A língua alemã é a mais falada em toda a União Europeia. Se é amante do idioma e já teve - ou pensa ter aulas -, então já deve saber esta informação.

Falada oficialmente em vários países como a Alemanha, Áustria e Suíça, a língua de Goethe também faz parte do dia-a-dia de algumas regiões de outros países, como é o caso de Portugal, Estados Unidos e Itália.

Mais de cem milhões de pessoas falam alemão como idioma nativo!

Já para não falar naqueles que são bilingues e falam quase tão bem como os indivíduos que nasceram em terras germanófonas.

O país de Angela Merkel tem um papel importante no âmbito internacional, tanto no campo económico como nos campos político e científico.

O campo de pesquisas ligado a diversas áreas académicas é tão desenvolvido nesta nação que o alemão é considerado a língua oficial das pesquisas e apresentações científicas.

"Bons professores são inestimáveis. Eles inspiram e entretêm, e acaba por aprender muita coisa mesmo sem dar conta disso." - Nicholas Spark

Estes são apenas alguns dos vários motivos para se dedicar à aprendizagem do idioma da Alemanha. Isto porque ainda nem falamos da importância histórica e da riqueza cultural da língua!

Quer seja um perfeito iniciante nas aulas de alemão ou um estudante de nível médio ou avançado, o que importa é a paixão ao idioma e a dedicação em aprendê-lo.

Encontrar o professor certo para o seu perfil de aprendizagem é super importante para o bom funcionamento das aulas e indispensável para o avanço na aprendizagem.

Se o seu objetivo é receber atenção personalizada para progredir rapidamente e/ou suprir as necessidades do seu objetivo em assimilar a língua, então aulas particulares têm tudo para ser a melhor opção.

Gostou da ideia, mas não sabe como nem onde escolher o professor adequado? Não se preocupe, estamos aqui para orientá-lo!

Confira alguns conselhos de como proceder para conseguir o melhor profissional de ensino da língua alemã para o seu perfil!

Sabe qual a melhor maneira de se aprender alemão?

Quais são as suas necessidades e objetivos em aprender alemão?

A primeira providência a ser tomada quando se decide começar a ter aulas de uma língua estrangeira é determinar qual o nível de domínio do idioma que possui.

Esta é uma tarefa fácil para aqueles que nunca tiveram aulas de alemão e nunca tiveram contacto com a língua, é certo que são totais iniciantes.

Para aqueles que já arranham um pouco do idioma dos irmãos Grimm (ou pelo menos tentam...), a incumbência pode ser um pouco menos óbvia. Isto porque cada pessoa possui um ritmo de aprendizagem diferente e, mesmo tento tido a mesma quantidade de aulas, podem estar em níveis distintos.

O mesmo pode acontecer com alguém que morou durante algum tempo em terras germanófonas: quem foi em trabalho terá um nível bem diferente de quem foi em lazer. Estes, por sua vez, terão aprendido menos do que alguém que fez uma imersão para aprendizagem linguística.

Está entre o básico e o intermediário, é fera no vocabulário, mas escorrega na hora das declinações?

Ou é daqueles que tem a gramática na ponta da língua, mas não se consegue lembrar das palavras que aprendeu quando vai ter um diálogo sobre um assunto específico?

Ao aprender uma língua fica também a conhecer a sua cultura| Fonte: pixabay.com

Necessidades: teste de nível

Quer começar a ter aulas de alemão?

Seja qual for o seu perfil, fazer uma avaliação é essencial antes de começar a ter aulas particulares. Além de ficar por dentro de qual é o seu nível de conhecimento da língua, o resultado dessa análise permitirá ao seu futuro professor conhecer os seus pontos fortes e fracos. Com essas informações em mãos, ele poderá desenvolver aulas específicas para suprir as suas necessidades.

Fazer o teste antes mesmo de encontrar o seu professor particular pode ajudar na triagem dos profissionais, uma vez que, assim, também poderá analisar quais se adaptam melhor ao que quer e precisa.

Agora a pergunta que não quer calar: onde fazer estes testes?

Na internet encontra facilmente avaliações de nível que apontam, por alto, o grau de conhecimento do aluno.

Caso queira algo mais profissional, então pode recorrer às provas do Goethe-Institut. Estas são pagas, mas são as melhores e mais fiáveis no campo da língua alemã.

Quer saber como se preparar para as suas aulas de alemão?

Objetivos: motivos para aprender alemão

Quaisquer que sejam os planos que possa ter para o futuro, o conhecimento do alemão aumentará as suas opções. Quando aprende alemão, adquire uma gama de capacidades que podem melhorar tanto a qualidade do seu trabalho como da sua vida privada. Quer alguns exemplos?

Ciência e Pesquisa
O alemão é a segunda língua científica mais usada no mundo. A Alemanha é o terceiro maior contribuinte para pesquisas e desenvolvimento, e oferece bolsas de pesquisa para cientistas do exterior que queiram compartilhar e expandir os seus conhecimentos em colaboração com os alemães.

Comunicação
Desenvolvimentos nos meios de comunicação, tecnologia de informação e comunicação exigem comunicadores multilingues. Uma vasta gama de sites importantes e de grande influência mundial estão em alemão. Para ter uma ideia, a Alemanha é classificada como número 5 em termos de publicação anual de novos livros. O conhecimento do alemão, portanto, oferece um acesso muito mais vasto à informação.

Compreensão cultural
Aprender alemão fornece uma visão do modo de vida das pessoas nos países que falam a língua, como a Alemanha, Áustria, Suíça e Liechtenstein, ampliando o seu horizonte de acesso ao conhecimento e compreensão de culturas bem diferentes da nossa, além da possibilidade de comunicação intercultural.

Viagens
Ao dominar o idioma falado na Alemanha, terá a oportunidade de aproveitar ao máximo as suas viagens, não só nos países de língua alemã, mas em muitos outros países europeus onde o alemão é amplamente falado, especialmente na Europa Oriental - como Tirol do Sul (Itália),na Bélgica ou Luxemburgo.

Literatura, música, arte e filosofia
O alemão é a língua de Goethe, Kafka, Mozart, Bach e Beethoven. Delicie-se com a leitura e/ou a audição dos seus trabalhos no idioma original. Ao entender os textos na versão original, será capaz de ter acesso a nuances da língua que, muitas vezes, a tradução não é capaz de transmitir.

Oportunidades para estudar e trabalhar na Alemanha
A Alemanha concede um generoso número de bolsas de estudos e outros apoios para quem deseja estudar no país. Vistos de férias e de trabalho estão disponíveis para jovens estrangeiros de vários países. Vistos especiais também são oferecidos a trabalhadores qualificados que se queiram dedicar à vida profissional em território alemão. As suas hipóteses de ter sucesso nesta empreitada são muito maiores se dominar o idioma local, obviamente!

Oportunidades para intercâmbio
Existe uma ampla gama de programas de intercâmbio para estudantes de ensino médio e universidades entre a Alemanha e muitos países do mundo, como Portugal, claro! Já imaginou ter um diploma universitário português e alemão?! É muito prestígio!

Negócios
Conhecer a língua dos seus parceiros de negócios alemães melhora as suas relações e, portanto, as suas hipóteses de comunicação e sucesso. Desta maneira, fechar um negócio ou conseguir uma nova parceria profissional será muito mais fácil e benéfico para si e para a sua empresa.

Do que está à procura num professor?

Depois de avaliar as suas necessidades de acordo com o seu nível de domínio do idioma e os seus objetivos em aprendê-lo, chegou a altura de determinar o que espera do seu professor particular e das aulas que serão dadas por ele.

Para quem trabalha na área de marketing, tal tarefa pode assemelhar-se a uma pesquisa de mercado.

A sensação é totalmente normal e compreensível, uma vez que o princípio é o mesmo.

Assim como um chefe de projeto procura encontrar o produto que melhor corresponde aos seus clientes, como futuro aluno de alemão, procura o professor particular que será o mais adequado para a aprendizagem que precisa.

As características do professor procurado devem ser suficientes para suprir as suas necessidades de aprendizagem e os seus objetivos em aprender a língua alemã.

Diferentes tipos de professores para diferentes tipos de aprendizagem

Existem profissionais especializados em alemão para empresas, para viagens, para estudos universitários, para provas de certificados, etc.

Se o seu objetivo é trabalhar para melhorar a pronúncia e o sotaque, então um professor germanófono nativo pode ser a melhor opção. Se pretende tentar seguir uma carreira académica na terra de Albert Einstein, então um professor que tenha passado pela mesma experiência pode ser aquele que agregará mais pontos positivos à sua aprendizagem.

Pense bem nas qualidade desejadas do profissional e mãos à obra: invada a internet, use o Google, pesquise nos sites, pergunte aos amigos, nos grupos de WhatsApp e nas páginas do Facebook.

Com o perfil do professor que deseja em mãos, será bem mais fácil fazer uma triagem das ofertas e indicações que chegarem até si.

Procure por um professor que se adeque às suas necessidades| Fonte: unsplash.com

Descubra quais são os preços dos cursos do idioma da Alemanha.

Características de um bom professor de alemão

Muitas pessoas à procura de um bom professor de alemão perguntam-se se os educadores nativos da língua são sempre os melhores.

Quando se trata de ensinar a língua alemã, procurar por professores nativos de alemão pode acabar por ser um caminho longo. No entanto, existem muitos bons profissionais não nativos do idioma que ensinam alunos interessados em aprender alemão abaixo do nível C1 de proficiência.

Se esse for o seu caso, existem outras características muito mais importantes a serem levadas em consideração  num professor do que o facto deste ser nativo alemão. Naturalmente, algumas dessas características aplicam-se não apenas aos professores de alemão, mas também aos professores de línguas estrangeiras em geral.

Interatividade
Um ótimo professor de alemão deve interagir com os seus alunos regularmente. Isso garante que a aprendizagem do aluno seja eficaz e que o curso em si seja útil. Essa interação proporciona uma compreensão mais profunda da gramática alemã, além de oferecer ao aluno uma oportunidade de melhorar as suas capacidades de conversação.

Paixão
Ensinar apenas teorias não é o suficiente para fazer de um professor de alemão um bom educador. O professor precisa de ser apaixonado pelo processo e isso irá estimulá-lo a desenvolver situações em que o ensino causará um impacto no aluno. Isso quer dizer que o aluno se lembrará muito mais do que fez, do que aquilo que apenas leu ou ouviu.

Tendo isso em consideração, um professor eficaz oferece oportunidades para que o aluno construa a sua própria aprendizagem de maneira organizada e eficiente. Já para não falar que, assim, também acabará por transmitir a sua paixão pelo idioma e a cultura alemãs aos seus alunos!

Comprometimento
Um alto comprometimento é uma grande característica presente em professores de alta excelência. Isto significa que o professor de alemão se certifica que, ao final de todo o programa de curso, os seus alunos têm a fluência necessária para comunicarem fluentemente com nativos em solo alemão, ou em qualquer outro país que fale a língua germânica.

Para que os seus alunos obtenham tal desenvolvimento e, consequentemente, sucesso, o professor criará oportunidades de aprendizagem para que os seus alunos atinjam os objetivos desejados.

Ensino que vai além dos livros
Um bom professor não se limita ao conteúdo de livros. Ele fornece ao aluno exemplos e situações da vida real. A conversa que se passa no quotidiano é importante de ser ensinada. Através de tal abordagem, o professor dedicado fornece oportunidades num campo real ou via simulação para que o aluno coloque os seus conhecimentos em prática.

De qualquer forma, o livro didático ou as folhas de exercícios não são o que determinam o modo como os alunos aprendem uma língua estrangeira como o alemão.

Metodologia eficaz
Uma característica importante de um professor inovador é que ele possua as capacidades necessárias para ensinar a língua alemã da maneira eficaz. Conhecer alemão não é suficiente para ser capaz de ensinar a língua. Isto porque um bom professor deve ter conhecimento - e saber transmitir - estratégias e métodos a fim de permitir uma plataforma de aprendizagem favorável ao aluno.

Ser um bom professor implica muito mais do que simplesmente saber a matéria| Fonte: unsplash.com

Inspirador
Um bom professor é inspirador. O professor deve refletir nas suas aulas o resultado de um trabalho árduo através de um desempenho que inspire os seus alunos. Esta característica ficará gravada nas mentes dos estudantes, que então, serão motivados a perseverar e não desistir da aprendizagem do alemão, mesmo perante momentos difíceis.

Um bom professor conecta com os alunos de forma a que estes se sintam profundamente motivados a fazer o melhor para se superarem, sempre.

Boa comunicação
A comunicação é uma característica muito importante de um professor. Isto não significa que o professor estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana a todos os seus alunos. Isto significa que ele deve tentar manter uma comunicação fluente e eficaz com os seus alunos.

Diverte-se com o seu trabalho
Por último, mas não menos importante, um ótimo professor de alemão deve ter prazer no que faz. Por outras palavras, ele deve-se divertir com o que ensina. Ele deve ensinar com tanta paixão que os alunos se mantêm motivados a fazer o melhor que podem.

Encontrar um professor deste tipo é muito mais importante do que procurar por professores nativos de alemão que não cumprem todos os requisitos e podem nem entender completamente as questões da sua própria língua relacionadas aos alunos.

Resumo

Um bom professor precisa de:

  • Ser interativo e comunicativo com os seus alunos;
  • Ser apaixonado pelo que ensina;
  • Ser comprometido com o seu trabalho e com a aprendizagem dos seus alunos;
  • Proporcionar uma visão de aprendizagem que vá além dos livros didáticos;
  • Possuir uma metodologia de ensino eficaz;
  • Ser uma fonte de inspiração para os seus alunos;
  • Comunicar de maneira fluente e constante com os seus alunos;
  • Ter prazer em ensinar alemão!

Aspectos práticos das aulas

A pedagogia e a metodologia utilizadas pelo professor são, sem dúvida, os pontos mais importantes a serem considerados aquando de fazer a escolha pelo profissional adequado. No entanto, os aspectos práticos que envolvem as aulas presenciais não podem ser negligenciados. Estaríamos a mentir se disséssemos que estes não influenciam na altura da tomada de decisão.

Não adianta encontrar o professor perfeito que só tenha disponibilidade nos horários mais complicados: fazer malabarismo com a agenda para conseguir ficar disponível só o vai preocupar e deixar desmotivado perante as dificuldades.

Outra questão de peso é o local das aulas. Conseguir encontrar o professor ideal para as suas necessidades pedagógicas, mas que só possa num local onde demore 2 horas para ir e 2 para voltar é praticamente inviável. Principalmente tratando-se de um curso intensivo: imagina perder 4 horas diárias só em deslocamento para aprender alemão?

Existem vários fatores a considerar na altura de escolher o seu professor particular| Fonte: pixabay.com

Estas questões precisam de ser consideradas, porque se podem tornar numa grande "pedra no sapato" do aluno, influenciando na vontade de (não) comparecer às aulas e, consequentemente, no progresso na aprendizagem.

Os cursos particulares, normalmente, acontecem na casa do estudante, mas tudo depende da proposta feita pelo educador, pois muitos possuem salas onde decorrem as sessões privativas.

Alguns alunos preferem, ainda, que o professor vá ao seu encontro no local de trabalho, pois preferem ter as aulas entre uma reunião e outra.

Independente de onde os encontros aconteçam, um local de estudo calmo e organizado deve ser providenciado.

Existem vários locais para ter aulas de alemão. Descubra quais.

Quanto deseja gastar?

O preço cobrado pelas sessões pode ser um fator de peso quando optar por um profissional do ensino particular de alemão.

Muitos alunos nem equacionam a possibilidade de terem sessões individualizadas pelo facto de acharem que lhes vai custar "os olhos da cara". Isso não é verdade. Existem profissionais para todos os perfis, assim como para todos os tipos de orçamento.

O preço da hora de aula pode variar de 10 a 50€.

Vários fatores interferem na estipulação deste valor:

  • O deslocamento é feito pelo professor ou pelo aluno? Caso seja o professor, qual é a distância?
  • O material é providenciado pelo professor ou pelo aluno?
  • O professor é um jovem profissional ou um docente cheio de diplomas e qualificações?
  • O curso é para nível iniciante ou avançado?
  • As aulas são voltadas para a formação do aluno em alguma área especializada ou no alemão do quotidiano?

Na maioria dos casos, o valor da remuneração do profissional está diretamente ligado às suas qualificações e experiência.

Sendo assim, é prudente a estipulação de quanto pretende gastar com as suas aulas para conseguir fazer a triagem das opções que aparecerem.

Lembre-se que os preços podem ser negociados, por isso não desanime se encontrar um professor ideal que seja muito caro: converse com ele e veja se conseguem entrar num acordo que seja benéfico para ambas as partes!

Siga o seu instinto

"A primeira fase do saber é amar os nossos professores." - Erasmus de Roterdão"

Ao longo do período de aprendizagem do idioma de Goethe, passará muito tempo em conjunto com o seu professor particular.

Para que tudo corra bem durante as aulas, é preciso que tenham boa "química".

Sendo assim, dê espaço para que o seu instinto também participe no processo de escolha do professor de língua alemã.

Ninguém merece passar horas com uma pessoa com a qual não se dá bem. E pode ter certeza de que se não gostar do ambiente da aula, o professor provavelmente sente o mesmo.

Como entender os seus instintos?

O instinto - também conhecido como intuição - são aquelas sensações, ou "vozes silenciosas", que fazem ter sentimentos que não podem ser explicados.

Que vozes tem na cabeça quando tem a primeira aula com o seu professor de alemão? O que dizem?

Faça uma lista das suas sensações durante a sessão experimental com o professores. Elas vão ajudar a decidir se é a  pessoa indicada para se tornar no seu futuro professor de alemão!

É importante ainda reconhecer as vozes que não têm nada a ver com o que pretende analisar naquele momento. Isto será útil para que possa identificar a sua voz interior mais autêntica. Permita uma conversa com o seu crítico interior e, em seguida, ocupe o centro do palco: é nele que encontrará as as sensações que farão parte da sua lista.

Esse conselho pode parecer um pouco místico, mas se se dedicar a colocá-lo em prática, verá o quão benéfico pode ser quando tiver dúvidas!

"Então, pronto para escolher o seu professor particular de alemão?"

Precisa de um professor de Alemão ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.