Existem diversos professores de italiano disponíveis por todo o país

Saiba como dar aulas de italiano: o que fazer para aprender italiano e ser professor?

Se é italiano, mora em Portugal e já tem filhos, a introdução da sua língua materna deve ser feita aos mais pequenos até aos 8 anos pois, segundo especialistas, é até essa idade que eles melhor assimilam outra língua que não a materna, e podem até mais tarde considerá-la como a sua segunda "língua mãe". […]

26/11/2020 ∙ 7 minutos de leitura

tudo sobre curso de italiano em portugal

Dê aulas ou curso de italiano em Portugal

Ser professor de um curso de italiano é uma grande responsabilidade pois dele depende o sucesso e a evolução dos alunos. Para ser professor de italiano, deverá além de ter de saber italiano, conseguir ter a capacidade de motivar e conseguir levar os alunos pelo caminho certo para que consigam aprender italiano corretamente e ao […]

19/11/2020 ∙ 8 minutos de leitura

Cursos de italiano portugal

Curso de italiano em Portugal

O que tem em comum Portugal e Itália além de partilharem a origem da sua linguagem, sendo esta latina? Os portugueses e os italiano são bastante mais parecidos do que pensamos! Partilhamos uma paixão pela gastronomia típica, que tem alguns ingredientes tradicionais em comum como o tomate, as azeitonas e os enchidos. Os vinhos de […]

27/10/2020 ∙ 7 minutos de leitura

Os cursos de Italiano são cada vez mais procurados!

O idioma italiano é uma língua delicada, apaixonante e romântica. Ficar a conhecer uma nova cultura e viajar pelas pequenas vilas e aldeias italianas sem ter de recorrer ao dicionário para poder comunicar é possível depois de terminar o seu curso de italiano!

Faça uma pesquisa e encontre os melhores professores de italiano. Na Superprof encontrará os melhores professores particulares para o ajudarem a aprender a língua de Dante. Procure por aulas no Porto, Lisboa, Funchal, Coimbra ou Viseu e encontre o tutor de italiano ideal para o seu nível de aprendizagem e agenda!

Para aprender italiano online, a Superprof tem, também, uma vasta lista de professores particulares especializados no ensino do curso de italiano.

Aulas de italiano – Por que não?

Conhece alguém que fala italiano ou tem aulas de italiano? Normalmente, o idioma não costuma estar na lista das pessoas que querem aprender uma segunda ou até terceira língua. Entretanto, vale a pena ressaltar que isso não significa que não seja importante para o mercado de trabalho, ou até mesmo para futuras viagens.

Normalmente, a procura por aulas de italiano está associada a pessoas de famílias descendentes da nacionalidade. Elas querem entender melhor o contexto em que viviam os seus antepassados, conhecer aspectos culturais ou até mesmo mudar-se futuramente para o país. E saber o idioma parece ser mais um passo na obtenção desses objetivos.

Muitas dessas pessoas, inclusive, conseguem a cidadania italiana, o que se tornaria um motivo à mais para estudar, já que, com ela, a entrada em países europeus se torna menos burocrática. Assim, o sonho pode tornar-se ainda mais forte, e a vontade de aprender italiano também!

O que acontece é que, com a baixa procura por cursos de italiano, algumas pessoas podem sentir-se desmotivadas a estudá-lo. Outras ainda acreditam ser algo desnecessário, já que o idioma é falado somente na Itália, parte da Suíça e alguns poucos outros locais. Entretanto, na hora de optar por fazer um curso, é preciso levar em conta a sua realidade e necessidade.

Se viajar para a Itália, trabalhar em empresas sediadas no país, ou mesmo tornar-se fluente em italiano para ampliar o seu leque de conhecimentos é o SEU sonho, não há motivos para desistir dos estudos. Não se compare aos demais, já que as pessoas têm objetivos diferentes na vida e conquistar o que deseja realmente é algo que só cabe a si.

Aprender italiano é fazer grandes descobertas

Você sabe qual é a origem do idioma italiano? Trata-se de um derivado do latim, que surgiu basicamente à época da Idade Média. Foi nesse período que os dialetos locais começaram a influenciar nas suas variações, formando a maior parte das línguas latinas que conhecemos hoje, inclusive o italiano. Podemos considerar que as variações que levaram ao surgimento da língua italiana aconteceram na Toscania.

Entretanto, àquele tempo, haviam diversos dialetos dentro do país, e pessoas de regiões diferentes mal se conseguiam entender. Era necessário unificar a língua nacional, o que foi acontecendo com o passar do tempo. Entretanto, podemos considerar que demorou um pouco até que a alfabetização em massa permitisse chegar a esse objetivo. E ainda hoje alguns dialetos são falados em regiões mais rurais do país.

Fazer um curso de italiano significa, de certa forma, entender de que forma todo esse caminho aconteceu. Você aprende sobre a cultura, a história e outras particularidades desse povo. Em Portugal, existem hoje aproximadamente 13 mil de italianos, o que representa uma concentração interessantes da população italiana fora da Itália no nosso país.

Entender a trajetória dos seus descendentes e os principais motivos para a imigração nos séculos passados também pode ajudar a traçar metas par ao futuro. E essa descoberta pode acontecer através de uma aula de italiano focada em cultura. Existem ainda locais nos quais a concentração de pessoas de origem italiana são ainda maiores.

Nas escolas do ensino convencional não é obrigatória a inclusão das aulas de italiano no plano curricular.

As opções de curso de italiano e onde encontrá-las

Para quem deseja fazer um curso de italiano, infantil ou adulto, algumas opções estão disponíveis. Ainda que as escolas não existam em quantidades tão grandes quanto as de inglês, é sempre possível encontrá-las. Normalmente, o curso de italiano é um dos itens de institutos que oferecem diversos idiomas, ou o único de locais especializados na cultura do país.

As aulas acontecem em pequenas turmas ou através do modelo particular, visto que, dependendo da sua região, a procura pode ser pequena. Caso opte por esta modalidade, vale escolher escolas focadas na cultura. Algumas oferecem até mesmo eventos, como viagens à Itália, onde o turismo se mescla aos estudos.

Há também os cursos online de italiano, onde as aulas são organizadas em vídeo. Alguns são até gratuitos. Mas vale a pena lembrar que é preciso muita disciplina e organização para estudar com este modelo. Há pessoas que necessitam da tutoria de um professor, de uma certa “obrigatoriedade” para não se desmotivar.

Outra opção plausível é contratar um professor particular de italiano. Existem diversos perfis desses profissionais no mercado, inclusive na nossa plataforma, Superprof. Poderá escolher aquele que mais se encaixa ao seu perfil e as suas necessidades com o idioma. Eles podem estar próximos de si, na sua região. Assim, os custos e tempo com deslocação se tornam menores.

Em tempos de pandemia, as aulas online também são uma ótima opção. Existem muitos professores que ensinam por canais online, com o diferencial de que as aulas acontecem em tempo real. Isso permite correções, acompanhamento e tudo o mais que for necessário para acompanhar o seu aproveitamento e ajudá-lo a evoluir.