A escrita é algo muito preocupante para os alunos, ainda que não seja necessariamente uma competência complicada. Quando questionados sobre a componente do exame nacional de português do 12º ano de que tem mais receio, grande parte responderá que é a redação escrita.
Isto não acontece necessariamente por falta de capacidade de escrita ou até de ideias interessantes. A verdade é que a maioria das pessoas sente dificuldade quando tem que passar as ideias para o papel de uma forma estruturada e coerente.
Mas a escrita é uma forma muito importante de expressão pessoal e de comunicação com o mundo que nos rodeia. No contexto escolar, é importante dominar bem a língua na sua componente escrita para poder demonstrar corretamente os conhecimentos de todas as outras disciplinas. Não interessa saber a matéria de trás para a frente, se não for capaz de demonstrar esse conhecimento em forma escrita nos testes ou em exame.
Por isso, seguem-se algumas das nossas dicas e truques sobre como melhorar as suas capacidades de expressão escrita e escrever textos mais bem estruturados e coesos, dentro e fora das aulas de português.
Desenvolver a capacidade de expressão escrita
A escrita é uma capacidade que é treinada desde o início da educação de um aluno. É um fundamento da aprendizagem da língua portuguesa como um todo, juntamente com a leitura de textos e as regras da gramática.

No inicio, o nível de dificuldade é muito baixo e aquilo que se intenciona é que os alunos sejam capazes de escrever frases básicas, com estrutura de sujeito mais predicado, de forma correta. Aqui, trabalha-se para que o aluno consiga fazer a delimitação do início e do fim de uma frase com a pontuação e a ortografia correta das palavras.
Mas, isto é apenas o alicerce das bases da escrita e não é o suficiente para que se possa considerar que alguém escreve bem. Os ditados e as cópias realizados durante a escola primária são ótimas ferramentas para treinar a ortografia das palavras e a estrutura básica que compõe uma frase e um texto. No entanto, apenas servem para os alunos consolidarem as regras da escrita e não aumentam a sua capacidade de expressão própria.
Sabendo que essa capacidade é extremamente necessária ao longo da restante educação do aluno e, posteriormente, na sua carreira profissional, isso é algo que continua a ser trabalhado continuamente nas aulas da disciplina de português.
Durante todas as aulas do ensino básico e ensino secundário são realizados vários exercícios para estimular as capacidades de escrita dos alunos. Desde a escrita de pequenos textos, contos e histórias, a uma redação crítica ou um texto de opinião, todos com a intenção que o seja capaz de estruturar as suas ideias e demonstrar os seus pontos de vista em expressão escrita. Claro que pode acontecer que o professor tenha mais foco em treinar a interpretação e leitura de textos, como entender aquilo que um autor quer dizer ou o conteúdo gramatical mais importante.
Mas isso não é suficiente para escrever um texto crítico, e também é necessário cultivar o sentido crítico e analítico dos estudantes. E o que é que acontece quando fazemos tudo isso e não chega? Quando mesmo assim existem dificuldades em passar as ideias para o papel num momento de pressão. A resposta é muito simples, e pode parecer ridiculamente óbvia, mas é: praticar.
A prática é a única forma de melhorar uma capacidade independentemente de ser de leitura ou interpretação de textos, das regras da gramática portuguesa ou, neste caso, da escrita. Só escrevendo muito é que consegue melhorar essa capacidade e exercitar o cérebro para não bloquear quando é obrigado a escrever um texto. Pode escrever pequenos textos sobre temas da atualidade, descrições de imagens ou até mesmo artigos inspirados numa situação que ouviu. Até podem ser frases soltas de pensamentos que vá tendo! O importante é treinar o cérebro para escrever fora do ambiente das aulas.
A leitura frequente também ajuda a aumentar a capacidade de escrita, por isso pode ler livros de temas que lhe interessem, artigos de opinião em jornais ou blogs. Com este exercício pode tirar ideias de como expor os seus pontos de vista e estruturar um texto, quer seja na aula de português ou noutro ambiente qualquer.

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Adequar a linguagem ao tipo de texto
Uma parte importante de escrever corretamente é adequar o tipo de linguagem utilizada à finalidade que tipo de texto. Pode parecer algo muito básico, mas utilizar a linguagem apropriada faz parte de escrever um texto com qualidade.
Num contexto básico, fora da sala de aula, ao escrever uma mensagem, um email ou uma carta para amigos ou conhecidos, é perfeitamente normal e adequado utilizar linguagem informal e sem grandes "floreados". Se estiver a responder a questões durante uma aula ou num teste, terá que utilizar a linguagem e a terminologia indicada a esse contexto. Isso inclui utilizar os termos específicos que sejam necessários. No caso de ter que escrever uma redação, um texto expositivo ou um artigo de opinião durante as aulas ou no exame de português, terá que utilizar uma linguagem mais formal e que reflita a intenção e o objetivo do texto.
Esse cuidado deverá também manter-se mesmo depois de terminar a sua educação e os estudos, no ambiente profissional. Sempre que tiver que enviar um e-mail ou escrever um relatório ter aquele colar a linguagem ao texto em questão. É uma grande falha de um trabalhador e poderá até mesmo ser considerada falta de profissionalismo, utilizar linguagem demasiado banal num contexto profissional.
A língua portuguesa é uma língua extremamente rica, com linguagem apropriada para todas as situações, independentemente de quando a tiver que utilizar. Basta prestar atenção durante as aulas do curso de português para aprender como o pode e deve fazer.

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Estruturar o texto corretamente
Juntamente com utilizar a linguagem adequada, estruturar um texto de forma correta é uma parte importante de escrever corretamente. Um texto mal estruturado nunca será coeso ou coerente e raramente será capaz de transmitir as ideias da forma que tinha intencionado.
Talvez esteja a ler isto e a pensar que nem todos os tipos de texto tem uma estrutura fixa. Isso é verdade, alguém que vá escrever um livro não tem necessariamente que se reger a uma estrutura fixa, a não ser que o género literário o exija. No entanto, neste caso em particular estamos a referir-nos aos tipos de texto que terá mais probabilidade de escrever durante as aulas do percurso escolar ou mais tarde na sua carreira profissional. Este conselho não é para aqueles alunos que sonham ser autores publicados.
Durante as aulas de português terá que escrever diferentes tipos de textos, desde artigos de opinião, poemas, pequenos contos ou uma simples redação de exposição. Sempre que não respeitar a sua estrutura será penalizado e terá uma nota mais baixa do que o esperado.
Este tipo de avaliação continuará no mundo profissional deverá sempre respeitar a estrutura daquilo que estiver a escrever virgula seja um relatório de trabalho ou apenas um email de contacto. O respeito pela estrutura correta do tipo de texto demonstram não só um bom conhecimento da língua portuguesa mas também um nível de profissionalismo adequado. É precisamente por esse motivo que é importante que respeite a estrutura e organize as suas ideias dessa forma.
Se houverem grandes dificuldades de escrita, pode sempre considerar ter aulas de português com um professor ou professora particular. Uma aula particular permite ter ajuda de um profissional formado em ensino e com vasta experiência que pode dar ajuda em todas as questões onde hajam dúvidas. Quer sejam no conteúdo básico, para estudar os verbos e a componente nominal, na leitura e interpretação de textos em português ou, neste caso concreto, na expressão escrita, um professor particular pode ser uma grande mais-valia.

Em cada aula terá a oportunidade de realizar vários exercícios para estudar as componentes de português onde existem mais dificuldades. Terá material disponível para aprender e acesso a recursos físicos e online, com um plano de estudos personalizado. Esse plano também define a carga horária necessária para cada componente, com os exercícios indicados para testar os conhecimentos da estrutura base de um texto, dos verbos adequados e da fluência de leitura do texto final.
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