A maioria dos estudantes, de todas as idades e diferentes anos de escolaridade, apresentam dificuldades nas aulas de matemática ou dizem não gostar, ou não ver utilidade, na matéria lecionada nestas aulas. Por vezes, a média do exame nacional de matemática acaba por subir alguns valores, mas mesmo assim a disciplina não se livra da fama que tem.

A rejeição que existe por parte destes alunos relativamente aos exercicios de matematica começa desde os primeiros anos de escolaridade e não apenas em faixas etárias mais elevadas como se poderia pensar.

Na verdade, o aluno entra na escola já com preconceitos criados pelos que o rodeiam sobre como é difícil aprender matemática, o quão aborrecidas são as aulas desta disciplina, ou o quanto todas aquelas fórmulas são inúteis e jamais serão usadas na sua vida prática a menos que escolham seguir uma carreira na área de ciências exatas.

qualquer um pode aprender matemática
Quem disse que matemática é só para génios? Qualquer aluno poderá ter um bom desempenho na resolução dos exercicios de matematica, independentemente das dificuldades que poderá encontrar ao longo do seu progresso escolar. | Fonte: Unsplash

E se fizesse um curso de matemática?

Quer seja alguém que pretende seguir uma formação nesta área, ou alguém que tem como objetivo atingir bons resultados escolares, a matemática é uma disciplina fundamental para a sua concretização profissional.

Isto quer esteja a estudar matematica 7 ano, matematica 5 ano, matematica 6 ano, matematica 8 ano, matematica b, matematica 2 ano, matematica 4 ano, matematica 3 ano, matematica 1 ano ou de outros anos letivos.

Um dos principais fatores que transformam a matemática num bicho de sete cabeças para a generalidade dos alunos é o facto de ela ser uma matéria cumulativa, o que significa que se não aprendeu nada sobre os conceitos basilares desta disciplina nos anos anteriores, certamente terá muita dificuldade em aprender o que será ensinado nos próximos anos do seu percurso académico, já que lhe faltarão as bases para as deduções práticas presentes em todos os exercicios de matematica propostos.

Se partirmos por este princípio, o problema começa nos anos iniciais do ensino básico. Desde o 1° ao 4° ano os alunos têm aulas de matemática com apenas um professor, que deve ensinar diferentes matérias, não tendo uma formação específica na área da disciplina de exatas. Assim sendo, este profissional nem sempre estará capacitado para transmitir o conteúdo programático a estes alunos mais jovens, principalmente considerando a sua tenra idade e inexistência de conceitos prévios formados em relação a este assunto.

De igual forma, por vezes as turmas são demasiado grandes para o professor conseguir transmitir o seu conhecimento a todos os alunos de igual forma já que poderão existir potenciais diferenças no que toca às suas necessidades pedagógicas.

Ao chegarem ao 5° ano, muitos alunos têm um défice relativamente à sua aprendizagem de matemática porque nunca foram capazes de assimilar os conceitos básicos e percebe-se, assim, que não irão conseguir avançar nesta matéria sem antes abordar esta deficiência curricular. É desta forma que muitos estudantes acabam por criar bloqueios quando aprendem novos conceitos, atribuindo à matemática o título de uma disciplina difícil.

Para reverter a situação e os alunos serem capazes de resolverem exercicios de matematica 7 ano, exercicios de matematica 5 ano, exercicios de matematica 6 ano ou de outros anos letivos, é preciso avaliar em que assuntos sentirá mais dificuldade e tentar recuperar este subdesenvolvimento através de aulas de reforço, explicações de matemática ou simplesmente dedicar mais tempo ao estudo desta disciplina enquanto aluno autodidata.

Estudar matemática pode ser muito divertido e dinâmico, sobretudo quando entendemos as aplicações que esta tem no nosso dia a dia e o quanto está presente nas nossas tarefas mais mundanas. Se é da equipa dos que detestam matemática e não sabe o que mais fazer para tirar boas notas a esta disciplina, leia o nosso artigo até o final, pois ele está cheio de dicas fantásticas que pode tentar aplicar na sua situação em particular!

Quer ser um melhor aluno a matemática? Siga as nossas dicas para estudar matemática de forma eficiente.

 aprender a gerir as suas finanças pessoas
Com a matemática poderá aprender a gerir as suas finanças pessoais de um modo eficaz! | Fonte: Pexels

Como se poderá divertir enquanto estuda e tem aulas de matemática?

Se é alguém que tem uma relutância particular relativamente ao estudo de matemática por a achar demasiado maçadora ou desinteressante, saiba que não está sozinho e que é possível arranjar ferramentas que façam da sua sessão de estudos uma experiência mais positiva e até, muito possivelmente, uma atividade divertida. A verdade é que hoje em dia, com o boom da internet, é possível encontrar diversos tipos de ofertas de sites, aplicações e outras plataformas didáticas, cuja missão é precisamente tornar o estudo de qualquer disciplina uma tarefa mais lúdica, eficaz e simples.

Vejamos algumas opções que pode considerar implementar para enriquecer o seu estudo da matemática:

  • Vídeos explicativos e tutoriais com problemas de matematica: um dos formatos mais populares entre os diferentes alunos, independentemente da disciplina em questão, é o audiovisual. Por ser algo dinâmico e de reduzida duração, os estudantes acabam por prestar mais atenção ao que está a ser ensinado, captando a informação mais relevante de cada assunto, o que irá, consequentemente, fazer com que entendam melhor os procedimentos inerentes à resolução de um problema matemático e todas as suas operações. Se tem problemas relacionados com a compreensão dos exercicios de matematica propostos, seguir tutoriais de determinados problemas de matemática poderá ser a solução ideal para si;
  • Jogos de matematica interativos: caso esteja à procura de um passatempo que o ajude a pôr à prova os seus conhecimentos matemáticos, o seu raciocínio lógico e dedução, saiba que há muitas aplicações de quebra-cabeças baseados nesta disciplina de que pode desfrutar a partir do seu dispositivo móvel favorito. Para além de muitas valiosas opções serem descarregáveis sem qualquer custo, terá também a vantagem de poder estudar novos conteúdos onde quer que esteja, aproveitando assim o seu tempo livre para limar mais umas arestas matemáticas sempre que tiver disponibilidade para tal;
  • Cursos de matematica online: por outro lado, se o que precisa realmente é de um acompanhamento mais personalizado e lecionado por alguém focado em colmatar as suas falhas específicas, pondere inscrever-se numa plataforma de ensino online que ofereça um regime de ensino particular. A Superprof é um ótimo exemplo; ao visitar-nos poderá escolher entre vários professores de matemática certificados capazes de lhe dar a orientação de que precisa e através de um plano curricular formulado tendo em atenção os seus melhores interesses;
  • Fichas de exercicios de matematica e revisões digitais: de igual forma, se pensa que os conteúdos do seu livro de matemática da escola são demasiado monótonos e as suas seções de revisão entediantes, faça uma pequena pesquisa pela internet e verá que irá encontrar novas propostas de materiais recreativos que pode implementar na sua rotina.

Qualquer que seja a sua escolha por um, ou vários, destes métodos complementares à sua formação matemática tradicional, irá deixar de ver esta disciplina como algo difícil e impossível de achar entusiasmante.

Logo a partir da primeira aula vai ser possível verificar resultados positivos na sua prestação e isso irá motivá-lo a continuar a aprofundar cada vez mais o seu estudo. Irá passar a conseguir resolver os exercicios de matematica 7 ano, exercicios de matematica 5 ano, exercicios de matematica 6 ano ou de outros anos letivos.

resolver o máximo de exercícios de matemática
É importante que procure sempre resolver o máximo de exercícios de matemática para conseguir ir ultrapassando todas as suas dúvidas. | Fonte: Pexels

Tenha aulas de matemática e descubra as suas aplicações no nosso dia-a-dia

Esta disciplina, por mais assustadora e abstrata que possa parecer para alguns de nós, é de enorme importância tanto para exercicios de matematica simples necessários para as nossas atividades do dia-a-dia, como para áreas mais complexas como o estudo e evolução da Humanidade.

Desde arquitetos, economistas, engenheiros, médicos e muitas outras profissões de relevância em todos os setores, a matemática tem uma presença preponderante nas mais diferentes funções da sua profissão.

Por exemplo, sempre que vai ao supermercado e precisa de cumprir um orçamento pré-definido para as suas compras, vai precisar de dominar a operação da subtração para descobrir quanto dinheiro ainda tem disponível para gastar na sua carteira sempre que adicionar mais um item ao seu carrinho.

De igual forma, se é alguém dependente de transportes públicos para as suas deslocações diárias, a matemática irá estar presente sempre que consultar o horário da sua paragem para escolher qual o próximo autocarro que o irá levar ao seu destino a tempo e horas.

De facto, enquanto andamos na escola, podemos muitas vezes cair na tentação de pensar que os conteúdos que estão a ser lecionados nas nossas aulas de matematica nunca terão uma aplicação concreta nas nossas vidas, que se trata de conhecimentos que só ocupam espaço e que não têm um valor real para a nossa sobrevivência, no entanto, a verdade é que precisamos da matemática mesmo quando não estamos conscientes da sua necessidade.

Porque é que estudar e ter aulas de matemática é tão difícil?

A maior dificuldade de estudar e aprender matemática nem sempre está associada aos conceitos lecionados ao longo dos anos de escolaridade obrigatória desta unidade curricular.

Muitos dos alunos conseguem realizar operações como adição, subtração, divisão e multiplicação sem grandes dificuldades. Outros conseguem ainda resolver problemas simples quando são interrogados fora do contexto escolar e dar um resultado final correto a diferentes equações do seu dia a dia.

aprender matemática pode ser muito divertido com uma boa metodologia
Estimule o seu interesse pela matemática desde cedo e verá que será capaz de aprender conceitos cada vez mais avançados sem qualquer problema. | Fonte: Unsplash

Para sermos o mais correto possível, o bloqueio da maioria dos estudantes aparece apenas quando se deparam com um exercício escrito durante as suas aulas de matemática ou com os seus momentos de avaliação a esta disciplina, como os testes e o exame nacional matematica.

Ao não estarem habituados à formulação dos problemas propostos, nem à resolução de exercicios de matematica de forma concreta seguindo passos lógicos essenciais à sua conclusão - sabendo apenas aplicar os seus conhecimentos de forma abstrata, sem pensar realmente sobre eles, nas questões do seu dia-a-dia -, parece que tudo para e não conseguem desenvolver um raciocínio lógico para solucionar o que é proposto pelo seu professor.

Assim sendo, a maioria das dificuldades encontradas em matemática são, na realidade, de natureza psicológica e não necessariamente um problema na aprendizagem do aluno.

Contrate um professor de matemática particular
Contrate um professor de matemática particular para o seu filho e ajude-o a ultrapassar todos os problemas de matemática. | Fonte: Pexels

Desenvolva o seu potencial através de explicações de matemática online! Visite o portal da Superprof e descubra as diferentes ofertas de professores de matemática particulares dedicados que teremos à sua espera, independentemente da sua localização geográfica ou disponibilidade.

A criança que está na fase de aquisição de diferentes conceitos precisa de ser estimulada em todas as áreas do conhecimento, mesmo que possam, inicialmente, criar alguma resistência quanto ao estudo de uma disciplina em virtude de outra. Dizer a uma criança que ela precisará de se esforçar muito mais para aprender matemática do que a qualquer outra matéria porque se trata de um assunto difícil, é uma atitude contraproducente.

Em vez de assustarmos as nossas crianças com este tipo de mentalidade negativa baseada em experiências e lacunas pessoais, porque não estimulá-las, mostrando o quanto a matemática é importante para a nossa vida e que está presente em praticamente tudo que nos rodeia?

É graças à matemática que hoje podemos usufruir das facilidades que a tecnologia traz à nossa vida, quer a nível profissional como em momentos de lazer. De igual forma, as maiores descobertas científicas da nossa civilização só foram possíveis graças ao conhecimento matemático e a sua aplicação nas mais variadas áreas do saber, desde a medicina, astronomia, física, e muitos outros domínios que fazem parte da nossa sociedade contemporânea.

Então, porque não começar por mostrar estes aspetos positivos da disciplina aos alunos mais jovens, incentivando-os a estudá-la sem quaisquer reservas?

Para melhorar ainda mais o seu desempenho e manter a sua motivação ao longo das suas sessões, veja como aprender matemática de forma lúdica!

Explicações de matemática: dicas para superar as  dificuldades e melhorar os resultados

É muito comum que pessoas que têm facilidade com os números sejam consideradas como inteligentes acima da média. Todavia, é um grande equívoco pensar que a inteligência se resume ao conhecimento matemático.

O mérito destas pessoas é, muito provavelmente, terem tido acesso a bons professores de matemática e terem convivido com pessoas que as incentivaram a estudar matemática desde tenra idade e não algo definido de acordo com o seu grau de inteligência.

Não gostar de matemática é algo comum porque muitos de nós fomos encorajados a vê-la como difícil, chata e inútil, o que se reflete diretamente no desempenho escolar e no interesse demonstrado pelas aulas de matemática desta disciplina em particular.

como superar as dificuldades e aprender exatas?
Tentar entender as próprias dificuldades é o primeiro passo para melhorar a matemática. | Fonte: Unsplash

A matemática é também uma disciplina que exige treino, dedicação e alguma regularidade quanto às suas sessões de estudo. É preciso fazer revisões constantes da matéria aprendida e resolver novos exercícios da matéria mais recente para que o aluno seja capaz de consolidar os seus conhecimentos.

Se não praticar o que aprendeu, vai esquecer tudo o que aprendeu antes de chegar à próxima aula!

Organize uma rotina de estudo que o motive e que seja eficaz quanto ao tempo dedicado a cada sessão. Para isso, antes de começar, precisa de descobrir onde estão as suas maiores dificuldades e só então deverá preparar um cronograma de estudos coerente e que reflita as suas necessidades.

Todos os dias, separe alguns minutos do seu tempo para rever a matéria das suas aulas: releia as suas anotações, tente entender os conceitos lecionados e resolva alguns exercícios. Um bom curso ou explicações de matemática online podem ajudar bastante a garantir-lhe uma certa estabilidade relativamente à rotina das suas sessões de estudo.

Saiba identificar as suas fragilidades a matemática

Tente avaliar porque é que começou a ver a matemática como uma matéria difícil. Geralmente, grande parte dos alunos são excelentes a matemática nos primeiros anos e, com o passar do tempo, começam a tirar notas baixas nas avaliações desta disciplina sem razão aparente.

Se este é o seu caso, avalie o seu histórico com a matemática para tentar encontrar alguma explicação; talvez a dificuldade esteja em entender certos conceitos que foram mal interpretados ou ensinados da forma mais complicada.

A verdade é que a pedagogia e a metodologia empregadas pelo professor podem fazer toda a diferença no tipo de relação que irá terá com esta disciplina.

Procure entender para que servem os conceitos de matemática estudados

Quando começamos a ter aulas sobre um novo assunto, é muito importante tentar saber qual a razão para que um determinado tema seja importante e quais são as suas diferentes aplicações práticas.

Quando conseguimos entender a utilidade de um determinado conceito e percebemos a relevância que ele tem para as diferentes ciências e para sociedade como um todo, o seu estudo passa a fazer mais sentido e deixa de ser apenas um conjunto de regras e procedimentos vazios a decorar.

Abra a sua mente e supere os problemas de matematica

Só vai conseguir ultrapassar as suas dificuldades se as enfrentar. Estude, pratique, faça muitos exercícios e abra a sua mente para aprender coisas novas.

Se alguém disser que matemática é difícil e complicada, ignore! Provavelmente, é por este tipo de opiniões que tem dificuldades em se dedicar completamente ao estudo desta disciplina.

Aos poucos, irá começar a acreditar que, na realidade, a matemática é fácil e que qualquer pessoa pode aprender e tornar-se num excelente aluno nesta disciplina. Não tenha medo de errar e tente sempre evoluir de aula em aula, mesmo que encontre dificuldades em determinados aspetos da matéria aprendida.

Veja aqui todas as nossas dicas para melhorar as suas notas a matemática no ensino secundário.

Tenha explicações matemática com um professor particular

Para melhorar as suas competências, assimilar todos os conceitos e aprofundar o seu conhecimento da matéria, alguns estudantes recorrem a um professor de matemática particular. Quer seja através de cursos online, aulas de reforço, aulas particulares ao domicílio, ou por webcam, não faltam opções caso considere que esta é a solução mais indicada para si.

encontre um profe de matemática no superprof
Um professor particular é a melhor opção para aprender bem matemática. | Fonte: Unsplash

Hoje em dia há uma infinidade de plataformas que aproximam alunos e professores de diferentes cidades do país e uma das mais conhecidas e confiáveis é, sem dúvida, a Superprof.

Criada em 2013 por dois amigos franceses, a Superprof oferece a solução perfeita para quem procura explicações de matemática particulares ou de outras disciplinas que sejam customizáveis consoante as suas necessidades pessoais. Através de um sistema de inscrição super simples e rápido, sem nenhuma burocracia ou taxa de inscrição associada, é possível encontrar o professor ideal e dar início às suas aulas em menos de 24 horas.

Os nossos professores de matemática estão disponíveis durante todo o ano letivo e até mesmo durante as férias, por isso, se precisa de um curso intensivo de matemática, mas não tem tempo, que tal tirar um tempinho durante as suas férias para estudar? Com a opção das aulas de matemática online pode estudar em qualquer lugar e tudo o que precisa é de um computador com acesso à internet.

Outra vantagem da Superprof é que a oferta de aulas é bastante variada e os perfis dos professores são incrivelmente diversificados, mas todos eles trabalham com muito profissionalismo e adoram transmitir os seus conhecimentos aos seus alunos interessados.

Analise as seguintes questões para obter bons resultados se acabar por optar estudar matemática em casa:

As vantagens de ter aulas particulares de matemática

Uma das grandes vantagens de se inscrever em aulas de matemática particulares  é a possibilidade de personalizar o que vai aprender de acordo com os seus objetivos e necessidades. Ter um explicador matematica totalmente dedicado à sua aprendizagem é a garantia de que conseguirá progredir mais rápido e de maneira eficaz e duradoura.

Neste tipo de regimes pode rever cada assunto separadamente, fazer exercícios de matemática e ter feedback do seu professor de matemática, avaliar quais são as suas lacunas e maiores dificuldades e estudar para as suas avaliações com o acompanhamento necessário.

Precisa de melhorar os seus conhecimentos da tabuada? Tem dificuldades em geometria? Não conseguiu assimilar as equações de segundo grau? Sem problemas, o professor particular poderá ajudá-lo nessas e em outras dificuldades!

Como fazer o seu registo na Superprof? Basta preencher os seus dados pessoais e indicar a sua cidade para que lhe apareçam sugestões de professores na sua área geográfica e começar a sua pesquisa pela opção mais pertinente. Se quer melhorar as suas notas nesta disciplina, saiba que a Superprof terá o professor de matemática perfeito para quaisquer que sejam as suas preocupações e metas curriculares, e independentemente da sua experiência atual nesta disciplina.

aplicações com jogos de matemática
Procure aplicações com jogos de matemática e vá ultrapassando todas as suas dificuldades à disciplina que é temida por muitos alunos. | Fonte: Pexels

Como escolher o explicador matematica particular mais adequado ao seu perfil enquanto estudante de matemática

Independentemente da sua experiência atual nesta disciplina, dificuldades encontradas na resolução dos mais variados exercícios e motivações curriculares para o seu percurso pessoal, é importante que tenha em mente que será possível melhorar o seu conhecimento a matemática através de um acompanhamento delineado exclusivamente para si.

Ao optar por explicações de matemática particulares, não só irá beneficiar de uma orientação planeada de forma a melhor se encaixar na sua rotina diária, mas também poderá ter um papel ativo quanto à escolha dos conteúdos programáticos, materiais e plataformas de trabalho utilizados nas suas aulas, e ainda escolher um regime de sessões que seja o mais proveitoso para sim entre alternativas presenciais, online, ou lecionadas ao domicílio.

A nossa recomendação é que comece por elaborar uma lista quanto às suas prioridades relativamente à sua aprendizagem para que consiga delinear o perfil do seu professor e para que, ao visitar o nosso website, consiga reduzir as nossas ofertas até encontrar aquela que considerar ser mais benéfica para o seu caso em concreto.

Muitos dos nossos professores sabem que escolher a melhor opção relativamente ao seu mentor é de primordial importância para o sucesso dos seus alunos, por isso, para facilitarem um pouco o processo de seleção, há alguns que oferecem a primeira aula de forma completamente gratuita para que possam dialogar com os seus potenciais alunos relativamente aos seus objetivos e dificuldades a esta disciplina.

Por último, mas não menos importante de mencionar, deverá fazer um primeiro rascunho quanto ao seu orçamento disponível para esta nova jornada académica de forma a não pôr em causa a sua estabilidade financeira nem arriscar ter de desistir a meio do percurso por não conseguir suportar os custos associados.

Para ter uma ideia dos valores praticados, saiba que o valor médio por uma hora de aula de matemática oferecida pelos nossos professores ronda os 10€. Apesar disso, caso este valor seja demasiado elevado para a sua carteira, consulte o nosso website pois poderá encontrar alternativas mais em conta, mas também de elevadíssima qualidade!

Precisa de um professor de Matemática ?

Gostou deste artigo?

3,00/5 - 2 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.