Capítulos
Em Portugal, ser professor de desenho pode assumir muitas formas.
Alguns professores são contratados diretamente por escolas com contratos de trabalho. Este é o caso das escolas de artes privadas que oferecem aulas de pintura.
Outros são funcionários públicos, como é o caso dos professores de arte nas escolas básicas, secundárias e nas universidades.
No que diz respeito aos professores particulares de desenho, existem várias opções para poder exercer a sua função sem cometer nenhuma ilegalidade.
Não consegue imaginar a sua vida sem desenhar, pintar, esculpir ou segurar um pincel nas mãos durante horas a fio? Adora as artes plásticas?
Quer fazer do seu trabalho a tempo inteiro dar cursos e workshops de pintura e desenho?
É um artista profissional e gostava de transmitir os seus conhecimentos? Tem um dom para o desenho e para a pintura e queria ganhar dinheiro extra? É conhecido por ser um às com os pincéis e as aguarelas?
A Superprof ajuda-o a ficar a conhecer todas as possibilidades para poder dar cursos de desenho, pintura e artes plásticas, se for isso que quer.
Certificados necessários para dar aulas de pintura
Se a sua intenção é dar aulas particulares de desenho ou pintura não é obrigatório ter um diploma oficial. Só é preciso que tenha experiência!

Se é apaixonado pelas tintas desde sempre, pode perfeitamente dar aulas particulares e ajudar os seus futuros alunos a progredir. Com as suas técnicas e conhecimentos pessoais, pode ajudar os alunos muito mais facilmente do que se estes se inscreverem num curso com várias pessoas.
Nas aulas particulares pode explicar as técnicas básicas de pintura ou desenho aos alunos e dar dicas sobre como melhorar. Assim, vai transmitir-lhes confiança nas suas próprias capacidades e eles terão oportunidade de praticar e testar as suas capacidades.
Não esteja preocupado por não ter um diploma de Belas Artes. Mesmo assim, pode angariar novos alunos para as suas aulas.
Na verdade, a experiência prévia com desenho e a participação em projetos artísticos podem contar bastante a seu favor.
Neste momento deve estar a pensar em duas perguntas bastante importantes: É obrigatório ter um diploma de arte para dar aulas de desenho? É melhor escolher um professor de desenho formado ou um professor amador para fazer um curso de pintura?
Na Superprof todos os professor registados têm uma apresentação detalhada no seu perfil, onde explicam os seus antecedentes em artes visuais, especificam as técnicas que dominam e listam as suas realizações artísticas anteriores.
Desta forma, os alunos podem escolher o professor com o perfil mais indicado para os seus objetivos. Para ver os perfis dos professores de desenho específicos que dão aulas particulares atualmente, é só visitar o nosso site!
O perfil de professor de desenho no ensino público ou privado
Ser professor de desenho pode parecer diferente dos outros tipos de professores. Passam os dias cobertos de tinta e rodeados de artistas e pensadores livres, mas têm exatamente o mesmo estatuto que os seus colegas.
Em primeiro lugar, vamos falar da questão do estatuto do professor na educação primária, básica, secundária ou superior.

Um professor de artes visuais que ensina pintura, história de arte ou desenho numa instituição pública, como uma escola primária, básica, secundária ou uma universidade, pode ter dois estatutos: como funcionário público ou substituto.
Se der aulas numa escola privada, o professor de desenho terá um contrato de trabalho com remuneração fixa e um volume de horas acordado com o empregador.
Nas escolas ou universidades particulares não existem os mesmos concursos que no sistema público para dar aulas de desenho.
Ser trabalhador independente para ser professor desenho
Ao abrir atividade por conta própria será um professor de arte freelancer ou independente e poderá dar aulas de desenho a crianças e adultos.
Ao trabalhar como freelancer pode escolher entre trabalhar em casa, dar aulas de desenho em casa dos seus alunos ou até mesmo juntar-se a uma associação de artistas. O objetivo comum é sempre o mesmo: desenhar, pintar ensinar as técnicas e ajudar os estudantes apaixonados a desenvolver as suas capacidades.
Para trabalhar como professor de desenho independente, só tem que abrir atividade no Portal das Finanças.
Desta forma, poderá passar faturas ou recibos por cada aula de pintura ou oficina de artes que organizar e garantir que tudo está declarado e legal. Cada serviço dará origem a uma fatura numerada e pode ser boa ideia manter um registo contabilizado.
Encontrar alunos para as aulas de desenho
Com o passar do tempo, vai-se aperceber que as suas próprias aulas de desenho vão acabar por servir como uma maneira de conhecer novos alunos.
Mas antes disso, precisa de saber vender o seu peixe!

Isto porque, claro, se ninguém souber que dá aulas particulares de desenho ninguém o vai contratar.
Existem várias pessoas que querem dar aulas particulares de desenho ou de variadas outras áreas, mas que não se esforçam a suficiente para chegar lá. Não cometa o mesmo erro!
Pode parecer antiquado, mas uma boa maneira de se divulgar é colocar anúncios na vizinhança se tiver intenções de dar aula em sua casa ou suas proximidades. Também pode criar e imprimir panfletos para afixar ou colocar nas caixas de correio.
Se quiser, pode até colocar um dos seus esboços a decorar seu folheto. Mas o mais importante é que contenha todas as informações essenciais e de forma acessível.
Portanto, é preciso que dedique algum tempo a garantir que a informação sobre se dá aulas de desenho, design ou pintura, os detalhes de contato, se a primeira aula é grátis, etc está toda lá.
Crie um canal de Youtube para os seus cursos de desenho
Se está à procura de uma boa maneira para comprovar as suas capacidades em desenho e pintura, que melhor forma do que em vídeo?
Crie seu próprio canal do Youtube! Isso pode ser uma ótima maneira de ganhar novos clientes. Basta ter uma webcam ou smartphone disponível e começar a gravar. Como é uma mente tão criativa, de certeza que não terá problemas para encontrar temas para as suas aulas.
Crie um website para o seu atelier de pintura
Existe uma infinidade de editores de sites online que podem te ajudar a criar um site em apenas alguns cliques, como é o caso do Wix ou do WordPress.
Liberte uma tarde do seu tempo para escolher o tema, criar a sua apresentação e especificar todos os seus serviços. Pode ser uma boa ideia ter várias fotos para compor a decoração de seu site e o tornar mais completo
Encontre alunos na Superprof para aulas de pintura ou em Portugal desenho
A Superprof é uma plataforma para conectar professores apaixonados e estudantes que precisam de aulas particulares para os ajudar.
Se é professor de desenho e quer encontrar muitos novos artistas em ascensão, inscreva-se na página da Superprof!
Basta criar o seu perfil de professor onde explica qual é a sua formação, que experiência tem e as suas conquistas prévias.

Quando ganha um professor de desenho?
Encontrar o preço certo para as suas aulas particulares de desenho não é fácil.
Existem muitos parâmetros que devem ser levados em conta para que o professor de desenho receba uma remuneração justa e para que o aluno também esteja satisfeito.
Onde é que vão ser as aulas de pintura ou desenho? Em sua casa? Na do aluno?
Já teve em conta o material artístico (papel, tinta, pincéis, marcadores, etc.) necessário para as aulas de desenho?
Os cursos ou aulas de pintura estão a ser dados com que finalidade? Apenas interesse do aluno ou preparação para ingressar um curso superior?
São muitas as questões que devem ser consideradas para definir o preço para as aulas particulares de desenho. Tudo depende da forma que o profissional ensina.
Como é óbvio, a taxa que é cobrada será diferente de acordo com o nível do aluno. Um professor de desenho para ensinar crianças ou o de um aluno que se prepara para o seu exame de uma faculdade de Belas Artes não pode cobrar a mesma coisa, certo? Por esta lógica, o preço por hora de uma aula de pintura ou desenho pode variar entre os 10€ e os 50€.
Na verdade, o grau de conhecimento necessário pelo professor não é o mesmo, assim como o seu envolvimento pessoal. Se também fornecer todo o material, desde o papel para os rascunhos até aos materiais finais, pode imaginar que as aulas de pintura ou desenho não serão muito lucrativas.
É evidente que se um aluno pede uma preparação intensiva para se preparar para exames de admissão à Faculdade de Belas Artes, terá que estar preparado para pagar mais.
Isto porque aprender as técnicas de desenho custa dinheiro! Portanto, se tem intenções de se tornar um pintor de com aulas particulares, vai ter que contar com o orçamento para isso e ter em conta todos os custos que envolvem dar essas aulas.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos