Clave de sol, dedilhados, ritmos e teoria musical são pequenas coisas indispensáveis a qualquer estudante de música. Aulas com um professor particular para aprender a ler pautas musicais ou aprender a tocar um novo instrumento como o violino é um bom começo para se tornar num músico de sucesso. No entanto, para conseguir manter a sua motivação para este tipo de aprendizagem, deve, acima de tudo, ser um prazer para si tocar e descobrir novos sons neste instrumento de cordas de forma a não perder a sua motivação.

Quando se começa a aprender a tocar um novo instrumento, muitos alunos acabam por se preocupar demasiado em aprender a teoria musical e todos os pequenos truques técnicos para evoluírem o mais rapidamente possível, mas, infelizmente, este tipo de aulas altamente teóricas podem fazer com que desejem rapidamente abandonar a aprendizagem deste instrumento.

Ler as notas musicais de uma partitura é, às vezes, muito difícil, e as aulas de violino podem ser muito desmotivantes quando focadas apenas em exercícios repetitivos e pouco interessantes para o aluno. Para que continue com vontade de frequentar as suas lições e melhorar o seu à vontade na prática do violino, deve procurar o curso de música certo e o professor adequado para o seu percurso.

tocar violino é o sonho de vários alunos de instrumento de cordas
Teoria musical pode ser um módulo das aulas para aprender violino.

De Beethoven a Coldplay, o campo de possibilidades de músicas interessantes para aprender como novo estudante de música é bastante amplo, especialmente quando pensa em aprender o violino, um instrumento em constante evolução.

Mesmo que as músicas pareçam difíceis de consolidar ao início, e que pense que não tem qualquer hipótese em realmente as adicionar ao seu repertório, através da prática e de alguma persistência, qualquer que seja a sua música favorita, irá ser capaz de a aprender de maneira autodidata.

Os grandes violinistas estão disponíveis em vários formatos
Faça a sua própria seleção musical para aprender melhor violino e evoluir de sessão em sessão.

Aula de violino: porque deve tentar aprender as suas músicas favoritas no violino?

O violino é um aparato complicado, e isso já é algo de comum acordo para as pessoas.

É muito difícil executar uma peça desde as primeiras semanas de aulas ou até nos primeiros meses. Prestar atenção no dedo, na corda, no arco, na mao esquerda, na mao direita, na escala musical, no som produzido, no metodo empregado, na postura, no ritmo da composicao, na partitura, na posição do braco... São muitos os detalhes a serem sincronizados e assimilados pelos alunos durante suas primeiras empreitadas em cursos de violino, mesmo com professores fera no assunto.

Em primeiro lugar, é essencial concentrar-se na conclusão adequada das notas. Um passo que pode demorar entre alguns meses a alguns anos, dependendo das pessoas. Se você não é mais criança e perdeu as esperanças de se beneficiar do metodo suzuki violino, não perca as esperanças: cada aluno tem seu próprio ritmo quando o assunto é aprender tocar violino.

Muitas pequenas dicas podem ajudá-lo a se mover mais rápido, como por exemplo, colocar adesivos no identificador para ter alguns guias. Desta maneira fica mais fácil sincronizar o trio "dedo corda nota"!

Uma vez terminado este passo, é possível começar a aprender peças conhecidas ou menos conhecidas. Mas quais?

Aprender qualquer instrumento é muitas vezes equiparado a rimas infantis. Compostas por melodias simples, elas são fáceis de entender para um "violino iniciante". Mas ninguém vai culpá-lo se não se alegra com a ideia de aprender músicas de criança no violino. Afinal de contas, suzuki violino exercicio pode até ser um metodo divertido para crianças aprenderem brincando, mas nem sempre funciona com adultos ávidos por um conhecimento mais aprofundado.

Sendo assim, não entre em pânico! A invenção maravilhosa que é internet, permite hoje encontrar varias possibilidades na web.

Mulher toca violino com mao esquerda segurando o braco e a mao direita segurando o arco.
O violino não é um instrumento fácil! Mas com dedicação e esforço conseguirá ultrapassar todas as dificuldades!

O violino é um instrumento complicado, isso já é algo de conhecimento geral para a maioria das pessoas, por isso, para que se mantenha motivado o suficiente para ultrapassar os seus desafios musicais, recomendamos que tenha como objetivo aprender a tocar alguma das suas músicas preferidas.

É muito difícil tocar uma peça completa logo a partir das primeiras semanas de aulas ou até nos primeiros meses. Em primeiro lugar, é essencial concentrar-se na progressão das notas ao longo de uma composição musical. Só este passo, que, inicialmente, pode parecer algo superficial, pode realmente demorar entre alguns meses a alguns anos até ser completamente dominado, dependendo do seu perfil como aluno.

Há várias pequenas dicas que podem ajudá-lo a evoluir mais rápido, mas vai tudo realmente depender do seu investimento pessoal na aprendizagem deste instrumento.

Uma vez concluído este passo, é possível começar a aprender peças conhecidas ou até algumas menos populares que possa preferir aprender. Mas quais?

Aprender um novo instrumento, qualquer que este possa ser, é muitas vezes equiparado a rimas infantis. Compostas por melodias simples, elas são fáceis de entender, mecanizar e gravar nas nossas memórias, independentemente da nossa idade.

Se pensa que o violino é o instrumento mais difícil de aprender, não entre em pânico. Com a ajuda da internet, será capaz de encontrar diferentes ferramentas que o ajudarão a evoluir como músico e a consolidar a sua aprendizagem. Na plataforma YouTube, por exemplo, será capaz de encontrar tutoriais muito acessíveis para iniciantes e certamente que será capaz de encontrar a peça mais adequada para si e para o seu nível atual de proficiência neste instrumento.

Violinista de ponta não acumula "juros musical" na hora de se aprensentar.
Já pensou em conseguir um dia dar um pequeno concerto de violino para o público?

Violinistas de ponta também colocam o dedo e o arco à prova na hora de compor e reproduzir um bom rock! Alguns vídeos mostram exatamente onde colocar os seus dedos durante todas as passagens da música, o que irá facilitar bastante a sua aprendizagem. Para que não perca o seu incentivo, será importante que saiba que mesmo as peças que podem parecer complicadas à primeira vista podem muito bem ser simplificadas e adaptadas para o seu nível de iniciante.

De igual forma, aprender a tocar músicas de que gosta é muito importante para o seu progresso. Essas peças irão dar-lhe um objetivo a alcançar, um ideal a atingir e, como violinista amador, isto irá ajudá-lo a progredir dando-lhe ainda a oportunidade de aprender novas técnicas enquanto se diverte. Com o seu objetivo em mente, será mais difícil que desista facilmente quando encontrar algum exercício ou excerto mais complicado.

Crie a sua playlist favorita e certamente que encontrará o equivalente para iniciantes após uma simples pesquisa na internet.

Quando a peça estudada já estiver sob o seu controlo, tudo o que precisa fazer é tocá-la para outras pessoas para ir ganhando confiança nas suas habilidades e, se ainda não sentir que a peça está bem consolidada, aproveite para lhes perguntar a sua opinião, utilizando as suas recomendações como ferramentas para evoluir. Tente levar as suas sugestões de ânimo leve e não se esqueça de que a crítica ajuda a avançar.

No caso de já dominar a peça perfeitamente, o que é melhor do que mostrá-la àqueles que mais amamos?

Para completar o seu conhecimento relativamente a este instrumento, conheça a história do violino.

Seu ouvido musical precisa de incentivo
Para ser um bom violinista, é preciso também ouvir boa música!

Música clássica para quem iniciou aulas de violino

Encontre aulas de violino para iniciantes de qualidade com a ajuda da Superprof!

Algumas obras da música clássica são bastante conhecidas para qualquer estudante de violino. A vontade de aprender, típica de qualquer músico iniciante, ajuda muito na altura de inserir novos compositores, que são verdadeiras referências históricas, no seu repertório pessoal. Tentar aprender coisas novas também irá fazer com que desenvolva o seu conhecimento do instrumento e treine novas técnicas de execução musical.

História violino
Conheça a história da música através da leitura e torne-se um violinista ainda mais completo! | Fonte: Pixabay

Valsa Nº 2 de Shostakovich

Esta peça ficou muito popular com a ajuda do músico André Rieu. Tendo isso em mente irá fazer com que seja mais fácil aceder a conteúdos didáticos quando a quiser aprender a tocar, já que será capaz de encontrar muitos vídeos deste músico na internet que irão servir como ótima referência ao estudar esta peça. Trata-se de uma composição musical com poucas notas e bastante divertida para violinistas aprendizes.

Cânone de Pachelbel

Mesmo que não seja o seu estilo, certamente que já ouviu esta música já que foi adaptada para o violino elétrico num famoso vídeo do YouTube que circulou pela web há alguns anos. Não tenha medo de aprender este clássico que irá impressionar os seus amigos, sem qualquer sombra de dúvida!

Für Elise de Beethoven

"Para Elise" não é uma peça musical reservada apenas para músicos pianistas. Como violinista, também é bem possível aprender a tocar essa linda composição no seu instrumento de cordas de eleição. Embora a sua versão para o violino seja um quanto básica, a repetição das suas notas torna esta peça uma das mais fáceis de aprender a tocar no mundo da música clássica.

Crie sua playlist online personalizada para violino
As aplicações de música, disponíveis para qualquer dispositivo móvel, são uma boa opção para os violinistas iniciantes que procuram uma solução mais imersiva para a sua aprendizagem.

Tocar músicas de rock na aula de violino

A música clássica não é o único estilo musical capaz de ser apreciado quando tocado no violino. Nos últimos anos, a popularidade do violino elétrico permitiu que alguns músicos explorassem novos sons e incluíssem algumas inovações nas suas músicas, aproveitando o que é possível aprender com os maiores violinistas da história.

Algumas destas peças contemporâneas podem ser facilmente escolhidas por um violinista iniciante para dar vida à sua aprendizagem.

Mais uma vez, existem vários vídeos de músicas para violino que lhe ensinarão a tocá-las passo-a-passo e que podem ser facilmente encontrados no YouTube. Não é preciso saber muito sobre teoria musical para tentar aprendê-las, já que os tutoriais indicam onde e quando colocar os seus dedos no instrumento ao longo de toda a música.

Está na altura de começar a colocar em prática o que pesquisa sobre música na internet!

Faça um curso de violino online e comece a explorar tudo o que o mundo da música tem para lhe oferecer!

Viva la Vida, Coldplay

Hora de aquecer o dedo, preparar o seu arco e começar a colocar em prática o que pesquisa sobre música na internet! Que tal começar com exercícios musicais que permitam atingir uma boa escala de rock?!

Poderá mesmo começar pelo Viva la Vida, dos Coldplay. Encontrará imensos vídeos!

Cristalize, Sindsey Stirling

Sindsey Stirling é especialista em violino e dança. Ela não só faz sucesso fazendo covers de músicas famosas com o seu violino, como também compõe música original e é bem reconhecida por isso. Este é o caso de Crystallize, lançado em 2012. À primeira vista, esta obra pode parecer muito complicada e impossível de alcançar para um iniciante. Mas, ao encontrar o tutorial certo, será mais fácil de entender e reproduzir.

Faça um curso de violino online!

Aprender música francesa contemporânea nas aulas de violino

Outra boa atividade para aprender um novo instrumento é conhecer novos artistas dos quais nunca antes ouviu falar! Por exemplo, muitos artistas da França usam este belo instrumento, incrivelmente versátil, nas suas composições. De Catherine Lara a Louise Attaque, descubra aqui algumas sugestões de músicas que pode adicionar à sua lista de reprodução:

Criança com postura de músico toca corda do violino.
Não se chateie quando o professor o corrige. Aproveite esta oportunidade para melhorar!
  • Debout sur le Zinc é uma banda francesa, formada em 1995. Inspirada por uma mistura de música cigana e rock, muitas das suas faixas contêm uma parte tocada inteiramente no violino. Embora seja complicado encontrar um tutorial para seguir no YouTube, é possível encontrar as suas partituras disponíveis na internet. Para alunos de violino mais avançados, poderá até ser divertido tentar aprender alguma das composições deste grupo apenas de ouvido e exercitar esta vertente da sua aprendizagem;
  • Se ainda não ouviu a música “Je t’emmène au vent”, pode ter a certeza de que ela será um grande incentivo para que aprenda e pratique mais o violino! Louise Attaque é um grupo bem interessante quando se trata de combinar música francesa com este maravilhoso instrumento de cordas. Portanto, não é muito difícil encontrar músicas que sejam adequadas tanto para os alunos iniciantes como até para os mais experientes;
  • Catherine Lara sempre foi muito influenciada pelo rock e já era violinista antes de ser cantora. Como poderá comprovar, é, de facto, desde a mais tenra idade que um músico de sucesso pode começar a aprender o violino e foi assim também com esta artista de renome. Desde o início da sua carreira como cantora nos anos 70 que Catherine nunca abandonou o violino, compondo cada vez mais músicas, como, por exemplo, a “Nuit Magique”, que serão executadas pela cantora acompanhada do seu violino;
  • Já conhece o excelente álbum lançado por Jean-Jacques Goldman em 2001, intitulado “Chansons pour les pieds”? Trata-se de um verdadeiro repertório de músicas relevantes para violinistas que o cantor desenvolveu durante a sua última tour. A música “Turn violins” define o tom de todo este álbum e mostra toda a beleza tipicamente associada a este
Peça indicações para um violinista mais experiente
Conheça os novos músicos que lhe poderão servir de inspiração ao pesquisar um pouco mais sobre o violino!

Aprender a tocar violino com professor: bandas sonoras famosas tocadas no violino!

A cultura contemporânea está atualmente a ser influenciada por este incrível instrumento. Hoje em dia, desde músicas de filmes, de séries televisivas e até de jogos de computador que ela nos chega aos nossos ouvidos. Compositores como John Williams e Hans Zimmer tentam, cada vez mais, compor temas simplesmente viciantes que são simples e fáceis para qualquer estudante de violino reproduzir.

A oportunidade para um aspirante a músico aprender facilmente estas bonitas peças musicais enquanto progride e aprende as técnicas dos melhores violinistas é realmente provocante!

Cinema mudo

A história do violino é anterior à história do cinema. Desde a época do cinema mudo, este belo aparato musical integra o grupo dos responsáveis pela produção sonora que acompanha as exibições cinematográficas.  Nos primórdios, uma banda  encontrava-se presente na sala de cinema quando o filme era transmitido.

Quem sabe um pouco da história do cinema, sabe também que os filmes mudos era acompanhados por música ao vivo.  Essa música, na maioria das vezes era produzida apenas por um piano ou órgão. No entanto, com o passar do tempo, os cinemas começaram a investir em orquestras completas para agregar ainda mais emoção à história apresentada na tela. Um vasto repertório clássico era criado especialmente para algumas películas, enquanto outras eram reproduzidas de maneira adaptada às imagens em movimento. Esses filmes eram a maior fonte de emprego para músicos instrumentistas da época, entre os quais os violinistas! O mais interessante disto tudo é que a prática foi retomada em algumas ocasiões atuais. Isso mesmo: nos dias de hoje é possível assistir a filmes com bandas sonoras tocadas ao vivo no cinema por uma orquestra presente na sala!

Uma boa escola de música pode ensinar partituras de violino que te façam brilhar!
O seu sonho é aprender a produzir som através destas cordas num curso com professores particulares?

Conjuntos de música contemporânea trabalharam recentemente na introdução de filmes mudos clássicos a um público mais amplo. Estas bandas utilizaram uma gama diversificada  de abordagens e estilos musicais. Alguns artistas criaram novas composições usando instrumentos musicais tradicionais (como o violino, obviamente!), enquanto outros adicionaram sons mais modernos, como os de música eletrónica, harmonias modernas, ritmos, improvisação e elementos de “design” de som para melhorar a experiência do espectador. Entre os conjuntos contemporâneos nesta categoria podemos encontrar, entre outros:

  • Alloy Orchestra,
  • Club Foot Orchestra,
  • Silent Orchestra,
  • Mont Alto Motion Picture Orchestra
  • The Reel Music Ensemble.

Que tal dar uma espreitadela no que fizeram com os filmes mudos e deixar-se inspirar para as suas próximas lições particulares online ou presenciais de violino?

Violino e possibilidades
Sabia que o violino abre um mundo completo de novas possibilidades? | Fonte: Pixabay

Trilhas sonoras do cinema contemporâneo ajudam a aprender violino

Missão Impossível

O que poderá ser mais motivante do que começar a aprender violino com o tema do famoso filme “Missão Impossível”?

Quer seja na guitarra, no piano ou no violino, as notas da música original são ecoadas pelos vários instrumentos, seduzindo qualquer tipo de entusiasta do mundo da música a querer aprendê-la.

Amélie Poulain

Amelie Poulain, vastamente conhecida pelos amantes do piano, também pode ser uma boa escolha de referência para qualquer violinista amador. Pode ouvir várias versões das suas composições no YouTube, algumas mais simples, outras mais complexas, de acordo com o seu à vontade no instrumento.

Game of Thrones

Aprenda o tema de uma das séries de televisão mais populares nos últimos anos.

Atualmente, poderá encontrar o tutorial de algumas das músicas mais populares da banda sonora de Game of Thrones com uma simples pesquisa na internet. Para a sua conveniência, saiba que esta peça é tocada principalmente nas duas cordas mais graves do seu instrumento. Portanto, não há necessidade de ter uma ótima ginástica com os seus dedos para a tocar, sendo capaz de a aprender sem problemas, quer seja um violinista iniciante ou alguém com vários anos de experiência neste instrumento.

Harry Potter e o violino
É um fã de Harry Potter? E que tal combinar esta sua paixão com o violino? Fonte: Pexels

Harry Potter

Apostamos que reproduzir os temas de todos os filmes de Harry Potter na hora de estudar violino ainda não tinha passado pela sua cabeça! Imagine que delícia poder entrar no mundo do bruxinho mais famoso do planeta através do seu aparato de cordas favorito sem correr o risco de tomar um Avada Kedavra?

Curiosidade: sabia que a série de concertos do filme Harry Potter já produziu 900 apresentações em 48 países? Se ficou curioso, então procure pela Orquestra Filarmónica da Cidade de Praga na internet, pois ela gravou a coleção completa das músicas dos filmes!

A Lista de Schindler

Indicado para 12 prémios da academia, o famoso filme que retrata a história real do empresário Oskar Schindler, que dirigiu uma fábrica para os nazistas na Polónia durante a Segunda Guerra Mundial, ganhou 7, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Banda Sonora Original de John Williams. A célebre banda sonara conta com a participação do lendário violinista Itzhak Perlman tocando uma das partituras mais memoráveis da década de 1990!

Se já era fã do filme, então agora tem ainda mais motivos para assistir mais do que uma vez, prestando atenção nos sons produzidos pelo Itzhak Perlman!

O Violino Vermelho

O Violino Vermelho mostra a jornada de um violino do século XVII, desde a sua criação na Itália até uma casa de leilões moderna em Montreal, assim como o efeito que tem em todos que o encontram. A banda sonora e as músicas originais foram compostas por John Corigliano, vencedor de Oscar, Grammy e Prémio Pulitzer. A partitura é executada por Joshua Bell e a Orquestra Filarmónica dirigida por Esa-Pekka Salonen. O álbum ganhou o Óscar de melhor banda sonora em 1998.

Star Wars ao violino
Já se imaginou a tocar algumas músicas de Star Wars ao violino? | Fonte: Pexels

Star Wars

De igual forma, esta é uma banda sonora que pode ajudá-lo bastante ao longo da sua aprendizagem. Com muitas notas repetidas e fáceis de compreender, conseguirá tocar algumas músicas compostas por John Williams e companhia muito rapidamente e sem grandes dificuldades.

Que a força do violino esteja consigo!

Se procura por um professor de qualidade para o acompanhar nesta jornada musical e para lhe ensinar tudo o que precisa de saber para se tornar num violinista de sucesso, a Superprof tem várias ofertas ao seu dispor e uma política de ensino trabalhada para atender às necessidades de cada estudante, de forma estruturada e pensada em cada aluno como um caso particular.

Para que saiba um pouco mais sobre as nossas propostas de ensino, veja abaixo algumas das perguntas mais frequentes que encontramos nos nossos novos utilizadores e tome a sua decisão de forma consciente e esclarecida:

Precisa de um professor de Violino ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.