A matemática é uma disciplina traumatizante para muitos alunos, independentemente do seu nível de escolaridade. Porém, por incrível que pareça, alguns estudantes conseguem arranjar formas de se divertirem com a disciplina dos números. Claro que isso depende das suas personalidades e dos seus gostos em particular, mas, hoje em dia, especialmente com a oferta educativa disponível em inúmeras plataformas digitais, aprender matemática pode ser algo realmente entusiasmante e não uma experiência completamente desagradável.

Ao explorar este tipo de alternativas, a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão, podem tornar-se em algo bastante interessante de se estudar e, com um pouco de dedicação e trabalho, irá conseguir deixar de ter medo da matemática. Ao conseguir resultados positivos ao longo da sua aprendizagem, irá começar a ter cada vez mais vontade de exercitar o seu raciocínio lógico através de simples exercícios adequados para a sua faixa etária e ano de escolaridade desenvolvendo cada vez mais o seu à vontade nesta disciplina.

Atualmente, são vários os professores de matemática que começam a implementar jogos online como suporte pedagógico adicional para as suas aulas, de forma a tentar cativar interesse nas suas sessões e para tentar ajudar aqueles alunos que têm alguma resistência no que toca à aprendizagem desta matéria. Para que também consiga evoluir como matemático, veja aqui algumas soluções para estudar esta disciplina enquanto se diverte e revê os conteúdos lecionados na sala de aula.

A matemática pode ser divertida
A matemática sempre assustou muitos alunos… Mas sabia que poderá ser mais divertido do que parece? Existem vários jogos de matemática para ir praticando… | Fonte: Pixabay

Veja como pode usar a nossa plataforma para encontrar o professor ideal para si e deixe de ter medo da matemática e dos exericios de matermatica. A Superprof terá a solução mais adequada para si, quaisquer que sejam as suas motivações de aprendizagem!

Divirta-se ao explorar sites especializados em jogos de matematica

Para quem quer melhorar o seu conhecimento da matemática enquanto se diverte, é aconselhável mudar de suporte de estudo e deixar de parte os livros de exercícios demasiado monótonos para que consiga ficar mais entusiasmado na altura de começar a estudar. Um instrumento que pode estimular a sua aprendizagem da matemática utilizando uma vertente mais lúdica são os jogos online. Com a sua ajuda, qualquer aluno vai poder progredir na sua aprendizagem sem sequer perceber que está a estudar.

Hoje em dia é bastante fácil encontrar inúmeros jogos especializados para a aprendizagem da matemática através de uma simples pesquisa na web. Então, caro aluno, para começar a praticar e realizar exercicios de matematica enquanto se diverte, veja a nossa seleção de ferramentas interessantes de experimentar para a aprendizagem desta disciplina:

Faça uma pesquisa no seu browser por plataformas que oferecem vários jogos de matematica para praticar matemática com diferentes tipos de exercícios como, por exemplo: identidade visual colorida, desenhos geométricos, exercícios de contas imediatas e muito mais.

Com este tipo de materiais assim fica bastante fácil aprender a matéria dos números de vez e realizar os exercicios de matematica!

Aprenda matemática a fazer puzzle
Sempre gostou de puzzles? Sabia que está a praticar matemática? Se é uma atividade que gosta, faça muitos e passe um bom momento… | Fonte: Pixabay

Minions

Estas personagens bastante popularizadas entre os alunos mais novos podem ser bastante úteis para os ajudar a aprender mais sobre a disciplina de matemática. Com o Minions School Test, acessível tanto para o seu computador, tablet ou smartphone, terá diferentes opções de jogos interativos valiosos para a sua formação nesta matéria.

Num cenário tradicional de sala de aula, tenha aulas com o professor minion Kevin, que dá aulas sob o olhar malvado de Scarlet, e resolva operações de álgebra dando o seu melhor para acertar em todas as respostas por ele propostas.

Rapidamente o jogo de matemática dará lugar à brincadeira e o estudo de diferentes operações matemáticas deixará de ser o seu foco principal nesta atividade, mas sim a diversão.

Matemática e Minions podem funcionar juntos?
Experimente esta alternativa lúdica enquanto se diverte e treina álgebra

Couch 2048

Esse jogo é bastante simples, mas não o subestime pois rapidamente se tornará num incrível quebra-cabeças.

Esta versão é bastante semelhante ao puzzle 2048 já bastante difundido pelos diferentes públicos, mas com uma pequena alteração quanto à sua resolução: as bolas têm números e estas representam almofadas de um sofá. Para vencer o desafio, terá de juntar as bolas que caem no sofá que tenham o mesmo valor e estão irão sendo adicionadas umas nas outras até atingirem um determinado tamanho.

Quando deixar de haver espaço no seu sofá, elas irão cair, o que cria uma dinâmica competitiva e um pouco de stress no jogador que está à frente do ecrã, por isso seja rápido nas suas adições. Para além disso, com este jogo, pode treinar alguns conceitos simples de álgebra, como os mínimos múltiplos comuns e a tabuada do quatro.

É possível praticar matemática no sofá com almofadas?
O Couch 2048 vai torná-lo num verdadeiro craque da adição

Ficou com vontade de experimentar este jogo? Este é apenas um exemplo das diferentes opções que poderá encontrar no site Click Jogos.

Escola Games

Este site possui cerca de 80 jogos para crianças a partir dos 5 anos de idade, bastante interativos e com interfaces incrivelmente convidativas. Além disso, a partir desta plataforma irá conseguir fazer o download de diferentes opções didáticas para o seu tablet, smartphone, ou qualquer outro dispositivo móvel à sua escolha.

O tipo de jogos mais populares neste website, entre todas as variedades disponíveis, são os seus jogos de matemática. No Mestre da Tabuada, por exemplo, a criança poderá desempenhar o papel de um passarinho, que voa no meio de um campo florido, enquanto apanha diferentes números para completar as variadas operações matemáticas e estuda a tabuada. Mas cuidado com os outros passarinhos e com os vilões do jogo que te podem magoar! Se, por acaso, apanhar um número que não é válido para a operação em questão, ele também irá causar-lhe algum dano.

Para além de O Mestre da Tabuada, poderá ainda treinar as diferentes operações matemáticas com a Tabuada do Dino. Com esta alternativa, poderá escolher quais os cálculos quer fazer de acordo com a operação necessária e qual a tabuada que quer praticar. Com o Mestre da Tabuada irá conseguir explorar as operações elementares da matemática como a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão e ainda estudar as tabuadas dos números de 1 a 10. Irá ver que realizar exercicios de matemática passará a ser muito mais simples!

Você é o passarinho e deve "caçar" os números
O Mestre da Tabuada vai guiá-lo por uma divertida aventura pelo mundo da matemática

O dinossauro Dino vai dar pulos de alegria se acertar na sua resposta! Mas não se preocupe, se errar, não tem qualquer problema! Poderá tentar de novo, as vezes que forem necessárias, até chegar ao valor correto e poder avançar para o nível seguinte.

Geniol

O site Geniol tem menos opções de jogos de matematica e de exercicios de matemática do que as plataformas que falamos anteriormente, mas a sua interface é bastante mais simples de utilizar, ao ser incrivelmente funcional independentemente do seu dispositivo de utilização, e os seus jogos, principalmente os de lógica, são bastante viciantes. A vantagem desse site comparativamente com os já referidos é que as brincadeiras e passatempos são de um nível mais elevado, ideal para alunos mais experientes na matéria, ou até para adultos que procuram relembrar alguns dos elementos matemáticos estudados quando andavam na escola.

Apesar disso, caso ainda não se sinta preparado para graus de dificuldade mais elevados, poderá ajustar o seu nível consoante a sua preferência e ir avançando conforme for ficando mais confiante nas suas competências matemáticas. Além disso, os exercícios de lógica contêm um quadro em que poderá registar todas as possíveis soluções até encontrar a mais indicada para o exercício em questão.

Uma última vantagem é que, ao contrário de muitos outros sites educativos, o Geniol não exige que o internauta se inscreva e crie uma conta antes de poder começar a jogar conseguindo assim um acesso mais livre e sem quaisquer compromissos.

Ao utilizar este tipo de alternativas em vez de se dedicar a resolver os seus exercícios chatos do seu livro de matemática, irá deixar de entender porque é que algumas pessoas têm medo desta disciplina.

Sudoku

Um dos jogos de matemática de destaque neste site é o Sudoku. É muito provável que já tenha ouvido falar deste jogo já que são inúmeros os formatos onde o poderá encontrar, desde aplicações para o seu tablet ou smartphone ou nas últimas páginas do seu jornal habitual.

Se ainda não estiver familiarizado com este puzzle, trata-se de um jogo composto por 9 quadrados grandes, cada um contendo 9 quadrados menores, contabilizando assim um total de 81 quadradinhos. O objetivo deste exercício é preencher todos os quadrados maiores com números de 1 a 9 sem que estes se repitam. Alguns números já estão marcados nos quadradinhos, o que pode facilitar ou dificultar o jogo, dependendo da sua perspicácia.

De uma forma resumida, as três regras básicas para conseguir solucionar este quebra-cabeças são:

  • Não repetir nenhum número em cada linha;
  • Não repetir nenhum número em cada coluna;
  • Não repetir nenhum número de 1 a 9 em cada quadrado maior.

Com um pouco de lógica, raciocínio e paciência para preencher todos os quadradinhos obedecendo bem às regras, irá ver que o sudoku é um excelente jogo para treinar essas competências tão importantes para o estudo da matemática. Depois de algumas tentativas irá perceber que a sua resolução será cada vez mais rápida e que realmente houve uma enorme evolução desde o momento em que experimentou este jogo pela primeira vez. Irá treinar a realização de exercicios de matemática!

Lógica e raciocínio são essenciais para esse jogo
Aprenda matemática jogando Sudoku, um jogo incrivelmente viciante para todas as faixas etárias

Jogos de lógicas

Apesar de este tipo de puzzles não lidarem com números nem com contas matemáticas na sua essência, a realidade é que é preciso ser capaz de desenvolver um raciocínio lógico incrivelmente perspicaz e, para isso, nada melhor que a matemática para treinar a sua rapidez de raciocínio. Por norma, o jogador pode escolher o nível de dificuldade e ir aumentando o grau conforme for ficando mais confiante na resolução dos exercícios propostos, até que o jogo se torne fácil demais para si e tenha de procurar alternativas ainda mais avançadas.

Racha-Cuca

Este site bastante parecido com o Geniol, oferece ainda mais opções de jogos interativos importantes para a sua aprendizagem de matemática do que a alternativa anterior.

Para além dos típicos jogos de matematica já referidos, o estudante poderá encontrar diversas alternativas lúdicas para o estudo de vários assuntos distintos e diferentes disciplinas para se ir preparando para os seus testes escolares ou exames nacionais.

Só matemática

Apesar de ser inteiramente dedicado à matéria dos números, este site disponibiliza bastantes materiais interessantes sobre matemática que poderá utilizar para complementar os seus estudos para que acerte todas as questões dos seus testes e exames ao longo do seu ano letivo.

Trata-se de uma plataforma não muito forte no que toca a elementos lúdicos, pelo menos quando comparada com as alternativas mencionadas anteriormente, no entanto, vale a pena dar uma vista de olhos pelos seus conteúdos disponibilizados que serão, sem dúvida, bastante úteis para a sua aprendizagem e solidificação de conhecimentos quanto a esta disciplina.

Os livros de matemática ajudam na aprendizagem
A matemática está presente todos os dias ao nosso redor! Procure na biblioteca alguns livros divertidos sobre matemática! | Fonte: Pixabay

O jogo do 24

O jogo do 24 consiste num cartão com duas faces, onde cada uma tem 4 algarismos de 1 a 9. O objetivo do jogo é, como o próprio nome indica, chegar ao resultado 24 usando as operações correntes da matemática ao utilizar os 4 algarismos disponíveis apenas uma só vez.

Portanto, se é alguém que viaja bastante de carro, ou que gosta de dar passeios pela sua cidade, experimente jogar o jogo do 24 enquanto observa os veículos ao seu redor e treinar a rapidez do seu raciocínio lógico. Para tal, basta olhar para as matrículas dos diferentes automóveis que circulam na via pública e utilizar os seus respetivos números, para fazer contas de matemática até que o resultado final seja igual a 24.

Esta pode ser uma atividade bastante interessante de explorar em viagens em família e transformar os cálculos e exercicios de matematica numa competição saudável. A primeira pessoa a chegar ao resultado final e, claro, depois de explicar aos restantes jogadores o seu cálculo mental, será o vencedor deste jogo.

Ao praticá-lo, irá conseguir aumentar consideravelmente a sua destreza mental a nível matemático, uma vez que depois de algum tempo a jogar irá começar a reconhecer padrões nos diferentes cálculos mentais, ou até mesmo resolver instantaneamente este jogo mal veja os 4 algarismos disponíveis.

A tabuada será a sua melhor amiga para chegar ao resultado final ainda mais rápido, e caso seja uma daquelas pessoas que tem vindo a ficar mais esquecida em relação às diferentes operações matemáticas, através deste jogo poderá voltar a lembrar-se das diferentes operações básicas desta disciplina de forma divertida e descontraída.

Como acabou de ver hoje em dia existem muitos jogos de matemática e aplicações para matemática divertida!

Matemática divertida: inscreva-se nos concursos de matemática da sua escola

Os concursos de matemática fomentam o interesse por esta disciplina, bem como o à vontade dos diferentes estudantes pela competição, naquele que é um ambiente amigável onde o principal objetivo é aprender. Sendo a matemática uma disciplina muitas vezes encarada como difícil, ao criar estes concursos onde a destreza lógica é posta em prática, os alunos irão querer tornar-se cada vez melhores e conseguiram deixar de lado a frustração associada às suas típicas aulas de matemática.

São várias as iniciativas das várias escolas para que os seus alunos ganhem o gosto por esta disciplina, desde pequenas questões-aula ou concursos escolares, a olimpíadas da matemática que podem alcançar um nível nacional. A verdade é que os professores são cada vez mais criativos no que toca a arranjar novas maneiras para ensinar matemática de forma lúdica e divertida.

Inscreva-se em cursos de matemática
Inscreva-se nos concursos de matemática da sua escola. Terá um estímulo extra para se dedicar ao estudo desta disciplina! | Fonte: Pixabay

Se existem este tipo de iniciativas na sua escola, não deixe de se inscrever pois poderá aprender coisas novas sobre esta disciplina ao mesmo tempo que cria novos laços de amizade não apenas com os seus colegas de turma, mas também com estudantes de outras escolas quer a nível distrital, ou espalhadas por todo o país. Quem sabe encontrará uma nova paixão neste ambiente onde o objetivo se centra na superação de obstáculos matemáticos de complexidade cada vez mais elevada, mediante o nível a que está disposto alcançar. Dê uma oportunidade a esta maneira de aprender que se poderá revelar ser bastante divertida e verá que irá ser capaz de se tornar num Às da matemática.

Diversão vs. Aprendizagem

Os websites e jogos de matemática já referidos mostram que é realmente possível aprender matemática enquanto nos divertimos. Além disso, eles são a prova de que a matemática pode ser uma ciência abordável para todos, independentemente das suas motivações académicas, faixa etária, ano de escolaridade, ritmo de aprendizagem e dificuldades curriculares, por isso, não deixe de dar uma oportunidade a este tipo de materiais pois irão surpreendê-lo pela positiva.

Pode-se aprender matemática brincando
São inúmeros os jogos online que podem despertar o seu interesse para aprender matemática sem que dê por isso

Este tipo de atividades ampliam as possibilidades de praticar a matéria estudada ao longo das suas aulas que podem dar muitas dores de cabeça a alguns alunos. Por isso, juntar um pouco de diversão aos seus estudos pode ser o ideal para evitar os bloqueios de matemática que possam surgir ao longo a sua aprendizagem.

Apesar disso, é importante que tenha a consciência de que este tipo de elementos educativos não devem ser utilizados de forma exclusiva, sem qualquer tipo de estudo prévio. Na verdade, eles podem ser considerados um complemento para a sua formação, mas não deverão substituir o seu trabalho de casa por completo. Por isso, não há nada melhor do que estar atento às suas aulas do seu curso de matemática e praticar resolver os exercícios que o seu professor lhe propõe ao longo das suas sessões.

A vantagem dos jogos online é que são feitos tendo como base vários temas diferentes desde a tabuada, nos quais poderá treinar as diferentes operações matemáticas como a divisão, a multiplicação, a adição, e a subtração, poderá estudar as frações e os números romanos, e ainda desenvolver a sua lógica e o seu raciocínio matemático.

A mais valia primária deste tipo de plataformas é que elas permitem que qualquer tipo de estudante consiga começar a estudar matemática, até mesmo em idades tão jovens como a partir dos 5 anos.

Porque não experimentar inscrever-se em aulas de reforço escolar de matemática com um professor particular com que poderá conversar sobre as suas dificuldades nesta disciplina e obter todo o apoio necessário à sua evolução? Através das suas explicações, irá conseguir ter um acompanhamento personalizado e desenvolver um programa curricular feito à sua medida.

Convencido da eficácia dos jogos de matematica para aprender matemática? Experimente também procurar um curso de matemática online com a ajuda da Superprof para que possa avançar ainda mais rápido na sua aprendizagem.

Como escolher o professor particular mais indicado para o seu curso de matemática?

Independentemente das suas motivações curriculares, a Superprof irá conseguir oferecer-lhe o tipo de acompanhamento mais adequado às suas necessidades. Com um leque de ofertas de professores de matemática incrivelmente variado, e de regimes de aulas consoante a sua disponibilidade, irá conseguir ultrapassar as suas dificuldades e atingir os seus objetivos académicos, qualquer que seja a sua experiência anterior com esta disciplina.

Para encontrar o professor mais indicado para o seu percurso e obter resultados satisfatórios de aula para aula, que vão ao encontro das suas metas académicas, pondere sobre as seguintes questões:

  • Qual a sua disponibilidade para esta nova aprendizagem? Antes de se decidir inscrever em explicações de matemática, deve ponderar qual será o horário mais adequado para as suas aulas de acordo com a sua rotina diária. Para que não tenha de pôr em causa as restantes atividades do seu dia a dia, nem o seu tempo de descanso e lazer, a nossa plataforma irá ajudá-lo a escolher um regime de aulas que seja o mais indicado para si;
  • Que tipologia de aulas será mais indicada para o seu perfil como estudante? Tal como referimos no ponto anterior, para que consiga manter a sua motivação para continuar a frequentar as suas aulas de matemática de forma assídua, é de primordial importância que escolha o horário mais adequado para as suas sessões. Com a Superprof poderá optar por ter aulas presenciais, aulas online ou até aulas ao domicílio dependendo do seu tempo livre para esta iniciativa que lhe oferecerão níveis de independência distintos quanto à sua frequência;
  • Quais são as suas metas curriculares para esta disciplina? Quer seja um aluno do ensino básico, secundário, ou até do ensino superior, ou ainda um profissional já inserido no mercado de trabalho, nunca é tarde demais para aprender mais sobre matemática. Quer precise de ajuda para estudar para os seus testes e exames, ou pretende simplesmente adicionar mais uma disciplina ao seu currículo, os nossos professores irão conseguir dar-lhe o acompanhamento que tanto precisa para atingir os seus objetivos. O nosso conselho é que analise o currículo e as especializações das nossas diferentes opções de mentores para que consiga escolher aquele que melhor se enquadrar nas suas vontades de aprendizagem.

Depois de ter considerado estas questões, irá conseguir afunilar ainda mais a sua pesquisa e ficará bastante mais fácil para si selecionar o professor perfeito para as suas aulas de matemática.

Então está à espera de quê? Não adie mais a sua aprendizagem! Inscreva-se na nossa plataforma e aproveite a nossa oferta pela primeira sessão completamente grátis.

Precisa de um professor de Matemática ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.