance para o segundo livro, aumentando ligeiramente a dificuldade dos exercícios propostos, e assim sucessivamente. Ao terminar todos os volumes do Ensino Básico, progrida para os livros mais complexos, como os livros didáticos do Ensino Secundário e, finalmente, os do Ensino Superior.

Evolua no estudo da matemática
Se pretende progredir em matemática, deve sempre estudar ao máximo! | Fonte: Pixabay

Por que razão não deve apenas estudar pelos resumos dos livros de matemática, mas sim dedicar-se ao estudo de todos os capítulos e à resolução de exercícios do livro por inteiro?

Lamentavelmente, as apostilas de matemática fazem um resumo de todo o conteúdo programático da matéria, que, na maioria das vezes está apenas destinado aos alunos mais bem preparados, enquanto que os alunos iniciantes e com dificuldades na disciplina, ficam "perdidos" na explicação se não fizerem os exercícios adequados a cada capítulo. Resumindo, as apostilas ajudam muito, sim, mas não deveriam ser tomadas como material de estudo singular para explicar todo o conceito matemático que advém de cada situação estudada, especialmente no que toca aos alunos iniciantes que inevitavelmente precisarão de mais apoio que os restantes.

Para ter sucesso a matemática estude com um professor particular que atenderá a todas as suas necessidades escolares, com aulas programadas especificamente para si, a pensar nas suas dificuldades individuais e com os seus objetivos académicos em mente.

Assimilar a linguagem matemática

Todos nós somos assim: temos uma disciplina que dominamos e outras pelas quais não temos a menor afinidade, e, por essa razão, iremos reforçar a importância de esquematizar o seu estudo de forma periódica e detalhada, desde o conteúdo mais básico até ao conteúdo mais avançado, de forma a não se esquecer de tópicos anteriormente abordados que o permitirão evoluir para temas mais complexos.

Estude matemática pouco a pouco
Para evoluir em matemática é preciso dominar os conceitos base e construir o seu saber, uma etapa de cada vez!

Não tenha vergonha de ser visto a estudar um livro de matemática do 5º ano, 6º ano ou 7 º ano... Se o seu desejo é realmente reforçar a sua base de conhecimentos nesta disciplina, aprenda os conceitos desde início, resolvendo vários tipos de exercícios de graus de dificuldade distintos e não salte etapas. Só assim será capaz de ter um conhecimento da disciplina sem falhas!

Lembre-se que nenhuma criança aprende a falar de um dia para o outro, que o seu vocabulário vai sendo enriquecido com o passar do tempo e melhorado quanto mais tempo estiver exposta a vários estímulos linguísticos. De igual forma, a matemática também requer que avancemos progressivamente no campo da linguagem, sem saltar nenhuma etapa importante. O vocabulário matemático é absorvido e incorporado em novas situações idênticas às anteriormente estudadas conforme o estudante vai progredindo nos seus estudos, e evoluindo conforme este vai ficando mais confortável na matéria aprendida, possibilitando o seu desenvolvimento intelectual na matéria.

Veja aqui como se tornar num bom aluno a matemática com bons resultados académicos!

Para enriquecer o seu vocabulário matemático, acompanhe algumas definições que o irão ajudar a perceber conceitos básicos e a avançar nos seus estudos:

Adição

É uma das quatro operações básicas da aritmética, utilizada para representar a soma de um número a outro. Por exemplo: 5 + 5 = 10.

Algarismo

É uma das quatro operações básicas da aritmética, utilizada para representar a soma de um número a outro. Por exemplo: 5 + 5 = 10.

Calcular

Significa realizar uma operação, entre dois ou mais algarismos, que pode ser a adição, subtração, multiplicação, divisão, entre outras equações mais complexas.

Denominador

Numa fração, é o número que indica em quantas partes iguais será dividido o número principal. Na fração 10/2, o algarismo dois é o denominador.

Algoritmo

É um conjunto de regras convencionais e aceites a nível mundial, necessárias para a resolução de um cálculo ou problema matemático.

Diferença

É o resultado de uma subtração de um algarismo por outro. Por exemplo: 34 - 20 = 14.

Arredondar

Dizemos que um valor foi arredondado quando o valor final é obtido por aproximação. Por exemplo: se arredondarmos o número 7,981 para duas casas decimais, ou seja, para que tenha dois algarismos após a vírgula, teremos o resultado final de 7,98.

Dividendo

É o número que será dividido por outro numa operação de divisão. Observe a operação: 18/3 = 6  18 é o dividendo

Aritmética 

É a parte da matemática que estuda os números e operações possíveis de realizar entre eles. Eis alguns exemplos de cálculos aritméticos:

Divisão

É uma das quatro operações matemáticas base. Resumidamente, usamos este cálculo para obter o número de vezes que um número está contido num outro número, ou, de maneira mais simples, quantas vezes é que um número é divisível por outro. Trata-se assim de uma fórmula inversa à da multiplicação.

Divisor

É o segundo termo de uma divisão, isto é, o algarismo que divide o dividendo. Por exemplo: 20/2 = 10 ⇒ o número 2 é o divisor desta operação.

Fórmula

Em linguagem matemática, uma fórmula é uma expressão que representa os cálculos que devem ser feitos para obter um determinado resultado; ou seja, é o processo pelo qual deve ser resolvida a questão de forma a chegar a um resultado verdadeiro.

Dobro

É duas vezes o valor do número representado. Trata-se da mesma expressão matemática que multiplicar um algarismo por 2.

Fatoração

Operação de fatorar, isto é, decompor um número em fatores primos.

Constante

É um valor que não muda ao longo do exercício.

Fatorial (!)

É o produto obtido através da multiplicação de um número por todos os números inteiros anteriores a ele mesmo até chegar a 1. Por exemplo: 7! (sete fatorial) = 7 x 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1.

Número aleatório

Significa o mesmo que dizer que se trata de um número escolhido ao acaso.

Encontre aqui o curso de matemática mais indicado para si!

Refaça os exercícios anteriormente resolvidos

Os livros e resumos de matemática oferecem muitos exemplos de exercícios para que o estudante pratique bastante e seja capaz de progredir na sua aprendizagem sem deixar nenhum assunto por tratar ou com incorreções. Tire um momento do seu dia para se dedicar ao estudo da matemática e refazer exercícios, principalmente os que achar mais difíceis. Só assim será capaz de polir qualquer aresta que ainda tenha ficado por limar.

Avance em matemática graças as aulas particulares
Conseguiu reconhecer essa fórmula? Então o seu progresso é real!

Um estudo periódico irá ajudá-lo a assimilar e criar estratégias rápidas para resolver os exercícios, e é talvez o melhor método para progredir rapidamente na matemática. Refazer os exercícios previamente corrigidos fará com que o aluno identifique prontamente a resolução das questões e fique mais confiante quanto ao seu raciocínio lógico e quanto à procura de uma solução em exercícios semelhantes aos já devidamente resolvidos.

Evidente que no início o aluno terá um pouco de dificuldades em lembrar-se do caminho que fez até chegar àquele resultado final, mas através de um exercício de persistência e de convicção nas suas capacidades intelectuais irão ajudá-lo a dominar a matéria. No fundo, trata-se só de ter prática e será capaz de resolver problemas que anteriormente considerava impossíveis.

Está com dificuldades em compreender o conteúdo da aula de matemática?

Entenda que não é o único, a maior parte dos alunos têm dificuldade em aprender o conteúdo das aulas de matemática à primeira tentativa. Não desespere, quando chegar a casa, crie uma atmosfera tranquila e tente rever os exercícios lecionados novamente. Ter um ambiente organizado e silencioso onde possa estudar é de primordial importância, já que esta disciplina implica muito raciocínio e concentração.

Esse tipo de ambiente será o seu lugar sagrado, portanto, evite usar o telemóvel, ligar a televisão, computador ou rádio e dedique-se apenas aos livros que tem à sua frente. Esses aparelhos roubarão demasiado do seu tempo quando estiver a estudar e podem tirar a sua atenção na altura de retomar os seus estudos, o que dificultará, sem dúvida alguma, a assimilação de conhecimentos.

O segredo para aprender matemática é a repetição, por isso refaça os exercícios, resolva vários problemas em cada unidade, de forma a solidificar técnicas e conhecimentos antes de avançar para a etapa seguinte. À medida que vai resolvendo as questões propostas, vai sendo capaz de aplicar e memorizar os conceitos que achou que não entendia na aula.

Uma dica importante a ter em consideração é que, normalmente, as questões dos testes e exames são baseadas em questões dadas anteriormente e resolvidas em contexto de sala de aula, assim, ao praticá-las, aumenta as suas hipóteses de obter uma boa nota final.

Sabia que aprender a fazer cálculo mental ajuda-o a progredir em várias áreas do saber?

Aprenda matemática com um professor particular

Não compreender matemática cria no estudante uma insegurança inexplicável na altura de fazer testes e, muitas vezes, o aluno simplesmente não se sente capaz de obter boas notas, pois não teve uma boa base de estudo, ou não dedicou tempo suficiente à resolução de exercícios propostos tanto pelo livro, como pelo professor em contexto de sala de aula.

A matemática é a base de todas as coisas
Nós vivemos a matemática todo dia: aprenda a dominá-la

Para os alunos que querem progredir, e destacarem-se na área da matemática, aqui vai uma dica: procure um professor particular. A vantagem de ter aulas de matemática particulares é que o seu professor irá realizar um plano de estudos especificamente pensado para colmatar todas as suas dificuldades, incluindo dicas e truques para que perca toda a sua insegurança na altura de fazer testes e para obter uma boa nota à disciplina.

 Algumas dificuldades e exercicios de matematica que podem ser corrigidas com aulas particulares

  • As dificuldades relacionadas com a representação de objetos no espaço ou no tempo: esta é talvez uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos inexperientes, mas que com o apoio de um profissional, será capaz de entender estes conceitos de maneira simplificada;
  • As dificuldades relacionadas com a abstração de conceitos: o professor particular poderá estruturar conceitos não aprendidos pelo estudante durante as suas aulas na escola através de explicações mais claras, customizadas de forma a atenderem às suas necessidades específicas;
  • As dificuldades de vocabulário: quando o estudante não entende o significado de certos termos num determinado problema, até porque a famosa linguagem matemática não tem a sua fama por ser fácil de decifrar, o profissional particular será capaz de lhe dar uma explicação mais objetiva.

Quais são os benefícios de contratar um professor particular para explicações de matemática?

  • O professor particular ajudará a resolver qualquer lacuna existente entre a teoria e a prática;
  • O estudante terá tempo para tirar as suas dúvidas, sem a pressão de ter de partilhar o seu tempo com os seus restantes colegas;
  • Ajuda a melhorar a sua nota na disciplina, já que o professor particular estará a trabalhar do seu lado em todas as etapas de aprendizagem;
  • O professor particular irá responder a todas as suas dúvidas que tiver, mesmo as que considere mais irrelevantes, já que, afinal de contas, será esse o seu trabalho.

O professor particular usará diferentes métodos para que o seu aluno desperte o interesse pela matemática e se torne num bom aluno na disciplina.

Invista num exmplicador de matemática!
Um professor de matemática, irá sempre esclarecer todas as suas dúvidas adaptadas à educação em portugal. | Fonte: Pixabay

Os benefícios de voltar a fazer os mesmos exercícios para se tornar um bom aluno a matemática

É bem verdade que ao final do dia, por exemplo, nenhum aluno do ensino secundario quer rever a matéria, ainda mais se se tratar da disciplina de matemática. No entanto, considere essa possibilidade, estude a matéria dada todas as noites, pois esse será o melhor método para ajudá-lo a entender os conceitos e a melhorar a sua lógica.

Mas não é só no período da noite que deve rever os seus exercícios, transforme a revisão dos seus apontamentos num hábito e verá que a sua aprendizagem será feita de forma mais rápida e completa. Não estude apenas quando tiver os seus testes ou exames à porta!

Reserve alguns momentos do seu tempo para revisar a matéria e, com o tempo, isso tornar-se-á num hábito que o ajudará a ultrapassar inúmeras dificuldades até com jogos de matematica.

Estude um pouco todos os dias e consulte as suas anotações metodicamente. Assim, o seu progresso será feito de uma forma mais consistente e duradoura!

Compreenda que a matemática é indispensável para sua vida e não só para o exame nacional matematica

Certamente já ouviu falar que a matemática é indispensável para o seu dia a dia. De certo modo, nós servimo-nos dos nossos conhecimentos matemáticos praticamente todos os dias e geralmente nem nos damos conta disso.

Por exemplo, numa simples ida ao mercado para comprar leite, deparamo-nos com uma aplicação prática da matemática. A primeira coisa que habitualmente fazemos é pensar na quantidade de pacotes de leite que precisamos de comprar. Depois de definir a quantidade de pacotes de leite necessários, calculamos quanto teremos de pagar por eles e, naturalmente, analisamos se teremos dinheiro suficiente para o fazer antes de avançar para a caixa registadora.

Para chegar ao valor dessa compra, precisamos primeiro de saber quanto custa cada pacote de leite e depois fazemos um cálculo mental para chegar ao resultado final, neste caso através da multiplicação do valor unitário de um pacote de leite pelo número de pacotes que desejamos comprar. Até aqui deu para perceber que o caminho para chegar ao valor a pagar foi uma operação puramente matemática.

No entanto, não é apenas no supermercado que usamos a matemática, ela está presente em tudo que nos rodeia. Todas as coisas podem ser avaliadas sob uma perspetiva matemática, desde as coisas que podemos ver até as que não temos conhecimento. Praticamente tudo o que faz parte do mundo moderno tem por base conhecimento matemático!

Veja algumas das aplicações da matemática que podem ter passado despercebidas no seu dia a dia:

  • Matemática na vida quotidiana: calcular as despesas da casa, pagar contas, conferir as regras dos jogos de tabuleiro, verificar o troco, cozinhar seguindo as proporções das receitas, construir casas de legos, entre outras coisas.
  • Aplicada na tecnologia: com a ajuda da matemática podemos prever a meteorologia, calcular o consumo de energia elétrica para um determinado período de tempo, realizar cálculos matemáticos mais complexos em segundos, criar aparelhos médicos avançados, passar nos exames de matematica, entre muitas mais aplicações contemporâneas que nos ajudam todos os dias nos nossos afazeres sem sequer darmos por isso.

Já imaginou como a nossa vida seria confusa sem a matemática? A matemática foi fundamental para o progresso da humanidade e continua a sê-lo. É através dela que conseguimos evoluir não apenas como sociedade, mas também como seres pensantes.

Torne-se num ás a matemática com a ajuda de um professor particular qualificado para explicações matemática!

Precisa de um professor de Matemática ?

Gostou deste artigo?

3,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.