São cada vez mais os alunos portugueses que recorrem às aulas de italiano para aprenderem a dizer mais do que bom dia em italiano e também porque muitos têm uma vontade enorme de se tornarem o próximo tradutor portugues italiano deixando de ter de recorrer aos tradutores online.

Para conseguir responder à procura imensa que os cursos de italiano têm vindo a ter nos últimos anos, vão aparecendo cada vez mais professores de italiano nas escolas, nos institutos e até em plataformas online como a Superprof.

No entanto, nem todos conseguem que os seus alunos consigam aprender italiano e muitos deles começam a sentir dificuldades logo nos verbos em italiano, enquanto que outros professores conseguem que os seus alunos tenham um sucesso tremendo. Conseguimos ver na perfeição que existem professores que têm mais alunos que outros mas, qual é o segredo deles? Planeamento adequado a cada situação e a cada um dos seus alunos!

Dar aulas de italiano e de qualquer outra disciplina, embora recompensador em vários aspectos, pode tornar-se um pouco complicado pois como já referimos, é preciso que o professor consiga adaptar-se aos seus vários alunos e também que esteja preparado para celebrar as vitórias dos alunos assim como ajudá-los a não desistir e não desmotivarem quando os resultados não foram os que estes esperavam.

Ajudar os alunos a aprender italiano

Como professor de italiano ou de qualquer outra disciplina, será o seu dever dar o seu melhor para ajudar os alunos que o procuram a conseguirem ter o melhor resultado possível seja esse resultado em testes e exames ou então na vida real, caso precisem de saber falar italiano no seu emprego.

Dito isto, para dar o curso de italiano, além de ter de saber obviamente falar italiano, deverá também ter a sensibilidade de conseguir distinguir os alunos e adequar-se às suas diferenças. Utilizar o mesmo método de ensino com todos os alunos pode levar ao fracasso do professor enquanto um que valorize e saiba apreciar as diferenças de cada um deles poderá ter mais facilidade em adequar as aulas, levando-os a ter mais sucesso.

Tudo isto levará a um aluno extremamente motivado e com um sentimento de reconhecimento por parte do professor, enquanto que o professor além da retribuição financeira que receberá, irá também ser gratificado com um sentimento de realização. Por este motivo, o planeamento do curso de italiano deve ser feito em função de cada aluno em vez de um planeamento genérico que utilize há anos e anos sem qualquer alteração.

Podemos ver o exemplo do curso de italiano online que é cada vez mais solicitado por vários alunos pelos mais diversos motivos. O mundo está a mudar e com ele temos de mudar também enquanto sociedade e seres individuais. Não será sensato utilizar o mesmo planeamento e forma de aula que utilizava antes.

Motivar os alunos no curso de italiano
Adequar as aulas do curso de italiano a cada um dos seus alunos irá motivá-los e tornar a aprendizagem das palavras italianas num prazer em vez de uma obrigação | Fonte: Pixabay

Além de tudo que já referimos, as explicações de italiano podem ser o factor decisivo entre o aluno conseguir ter uma boa nota e terminar o curso ou passar de ano e reprovar. Alunos que o procurem para explicações poderão ser de dois tipos: o aluno que quer prevenir e iniciar o apoio escolar de italiano logo no início das suas aulas para estar bem preparado e o aluno que só o irá procurar no final, quando não tiver mais nenhuma opção ou forma de conseguir ter boas notas. Este é mais um motivo para a extrema importância de conseguir adaptar o curso de italiano a cada um dos seus alunos!

Irá ter os alunos que almejam trabalhar num consulado italiano e terá outros que não se interessarão por aprender além do bom dia em italiano e que irão sempre recorrer ao tradutor italiano portugues para completarem as tarefas das aulas ou mesmo para estudarem e também esses precisarão de diferente apoio de sua parte enquanto professor de italiano.

Também poderá dar aulas de italiano em vários locais ou a alunos de várias cidades e embora dentro do mesmo país, podem haver algumas diferenças nomeadamente no objetivo dos seus estudantes.

Resumidamente: ensinar italiano e ajudar os alunos a aprender italiano vai muito além de saber falar italiano e reproduzir tudo o que sabe durante as aulas ou o curso de italiano, deverá dar atenção a cada aluno e explicar de formas diferentes tudo o que um deles não entender. Por exemplo, os verbos em italiano poderão ser compreendidos por um aluno à primeira explicação e outro dos alunos não conseguir perceber a sua conjugação, deverá neste caso arranjar novas formas de ensino!

Cursos de italiano: Como decidir qual o melhor para cada aluno

O planeamento das aulas passará também por decidir como vai ser o seu curso de italiano e este poderá ser das mais variadas formas. Tudo dependerá da sua disponibilidade, do local onde mora, das preferências dos alunos e também, da faixa etária predominante nos seus cursos de italiano.

Curso de italiano online

No curso de italiano online tanto o professor como os alunos precisam de ter acesso à internet e preferencialmente com câmara e som (microfone e colunas) para que seja possível a sua comunicação. São um pouco diferentes estas aulas e os alunos podem ficar desatentos mais facilmente mas, por outro lado, existem também várias vantagens em aulas de italiano online. Aprender italiano online é algo muito desejado por vários alunos!

Curso de italiano presencial

As aulas decorrem da forma tradicional, com os alunos na sala de aula, ou então, sendo um curso de italiano individual o local pode ser em casa do aluno, em casa do professor ou até num café ou biblioteca, desde que seja um local sossegado e tanto professor como aluno tenham espaço para o estudo.

Aprender italiano com um professor particular
Ser professor particular de um aluno, poderá permitir que este consiga aprender italiano de forma mais eficiente | Fonte: Pexels

Curso de italiano individual

Aqui quem mais beneficia é sem dúvida o aluno e é também o melhor para alunos que tenham mais dificuldades em aprender italiano. Estando sozinhos com o professor podem questionar qualquer dúvida que tenham sem o constrangimento que por vezes acontece quando há mais alunos e podem também ter a atenção total do professor apenas para as suas dúvidas e questões.

Curso de italiano em grupo

Aqui funciona exatamente como uma aula normal a que todos estamos habituados, sendo melhor presencialmente. Também poderá ser online no entanto, é importante relembrar os alunos que não estão sozinhos e que os microfones devem estar desligados senão correm o risco de não conseguirem entender partes do que o professor explique e não aprender coisas importantes como os verbos em italiano.

Não se esqueça de adequar o valor das aulas a cada tipo de curso de italiano, num curso online os seus alunos irão ter menos despesa e poupar mais tempo em deslocações mas também o professor, por esse motivo se pressupõe sempre que estas sejam a um valor inferior do que as presenciais mas, sem nunca perderem a sua qualidade, permitindo que os alunos consigam aprender italiano perfeitamente.

Manter os alunos motivados a aprender italiano com as aulas de italiano

Se conseguir adaptar-se às diversas personalidades e ritmos de aprendizagem dos seus alunos, acreditamos que isso já será motivo suficiente para que os alunos se sintam motivados e determinados em conseguir conjugar todos os verbos em italiano! No entanto, existem sempre recursos para tornar os cursos de italiano ainda mais interessantes e interativos!

Dar a conhecer aos alunos o Carnaval de Veneza poderá facilitar o curso de italiano
Existem vários pontos muito interessantes na cultura italiana, porque não falar aos seus alunos sobre o Carnaval de Veneza? | Fonte: Pexels

Em Itália existem dezenas de festas engraçadas como é o caso do Carnaval de Veneza que poderá apresentar aos alunos, aumentando assim o conhecimento não só sobre a cultura italiana mas também a quantidade de palavras italianas que eles conhecem.

Em Portugal existem Festivais de Cinema e de Gastronomia Italiana que poderão ser de grande interesse para os seus alunos sem nunca perder o foco principal: que cada aluno consiga aprender italiano e também sobre a cultura italiana!

Publicitar o seu curso de italiano

O passo final e um dos mais importantes é claro, ter alunos a assistirem às suas aulas de italiano. Caso cumpra os requisitos para ser professor de uma escola, universidade ou instituto, poderá concorrer e tentar ser professor de italiano em algum desses locais. No entanto, existem muitos experts em italiano e até pessoas nativas que realmente nasceram para ensinar!

Se é uma dessas pessoas, poderá na mesma dar aulas de italiano através de aulas particulares ou em grupo. Importante é que saiba por onde começar, como guiar os alunos para que consigam aprender italiano corretamente e também que esteja preparado para receber alunos de outros cursos de italiano para explicações de italiano.

Dar aulas de italiano online
Poderá escolher dar aulas apenas online no conforto da sua casa, isto permitirá que mais alunos de diferentes locais possam aprender italiano consigo | Fonte: Pexels

Existem diversas formas de publicitar o seu curso ou de o dar a conhecer aos alunos! Pode recorrer às redes sociais, a anúncios em páginas online, colocar anúncio em jornais regionais ou então criar um perfil de professor numa plataforma própria para professores e alunos das mais diversas disciplinas e atividades como por exemplo a Superprof.

Na Superprof a sua inscrição será gratuita, deve apenas prestar atenção a todos os detalhes ao criar o seu perfil e fazê-lo o mais completo possível, colocando informações como:

  • Local das aulas de italiano;
  • Tipo de curso: online ou presencial;
  • Se serão aulas particulares ou em grupo;
  • O seu currículo;
  • Experiência como professor de um curso de italiano

Depois, deverá definir o preço do seu curso de italiano! Para isto deve estar atento aos preços médios na cidade onde mora e adequar os seus preços ao tipo de curso que pretende. Poderá ainda criar uma tabela com preços dependendo das aulas e até pode fazer packs promocionais, imaginando que uma aula custa 10 euros, se o aluno comprar 10 aulas, poderá ter um desconto ficando o pack por 80 euros em vez de 100 euros.

Precisa de um professor de Italiano ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.