Provavelmente não é necessário dizer que se ninguém souber que dá explicações, ninguém o vai contratar. Uma grande parte de construir uma carreira de sucesso como explicador inclui publicitar os seus serviços de forma adequada.

Mas isso nem sempre é fácil, principalmente para quem ainda está a começar. Saber o que fazer, o que dizer e onde pode parecer uma tarefa impossível. Para ajuda, criamos um guia sobre criar o anúncio perfeito para as suas explicações e aquilo que deve garantir que faz ou não faz.

Os melhores professores de Explicações disponíveis
Luciana
5
5 (12 avaliações)
Luciana
30€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Francisco
5
5 (144 avaliações)
Francisco
10€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Samuel
5
5 (118 avaliações)
Samuel
29€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Ana
5
5 (20 avaliações)
Ana
30€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Marcos
5
5 (47 avaliações)
Marcos
9€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Guilherme
5
5 (9 avaliações)
Guilherme
8€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
João
4,9
4,9 (6 avaliações)
João
7€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Pedro
5
5 (17 avaliações)
Pedro
19€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Luciana
5
5 (12 avaliações)
Luciana
30€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Francisco
5
5 (144 avaliações)
Francisco
10€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Samuel
5
5 (118 avaliações)
Samuel
29€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Ana
5
5 (20 avaliações)
Ana
30€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Marcos
5
5 (47 avaliações)
Marcos
9€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Guilherme
5
5 (9 avaliações)
Guilherme
8€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
João
4,9
4,9 (6 avaliações)
João
7€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Pedro
5
5 (17 avaliações)
Pedro
19€
/h
Gift icon
1ª aula grátis!
Vamos lá!

Como estruturar um anúncio de explicações?

Se quer dar explicações tem que ter alunos, e para isso é necessário publicitar o seu trabalho. A melhor forma de o fazer é criar e publicar um anúncio onde detalha todos os serviços que proporciona. O processo é simples, mas existem alguns detalhes essenciais que não pode descorar.

Com a quantidade de publicidade a que estamos sujeitos no dia a dia e o número de explicadores que oferecem serviços semelhantes, é essencial que o seu anúncio se destaque. Deve garantir que os elementos visuais que utiliza são coerentes com a mensagem que quer passar e com o objetivo do seu anúncio. Mostre aos seus possíveis alunos tudo o que têm a ganhar ao utilizar os seus serviços.

caderno e lapis
A estrutura do anúncio e as informações que inclui são parte essencial do seu sucesso como explicador. | Fonte: Pexels.com

Para cativar os futuros alunos o anúncio deve ser inovador, mas o mais importante é que contenha todas as informações essenciais sobre as explicações e de forma acessível. Portanto, além de detalhar ao pormenor o aspeto visual do anúncio, também é preciso que dedique algum tempo a garantir que a informação mais importante está lá. Deve inserir detalhes como o tipo de explicações que dá, as disciplinas que ensina, os anos de escolaridade que cobre, os seus detalhes de contacto e o o preço que cobra.

Além disso, é essencial que especifique o máximo possível qual é a formação que possui, todos os diplomas e certificados e a experiência de ensino, incluindo as instituições em que trabalhou que possam ser de interesse. O aluno deve ter o máximo de informação possível sobre as suas competências e capacidades, para que tenha a certeza que as suas especializações são as mais indicadas para o ajudar com as suas dificuldades e dúvidas específicas. Por exemplo, oferecer apoio ao estudo 2o ciclo pode atrair alunos de diferentes níveis que procuram apoio escolar especializado.

Por último, deve sempre incluir o preço das explicações. O anúncio é a forma de expor e vender os seus serviços no mercado e, tal como acontece nas vendas, os compradores vão querer saber quanto têm que pagar. O anúncio pode ser muito interessante, mas a grande maioria dos estudantes não vai querer entrar em contacto apenas para perguntar qual é o preço que cobram. Por isso, se não incluir pelo menos o preço mínimo que cobra pelas explicações, vai perder a atenção de parte do público-alvo.

Onde divulgar os seus anúncios de explicações?

Deve publicitar os seus serviços de apoio escolar corretamente, para conseguir alcançar os estudantes que precisam da sua ajuda. Isso inclui anunciar as suas explicações nos locais indicados.

Uma das formas mais eficazes de encontrar novos alunos é publicitar o seu anúncio nas redes sociais. Devido à sua popularidade, a internet é o primeiro local onde procuramos ajuda e informação. Por isso, se o explicador tiver uma boa presença nas redes sociais é muito mais provável que seja contactado por alunos interessados. Além disso, ter uma presença nas redes sociais facilita o contacto com os alunos, que lhe podem enviar mensagem com muito mais simplicidade. Isto é uma enorme vantagem, uma vez que muitos estudantes se sentem mais confortáveis com este tipo de comunicação.

rato de computador
Publicar ou afixar o seu anúncio nos locais apropriados pode fazer toda a diferença. | Fonte: Pexels.com

Se preferir divulgar os seus anúncios da forma mais tradicional, ou em conjunto com as redes sociais, deve tentar fazê-lo nos locais com maior probabilidade de serem vistos pelos alunos. O ideal é deixar os seus anúncios em locais que os estudantes costumam frequentar, como as instituições de ensino e as residências. As residências têm quadros específicos para avisos e notificações importantes para os alunos, incluindo anúncios de tutoria e explicações particulares. Como tal, são o local perfeito para publicitar os serviços que proporciona, diretamente ao alunos com mais necessidades de apoio escolar.

Também não pode deixar de tentar perceber se existem possíveis estudantes nas pessoas mais próximas, incluindo o comércio que costuma frequentar. Dirija-se a esses locais e apresente-se também como explicador, para dar a conhecer todos os serviços e modelos de explicações que proporciona. Pergunte também se é possível deixar alguns anúncios para os clientes, seja afixados num local ou apenas pousados no balcão para quem quiser pegar.

Quando pensamos no local ideal para encontrar alunos, a resposta imediata é na escola. Nas escolas consegue encontrar vários grupos com dificuldades na aprendizagem e alunos que precisam de ajuda a dominar os conceitos mais importantes. Publicitar os seus serviços nestas instituições pode facilitar bastante o processo de recrutamento de novos estudantes e a criação de uma relação de confiança, uma vez que os elementos já se conhecem e sentem-se à vontade.

Seja um professor particular online e transforme a vida dos alunos.

Como destacar o seu anúncio de apoio escolar?

Estruturar o artigo é só a primeira fase, depois tem que garantir que se consegue destacar e diferenciar da concorrência.

A melhor forma de conseguir convencer alguém a comprar um serviço ou um produto é convencê-lo da sua eficácia. Mas como é que pode convencer alguém que não o conhece que as suas explicações têm qualidade? A resposta é simples, utilize exemplos verdadeiros. Descreva as melhorias que os seus alunos alcançaram, os obstáculos que ultrapassaram e todos os objetivos que atingiram sob a sua tutoria.

canetas e blocos notas
Se quer ser diferente da concorrência, o seu anúncio não pode ser igual ao restantes. | Fonte: Pexels.com

O papel dos pais é fundamental na procura de apoio escolar e ajuda para que os seus filhos tenham bons resultados na escola. Por isso, é essencial que consiga demonstrar claramente as suas capacidades e inspirar confiança nos serviços que proporciona quando fala com eles. Lembre-se disto não só quando estiver a construir o anúncio, mas também sempre que falar com os pais dos alunos antes ou depois das sessões. Podem ser uma ótima forma de aumentar a sua rede de estudantes.

Outra forma de destacar a mensagem do seu anúncio inclui utilizar as palavras-chaves adequadas. É essencial que utilize os termos indicados para os serviços que está a publicitar e as matérias em que oferece apoio escolar. Os alunos que leem o seu anúncio estão à procura de coisas específicas e utilizar as palavras-chave correta ajuda não só a destacar essas questões, mas também a convencê-los que é a pessoa certa para o que procuram.

Além disso, deve incluir feedback de ex-alunos. É possível que um estudante possa duvidar de quando valoriza as suas competências no anúncio, com receio de estar a embelezar as suas capacidades como explicador. Mas estará muito mais pronto a acreditar, se puder ler testemunhos e depoimentos de antigos alunos que já fizeram sessões de apoio escolar consigo, ou até mesmo que ainda fazem, e que comprovam aquilo que consegue fazer.

O que evitar ao redigir um anúncio?

Aquilo que não coloca no anúncio é tão importante como o que coloca. Adicionar demasiada informação ou ter um anúncio demasiado excêntrico pode ser tão prejudicial como um anúncio demasiado curto ou simples.

Com o entusiasmo de publicar ou afixar o anúncio das suas explicações, é normal que faça uma leitura rápida e descure a revisão do anúncio. Mas rever o texto e as informações faz parte do processo de criação do anúncio e deve ser encarado como um elemento importante da sua elaboração. Por isso, antes de imprimar ou publicar a publicitação aos seus serviços, reveja-o com cuidado e assegure-se que não é necessário alterar nada. Depois já está pronto a utilizar.

escrever no caderno
Existem certas coisas que deve evitar fazer no anúncio, para não confundir o público. | Fonte: Pexels.com

Cativar os alunos é apenas parte da função do anúncio, e também é necessário que este contenha informação sobre como esses estudantes o podem contactar se estiverem interessados. No entanto, deve sempre ter cautela com o que partilha. É essencial que nunca se esqueça que as informações que partilha serão públicas, seja num anúncio online ou impresso. E, infelizmente, nem todas as pessoas que o vão ler terão boas intenções. Nunca adicione informações que possam arriscar a sua segurança e colocá-lo em perigo.

O erro mais comum que pode cometer é tentar dizer ou fazer demasiado com o seu anúncio. O seu objetivo é cativar os alunos, mas há formas corretas e erradas de o fazer. E como se costuma dizer, "menos é mais". É importante que não exagere na criatividade. Não quer que o conteúdo visual distraia da informação que quer partilhar ou que o anúncio seja comentado pelo seu excesso de excentricidade. Além disso, não deve conter demasiada informação ou ser demasiado longo.

Também deve tentar alinhar os seus valores com os que são praticados pela concorrência e analisar os diferentes valores cobrados no mercado, tanto na sua cidade como outras regiões do país. Isto não quer dizer que deve cobrar exatamente o mesmo que os restantes explicadores, mas saber quais são os seus preços permite definir um valor que não é nem exagerado, nem demasiado baixo.

Gostou deste artigo? Deixe a sua avaliação!

5,00 (1 note(s))
Loading...

Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.