Como ter sucesso em matemática?
A matemática é uma disciplina vital no currículo de qualquer estudante do século XXI, já que muitos dos cursos com mais saída profissional têm como base académica disciplinas ligadas à área. Mas a opinião da maioria dos estudantes no que diz respeito a este assunto é quase unânime: é a cadeira mais temida por eles e na qual tipicamente apresentam mais dificuldades.
No fundo, sabemos que dominar as contas matemáticas proporciona o acesso aos cursos mais disputados nas universidades nacionais e valorizados pela sociedade atual, como a Medicina, Engenharia, Direito, Arquitetura, Economia, entre outros.
Se o seu sonho é candidatar-se a um curso superior para estudar e, futuramente, exercer umas dessas profissões, mas o seu desempenho na matéria está abaixo do desejável, acompanhe as seguintes 10 etapas para avançar no cálculo, conseguir entrar no curso do ensino superior que queria e conquistar os seus objetivos.
Organize o seu estudo para ser bom na matemática
Está mais do que comprovado que alguns estudantes têm muita dificuldade em estudar sozinhos em casa, já que elaborar um bom plano de estudo requer experiência e dedicação. Assim sendo, muitas vezes o trabalho individual de cada aluno não é suficiente, já que muitas das suas dificuldades passam precisamente por saber o que rever e como o fazer de forma eficaz. Desta forma, ter a ajuda de alguém mais experiente que esteja disposto a ajudá-lo a estruturar o plano é uma mais valia que não deve ser descartada quando existe uma necessidade urgente de aprender e de melhorar os seus conhecimentos atuais.

Assim sendo, deve criar algumas estratégias para não se perder nas temáticas abordadas:
- Escolha os melhores livros de apoio disponíveis para ter uma base sólida onde assentar o seu plano de estudos;
- Organize o lugar onde vai estudar, dando preferência a locais silenciosos e removendo potenciais distrações;
- Faça anotações com letra legível, facilitando a sua consulta no futuro sempre que tal for necessário;
- Dedique parte do seu tempo para a resolução de exercícios dos capítulos estudados;
- Crie o hábito de rever as matérias após cada aula, de forma a memorizar os procedimentos para a resolução de problemas propostos e desenvolver a sua lógica e capacidade de raciocino.
O treino é fundamental para qualquer estudante, já que é através da repetição e persistência que será possível perceber realmente os conteúdos que foram lecionados, em vez de os memorizar de forma vaga e desconexa.
Conheça também outras das nossas dicas para ter boa nota nos testes e exames nacionais de matemática sem grande esforço!
Tenha uma base sólida para entender a matéria aprendida e evoluir para outras etapas
Seja qual for a disciplina que mais o preocupa, é preciso ter uma base sólida poder para progredir. Neste sentido, é essencial rever o básico, e deve ter ao seu dispor uma coleção de livros de cursos de matemática básica desde o ensino primário ao ensino secundário, para que possa revisitar conteúdos sempre que necessário. Com isso, será capaz de formar uma base fortalecida para entender bem os conteúdos e não ficar inseguro na altura de avançar.
Aconselhamos que comece pelo primeiro livro, ou seja, o que terá o grau de dificuldade mais baixo, e resolva todas as questões, e que depois avance para o segundo livro, aumentando ligeiramente a dificuldade dos exercícios propostos, e assim sucessivamente. Ou seja, quando terminar todos os volumes do ensino primário, progrida para os livros do ensino básico, depois os mais complexos, como os livros didáticos do Ensino Secundário e, finalmente, os do Ensino Superior.
Por que razão não deve apenas rever os resumos dos livros de matemática, mas sim dedicar-se totalmente a todos os capítulos e à resolução de exercícios do livro por inteiro?

Lamentavelmente, as sebentas fazem um resumo de todo o conteúdo programático das várias matérias, que, na maioria das vezes, está apenas destinado aos alunos mais bem preparados, enquanto que os alunos iniciantes e com dificuldades na disciplina, ficam "perdidos" na explicação. Mais ainda se não fizerem os exercícios adequados a cada capítulo. Resumindo, as sebentas ajudam muito, sim, mas não ser utilizadas como o único material que explica todo o conceito matemático, especialmente no cado dos alunos iniciantes que inevitavelmente precisarão de mais apoio que os restantes.
Se quer ter sucesso na matemática, estude com um professor particular que atenderá a todas as suas necessidades escolares, com aulas programadas especificamente para si, a pensar nas suas dificuldades individuais e com os seus objetivos académicos em mente.
Foque-se nas matérias onde existem mais dificuldades
Todos nós somos assim: temos uma área que dominamos e outras pelas quais não temos a menor afinidade. Por isso, queremos reforçar a importância de esquematizar o seu estudo de forma periódica e detalhada, desde o conteúdo mais básico até ao conteúdo mais avançado, de forma a não se esquecer de tópicos anteriormente abordados que o permitirão evoluir para temas mais complexos.
É normal ter mais dificuldades nos conteúdos que forem aprendidos há mais tempo, como tal, não tenha vergonha de ser visto com um livro de matemática do 5º ano, 6º ano ou 7 º ano se for necessário. Se quer reforçar a sua base de conhecimentos nesta disciplina, é essencial que domine todos os conceitos desde o início, com de graus de dificuldade distintos e sem saltar etapas.
Aloque um pouco de tempo todos os dias para estudar
É bem verdade que ao final do dia, depois de chegar da escola, nenhum aluno do ensino básico ou ensino secundário quer rever as matérias, ainda mais se se tratar desta disciplina. No entanto, considere essa possibilidade, estude os conteúdos dados todas as noites, pois esse será o melhor método para ajudá-lo a entender os conceitos e a melhorar a sua lógica.
Mas não é só no período da noite que deve rever os seus exercícios, transforme a revisão dos seus apontamentos num hábito e verá que a sua aprendizagem será feita de forma mais rápida e completa. Não estude apenas quando tiver os seus testes ou exames nacionais à porta!

Reserve alguns momentos do seu tempo para rever a matéria e, com o tempo, isso tornar-se-á num hábito que o ajudará a ultrapassar inúmeras dificuldades. Estude um pouco todos os dias e consulte as suas anotações metodicamente. Assim, o seu progresso será feito de uma forma mais consistente e duradoura.
Assimile a linguagem das contas
Lembre-se que nenhuma criança aprende a falar de um dia para o outro, que o seu vocabulário vai sendo enriquecido com o passar do tempo e melhorado quanto mais tempo estiver exposta a vários estímulos linguísticos. Da mesma forma, a matemática também requer que avancemos progressivamente no campo da linguagem, sem saltar nenhuma etapa importante.
O vocabulário matemático é absorvido e incorporado em novas situações idênticas às anteriormente estudadas conforme o estudante vai progredindo na aprendizagem, e evoluindo conforme este vai ficando mais confortável no conteúdo aprendido, possibilitando o seu desenvolvimento intelectual. Esta é apenas uma das formas como se pode tornar um bom aluno a matemática e conseguir bons resultados académicos nos exames nacionais!
Para enriquecer o seu vocabulário matemático, estas são algumas definições que o irão ajudar a perceber conceitos básicos:
- adição: é uma das quatro operações básicas da aritmética, utilizada para representar a soma de um número a outro. Por exemplo: 5+5 = 10;
- calcular: realizar uma operação, entre dois ou mais algarismos, que pode ser a adição, subtração, multiplicação, divisão, entre outras equações mais complexas;
- denominador: numa fração, é o número que indica em quantas partes iguais será dividido o número principal. Na fração 10/2, por exemplo, o algarismo dois é o denominador;
- algoritmo: conjunto de regras convencionais e aceites a nível mundial, necessárias para a resolução de um cálculo ou problema matemático;
- diferença: resultado de uma subtração de um algarismo por outro. Por exemplo: 34-20 = 14;
- arredondar: um valor é arredondado quando o valor final é obtido por aproximação. Por exemplo, se arredondarmos o número 7,981 para duas casas decimais, ou seja, para que tenha dois algarismos após a vírgula, teremos o resultado final de 7,98;
- dividendo: número que será dividido por outro numa operação de divisão. Em 18/3 = 6, 18 é o dividendo;
- aritmética: área que estuda os números e operações possíveis de realizar entre eles.
- divisão: uma das quatro operações matemáticas base. É utilizada para obter o número de vezes que um número está contido num outro número, ou, de maneira mais simples, quantas vezes é que um número é divisível por outro;
- divisor: o segundo termo de uma divisão, isto é, o algarismo que divide o dividendo. Em 20/2 = 10, o número 2 é o divisor;
- fórmula: expressão que representa os cálculos que devem ser feitos para obter um determinado resultado, ou seja, é o processo pelo qual deve ser resolvida a questão de forma a chegar a um resultado verdadeiro;
- dobro: duas vezes o valor do número representado. Trata-se do mesmo que multiplicar um algarismo por 2;
- fatoração: operação de fatorar, isto é, decompor um número em fatores primos;
- constante: valor que não muda ao longo do exercício;
- fatorial (!): produto obtido através da multiplicação de um número por todos os números inteiros anteriores a ele mesmo até chegar a 1. Por exemplo, 7! = 7x6x5x4x3x2x1;
- número aleatório: número escolhido ao acaso.
Encontre aqui o curso de matemática mais indicado para si!
Refaça os exercícios anteriormente resolvidos
Os livros e resumos de matemática oferecem muitos exemplos de exercícios para que o estudante pratique bastante e seja capaz de progredir na sua aprendizagem sem deixar nenhum assunto por tratar ou com incorreções. Tire um momento do seu dia para se dedicar apenas a refazer exercícios, principalmente os que achar mais difíceis. Só assim será capaz de polir qualquer aresta que ainda tenha ficado por limar.

O estudo periódico irá ajudá-lo a assimilar e criar estratégias rápidas para resolver os exercícios, e é talvez o melhor método para progredir rapidamente no conteúdo. Refazer os exercícios previamente corrigidos fará com que o aluno identifique prontamente a resolução das questões e fique mais confiante quanto ao seu raciocínio lógico e quanto à procura de uma solução em exercícios semelhantes aos já devidamente resolvidos.
É claro que, no início, o aluno terá um pouco de dificuldade em lembrar-se do caminho que fez até chegar àquele resultado final, mas através de um exercício de persistência e de convicção nas suas capacidades intelectuais irão ajudá-lo a dominar a matéria. No fundo, trata-se só de ter prática e será capaz de resolver problemas que anteriormente considerava impossíveis.
Entenda que não é o único com dificuldades, a maior parte dos alunos têm dificuldade em aprender o conteúdo das aulas à primeira tentativa. O segredo para dominar as matérias é a repetição, por isso, refaça os exercícios e resolva vários problemas em cada unidade, de forma a solidificar técnicas e conhecimentos antes de avançar para a etapa seguinte. À medida que vai resolvendo as questões propostas, vai sendo capaz de aplicar e memorizar os conceitos que achou que não entendia na aula.
Uma dica importante a ter em consideração é que, normalmente, as questões dos testes e exames nacionais são baseadas em questões dadas anteriormente e resolvidas em contexto de sala de aula, assim, ao praticá-las, aumenta as suas hipóteses de obter uma boa nota final, uma boa nota no exame nacional e uma boa média!
Porque não agendar agora as suas explicações de matemática Lisboa?
Escolha o local adequado para estudar em casa
Quando chegar a casa da escola, crie uma atmosfera tranquila e tente rever os exercícios lecionados novamente. Ter um ambiente organizado e silencioso onde possa rever todas as matérias é de primordial importância, já que esta disciplina implica muito raciocínio e concentração.
Esse tipo de ambiente será o seu lugar sagrado, portanto, evite usar o telemóvel, ligar a televisão, computador ou rádio e dedique-se apenas aos livros que tem à sua frente. Estes aparelhos causam falta de atenção e podem roubar demasiado do seu tempo quando estiver a estudar, o que dificultará, sem dúvida alguma, a assimilação de conhecimentos.
Sabia que aprender a fazer cálculo mental ajuda-o a progredir em várias áreas do saber?
Dinamize as revisões com jogos e mnemónicas
A repetição é essencial para a aprendizagem, mas pode ser aborrecida. Por isso, entre a resolução dos mesmos exercícios, faça também alguns jogos matemáticos ou crie mnemónicas para ajudar a memorizar as matérias! É perfeitamente possível aprender a brincar e esse relaxamento pode ajudar a dominar os conceitos mais facilmente.

Existem inúmeros recursos matemáticos didáticos deste género, online e em livros. Procure os que preferir e utilize-os para garantir que tem a melhor nota possível nos testes ou no exame nacional no final do ensino secundário!
Aprenda matemática com um professor particular
Não compreender as matérias cria no estudante uma insegurança inexplicável na altura de fazer testes e exames e, muitas vezes, o aluno simplesmente não se sente capaz de obter boas notas, pois não teve uma boa base de ensino ou não dedicou tempo suficiente à resolução de exercícios propostos pelos livros ou pelo professor em contexto de sala de aula.
Para os alunos que querem progredir, está a nossa maior dica: procure um professor particular. A vantagem de ter aulas de matemática particulares é que o seu professor irá realizar um plano de estudos especificamente pensado para colmatar todas as suas dificuldades, incluindo dicas e truques para que perca toda a sua insegurança na altura de fazer testes e para obter uma boa nota à disciplina.
As aulas particulares permitem colmatar e corrigir dificuldades como:
- dificuldades na representação de objetos no espaço ou no tempo: esta é talvez uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos inexperientes, mas que com o apoio de um profissional, será capaz de entender estes conceitos de maneira simplificada;
- dificuldades na abstração de conceitos: o professor particular poderá estruturar conceitos não aprendidos pelo estudante durante as suas aulas na escola através de explicações mais claras, customizadas de forma a atenderem às suas necessidades específicas;
- dificuldades de vocabulário: quando o estudante não entende o significado de certos termos num determinado problema, até porque a linguagem não tem a sua fama por ser fácil de decifrar, o profissional particular será capaz de lhe dar uma explicação mais objetiva.
Além disso, contratar um professor particular para explicações de matemática online tem inúmeros benefícios, como:
- o professor particular ajudará a resolver qualquer lacuna existente entre a teoria e a prática;
- o estudante terá tempo para tirar as suas dúvidas, sem a pressão de ter de partilhar o seu tempo com os seus restantes colegas;
- ajuda a melhorar a sua nota na disciplina, já que o professor particular estará a trabalhar do seu lado em todas as etapas de aprendizagem;
- o professor particular irá responder a todas as suas dúvidas que tiver, mesmo as que considere mais irrelevantes, já que, afinal de contas, será esse o seu trabalho.

O professor particular usará diferentes métodos para que o seu aluno desperte o interesse nas matérias e se torne num bom aluno na disciplina.
Compreenda que a matemática é indispensável para sua vida e não só para o exame nacional
Certamente já ouviu dizer que a matemática é indispensável para o seu dia a dia. De certo modo, nós servimo-nos dos nossos conhecimentos matemáticos praticamente todos os dias e geralmente nem nos damos conta disso.
Por exemplo, numa simples ida ao mercado para comprar leite, deparamo-nos com uma aplicação prática. A primeira coisa que habitualmente fazemos é pensar na quantidade de pacotes de leite que precisamos de comprar. Depois de definir a quantidade de pacotes de leite necessários, calculamos quanto teremos de pagar por eles e, naturalmente, analisamos se teremos dinheiro suficiente para o fazer antes de avançar para a caixa registadora.
Para chegar ao valor dessa compra, precisamos primeiro de saber quanto custa cada pacote de leite e depois fazemos um cálculo mental para chegar ao resultado final, neste caso através da multiplicação do valor unitário de um pacote de leite pelo número de pacotes que desejamos comprar. Até aqui deu para perceber que o caminho para chegar ao valor a pagar foi uma operação puramente matemática.
No entanto, não é apenas no supermercado que a utilizamos, ela está presente em tudo que nos rodeia. Todas as coisas podem ser avaliadas sob essa perspetiva, desde as coisas que podemos ver até as que não temos conhecimento. Praticamente tudo o que faz parte do mundo moderno tem por base conhecimento matemático!

Veja algumas das aplicações que podem ter passado despercebidas no seu dia a dia:
- Na vida quotidiana: calcular as despesas da casa, pagar contas, conferir as regras dos jogos de tabuleiro, verificar o troco, cozinhar seguindo as proporções das receitas, construir casas de legos, entre outras coisas;
- Aplicada na tecnologia: prever a meteorologia, calcular o consumo de energia elétrica para um determinado período de tempo, realizar cálculos matemáticos mais complexos em segundos, criar aparelhos médicos avançados, entre muitas mais aplicações contemporâneas que nos ajudam todos os dias nos nossos afazeres sem sequer darmos por isso.
Já imaginou como a nossa vida seria confusa sem a matemática? A verdade é que é fundamental para o progresso da humanidade e continua a sê-lo. É através dela que conseguimos evoluir não apenas como sociedade, mas também como seres pensantes.
Torne-se num ás matemático com a ajuda de explicadores de matemática qualificados!
O vosso artigo retrata muito bem o problema, mas só considera a existência de tal problema a partir do ensino secundário… Aí, não concordo pois existe este mesmo problema desde o ensino básico… E se não for logo resolvido, de que serve deixar andar até ao secundário?
Além disso, temos que ter em conta a situação dos 2 confinamentos no prazo dum ano, em que todos os alunos ficaram ainda mais desmotivados.
Bom dia Sandrine, muito obrigado pelo seu comentário que faz todo o sentido e que levaremos em conta no novo conteúdo a ser adicionado ao nosso blog. Muito obrigado e até breve!
O comentário que tenho é que ,eu quero ter um professor individual para mim aprender ou entender melhor a matemática, porque o curso que eu vou fazer no médico envolve muita matemática •
Olá Vânia, pode encontrar os melhores professores particulares no nosso site: https://www.superprof.pt/aulas/matematica/portugal/
Boas aulas :)