Ser professor de uma língua estrangeira é uma grande responsabilidade pois tudo o que o aluno aprender, a forma como aprender e as palavras que aprender nessa língua, serão responsabilidade do professor.

Os professores de português lingua não materna, têm um emprego importantíssimo. Estima-se que cerca de 500.000 estrangeiros vivem actualmente em Portugal e muitos deles não conseguem dominar ainda a língua portuguesa porque não fizeram cursos de português para estrangeiros, limitando-se às pesquisas online sobre "portuguese phrases", "practice portuguese" ou outras formas de aprender português sozinho.

Os resultados destas pesquisas nem sempre são os melhores e isto vê-se quando comparamos estes alunos com outros que assistiram a aulas de português para estrangeiros, que conseguem aprender e desenvolver com mais rapidez os conhecimentos sobre a língua portuguesa.

As aulas de português para estrangeiros são então, uma parte importante da integração dos estrangeiros no nosso país, que podem vir de qualquer outro país e mesmo de outros continentes. Para auxiliar estes alunos no início do curso de português para estrangeiros, o professor pode sugerir a compra de um dicionário português na Wook ou outra loja de materiais escolares.

Os melhores professores disponíveis
Vamos lá

O ensino de português para estrangeiros é extremamente importante!

A profissão de professor é uma das mais importantes, pois sem os professores, não existiriam as outras profissões, não existiria ensino e provavelmente o mundo estaria a viver como há umas centenas de anos atrás. A passagem de conhecimentos e formação de novas pessoas é essencial para uma sociedade desenvolvida.

No caso das aulas de português para estrangeiros, a importância é igualmente alta. Estima-se que existem cerca de 500.000 estrangeiros a viver em Portugal, estrangeiros esses que não tinham qualquer conhecimento da língua portuguesa quando cá chegaram, sabendo apenas o que procuraram online: "hello in portuguese".

Muitos afirmam que mudar para o país cuja língua materna seja a que se deseja aprender irá facilitar bastante a aprendizagem, o que corresponde à realidade mas, como poderá alguém aprender os tempos verbais, aplicar a gramática corretamente e conhecer os vários sinónimos e melhores contextos a utilizar cada um sem terem antes feito fichas de portugues, exercicios de gramatica e treinar a dicção nas aulas de português para estrangeiros?

Estudar português para estrangeiros
Não existe qualquer curso de português para estrangeiros online gratis que consiga os mesmos resultados do acompanhamento de um professor particular | Fonte: Unsplash

Qualquer pessoa que decida mudar-se para Portugal poderá encontrar um emprego mas, em qualquer área eventualmente a pessoa deverá precisar de se comunicar, seja com clientes, com colegas de trabalho, com os recursos humanos e se não houver um mínimo conhecimento adquirido em aulas de português língua não materna previamente, as suas hipóteses de ter sucesso em Portugal, são baixas.

Esta é a principal importância de dar aulas de português para estrangeiros, dar oportunidade aos outros de poderem construir uma boa vida tanto profissionalmente quanto pessoalmente em Portugal.

O que é preciso para ser professor de português língua não materna?

Dependendo do objetivo, do local e do tipo de aulas que o professor deseje dar, poderá ou não precisar de fazer uma formação ou até um curso superior para poder dar aulas de português para estrangeiros.

Se o professor desejar trabalhar numa escola, instituição, centro de explicações ou até numa universidade, deverá então fazer uma formação de professores de português para estrangeiros pois só com um certificado o conseguirá!

Mas, para ser professor particular, embora não precise apenas de saber falar português correctamente, não será obrigatório ter um certificado para apresentar, mas, a preparação antes de começar a dar aulas deve ser completa e extensa!

Todas as técnicas, matéria, fichas de portugues, possíveis atividades para ensinar portugues para estrangeiros e como ensinar corretamente português língua não materna devem ser do conhecimento deste professor.

Ser professor de um curso de português para estrangeiros
Para ser um bom professor de português para estrangeiros deverá conseguir adaptar-se ao aluno, explicando os exercicios de gramatica as vezes que forem necessárias. | Fonte: Pexels

Só desta forma conseguirá que os seus alunos consigam ter sucesso na aprendizagem do português!

Para ser professor de português para estrangeiros é preciso também saber ensinar, e claro, para ensinar não basta saber, é preciso:

  • conseguir explicar os exercicios de gramatica, os tempos verbais, o vocabulário;
  • estar atento ao aluno, ao ser aulas de português para estrangeiros, terá oportunidade de estar atento a todos os movimentos e questões do aluno, podendo desta forma criar um plano de estudos personalizados, focado nas suas maiores dificuldades e dúvidas;
  • identificar todas as suas dúvidas e dificuldades;
  • ter disponibilidade para se encontrar com o aluno e ser paciente;
  • adaptação ao aluno é essencial, se ao explicar como se resolvem as fichas de portugues o aluno não conseguir compreender ou continuar com dúvidas, o professor deverá saber adaptar-se ao aluno e procurar outras formas de conseguir chegar até ele.
Os melhores professores disponíveis
Vamos lá

Quais os melhores locais para dar aulas de português para estrangeiros?

Há várias opções disponíveis para todos os professores e qualquer local pode ser bom para dar aulas de português para estrangeiros desde que:

  • O aluno e o professor possam estar concentrados;
  • Seja possível o aluno resolver exercícios de gramática calmamente sem distrações;
  • Seja um local que agrade a ambos;
  • Sossegado, sem barulhos para que a aula de português para estrangeiros possa ser produtiva.

O ensino online é também uma ótima opção para vários casos e cada vez mais pessoas procuram aprender português online (learn portuguese online), o que significa que, mesmo não sendo o formato preferido, os professores deverão ponderar disponibilizar a possibilidade de aulas à distância.

Qualquer cidade portuguesa pode ser um bom local para dar aulas de português língua não materna pois com meio milhão de estrangeiros em Portugal, existem pessoas que precisam e procuram formas de aprender português em todo o lado!

Planear um curso de português para estrangeiros para cativar mais alunos

A forma como decide planear o curso de português para estrangeiros poderá definir se vai ou não ter vários alunos a assistir às suas aulas.

Vários são os pontos importantes a ter em consideração para fazer um plano de aulas de português para estrangeiros adequado a cada aluno, personalizado e adaptado às dificuldades, capacidade de aprendizagem, idade e grau de conhecimento de cada um.

Para conseguir saber qual o nível de cada aluno em português língua não materna, deve conhecer o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e saber identificar em que nível o aluno se encontra e para isso, existem vários testes escritos e orais que podem ser utilizados.

Is portuguese hard to learn?
O que preciso para ter aulas de português para estrangeiros? | Fonte: Unsplash

Criar os próprios exercicios de gramatica ou utilizar livros de fichas de portugues não fará muita diferença ao aluno mas, se as fichas de portugues e os exercicios de gramatica dados em cada aula forem dentro do mesmo assunto que foi abordado ao longo das aulas, isto irá facilitar ainda mais a aprendizagem do português língua não materna aos seus alunos.

Ao planear o curso de português para estrangeiros o mais importante que deve ser tido em conta são os alunos, ao ser professor particular é esperado que consiga planear aulas personalizadas a cada um dos seus alunos, focando-se nas maiores dificuldades sentidas por cada um deles, conseguindo assim que todos eles atinjam o sucesso.

Melhores ferramentas para as aulas de português para estrangeiros!

Numa era em que dependemos cada vez mais das tecnologias e da internet, seria de esperar que as melhores ferramentas possíveis para utilizar para dar aulas de português para estrangeiros se encontrassem online.

A última afirmação tem um pouco de verdade apenas. Online os professores podem encontrar todo o tipo de exercícios de gramática, testes de avaliação, fichas de portugues, áudios para treino da dicção e compreensão oral, entre muitas outras coisas.

Mas, para ensinar sobre a tão rica cultura portuguesa, nada melhor do que dar uns passeios e conhecer os locais mais importantes da cidade onde são dadas as aulas de português para estrangeiros.

Conhecer Portugal e a cultura portuguesa em cursos de português para estrangeiros.
Passear pela cidade e conhecer todos os cantos do local onde moram, os alunos poderão ter melhores resultados nas aulas de português para estrangeiros. | Fonte: Pexels

As ferramentas utilizadas para dar cursos de português para estrangeiros podem ser diversas:

  • Aplicações para telemóvel;
  • Páginas na internet;
  • Filmes em português;
  • Livros de literatura portuguesa;
  • Viagens e passeios pela cidade;
  • Várias atividades para ensinar portugues para estrangeiros;
  • Jogos didáticos, questionários, etc.

Resumindo, a imaginação do professor de português língua não materna é que irá determinar onde é o limite para inovar dentro da sala de aula. Se um determinado género de atividade funcionar e ajudar a tornar as aulas de português para estrangeiros mais fáceis, porque não continuar a utilizar?

O importante é que os alunos consigam atingir as suas metas rapidamente pois conseguindo-o, também o professor de português para estrangeiros terá sucesso!

Quanto cobrar para ensinar português a estrangeiros?

Definir o valor a cobrar pelas aulas de português para estrangeiros é talvez um dos pontos mais importantes simplesmente pelo facto de o preço ser a primeira coisa que os alunos vêm quando procuram um professor de português língua não materna.

Tudo deve ser contabilizado:

  • Experiência do professor e currículo académico;
  • A metodologia utilizada;
  • Os recursos que são usados ao longo dos cursos de português para estrangeiros;
  • O local onde dá as aulas;
  • A média dos preços das aulas de português para estrangeiros de outros professores.

Sabendo que em Portugal, o valor médio pedido pelos professores é de 8 euros mas, que na cidade do Porto as aulas de português para estrangeiros é de 11 euros, dá para entender que embora a média nacional se encontre num valor, nas restantes cidades portuguesas este pode sofrer flutuações!

Ao inscrever-se na Superprof, poderá ter acesso aos mais variados preços como um guia para encontrar o indicado para as suas aulas de português língua não materna.

A inscrição para qualquer professor é completamente gratuita, vai aproveitar?

>

A plataforma que conecta profes particulares e alunos

1ª aula gratuita

Gostou deste artigo? Deixe a sua avaliação!

5,00 (1 note(s))
Loading...

Cláudia

Sou uma pessoa dedicada e empenhada a 100% a todos os projetos, quer sejam eles de carácter mais pessoal quer sejam a nível profissional. Sou licenciada em Assessoria e Tradução de todo o tipo de matérias e para além disso sou especializada na língua inglesa e alemã. Tenho uma grande paixão pela leitura e escrita. Sou muito curiosa e aberta ao conhecimento o que me faz querer saber, aprender e partilhar mais sobre, na verdade, tudo um pouco.