Capítulos
- 01. A importância de tirar um curso de latim no ensino secundário
- 02. Um curso de latim para a aprendizagem de línguas!
- 03. Tire um curso de latim para entender melhor o português
- 04. Motivos para tirar curso de latim
- 05. Saiba mais sobre a língua e a cultura latina com curso de latim
- 06. Tirar curso de latim para estar nas melhores classes
Se os legionários do Império Romano nunca tivessem tido tempo de conquistar o mundo conhecido dos seus tempos antigos, certamente não teríamos como língua materna as línguas romanas (português, francês, italiano, espanhol, catalão, occitano, etc.).
Além disso, não encontraríamos qualquer utilidade em aprender latim. Ou procurar fora da sala de aulas por um curso de latim.
Costuma-se dizer que o latim é uma língua morta, já que ninguém encontra qualquer utilidade em aprender frases em latim ou palavras em latim.
No entanto, no mundo do século XXI, a latinidade permanece geograficamente muito importante, uma vez que se estende do continente latino-americano para a Europa, passando pelos antigos territórios coloniais da África.
Como é perfeitamente natural, a cultura latina deixou um grande legado na nossa!
39% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas na Terra, usam o latim alfabeto: uma influência cultural, linguística, demográfica e económica herdada diretamente da civilização romana. Por isso, deverá aprender latim e saber mais sobre a cultura latina!
Como resultado, a língua latina é apenas uma das línguas antigas, como o grego antigo, que foi transformada e deu origem a filhas, as chamadas línguas românicas, romanas ou latinas.

O português é uma destas filhas. Foi criado a partir do domínio do Império Romano na região do Condado Portucalense, que atualmente corresponde a Portugal. Antigamente, os povos situados neste local falavam o galego. Portanto, o português é uma mistura da língua latina e do galego. Felizmente, existem muitos estudiosos que defendem a importância de aprender latim.
A importância de tirar um curso de latim no ensino secundário
Só começará a deparar-se com a aprendizagem de palavras em latim, no ensino secundário, em Portugal. Pouco ou praticamente nada se aborda sobre o latim em anos anteriores.
A arquitetura e a engenharia grego-romana também tem muito para ensinar a quem desejar tirar um curso de latim.
Contudo, o estudo do latim portugues representa um bónus para quem estiver a estudar! Todas as aprendizagens vão acabar por ajudar no estudo de outras disciplinas. Aprender a cultura latina com o latim portugues é outra das vantagens.
Se estudar muito bem frases em latim, poderá ter a certeza que alcançará excelentes notas escolares.
Muitos dos seguintes assuntos, acabaram por ser tratados na civilização romana:
- Leitura
- Tradução
- Raciocínio
- Reflexão
- Rigor
- Lógica
Já pensou nas relações gramaticais entre o português e o latim? A língua romana também poderá ajudar na prova de português! Para treinar, poderá realizar um exercício interessante entre as duas línguas.
Cite seis casos em que a gramática portuguesa e latina estão ligadas: nominativo, vocativo, acusativo, genitivo, dativo, ablativo e função em português (assunto, apóstrofe, COD, COI, genitivo, complemento circunstancial...)
Também poderá estudar textos de outras maneiras, bem como melhorar a aprendizagem do português com um curso de latim.
- Um texto com frases em latim e palavras em latim e a sua tradução correspondente a um capítulo do programa;
- Três perguntas sobre o texto: respostas por escrito e estruturadas sobre a língua latina (vocabulário, gramática, traduções comparadas, comentário, interpretação);
- Um exercício em versão latina: uma tradução de cerca de cinquenta palavra;
Um curso de latim para a aprendizagem de línguas!
Por toda a Península Ibérica, os romanos acabaram por ser o berço da língua espanhola e portuguesa. O espanhol e o português são as línguas pertencentes ao subgrupo de línguas ibéricas. Elas mesmas deram origem a dialetos espanhóis e portugueses: castelhano, galego, catalão, aragonês.

No final da Segunda Guerra Púnica, no século II a.C., os vitoriosos romanos do Império de Cartago conquistaram a Espanha e Portugal, então denominados Hispânia. A romanização ocorreu rapidamente. O Império Romano concedeu a cidadania a populações convertidas à lei romana.
Hoje, é mais fácil para os estudantes de língua portuguesa aprenderem espanhol do que aprenderem inglês ou alemão. Isto tudo porque o português e o espanhol são línguas de primos e apresentam a mesma raiz latina. Estas duas línguas apresentam muitas diferenças em gramática e pronúncia, o que resulta de diferentes influências históricas e étnicas.
O espanhol acabou por ser influenciado pelos visigodos e árabes. E o francês? A langue d’oïl (francês) pelos gauleses e as línguas germânicas. Descubra os motivos para tirar curso de latim.
Tire um curso de latim para entender melhor o português
Portugal é um país que acabou por ser continuamente ocupado por diferentes povos ao longo da sua história.
Na realidade, muitas palavras em latim permaneceram na linguagem quotidiana, criando uma espécie de herança assimilada da colonização por civilizações antigas. Sabia que as aulas de latim para iniciantes ajudam a aprender outras línguas?
No caso do latim, a Península Ibérica acabou por ser dominada pelo Império Romano a partir do III século a.C. Como falamos anteriormente, a língua falada no antigo Portugal era o galego. Com a introdução do latim vulgar nas comunicações dos povos, aconteceu a mistura das duas linguagens, resultando no português.
Mas o latim tem uma influência enorme na língua portuguesa. Prova disso são as várias raízes etimológicas românicas das palavras portuguesas.
Por exemplo, no português de Portugal, o mais interessante a ser notado é que, além do latim original, pode-se também encontrar traços do idioma italiano, catalão, galego, e outros. Enquanto isso, o português brasileiro acabou por ser influenciado também por idiomas indígenas, africanos e norte-americano.
Isso porque, quando os portugueses chegaram ao Brasil, existiam os índios com os seus dialetos e este português acabou por se concretizar com a chegada dos jesuítas ao país.
Motivos para tirar curso de latim
As línguas vivas dos tempos atuais são as herdeiras das línguas antigas. Foi deste modo que incorporamos as expressões idiomáticas dos nossos idiomas ancestrais.
Este é apenas um dos exemplos de proverbios latim, como “ad vitam æternam”, que significa “para a eternidade”. Frequentemente, é usado por nós no nosso quotidiano.
Devemos tirar um curso de latim ad vitam æternam para sermos capazes de traduzir, ler textos literários de Cícero, Ovídio, Tito Lívio, Horácio, ou para aprender português?

Fique a conhecer alguns motivos para aprender latim:
- Aprender latim para ler lindas cartas e frases;
- Estudar latim para estimular disposições cognitivas;
- Aprender latim para adquirir rigor e método;
- Aumente a sua cultura geral com a aprendizagem do portugues latim;
- Aprender melhor as línguas vivas;
- Aprender latim para entender melhor a língua portuguesa;
- Melhore os seus resultados escolares com aulas de latim para iniciantes;
- Aprender latim: uma vantagem para o ensino superior?
- Oferecer oportunidades profissionais graças ao curso de latim?
- Conhecer filmes e séries sobre o Império Romano;
Saiba mais sobre a língua e a cultura latina com curso de latim
Quando falamos sobre a civilização romana, é naturalmente o Império Romano que vem à mente. No entanto, o Império Romano corresponde a apenas cinco séculos dos treze referentes à história da Roma antiga.
A Roma antiga conta com 1229 anos de história e três tipos de regimes políticos. Estar apenas a mencionar o Império Romano é, portanto, muito redutor. São 13 séculos de história, uma língua materna e 5 línguas-filhas.
Foi onde se criou a cidade de um futuro império guerreiro que dominaria o mundo conhecido há mais de mil anos! A história de Roma antiga é realmente muito fascinante
Diz a lenda que a cidade de Roma foi fundada às margens do Tibre, no Latium, em 753 a.C. por Rômulo que ganhou um duelo com o seu irmão Remo, dando o seu nome à cidade.
A monarquia romana
Fique a conhecer sete reis de Roma, cujos quatro primeiros reinos são considerados lendários:
- Rômulo (-753; -716), fundador de Roma e criador do Senado;
- Num Pompilius (-715: -671), inventor do primeiro calendário romano de doze meses e do direito romano;
- Tullus Hostilius (-671; -640), iniciou a expansão territorial de Roma no Latium;
- Ancus Marcius (-640; -616), fundador de Ostia, o porto de Roma;
- Tarquin, o Velho (-616; -578);
- Servius Tullius (-578; -534);
- Tarquin, o soberbo (-534; -509);
Tirar curso de latim para estar nas melhores classes
Conhecer as palavras em latim já foi visto como elevador para as fileiras da elite económica, política e social.

Hoje, aprender latim é visto como uma porta de entrada para outras línguas ou para aprofundar na sua própria língua materna.
Embora em tempos antigos tenha sido um pouco mais vincado, aprender latim está ainda muito relacionado com as classes mais privilegiadas.
Na França, onde o latim é ensinado como matéria opcional, acredita-se que as crianças que vêm de meios privilegiados e acabam por obter boas notas estão mais preocupadas com o latim.
Neste país, os alunos que estudam latim pertencem a famílias, onde os pais desempenham profissões mais relevantes, como professores ou gestores. Por isso, aprender frases em latim é ainda considerado muito elitista, embora esteja também aberto como disciplina opcional em Portugal a partir do 10º ano. Aprender latim ou tirar curso de latim permite melhorar o percurso escolar de todos os alunos.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos