O espírito olímpico exalta e une as qualidades do corpo, da mente e da vontade num todo equilibrado.
Barão Pierre de Coubertain (1863 - 1937) - Pai dos Jogos Olímpicos modernos
Está pronto para testemunhar novos recordes mundiais estabelecidos agora em 2024 nos Jogos da histórica cidade de Paris? A temporada dos Jogos Olímpicos está a chegar!
Este evento histórico, que acontece a cada quatro anos e nesta edição será realizado em Paris, França, oferece-nos a oportunidade de apreciar e admirar as excelentes habilidades, o esforço e determinação dos melhores e maiores talentos atléticos do mundo, que levaram a sua disciplina ao mais alto nível. Para além disso, os Jogos Olímpicos são uma ótima oportunidade para o mundo se unir num espírito de unidade e cooperação, ao celebrar as conquistas dos atletas de diversas nacionalidades, com amizade e respeito mútuo, apesar das suas diferenças.
Volte connosco às origens e a tudo o que precisa de saber para acompanhar este evento global, que continua a demonstrar o poder do desporto em inspirar e unir o mundo. Junte-se a nós na contagem regressiva para este grande evento!
História dos antigos Jogos Olímpicos
Já parou para pensar porque motivo é que os gregos quiseram criar uma grande competição desportiva? Pois bem, o motivo vai muito além do superficial. Foi um ato de devoção aos deuses, particularmente a Zeus, onde o principal objetivo era demonstrar a perfeição física e o melhor da capacidade humana, em homenagem aos seus criadores. Na verdade, por esse mesmo motivo, os atletas competiam nus.1 😳
Os Jogos Olímpicos tiveram origem em 776 a.C. no Vale de Olímpia. Eram dos festivais mais respeitados. Atletas de toda a Grécia viajavam até este ponto para se destacarem em algumas das disciplinas mais tradicionais do atletismo: corrida, lançamento de disco e dardo, luta livre e pentatlo.
Mas simplesmente viajar para os jogos já era por si só um desafio, dada a quantidade de conflitos armados que existiam naquela altura. Apesar dos perigos, a sacralidade do evento era inegável. O seu significado era tal, que qualquer conflito foi colocado em segundo plano e a paz olímpica foi declarada, para que atletas e espectadores pudessem viajar em segurança através dos territórios. 2 Daí a tradição de ver os Jogos Olímpicos como um momento de unidade, paz e compreensão sem fronteiras.
Além das competições e das coroas de oliveiras, os jogos eram um momento para trazer à tona o melhor da humanidade, não só fisicamente, mas também em espírito. A competição leal é fundamental: este evento era uma oportunidade para lembrar o potencial que temos para sermos melhores. O céu é o limite, no seu sentido mais literal! 🌟
Os antigos Jogos Olímpicos lembraram que o desporto pode ser um meio de alcançar a harmonia e a unidade entre os seres humanos, um princípio que permanece ainda hoje no cerne dos Jogos Olímpicos.
A História dos Jogos Olímpicos modernos
Todos nós sabemos que nada é permanente na história, porque o tempo não é estático e os acontecimentos vão moldando a realidade, até a ponto de modificar costumes, religiões, tradições e até acontecimentos milenares como a competição olímpica.
À medida que os gregos perdiam o poder, os romanos iam-no ganhando. No entanto, os jogos continuaram sob o domínio romano até às invasões bárbaras por volta do ano 300 d.C., que marcaram a transição da Antiguidade tardia para o início da Idade Média.
Na época, as Olimpíadas eram consideradas eventos pagãos e foram oficialmente proibidas pelo imperador cristão Teodósio I em 393, como forma de consolidar o cristianismo como religião do império 3.
Celebrar os Jogos Olímpicos faz parte da história.
Barão Pierre de Coubertin

Só foram novamente organizados 1500 anos depois, quando o francês Pierre de Cooubertin propôs reviver os Jogos Olímpicos. O Comitê Olímpico Internacional (COI), foi fundado em 1894, e os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas dois anos depois, em 1896.
O mais importante a lembrar é que Coubertin não só procurou reavivar o espírito de competição e excelência, como também promover a paz através do desporto 4.
O caminho para a modernização
Tal como a sociedade muda, os Jogos Olímpicos também mudaram e evoluíram. E se olharmos para trás e compararmos os Jogos Modernos desde o seu início em 1896 até hoje, duas mudanças são particularmente notáveis: a inclusão de novas modalidades e a participação crescente de mulheres.
A inclusão de novas modalidades
Atualmente, mais de 30 desportos estão incluídos nos Jogos Olímpicos. Mas sabemos que nem sempre foi assim. Desde o início dos jogos modernos, novas modalidades foram gradualmente adicionadas, refletindo as tendências desportivas em mudança e o interesse global que geram. Aqui estão alguns exemplos:

🏀 Basquetebol desde Berlim 1936.
🚲 BMX (Bicycle-Motocross) desde Pequim 2008.
🏄♀️ Surf, skate, escalada desportiva e Karatê desde Tóquio 2020.
🤸🏽♂️ O breakdance será adicionado nos Jogos de Paris em 2024.
Participação Feminina
A primeira vez que mulheres participaram nos Jogos Olímpicos foi em Paris, em 1900, onde competiram apenas 22 mulheres (menos de 1% dos atletas). No entanto, com o passar dos anos, esse cenário mudou significativamente.
Tóquio 2020 marcou uma virada para a participação feminina, com quase 49% do total de atletas naquele ano. Além disso, o COI também implementou políticas para promover a igualdade de género nos comitês olímpicos nacionais e nas federações desportivas internacionais 5.

Estas mudanças refletem os esforços para adaptar os Jogos a um público cada vez mais aberto, inclusivo e diversificado. Daí a importância de se adaptar e evoluir para tornar o evento relevante para todos e continuar a promover os valores que definem o movimento olímpico, como a excelência e o respeito.
Curiosidades sobre os Jogos Olímpicos
Os jogos não têm sido apenas uma ocasião para competir por medalhas, mas também têm sido palco de unidade, de autoaperfeiçoamento e, em alguns casos até o espelho de complexos conflitos internacionais. Por isso, convidamos a que leia alguns factos curiosos e coisas que deve saber para entender melhor tanto a próxima edição, como as anteriores.

- 🎆 Há sempre uma cerimónia de abertura e uma cerimónia de encerramento: a primeira é um espetáculo artístico no país anfitrião onde os atletas olímpicos participam num desfile. A bandeira olímpica é então hasteada e a chama acesa. No final dos jogos acontece a cerimónia de encerramento, durante a qual a bandeira olímpica é entregue à próxima cidade sede e a chama olímpica é apagada, encerrando a competição num espetáculo cultural;
- 🚫 Proibição de participação internacional: hoje em dia, milhares de participantes de mais de 200 países participam nos Jogos, mas nem todos os países competem todos os anos. A Rússia e a Bielorrússia foram proibidas de participar nos Jogos Olímpicos de 2021 devido à sua responsabilidade no conflito armado com a Ucrânia. A Guatemala foi excluída por interferência política no processo de reeleição do presidente do seu Comitê Olímpico Nacional. Um exemplo histórico é o da África do Sul, que foi excluída dos Jogos de 1964 a 1988 devido às suas políticas de apartheid;
- 🟢 Participação pela primeira vez: normalmente costuma haver novos países participantes a cada edição dos jogos. Um exemplo foi o Rio 2016, onde Kosovo e Sudão do Sul competiram pela primeira vez. Para este ano, detalhes sobre novos países podem ser anunciados próximo ao evento;
- ❌ Boicotes: sim, já houve tentativas de boicotar os Jogos Olímpicos. Uma das mais históricas tentativas foi em 1980, quando os Estados Unidos, juntamente com outros 65 países, negaram a sua participação nos Jogos Olímpicos de Moscovo, protestando contra a invasão soviética do Afeganistão. Da mesma forma, a União Soviética e os países aliados fizeram o mesmo, ao boicotar os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984;
- 🏠 Vilas Olímpicas: as Vilas Olímpicas são os locais onde os atletas ficam neste período. Aqui, os atletas recebem não só alojamento, mas também serviços médicos e áreas de lazer;
- ✒️ Governança e Organização: o responsável pela organização deste evento é o Comitê Olímpico Internacional (COI). Este órgão também é responsável por estabelecer padrões de segurança, saúde e sustentabilidade para minimizar o impacto ambiental e garantir o bem-estar dos participantes e espectadores;
- 🌏Microestados e pequenas nações: independentemente dos recursos limitados e de terem uma população bastante pequena, existem microestados que conseguiram participar nos jogos:, como Mónaco (39 mil habitantes), São Marino (34 mil habitantes) e Andorra (77 mil habitantes). Em 2020, San Marino conquistou a sua primeira medalha olímpica, uma super conquista para um dos menores países do globo.
Por outro lado, também deve saber que existem dois tipos de Jogos Olímpicos: os Jogos Olímpicos de Verão e os Jogos Olímpicos de Inverno. Aqui deixamos algumas informações importantes sobre cada um deles:
| Aspeto | Jogos Olímpicos de Verão ☀️ | Jogos Olímpicos de Inverno ❄️ |
|---|---|---|
| Origem 🏃🏻 | 1896, Atenas | 1924, Chamonix |
| Frequência ⏰ | A cada 4 anos | A cada 4 anos, deslocados 2 anos com o de verão |
| Mês do ano 📅 | Normalmente acontecem entre julho e agosto | Geralmente são realizados entre fevereiro e março |
| Localização 📍 | Realizados numa ampla variedade de locais globais sem restrições climáticas. Permitem grande diversidade geográfica. | Exigem climas frios e geralmente acesso a montanhas, limitando os locais a determinadas regiões adequadas para o inverno. |
| Número desportivo 🥇 | Mais de 30 | Entre 15 e 20 |
| Número de eventos 🎫 | Cerca de 400 | Mais de 100 |
| Participação de atletas 🌎 | Mais de 11.000 atletas de cerca de 200 países | Cerca de 3.000 atletas de 91 países e regiões |
| Desportos recentes 🆕 | Skate, escalada desportiva, surf, karatê, break dancing | Snowboard, esqui estilo livre |
Planear a sua viagem para as Olimpíadas de Paris
Este ano ganhou motivação e decidiu comprar bilhetes para assistir presencialmente aos Jogos Olímpicos? Deixe-nos dizer que não vai se arrepender de nada! Vivenciar os Jogos Olímpicos pessoalmente é uma experiência única. Não só fará parte da história, como também estará no centro da ação, apoiando atletas de elite enquanto descobre ou redescobre a cultura francesa.

Mas para que tudo corra bem é preciso preparar e programar a sua viagem de forma detalhada. Aqui estão algumas dicas para cada etapa desta emocionante organização. 😊
Comprar bilhetes
Primeiro passo, comprar bilhetes para os eventos desportivos. Provavelmente, a esta altura já deu esse passo e já tem os seus bilhetes nas mãos, mas se decidiu participar à última hora (tipicamente português, é claro), o melhor lugar para comprar bilhetes é o site oficial dos Jogos Olímpicos.
No site vai encontrar informações atualizadas sobre a disponibilidade de bilhetes, preços e calendário de eventos. Para os mais aventureiros, também é possível conferir as revendas feitas diretamente no local. Às vezes é possível encontrar preços mais acessíveis, mas cuidado com golpes. Não compre em sites não oficiais, porque pode ser vítima de fraude.
Dicas para comprar bilhetes
Compre com antecedência:
- Quanto mais cedo, melhor. Os bilhetes para os eventos mais populares esgotam rapidamente.
Priorize eventos:
- Decida que eventos são imperdíveis e concentre os seus esforços em conseguir esses bilhetes primeiro.
Flexibilidade:
- Se os eventos que queria estão esgotados, considere competições menos conhecidas. É uma ótima oportunidade para conhecer novos desportos.
Chegar a Paris: escolha o seu meio de transporte
A melhor altura para reservar os seus bilhetes é normalmente com vários meses de antecedência, mas se estiver a ler esta seção presumimos que não seja o seu caso. Não se preocupe, temos algumas sugestões para ajudar. 😉
Avião ✈️
A primeira opção para quem sai de Portugal e quer ir até Paris é certamente o avião. Mas se nesta altura os voos diretos para Paris estiverem com um valor muito elevado, pode sempre tentar chegar lá por outros meios de transportes terrestres.
Como os preços dos voos podem variar bastante, recomendamos verificar alguns sites como Kayak, Skyscanner ou Google Flights para receber alertas de preços e comparar as opções existentes. Tenha em mente que reservar voo 2 a 3 meses antes da sua viagem é melhor para encontrar valores melhores. No entanto, como é um evento internacional e que atrai dezenas de países, os preços podem estar bem acima do esperado.
Considere ser flexível com as datas, viajar durante a semana pode reduzir os custos. Voos com mais escalas também tendem a ser mais baratos que os diretos.
Comboio de Alta Velocidade 🚅
Se chegar de avião diretamente em Paris está muito caro, pode considerar ir para a Espanha ou para outro país que tenha acesso de comboio de alta velocidade para Paris. Além disso, a vantagem é que o comboio para no centro de Paris, diferente dos aeroportos que às vezes ficam mais longe.
Quanto mais cedo comprar, maior é a possibilidade de conseguir bons preços.

Autocarro 🚌
Esta é, sem dúvida, a opção mais barata. Quer viva em Portugal, ou nalgum país vizinho, como a Alemanha, Espanha, Suíça ou Itália, tem também a opção de chegar até Paris de autocarro. Deve ter apenas atenção ao tempo de viagem. Dependendo de onde estiver, pode levar entre 12 a 16 horas a chegar. Neste sentido, viajar a noite pode ser uma boa opção para economizar com a hospedagem.
Recomendamos que compre os seus bilhetes diretamente nos sites das empresas, sendo a FlixBus a principal que oferece transporte entre os países europeus.
Carro 🚗
Finalmente, uma opção mais flexível e aventureira. É um pouco mais caro financeiramente, mas pode ser prático se não conseguir viagens baratas nas opções anteriores. Claro, precisa de garantia que a sua acomodação tem estacionamento. Mas, durante a sua estadia, não recomendamos usar carro para se deslocar em Paris.
Neste caso, deve saber sobre as rotas até Paris e quanto tempo vai demorar a viagem. Considere se será melhor ideia financeiramente ir apenas pela autoestrada e poupar tempo e combustível ou evitar custos de portagens e fazer uma viagem mais prolongada.
E se quiser reduzir os seus custos e o seu impacto ambiental, considere a boleia solidária através de sites como o Blablacar. Talvez encontre outro condutor que também que ir assistir aos jogos pessoalmente.
Hospedagem em Paris
O ideal é procurar acomodações próximas ao transporte público (autocarro, comboio ou metro), ou aos locais olímpicos. Vamos deixar aqui algumas recomendações.

Perto de eventos olímpicos:
- 7º e 15º arrondissements: próximos da Torre Eiffel e do Sena, estes bairros oferecem uma localização central e fácil acesso aos locais olímpicos.
- Bercy: este bairro abriga vários locais desportivos e é conhecido pela sua arena principal. Oferece uma boa combinação de hospedagem e entretenimento.
Viva a experiência parisiense:
- Le Marais: ideal para quem procura uma experiência local autêntica, está repleto de cafés, boutiques e vida noturna vibrante.
- Montmartre: para uma estadia romântica com vistas inesquecíveis da cidade e acesso razoável aos locais por transporte público.
Mas nós sabemos bem que esta pode ser uma tarefa bastante difícil, já que encontrar uma boa relação custo-benefício em Paris, ainda por cima na altura dos Jogos, não será de todo fácil.
Para facilitar a sua procura, pode sempre verificar no Airbnb, que pode ser mais barato que hotéis, principalmente para grupos. Por outro lado, existe a alternativa do Booking.com e Hoteis.com, bem como do Hostelworld, para viajantes com orçamento mais apertado. Uma outra opção é o Couch Surfing, para quem não se importa de ficar hospedado com moradores locais durante a sua visita.
As avaliações deixadas por outros viajantes são a melhor forma de garantir que a sua escolha corresponde às expectativas. Reserve sempre em sites confiáveis para não ter nenhuma surpresa desagradável.
Deslocar-se em Paris

Se vai para a capital francesa pela primeira vez, ficará feliz em saber que a cidade possui um sistema de metro muito bem conectado. É a forma mais eficiente de se deslocar pela cidade, e se precisar de ir para fora do do centro, pode contar com o RER, que o levará aos bairros mais distantes, incluindo o aeroporto Charles de Gaulle.
Por outro lado, a conectividade com bicicletas também é muito boa e pode ser uma opção se preferir uma mobilidade mais desportiva durante um evento de desporto. Não hesite em conferir o Vélib' Métropole, um serviço de bicicletas com estações por toda a cidade.
Locais de realização dos Jogos Olímpicos em Paris 2024

Paris tem mais de 2.000 monumentos históricos! E grande parte deles será sede olímpica. Agora entende porque estes jogos são tão especiais… Imagine a emoção de ver o seu desporto favorito atingir novos patamares de excelência, tudo emoldurado por locais que possuem séculos de história. É sensacional, não é?
Os locais mais icónicos dos Jogos Olímpicos de 2024 são 6:
| Local | Desporto | Descrição histórica |
|---|---|---|
| Stade de France | Atletismo 🏃♂️ Rugby 🏉 | Um símbolo do desporto francês com uma rica história no atletismo e no rugby. |
| Roland-Garros | Tênis 🎾 Boxe 🥊 | Anfitrião do famoso torneio de tênis com 95 anos de história. |
| Parc des Princes | Futebol ⚽️ | Sede do Paris Saint-Germain e palco de grandes eventos esportivos. |
| Stade Velódromo de Marseille | Futebol ⚽️ | O recinto do Olympique de Marseille com uma história de eventos desportivos. |
| Champ de Mars et Tour Eiffel | Vólei de praia 🏐 Judo 🥋 Luta Livre 🤼 | Espaços verdes icónicos de Paris com vistas deslumbrantes. |
| Les Invalides | Tiro com arco 🏹 | Complexo de importância militar e histórica. |
| Le Grand Palais | Esgrima 🤺 Taekwondo 🥋 | Joia arquitetónica e local para importantes eventos culturais e artísticos. |
| Place de la Concorde | BMX Freestyle 🚲 Skate 🛹 | No coração de Paris, testemunha da Revolução Francesa. |
| Palais de Versailles | Hipismo 🏇 | Símbolo da arquitetura e dos jardins barrocos franceses. |
| Teahupo'o à Tahïti | Surf 🏄♂️ | Conhecida pelas ondas desafiadoras, destaca-se no mundo do surf. |
Se quiser saber mais detalhes sobre os diferentes locais da capital que serão utilizados como sede, confira este mapa oficial.

Dicas finais
Para aproveitar ao máximo esta experiência, é necessário ter alguns cuidados e manter os olhos abertos para evitar qualquer contratempo:
- 👀 Fique sempre de olho nos seus pertences: Paris é uma cidade geralmente segura, no entanto, eventos em massa são perfeitos para os carteiristas. Mantenha sempre os seus objetos de valor seguros e fora do alcance;
- 🆘 Informe-se sobre situações de emergência: identifique as saídas de emergência e tenha à mão os números de emergência locais (📞 112 - número de emergência europeu 📞15 - SAMU - 📞 17 -Polícia 📞18 - Bombeiros);
- 📱Aplicações móveis: utilize a aplicação RATP disponível na Apple Store e Google Play para mapas e guias turísticos. Pode ser um ótimo complemento durante a sua estadia;
- 🗓️ Planeie com antecedência: ainda que haja quem prefira divertir-se de forma menos estruturada, organizar o seu itinerário antes de chegar pode economizar tempo valioso. Não se esqueça que são esperados cerca de 15 milhões de visitantes em Paris durante este período.
Acompanhe a emoção de casa: onde assistir aos Jogos Olímpicos de 2024
Por ser um dos eventos desportivos mais esperados pelo mundo fora, é pouco provável que queira perdê-lo. Se ir a Paris não está nos seus planos, fique tranquilo. Os principais eventos desportivos serão transmitidos e poderá assistir na televisão ou em streaming.
100 jours pour partager ensemble la magie des Jeux !
— Paris 2024 (@Paris2024) April 17, 2024
La Flamme Olympique de #Paris2024 est en route 🔥
-
100 days to share the magic of the Games together!
The #Paris2024 Olympic Torch is on its way 🔥 pic.twitter.com/4svH0QO7Yk
Transmissão
A detentora oficial dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em Portugal é a RTP. Em 2022, a Rádio e Televisão de Portugal adquiriu os direitos de transmissão, com sublicenciamento com o grupo da Eurosport. Desta forma, podem existir outras emissoras ou canais transmitam os jogos.
RTP1 e RTP2 - canal aberto
A RTP vai transmitir mais 200 horas de conteúdos do evento em canal aberto, na RTP1 e RTP2.
Eurosport
O canal também vai cobrir os Jogos Olímpicos, ainda que alguns eventos possam ser transmitidos fora de hora (em vez de em direto).
RTPPlay
A aplicação de streaming da RTP disponibilizará também todo o conteúdo das modalidades do evento.
Max
O canal de streaming da HBO também possui um acordo para transmissão ao vivo das Olimpíadas para os seus subscritores.
Atletas olímpicos famosos: quem acompanhar em 2024?
As Olimpíadas trazem muitas histórias diferentes, mas se há uma coisa que todas elas têm em comum é a sensação de dever cumprido. Poderíamos fazer um livro interminável com todas as histórias únicas dos atletas! Aqui está uma lista não exaustiva de atletas promissores cujas atuações são imperdíveis 🥇.
Atletas olímpicos portugueses em destaque PT
Filipa Martins - Ginástica
A ginasta portuguesa de 28 anos, Filipa Martins, já deixou a sua marca na história da modalidade e do país. Conseguiu a melhor classificação de sempre na ginástica artística portuguesa nos jogos de Tóquio em 2016, e esperamos que consiga repetir o feito em Paris. Vamos apoiar nas bancadas enquanto brilha na pista!
Pedro Pichardo - Triplo Salto
Este atleta cubano, naturalizado português, já é um dos melhores praticantes do triplo salto da atualidade. Segundo os passos de Nélson Évora, já venceu uma medalha de ouro 🥇 nos Jogos Olímpicos de verão de 2020. Compete este ano e esperamos que conquiste novamente a medalha!
Ana Cabecinha - Marcha
Uma veterana nestas andanças, esta atleta de 40 já representou Portugal em 4! edições diferentes dos Jogos Olímpicos. Nunca conseguiu chegar ao pódio, mas tendo em conta que se qualificou este ano mesmo depois de ser mãe, temos a certeza que o seu bebé lhe vai dar ainda mais alento para tentar vencer uma medalha olímpica!
Fernando Pimenta - Canoagem
Campeão mundial e medalhista olímpico por duas vezes, Fernando Pimenta regressa este ano aos Jogos Olímpicos. Depois de vencer a medalha de prata (em 2012) e de bronze (2020), vai a Paris tentar finalmente conseguir a merecida medalha de ouro. É certamente uma das nossas esperanças de medalha nesta edição olímpica.
Angélica André - Águas Abertas
A nadadora conseguiu o bronze nos Mundiais deste ano, garantindo assim uma vaga para Portugal nas Olimpíadas de Paris de 2024. Depois de não ter conseguido vencer no Japão, vamos apoiá-la enquanto tenta novamente.
Teresa Bonvalot - Surf
Esta surfista portuguesa já participou na edição de verão em 2020, e vai Portugal representar novamente em Paris. Assegurou a sua vaga devido à posição que mantém no ranking da Liga Mundial de Surf!
Diogo Ribeiro - Natação
O jovem nadador de apenas 19 anos já é um dos nomes mais promissores de sempre no desporto. Bicampeão mundial dos 50 e dos 100 metros em mariposa, tenta pela primeira vez a sua sorte nos Jogos Olímpicos. Esperamos que volte com uma medalha ao pescoço!
Esses são só alguns dos nomes de portugueses que certamente vão fazer história nas competições olímpicas deste ano. Além de atletas individuais, ainda temos os desportos em equipa. E temos muitos atletas que se destacam tanto a nível individual, como quando competem em pares ou equipas.
Atletas internacionais que vale a pena acompanhar 🌏
Caeleb Dressel US - Natação

Perdemos facilmente as contas do número de medalhas que o americano conquistou nos últimos anos. Dressel é definitivamente o nadador a ser batido, tanto no estilo livre como no de borboleta.
Simone Biles US - Ginástica

Lendária! É assim que a jovem Biles, de 27 anos se consolidou como uma das favoritas na história da ginástica. Assistir às suas atuações é impressionante. Poder, esforço e precisão são algumas palavras que podem defini-la.
Armand Duplantis SE - Salto com Vara

Quebrar recordes mundiais não é um problema para Duplantis. Desde pequeno demonstrou o seu talento para o salto com vara, herdado de uma família enraizada no atletismo. Embora a carreira esteja apenas no começo, a sua participação em Paris promete ser um marco na história do atletismo.
Yuto Horigome JP - Skate

Depois de ganhar o ouro em Tóquio, a sua cidade natal, Horigome tornou-se motivo de orgulho em todo o Japão e um ícone para os skaters do mundo. Executa truques muito complexos tecnicamente e com uma suavidade incrível. Não perca as suas exibições.
O futuro dos Jogos Olímpicos
Sabemos que as mudanças socioeconómicas e os desafios ambientais 7 levaram-nos a questionar os próprios costumes e a forma como fazemos as coisas. Os Jogos Olímpicos não estão longe desta realidade.
Já vimos como esta tradição, que começou na Grécia antiga, evoluiu para incluir valores que, no passado, nem sequer eram considerados. Falamos de inclusão, diversidade e sustentabilidade, por exemplo, que foram incorporados ao longo dos anos.

As sedes dos Jogos Olímpicos já estão definidas até 2032 e estas decisões refletem precisamente o que referimos.
Até 2028, Los Angeles (Estados Unidos) será a sede devido à existência de infraestruturas previamente construídas, algo extremamente importante em termos ambientais.
Para 2032, Brisbane (Austrália) foi escolhida como sede da edição, onde se pretende aproveitar mais de 80% das vagas existentes.
À medida que a sociedade continua a avançar, este tipos de eventos abrem uma oportunidade para levarmos uma mensagem real às pessoas e ter um impacto positivo no mundo. Daí a importância de continuar a expandir o alcance dos Jogos para além das fronteiras tradicionais do desporto e de colocar a sustentabilidade no centro do planeamento e execução dos Jogos.
Quais são as suas expectativas para estes Jogos Olímpicos? Existe algum desporto ou atleta específico que quer ver com entusiasmo especial? Convidamos a partilhar as suas experiências anteriores e as suas expectativas para Paris 2024 nos comentários 👇.
Referências
- Cartwright, M. (2018). Jogos Olímpicos da Antiguidade. World History Encyclopedia em português. https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-440/jogos-olimpicos-da-antiguidade/
- Christensen, P. (2024) Bem-vindo aos Jogos Olímpicos Antigos. https://olympics.com/cio/jeux-olympiques-antiquite/
- SIC Notícias (2021) Jogos Olímpicos. A origem de uma das maiores competições de desporto do mundo, acesso realizado a 17 de maio de 2024. https://sicnoticias.pt/especiais/jogos-olimpicos/2021-07-16-Jogos-Olimpicos.-A-origem-de-uma-das-maiores-competicoes-de-desporto-do-mundo-cc974b81/
- Academia Olímpica de Portugal (2013) Pierre de Coubertin – 150.º aniversário do seu nascimento https://aop.pt/noticia/150/pierre-de-coubertin--150-aniversario-do-seu-nascimento/
- Iberdrola, S.A (2024) Mulheres nos Jogos Olímpicos, acesso realizado em 12 de maio de 2024. https://www.iberdrola.com/compromisso-social/esporte-feminino/mulheres-nos-jogos-olimpicos
- Imbo, William (2024) Conheça 11 locais de competição ilustreis de Paris 2024 https://olympics.com/pt/noticias/descubra-locais-de-competicao-historicos-iconicos-paris-2024/
- Link to Leaders (2024) Paris quer Jogos Olímpicos 2024 mais sustentáveis https://linktoleaders.com/paris-quer-jogos-olimpicos-2024-mais-sustentaveis/
O seu professor de Personal trainer espera por si na Superprof!
Porque não experimenta?
Fique totalmente rendido à nossa impressionante seleção de especialistas!









