Os alunos mais novos têm, muitas vezes, bastantes dificuldades na aprendizagem da língua portuguesa. Os motivos podem ser variados, quer seja porque ainda não se adaptaram à metodologia de ensino do ano letivo em questão, não conseguem acompanhar o ritmo do professor durante as aulas ou até porque têm realmente alguns problemas de concentração.

A verdade é que, nesta fase tão essencial do seu desenvolvimento, as crianças precisam de um nível de atenção elevado e de um acompanhamento bem preparado para não ficarem para trás no seu conhecimento de português e, consequentemente, na sua educação. Podem surgir vários obstáculos durante a sua aprendizagem que, se não foram identificados e ultrapassados a tempo, podem tornar-se problemas sérios no percurso escolar e nos estudos consequentes dos alunos.

Mas embora as dúvidas e as dificuldades sejam algo esperado durante o processo de aprendizagem, isso não quer dizer que não existem formas de as evitar ou de pelo menos garantir que não tomam proporções maiores. Por isso, ficam aqui as nossas dicas de como garantir que as crianças ganham as bases de aprendizagem de português e que métodos utilizar para combater as dificuldades que possam aparecer e não deixar que se tornem um problema.

alunos na sala de aula
É muito importante incentivar a aprendizagem das crianças desde cedo e dar-lhes acesso a material e recursos físicos e online para que possam estudar o conteúdo básico. | Fonte: Pexels.com

Sabia que existem aplicações para ajudar a aprender português?

Os melhores professores disponíveis
Tiago
Tiago
5€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Duarte
5
5 (4 avaliações)
Duarte
15€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Anders
5
5 (1 avaliações)
Anders
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Prof. André lamounier
5
5 (7 avaliações)
Prof. André lamounier
30€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Alberto
4,9
4,9 (34 avaliações)
Alberto
15€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Mariana
5
5 (2 avaliações)
Mariana
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Andrea
5
5 (25 avaliações)
Andrea
17€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Feodor
5
5 (9 avaliações)
Feodor
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Paul
5
5 (27 avaliações)
Paul
16€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Fábio
5
5 (8 avaliações)
Fábio
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Márcio
5
5 (8 avaliações)
Márcio
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Susana
5
5 (31 avaliações)
Susana
16€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Kauê
5
5 (13 avaliações)
Kauê
10€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Catarina
5
5 (5 avaliações)
Catarina
16€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Cristiana
5
5 (36 avaliações)
Cristiana
15€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Teresa
5
5 (14 avaliações)
Teresa
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Mariana
5
5 (12 avaliações)
Mariana
15€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Tiago
Tiago
5€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Duarte
5
5 (4 avaliações)
Duarte
15€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Anders
5
5 (1 avaliações)
Anders
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Prof. André lamounier
5
5 (7 avaliações)
Prof. André lamounier
30€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Alberto
4,9
4,9 (34 avaliações)
Alberto
15€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Mariana
5
5 (2 avaliações)
Mariana
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Andrea
5
5 (25 avaliações)
Andrea
17€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Feodor
5
5 (9 avaliações)
Feodor
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Paul
5
5 (27 avaliações)
Paul
16€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Fábio
5
5 (8 avaliações)
Fábio
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Márcio
5
5 (8 avaliações)
Márcio
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Susana
5
5 (31 avaliações)
Susana
16€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Kauê
5
5 (13 avaliações)
Kauê
10€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Catarina
5
5 (5 avaliações)
Catarina
16€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Cristiana
5
5 (36 avaliações)
Cristiana
15€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Teresa
5
5 (14 avaliações)
Teresa
20€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Mariana
5
5 (12 avaliações)
Mariana
15€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Vamos lá

Dificuldades das crianças nas aulas de português

Na atualidade, estima-se que 15% dos alunos que frequentam o ensino português, independentemente da sua faixa etária ou ano de escolaridade, apresentam dificuldades de aprendizagem que, muitas vezes, se traduzem num mau desempenho escolar e podem levar ao abandono escolar sem ter a educação terminada. A causa destas dificuldades pode ser algo tão simples como a metodologia utilizada pelo professor durante cada aula de português não ser a mais adequada às suas necessidades de aprendizagem ou algo mais complexo como um deficit de atenção.

No entanto, e independentemente da causa das dificuldades, há conteúdo básico que o aluno deve consolidar para ter um nível correto de português durante a sua infância e depois conseguir ir evoluindo no seu conhecimento da língua e avançar para conteúdos programáticos mais exigentes e complexos nas outras disciplinas.

Os alunos podem manifestar diversas dificuldades de aprendizagem, ao nível da leitura, da expressão oral e da escrita, que normalmente estão interligadas. Estas competências são as primeiras a ser adquiridas no inicio da escolaridade e é precisamente nessa fase que se detetam quais são as dificuldades mais proeminentes.

Claro que nem todos os alunos exibam dificuldades, mas algumas delas aparecem com alguma frequência e são bastante comuns. Os professores do ensino português dizem que os alunos apresentam dificuldades maioritariamente na leitura, na escrita, no vocabulário, na compreensão de textos, na concordância das frases e nos sinais de pontuação. Isto traduz-se em dificuldades em soletrar determinadas palavras, ler alguns textos mais complexos, escrever frases completas, resolver exercícios de gramática ou expressar-se oralmente de forma correta.

A sala de aula é um local de concentração.
As dificuldades mais comuns são na redação escrita, na leitura de textos e nos verbos e componente verbal e nominal. | Fonte: Pexels.com

Além disso, a carga horária das aulas ou curso de portugues também pode causar cansaço, falta de tempo para estudar e, consequentemente, falta de capacidade de concentração e motivação. Tudo isso leva a mais dificuldades de compreensão das componentes da gramática e da leitura e interpretação.

Começar a ensinar ainda antes da escola

Uma boa forma de combater as dificuldades de aprendizagem que podem aparecer mais tarde, é estimular o conhecimento da língua portuguesa e proporcionar um ambiente em que a criança vá aprendendo alguns conteúdos que depois vai estudar. Este contato com o português antes do início da escola irá facilitar a absorção de novos conhecimentos e capacidades ensinadas no decorrer do primeiro ano de escolaridade.

Por esse motivo, sempre que possível os pais devem realizar algumas brincadeiras e jogos com as crianças antes da entrada na escola que permitam aumentar essas capacidades. Na verdade, e se pensarmos bem nisso, já é algo que fazem quando lhes estão a ensinar a falar e a contar até 10. Isto é apenas um incentivo extra para que não sintam tantas dúvidas quando começarem as aulas.

Essas brincadeiras podem, por exemplo, passar por ensinar o alfabeto completo, praticar para que reconheçam pequenas expressões ou palavras, sejam capazes de escrever o próprio nome e construir frases pequenas, dizer e tentar escrever os nomes dos animais, etc. Todas estas atividades ligadas ao aumento da língua podem ser feitas com jogos educacionais e material didático online e físico, e permitem que a criança aprenda e estimule a capacidade de atenção enquanto brinca.

Durante os primeiros anos de escolaridade, a criança será estimulada para que consiga:

  • Utilizar a linguagem de forma adequada e produzir textos, quer sejam orais ou escritos, coerentes, coesos e adequados ao seu objetivo e assunto;
  • Utilizar registos de linguagem diferentes, entre o formal e o informal, e saber adequá-los à situação em que se encontram;
  • Ler e compreender os textos com que se deparam, sendo capazes de fazer a sua interpretação e inferir as intenções do autor;
  • Ter uma leitura fluída e ser capaz de reter as informações contidas no texto;
  • Utilizar a linguagem para expressar os seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, de forma organizada e coerente:
  • Utilizar os conhecimentos da língua que foram adquirindo para aumentar a sua capacidade de análise crítica.
pais a ler com menina
Se os pais incentivarem a aprendizagem e a leitura em casa, as crianças vão ter acesso a novas palavras e verbos antes de entrar na escola, o que será uma enorme ajuda. | Fonte: Pexels.com

Ainda que todos estes objetivos sejam adequados à faixa etária dos alunos e sejam acessíveis com trabalho contínuo durante cada aula, por exemplo, explicações portugues 12o ano, serão muito mais fáceis de atingir se a criança já tiver alguns alicerces da língua antes de começar a sua educação na escola.

Consolidar os conceitos com aulas de português particulares

A melhor forma de evitar que as crianças fiquem com muitas dúvidas e questões durante os seus estudos, é proporcionar-lhes um bom acompanhamento. Parte desse acompanhamento é feito em casa, pelos pais, que ajudam a estudar e a responder às (centenas) questões que a criança possa ter. O restante deve ser feito pelo professor nas aulas de português, durante o processo de aprendizagem. Mas, como já mencionamos, nem sempre a metodologia utilizada na sala de aula é a ideal para uma aprendizagem bem-sucedida. Quando isso acontece, deve-se suplementar esse acompanhamento com um curso de portugues ou explicações de português particulares.

Até pode pensar que é demasiado cedo na vida de uma criança para pensar em explicações com um tutor particular, mas isso não é verdade. Aliás, precisamente porque muitas das dificuldades que os alunos sofrem na escola se devem a falta de apoio e acompanhamento desde o início do seu percurso escolar, é que ter uma aula com um professor particular pode ser a solução ideal.

Por isso não se deve descartar esta hipótese e esperar até o aluno estar a pensar nos cursos superiores a que se vai candidatar. É importante começar o mais cedo possível, para resolver as dificuldades antes de se tornarem problemas e as explicações podem fazê-lo.

aluno e professora no quadro
Uma professora particular está disponível para dar ajuda em qualquer matéria, seja na componente verbal com verbos difíceis, nominal com palavras desconhecidas ou outra parte dos estudos. | Fonte: Pexels.com

A escolha do explicador ideal também é um processo importante e deve-se garantir que é o ideal para as necessidades especificas da criança. Essa escolha deve seguir algumas questões importantes que vão determinar qual é a escolha mais acertada para a sua situação em particular.

Deve analisar a formação e experiência do tutor, os seus métodos de ensino e o tipo de exercícios que utiliza em cada aula, para perceber se tem o domínio do conteúdo suficiente para ajudar a criança a praticar as matérias onde tem mais dificuldade.

Na plataforma online da Superprof, encontra vários profissionais com níveis de formação e de experiência variados, com perfis detalhados, de forma a tomar a decisão mais elucidada possível. Independentemente do professor ou professora que escolher, as aulas e os cursos serão adaptados ao desenvolvimento cognitivo da criança de acordo com a sua idade, às capacidades que já adquiriu e as suas dificuldades específicas. Os exercícios que vai realizar e as questões que terá que responder, serão personalizadas de acordo com as matérias onde tem mais dificuldades, seja na leitura e interpretação de textos, na redação e escrita, ou na componente nominal e nos verbos da gramática.

Este apoio permitirá que cada aluno consiga aprender ao seu próprio ritmo, numa carga horária adequada à sua faixa etária e nos dias mais indicados, de forma a tirar o máximo proveito do curso. O apoio personalizado pode ser uma grande mais-valia em todos os idiomas, mas é especialmente importante no nosso, uma vez que nos expressamos de forma verbal e escrita todos os dias e, para isso, temos que saber o básico e muito mais. Ter um profissional disponível só para esse desenvolvimento pode ser a diferença entre uma criança bem ajustada ou um adulto com problemas de comunicação.

>

A plataforma que conecta profes particulares e alunos

1ª aula gratuita

Gostou deste artigo? Deixe a sua avaliação!

5,00 (1 note(s))
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.