Ser explicador ou dar apoio escolar aos alunos que necessitam de ajuda, pode optar por transmitir todos os seus conhecimentos em aulas individuais, de grupo ou até mesmo totalmente online. Pode ser uma ótima opção de carreira, ou até uma forma de conseguir um rendimento extra, mas existem várias coisas que deve fazer e organizar antes de poder começar a dar as explicações, tais como espalhar a palavra sobre os serviços que proporciona para angariar futuros alunos, por exemplo.

Isto porque, se quer dar explicações tem que ter alunos, e para isso é necessário publicitar o seu trabalho. Se ninguém souber que dá explicações ninguém o vai contratar, como é óbvio. E existem várias formas de divulgar os seus serviços.

Pode, claro, falar com todos os seus conhecidos e esperar passar a palavra por boca-a-boca. Vai certamente conseguir alcançar alguns estudantes, mas provavelmente não serão os suficientes. A melhor forma de o fazer é criar e publicar um anúncio onde detalha todos os serviços que proporciona. Fazê-lo é simples, mas existem alguns detalhes essenciais que não pode descorar.

De forma a garantir que cria um anúncio perfeito, seguem-se todas as informações que deve garantir que insere no seu anúncio, como o tornar distinto dos restantes e muito mais.

Os melhores professores de Explicações disponíveis
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Vamos lá

Redija um anúncio interessante

Com a quantidade de publicidade a que estamos sujeitos no dia a dia e o número de explicadores que oferecem serviços semelhantes, é essencial que o seu anúncio se destaque.

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O aspeto visual do seu anúncio é muito importante, por isso deve garantir que escolhe as imagens e o estilo mais indicado para os serviços que publicitar. | Fonte: Pexels.com

Vivemos numa era em a visualidade tem um papel muito importante na transmissão de informações. A cada minuto, somos bombardeados por centenas de imagens, cada uma com um poder visual distinto. Então como é que se pode destacar dos restantes anúncios?

Em primeiro lugar, deve garantir que os elementos visuais que utiliza são coerentes com a mensagem que quer passar e com o objetivo do seu anúncio. Se optar por um conteúdo visual muito comum, corre o risco de não chamar a atenção do seu público alvo, uma vez que este já está familiarizado com a informação. Por isso, deve ser criativo e criar um efeito visual atrativo. No entanto, também não deve ser demasiado exagerado. Não quer que o conteúdo visual distraia da informação que quer partilhar ou que o anúncio seja comentado pelo seu excesso de excentricidade.

Acima de tudo, é importante que a mensagem seja objetiva e clara. O público deve sentir a sintonia entre o conteúdo e a imagem, deve ser simples e natural. Tenha em conta que dar informações sobre os serviços que oferece é fundamental, mas não é a única coisa importante. É necessário passar mais que uma ideia, e de uma forma que os seus concorrentes ainda não conseguiram fazer.

A melhor estratégia para criar um anúncio relevante é tentar contar uma história de forma convincente. Deve mostrar aos seus possíveis alunos tudo o que têm a ganhar ao utilizar os seus serviços. Seja a conveniência e a simplicidade no contacto e marcação das explicações, a inovação dos seus métodos de ensino ou outros aspetos particulares que possam fazer a diferença na escolha.

Também é importante que não contenha demasiada informação. Pode oferece vários serviços de explicações e apoio ao estudo, mas não deve referi-los a todos no mesmo anúncio. Vai perder a atenção do público se este for obrigado a ler conteúdos muito grandes. Deve focar-se apenas no essencial e, se for necessário, estruturar anúncios para cada serviço.

Acima de tudo, é importante não desanimar se o primeiro anúncio não tiver o sucesso que esperava. Isso não é motivo para desistir! Opte por um visual diferente e volte a tentar. Com alguma prática terá mais facilidade em saber exatamente o que deve dizer sobre os serviços que proporciona.

Destaque no seu anúncio todas as informações importantes

Para cativar os futuros alunos o anúncio deve ser inovador, mas o mais importante é que contenha todas as informações essenciais sobre as explicações e de forma acessível.

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Existem diversas informações que deve garantir que inclui no anúncio, sobre o apoio ao estudo que proporciona e até mesmo detalhes de contacto. | Fonte: Pexels.com

Portanto, além de detalhar ao pormenor o aspeto visual do anúncio, também é preciso que dedique algum tempo a garantir que a informação mais importante está lá. Deve inserir detalhes como:

  • o tipo de explicações que dá: particulares, em grupo, presenciais ou online;
  • as disciplinas que ensina: todas as matérias em que é versado e qualificado para ajudar os alunos que o procuram;
  • os anos de escolaridade que cobre: de apoio ao estudo 1º ciclo ao ensino superior;
  • os detalhes de contacto: o seu email ou contacto telefónico, dependendo da forma de contacto que preferir e, se quiser, até mesmo as informações das suas redes sociais se quiser;
  • o preço que cobra: é importante que inclua pelo menos valores médios e se a primeira aula é grátis, por exemplo.

Saiba onde publicitar os seus serviços.

Especifique as suas experiências e diplomas

Como explicador particular, a sua formação, diplomas e experiência devem ser valorizado. Se tem vários anos de experiência no ensino, é versado em todas as técnicas de aprendizagem inovadores e sabe como ajudar os alunos a ultrapassa as suas dúvidas ou dificuldades, terá muito mais facilidade em arranjar novos estudantes para as suas explicações.

Além disso, todos sabemos que o conhecimento obtido em cursos superiores e formações tem um preço e isso também é muito valorizado durante o processo de procura. Até porque durante as explicações, vai utilizar essa formação para ajudar os alunos de uma forma a que não teriam acesso.

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Os alunos vão procurar por um explicador experiente e com formação nas áreas em que sentem dificuldades, por isso deve garantir essa informação no anúncio. | Fonte: Pexels.com

Por isso, é essencial que especifique o máximo possível qual é a formação que possui, todos os diplomas e certificados e a experiência de ensino, incluindo as instituições em que trabalhou que possam ser de interesse. O aluno deve ter o máximo de informação possível sobre as suas competências e capacidades, para que tenha a certeza que as suas especializações são as mais indicadas para o ajudar com as suas dificuldades e dúvidas específicas.

Especifique qual é o curso superior que possui (se licenciatura ou mestrado, e em que área), os certificados de formações ou especializações profissionais que completou e quantos anos de experiência de ensino possui. São esses detalhes que o vão destacar da concorrência e angariar mais alunos para as explicações.

Coloque o preço no anúncio

Parte de ser explicador ou professor particular também é saber cobrar de forma adequada pelos seus serviços. E isso deve estar adequadamente representado no seu anúncio. Isto porque, mesmo com todo o conhecimento e formação necessários para poder ensinar e dar explicações, para conseguir angariar com sucesso novos estudantes é necessário ter alguma capacidade comercial.

O anúncio é a forma de expor e vender os seus serviços no mercado e, tal como acontece nas vendas, os compradores vão querer saber quanto têm que pagar. O anúncio pode ser muito interessante, mas a grande maioria dos estudantes não vai querer entrar em contacto apenas para perguntar qual é o preço que cobram. Por isso, se não incluir pelo menos o preço mínimo que cobra pelas explicações, vai perder a atenção de parte do público-alvo.

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Inclua o preço dos seus serviços e explicações no anúncio. para garantir que apenas os alunos verdadeiramente interessados o contactam. | Fonte: Pexels.com

E mesmo aqueles alunos que se sintam confortáveis em fazer a pergunta, podem não continuar interessados depois de saber o custo. Isto quer dizer que irão perder tempo a entrar em contacto e terá que desperdiçar tempo de preparação das explicações para responder a um aluno que não lhe vai pagar. Incluir o preço no anúncio permite evitar tudo isto.

No entanto, não deve simplesmente colocar um preço qualquer, mas sim um valor cuidadosamente planeado. Para isso será necessário:

  • Decidir quais são as matérias e conteúdos que tem capacidade para ensinar e se vai dar as explicações a iniciantes ou alunos mais avançados;
  • Fixar um preço justo, nem demasiado exagerado nem muito tentador;
  • Adaptar-se à idade e ao nível de cada aluno, se for necessário.

Também deve ter em conta todas as questões que mencionamos anteriormente, as suas capacidades e as técnicas de que tem conhecimento, o seu nível de experiência, a qualidade das explicações e o seu público-alvo (alunos do ensino primário, básico, secundário ou superior). São todos estes fatores que permitem determinar o valor que pode esperar cobrar pelo apoio escolar que dá.

Mas sabemos que fazê-lo pode ser difícil, principalmente se ainda estiver a começar a sua carreira como explicador. Para ajudar com o processo, compilamos uma pequena lista com os preços médios das explicações dos profissionais do país inscritos na plataforma da Superprof, para que saiba quais são os preços praticados pela concorrência, nos diversos níveis de escolaridade e modalidades de ensino.

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Porto8€8€9€9€9€7€
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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.