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A importância da leitura é indiscutível. Saber ler é um dos fundamentos da nossa comunicação e uma questão muito importante do curso de português. E mesmo com todos os materiais didáticos que facilitam a aprendizagem, os livros continuam a ser uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem e de formação de bons alunos. Neste sentido, os primeiros anos do ensino são essenciais para fomentar o gosto pela leitura e literatura, para que qualquer aluno tenha a capacidade de se tornar num leitor autónomo, independentemente do género literário em questão.
Além de nos permitir conhecer outras histórias e embrenhar num mundo novo, quando lemos estimulamos novas ligações no nosso cérebro que permitem desenvolver o raciocínio. Por isso, quando lemos exercitamos também a nossa capacidade de interpretação, o que por sua vez ajuda a desenvolver o sentido crítico.
Por todos esses motivos, criamos este artigo com informações importantes sobre os benefícios da leitura e porque deve ser incentivada nas crianças o mais cedo possível, além de algumas dicas sobre como pôr em prática esse incentivo e ajudar os alunos a adquirir um hábito muito importante para a sua formação intelectual, cognitiva e cultural.

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Principais benefícios da leitura
A leitura, juntamente com a escrita, é a capacidade a que se dá mais ênfase durante as aulas de português na primeira fase do ensino. Nesta idade as duas capacidades têm muito em comum, uma vez que anteriormente a criança apenas desenvolveu a sua capacidade de fala e ouviu outras pessoas de volta, mas ainda conhece poucas palavras. É precisamente por esse motivo que é necessário estimular os momentos de leitura desde a infância, para que o aluno possa ganhar conhecimento e vocabulário suficiente para se conseguir expressar livremente e sem dúvidas.
Nesta fase inicial de aprendizagem do curso de portugues, o professor foca-se no desenvolvimento da fluência de leitura, como a velocidade de fala e a precisão, no aumento das palavras que compõem o vocabulário e na compreensão e interpretação dos textos que foram lidos. Na fluência a ler, o professor avalia a velocidade, a precisão e a entoação que a criança tem durante as aulas. Um aluno é considerado fluente quando consegue ler com desembaraço, entoação adequada, com ritmo e cadência e sem errar ou gaguejar.
Todas estas competências são indispensáveis na educação de um aluno e serão continuamente testadas durante os seus estudos. Desta forma, desenvolve-se um maior domínio da língua, a criatividade e a capacidade de concentração, que são essenciais para uma aprendizagem com qualidade e para a formação de alunos mais capazes nos seus estudos.
Além disso, é importante destacar outros pontos positivos que o exercício da leitura pode trazer aos estudantes de forma geral:
- capacidade de interpretação e compreensão de texto;
- ampliação das capacidades cognitivas para compreensão de ideias e organização de linhas coerentes de pensamento;
- aumento do vocabulário;
- desenvolvimento de pensamento critico e capacidade de argumentação;
- aquisição de novos conhecimentos e visões do mundo diferenciadas;
- interpretação de histórias, personagens e situações, bem como as lições que estas pretendem passar.

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Incentivar a ler dentro e fora das aulas de português
Tal como mencionamos, uma ótima forma de estimular a leitura e a capacidade interpretativa dos alunos é incentivar à realização de vários exercícios de leitura no decorrer do curso de português, mas também em casa depois das aulas.
Estes exercícios podem, e devem, ser feitos dentro e fora da sala de aula para garantir uma maior absorção dos conteúdos. Com isto não queremos dizer que se deve sobrecarregar as crianças com trabalhos de casa extra, mas com recurso a material didático online e jogos educacionais, é possível brincar e estudar ao mesmo tempo. E se isso significar que conseguem aumentar as suas capacidades sem dar conta, melhor ainda!
Nesse sentido, seguem-se algumas práticas que podem ser aplicadas no contexto da sala de aula ou em casa, de forma a incentivar os estudantes a desenvolver o hábito da leitura no seu dia a dia.
Escolher livros com temas variados
Apresentar às crianças livros de diferentes géneros literários, estejam eles relacionados ou não com os conteúdos aprendidos na sala de aula ou as temáticas que estão a estudar nesse momento, é uma excelente forma de estimular a leitura.
Os professores podem sugerir histórias clássicas, fábulas, contos, histórias interativas ou mesmo de banda desenhada, de acordo com as capacidades dos alunos e adequados à sua faixa etária.

Desta forma, as crianças têm acesso a diferentes estilos de escrita, com regras de pontuação e gramática diferentes, além de ampliarem o seu leque conhecimentos e descobrir com que estilos literários se identificam mais e preferem ler.
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Promover atividades de leitura na sala de aula
Existem vários exercícios que podem ser realizados nas aulas de português para estimular os alunos a ler mais. Entre rodas de leitura, debates e outras iniciativas que estimulam a reflexão e a discussão de temas diferenciados. Todas estes exemplos são ótimas formas de fazer com que os alunos vão para lá da leitura dos textos recomendados pelos professores e considerem outras questões importantes.
Outra prática interessante é realizar leituras coletivas, enquanto o professor media as discussões de forma dinâmica, fazendo perguntas aos alunos sobre aquilo que conseguiram compreender da história e comparando-o a temas da atualidade que estejam relacionados ao livro escolhido. Será que ainda aconteceria nos dias de hoje? Seria normal reagir dessa forma? Este exercício permite não só aprender a ler temas mais complexos, mas também desenvolver o pensamento crítico de cada aluno.
O estímulo à leitura em família
De forma geral, é possível perceber que o hábito de ler contribui de forma direta para o desenvolvimento das crianças e pode ser um grande aliado no processo de aprendizagem. Como mencionamos a prática da leitura traz inúmeros benefícios para a formação dos alunos, estendendo-se para diversos âmbitos da sua educação.
Juntamente com a escola, também os pais devem estimular o gosto pelos livros e mostrar as infinitas possibilidades de conhecimento que podem trazer. A instituição de ensino é apenas parcialmente responsável pela educação e formação dos alunos e. por isso, é fundamental manter um relacionamento próximo e aberto com a família dos alunos.
Sugestões de de livros para ler durante a primária e o Ensino Básico
A melhor maneira de criar um gosto pelos livros é começar desde cedo a ler histórias, quando ainda somos bastante pequenos, desde que a introdução à literatura seja feita de forma apropriada à idade das crianças.
Precisamente por esse motivo, no inicio da escolaridade também se dá iniciação à educação literária, onde se fortalece o ensino da língua e se começa a formação das crianças como leitores que interagem com a sociedade e a cultura. Ouvir e ler textos de literatura infantil permite trabalhar a interpretação de textos e a organização de ideias. O contacto com textos de diferentes géneros e da oralidade portuguesa, aumenta o vocabulário e favorece o discurso e a comunicação.

Seguem-se alguns títulos de livros que fazem parte do plano nacional de leitura e que são ótimas opções para despertar o gosto pela arte e aumentar a vontade de ler. São eles:
- Alice Vieira, Corre, Corre, Cabacinha;
- Alves Redol, A Flor Vai Ver o Mar;
- António Torrado, O Coelhinho Branco;
- Eugénio de Andrade, Aquela Nuvem;
- Matilde Rosa Araújo, O Livro da Tila;
- Luísa Ducla Soares, Destrava Línguas;
- Maria Alberta Menéres, Dez Dedos, Dez Segredos;
- Beatrix Potter, A História do Pedrito Coelho;
- Elizabeth Shaw, A Ovelhinha Preta;
- Adolfo Coelho, Contos Populares Portugueses;
- Alves Redol, Uma Flor Chamada Maria;
- Papiniano Carlos, A Menina Gotinha de Água;
- Luísa Dacosta, O Elefante Cor‐de‐rosa;
- Sidónio Muralha, Bichos, Bichinhos e Bicharocos;
- Violeta Figueiredo, Fala Bicho;
- José Eduardo Agualusa, A Girafa que Comia Estrelas;
- Hans Christian Andersen, Contos de Andersen (traduzido);
- José Saramago, A Maior Flor do Mundo;
- Oscar Wilde, O Príncipe Feliz (traduzido).
Estas são apenas algumas sugestões de livros que pode utilizar para começar a incutir o gosto pela leitura e literatura portuguesa nos alunos, sempre tendo em conta qual será a melhor opção para cada um deles, refletindo sobre os seus interesses pessoais, necessidades curriculares e capacidades de compreensão. Tudo isto é importante para que consolidem a sua aprendizagem da língua portuguesa de uma forma que lhes traga também algum prazer e motivação.
Sempre que a criança precisar de ajuda, lembre-se que a plataforma online da Superprof tem dezenas de profissionais com cursos superiores à disposição ou na sua cidade como, por exemplo, cursos de portugues en Lisboa. No nosso site tem acesso ao perfil de cada professor ou professora disponível para dar ajuda personalizada com explicações de português. Aqui os alunos poderão trabalhar todas as suas dificuldades, do conteúdo mais básico ou mais avançado, nos dias em que preferirem e com a carga horária adequada à sua faixa etária.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos
Olá, procuro uma professora de português para a minha filha de 5 anos. O meu objetivo é que leia histórias que a motivem para ganhar gosto pela leituta. Pelo que percebo para poder falar com os professores tenho que pagar primeiro um fee, certo? Queria saber se é possivel falar primeiro com as professoras e pagar apenas se quiser avançar com as aulas. Basicamente gostava de conhecer primeiro a professora para decidir se é efetivamente o que procuro! Obrigada
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