Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Desporto Artes e Lazer
Partilhar

Dar aulas de guitarra online? Diga SIM!

De Laura, publicado dia 30/10/2019 Blog > Música > Há boas razões para ser professor de guitarra portuguesa online

Antigamente, a forma clássica de se aprender a tocar guitarra ou viola era tirar um curso numa escola de música, certo? Hoje, a internet revolucionou o universo das aulas particulares e permite que qualquer pessoa consiga transmitir os seus conhecimentos aos milhões de internautas espalhados pelo mundo.

Para isso só precisa de uma webcam de qualidade e de uma conexão à internet rápida, para não haver falhas. Atualmente, os computadores portáteis já vêm com câmaras integradas o que facilita ainda mais o processo. Com o material certo, não há limites! Pode ensinar tudo o que ensinaria numa aula presencial, até mesmo a postura e o posicionamento das mãos na guitarra.

Se a ideia de dar aulas de guitarra online já lhe tinha passado pela cabeça ou se, até agora, nunca tinha posto essa hipótese em cima da mesa, descubra connosco boas razões para começar já!

Tutoriais de viola online: a última moda!

Poderíamos apostar que a grande maioria dos aprendizes de guitarra (e provavelmente até os seniores!) já colocaram o vídeo de Smell Like Teen Spirit , dos Nirvana, no Youtube e tentaram tocar ao mesmo tempo.

Mão segura telemóvel que está a abrir a plataforma de vídeos Youtube É muito fácil gravar tutoriais para ensinar a tocar guitarra e colocá-los no YouTube | Fonte: Pixabay

Ver vídeos está na moda e felizmente existe uma comunidade de profissionais ou só de apaixonados que alimenta canais como o YouTube e outros e permitem-nos encontrar todos esses clássicos do rock disponíveis em tutoriais. Solos eternos, riffs arrebatadores, introduções paralisantes… Sim, está tudo disponível na internet!

Basicamente, a ideia de um tutorial é simples: o professor mostra como toca, passo a passo, pela câmara. Sem segredos. Há tutoriais de dicas e conselhos sobre os mais variados temas. Depois os visualizadores desses vídeos podem, ou não, tentar reproduzir o que viram no conforto da sua casa – ou onde quiserem, na verdade!

Bom a saber: se não fala português fluentemente, não há problema! A língua da música é universal e pode apoiar-se em tablaturas e partituras para ilustrar o que pretende dizer.

Para ter uma ideia mais clara de como funciona aconselhamos-lhe a visitar o canal de youtube da Academia Musical que tem 17,8 mil subscritores e centenas de vídeos para ensinar música.

Além deste há milhares que pode encontrar e explorar, nos mais variados estilos. Descubra o estilo de aula que mais lhe agrada (engraçado, com muito diálogo, didático, em tom mais sério…), e inspire-se nestes conteúdos para começar a fazer os seus!

Aprender um instrumento com a ajuda do computador tornou-se algo muito comum. Os estudos de guitarra são extremamente acessíveis hoje em dia e existem imensas possibilidades nas redes.

Dar aulas de guitarra via webcam: liberdade absoluta!

A grande vantagem da Internet é esta: não há horários fixos para cumprir!

Viola pousada na areia da praia Ao dar aulas online, pode ir para qualquer lado e gerir a sua agenda como quiser sem perder alunos | Fonte: Unplash

Pode ajustar o seu horário da forma que quiser e que melhor corresponder aos seus alunos. Se é uma pessoa mais produtiva à noite ou ao final do dia, poderá procurar alunos com disponibilidade para essas horas. Não se esqueça de confirmar se pode fazer barulho à hora em questão. Ou pode sempre encontrar alternativas para controlar o ruído.

O mesmo é válido para quem acorda cedo e prefere ter uma aula às 8 horas da manhã. De certeza que vai encontrar alunos online que têm os mesmos hábitos e poderá organizar os seus horários em função disso. As aulas online trazem flexibilidade, tanto para alunos como para professores. É uma vantagem incrível!

O mundo pode ser a sua sala de aula

Basta uma boa conexão Internet, um computador e já está! Rapidamente fica conectado a milhares de alunos e futuros músicos ao redor do mundo.

Uma das principais vantagens é que não existem barreiras físicas. Pode estar em qualquer lado, bem como os participantes das suas aulas. Mesmo quando quiser ir de férias ou se tiver algum compromisso, será sempre possível conciliar as aulas online, se assim o entender.

Imaginemos que está de férias com amigos num destino de praia, pode adotar esta sugestão de agenda diária para não comprometer as aulas dos seus alunos:

Refeição

Descanso ou passeio Aula de Guitarra Praia

Festa!

09h – 12h

x x

12h – 13h

x

13h – 18h

x

x

18h – 19h

x

19h – …h x

x

 

Professor de guitarra está de férias e dá aulas online Com a ajuda da internet, pode ir de férias em qualquer altura do ano e continuar a dar aulas de guitarra! | Fonte: Unplash

A vida parece um sonho quando se é professor online, não parece?

Mas ainda há mais argumentos! Todos sabemos que nem sempre é fácil encontrar um “bom professor”. O mesmo se aplica aos alunos, isto porque, um dos principais fatores para existir esta boa relação é criar confiança e ter à vontade, além, claro, das competências do docente e da vontade em aprender do aluno. Este é mais um aspeto em que a webcam ajuda, visto que se o elo se criar entre professor e aluno, não há motivos como a troca de casa que impeçam que as aulas continuem. Também se um dos seus alunos recomendar as suas aulas a amigos que não vivem na mesma cidade, é fácil possível que estes passem a ser seus alunos. Na internet, tudo é possível! Vá, quase tudo.

As aulas pela internet são tão práticas como o afinador online!

Trabalhar de forma remota é muito prático: imagine todos os cenários que, de uma forma mais convencional o poderiam impedir de trabalhar, como um pequeno acidente, um temporal, uma avaria no meio de transporte utilizado… Se der aulas online, nada disto vai importar!

Escolha a divisão de casa em que esteja mais confortável – do quarto ao escritório, tudo é válido – e posicione o computador à sua frente. Pronto!

Como já tínhamos referido, é importante verificar a sonorização do local, para evitar que faça muito barulho para os vizinhos. Se perceber que se ouve muito, vale a pena investir no isolamento acústico do ambiente em que der as aulas.

Além deste cuidado, não existe mais preparação necessária para dar aulas online! Apenas vontade e dedicação. Se já tinha aderido, por exemplo, ao afinador online ou a outras ferramentas digitais de música, vai ver que dar aulas também é fácil e ótimo.

Dar aulas de música pela webcam para superar a timidez

Aqui vamos falar em ambos os casos: tanto para um professor como para um aluno tímido. Saiba que muitas pessoas ainda enfrentam este problema: das mais novas às mais experientes. Portanto, o mundo digital pode, sim, contribuir para ganhar desenvoltura na comunicação. Veja como!

Dar aulas online quando somos professores tímidos

Uma pessoa apaixonada pela música e pelo ensino não é necessariamente uma pessoa super comunicativa! Nem todos temos a facilidade de nos sentirmos completamente à vontade em público.

Professor de guitarra tímido dá aulas através da webcam As aulas de guitarra online podem ajudar a superar a timidez | Fonte: Unplash

Às vezes, mesmo quando o público se resume a uma só pessoa, os tremores e o suor frio não vão embora! Isto porque a timidez não tem causas totalmente evidentes. Além disso, alguns alunos podem ser críticos e o nervosismo de um professor iniciante pode gerar inconvenientes.

Por isso é que as aulas via webcam podem ser uma solução para aqueles que têm medo de estar cara a cara com outra pessoa. O stress pode passar ou pelo menos diminuir com a distância física, e isso pode ser um bom exercício e começo para, aos poucos, se superar essa dificuldade.

Ter aulas online quando somos alunos tímidos

Existem estudantes com dificuldade em serem observados presencialmente. E outros que não lidam bem com a pressão de uma presença constante para corrigir e avaliar o seu conhecimento.

Sim, existem pessoas extremamente autocríticas, que muitas vezes deixam de fazer certas atividades para evitar o stress que lhes causa serem julgadas. Até mesmo pessoas que já têm bases ou um certo conhecimento na disciplina ou no assunto em questão.

Neste caso em específico, tocar guitarra deve ser uma atividade prazerosa e evolutiva. Portanto, as aulas à distância podem aliviar esta tensão.

Dar aulas via webcam para aumentar o rendimento

Muitos músicos profissionais são também professores e dão aulas durante a semana, alternando entre performances, ensaios e gravações.

Há também músicos que têm outras profissões, e tocam por paixão.

Independentemente dos dois casos, é sempre possível ter um rendimento através daquilo que mais o apaixona, seja a full time ou a part time. Porque não haveria de compartilhar essa paixão e esse conhecimento com outros futuros guitarristas? Como já temos vindo a demonstrar, pode ser simples conciliar tudo.

Ganhar dinheiro com aulas pela Internet

Durante o seu tempo livre pode optar por dar aulas de guitarra pelo preço que entender ser o mais ajustado.

Sendo ou não a ser a sua profissão a tempo inteiro, é possível ganhar dinheiro dando aulas online, para todos os níveis e idades.

Notas e moedas de euros em cima da mesa Pode aumentar os seus rendimentos sendo professor de viola online | Fonte: Unplash

No nosso portal SuperProf, por exemplo, pode até indicar que apenas tem disponibilidade para dar aulas via webcam.

Para regularizar esta atividade e evitar qualquer problema, recomendamos que fature as suas aulas como trabalhador independente, sendo que pode facilmente abrir atividade no Portal das Finanças ou em qualquer balcão de atendimento.

Ganhar dinheiro com publicidade nos seus vídeos de música

Aproveitamos a oportunidade para lhe recordar que os vídeos publicados no YouTube permitem que receba dinheiro com publicidade. Mas atenção que isto apenas começa a ser rentável a partir de 1000 visualizações.

Então o que está esperando? Que tal se lançar nessa empreitada?

Para aumentar ainda mais as suas possibilidades, não se esqueça de otimizar o seu vídeo e a descrição. Saiba como fazer:

  • Crie um título com palavras-chave atraentes;
  • Acrescente uma descrição ao seu vídeo novamente palavras-chave;
  • Dê o mesmo nome do título ao ficheiro do seu vídeo guando o gravar para o computador, ou seja, edite o nome predefinido para algo que indique do que trata o conteúdo;
  • Produza um conteúdo coerente. Pode parecer óbvio, mas, por exemplo, se o seu vídeo é para guitarristas iniciantes e não explicar como se fazem os acordes base da música em questão, vai certamente perder a sua audiência;
  • Último conselho: lembre-se de partilhar os seus vídeos nas redes sociais ou em sites especializados de música ou de aulas particulares para chegarem ao máximo de pessoas possível.

Dar aulas de viola online é uma ótima oportunidade e principalmente para quem não tem muito tempo ou disponibilidade ou para quem quer ganhar mais dinheiro ao final do mês.

O preço fica ao seu critério, trabalha quando quer, onde quer e pode escolher os seus alunos e os seus próprios métodos.

Posto isto, que tal escolher a liberdade e começar desde já?

Partilhar

Os nossos leitores adoram este artigo
Este artigo contêm as informações que procura?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar