Viajar e conhecer outros países é uma experiência inesquecível. No entanto, estar no estrangeiro permite muito mais do que ver novas vistas e conhecer monumentos ou museus. Se estudar no estrangeiro poderá conhecer o país, aumentar o seu conhecimento académico e ganhar experiência.
A verdade é que o intercâmbio académico é a forma mais rápida de melhorar o seu domínio de inglês. Seja com um curso intensivo do idioma ou aulas de um curso superior, poderá ficar fluente em inglês enquanto viaja.
Mas querer aprender inglês é apenas o primeiro passo, e existem muitas coisas que deve fazer antes de começar. Será que precisa de possuir um visto ou outros documentos? Sabe com que antecedência devem ser entregues? Como fazer a candidatura ao curso e conseguir uma bolsa de estudo?
Para ajudar todos os alunos a descobrir tudo o que têm que fazer, bem como todas as informações essenciais sobre aprender inglês no estrangeiro, criamos este guia sobre os intercâmbios de inglês nos 4 países com este idioma nativo: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá. Continue a ler para saber como funcionam os programas de intercâmbio em cada um destes países.
Aula de inglês nos Estados Unidos
Estudar nos Estados Unidos é um sonho de muitos jovens e, todos os anos, milhares de alunos rumam para o país para aumentar o seu conhecimento de inglês e alcançar o "sonho americano". E fazer um programa de intercâmbio ou um curso de inglês num país estrangeiro, principalmente um tão rico como os EUA, tem inúmeras vantagens.

No entanto, o seu sistema de ensino é bastante diferente do português e isso significa que se deve preparar bem. Acima de tudo é importante que tenha pelo menos algum conhecimento da língua. Não quer dizer que tenha que ser fluente, desde que saiba o necessário para poder comunicar e compreender o que lhe é dito. Não só durante o processo de candidatura, mas também porque todas as aulas serão dadas no idioma.
Deve ter em conta que cada universidade tem os seus requisitos específicos, e se gostava de ingressar num dos seus cursos, terá que apresentar uma candidatura a cada uma. Além disso, também deve equacionar todos os outros custos que vai ter com transportes, alimentação, alojamento, material escolar, etc. Para ajudar a sua carteira, pode tentar obter uma bolsa de estudo.
As bolsas de estudo são atribuídas, na sua maioria, de acordo com o mérito académico. Certos atletas também têm os seus estudos pagos parcialmente ou na totalidade. Ainda existem variados programas de ajuda financeira para estudantes internacionais e o estado português, alguns organismos públicos, entidades municipais e instituições privadas têm programas de bolsas de estudo para quem quer estudar no estrangeiro.
Depois de ser aceite como aluno, terá que preencher todos os documentos necessários para poder obter o visto de residência no país, que será diferente de acordo com o tempo de permanência no país e o local onde vai estudar.
Aprender inglês para trabalhar no Reino Unido
Londres é um dos destinos favoritos dos estudantes de intercâmbio, pela qualidade dos cursos que oferece, a sua riqueza cultural e os diversos pontos turísticos que possui. No entanto, estudar inglês no Reino Unido já não é como antigamente. Ainda que possam não ser visíveis, o Brexit trouxe várias mudanças. As propinas ficaram mais caras e a burocracia aumentou.

Agora, os estudantes da União Europeia passam a ser considerados estudantes internacionais e deixam de pagar o mesmo valor que os alunos britânicos. Isso quer dizer que poderá ser necessário candidatar-se a uma bolsa de estudo para ter apoio financeiro. E, ao contrário do que acontecia antes do Brexit, os alunos que queiram estudar no Reino Unido precisam de um visto.
A boa notícia é que ainda existem várias opções de apoio financeiro disponíveis para ajudar a financiar os estudos no Reino Unido, incluindo bolsas de estudo, subsídios, prémios financeiros e empréstimos. O governo do Reino Unido oferece centenas de bolsas de estudo e apoio financeiro adicional a estudantes de vários países. Além disso, muitas das instituições têm assistência financeira própria e costumam partilhar essa informação nos seus websites.
Outra questão importante para os alunos que querem estudar em Inglaterra é o aspeto financeiro de ter aulas num país onde o custo de vida é considerado alto. Por isso, deve não só perceber quais são os preços médios dos cursos de inglês no Reino Unido, mas também quais são as restantes despesas que vai ter com alimentação, alojamento e transporte.
Isto porque o valor que os alunos pagam às instituições estão relacionados com os seus estudos e apenas cobrem despesas administrativas e serviços académicos da universidade, mas não incluem custos residenciais e outras despesas semelhantes. Além disso, os valores do curso de inglês também variam de acordo com a escola e a carga horária do curso.
Aula de inglês particular na Austrália
A Austrália tem excelentes oportunidades na área da educação para os estudantes internacionais que querem aprender no país. Mas para poder aprender inglês na Austrália, tal como na maioria dos países, tem que possuir um visto de estudante.

No entanto, os vistos australianos têm a mesma duração do curso de inglês em que está inscrito, mais um mês adicional para que o aluno possa organizar e planear o seu regresso. Mas, ao contrário da maioria dos países, na Austrália pode renovar o seu curso de inglês e o visto as vezes que quiser.
O processo de pedido do visto é bastante simples. Basta escolher o curso de ingles online que prefere, fazer a matricula e preencher todos os documentos e formulários necessários. O processo demora em média 40 dias, por isso, deve começar a preparação com bastante antecedência, de forma a ter tempo de encontrar alojamento e marcar a viagem. Também deve escolher um seguro de saúde para ter durante o período da sua estadia.
Uma boa notícia é que não precisa de suportar os custos do curso totalmente sozinho. Além de poder trabalhar enquanto frequenta o curso, as escolas australianas também possuem bolsas de estudo e apoios financeiros parciais aos alunos que as frequentam.
No caso de não ter acesso a uma bolsa de estudo, pode sempre optar por procurar um emprego. Com o visto de estudante também pode trabalhar no país em regime de part-time (20 horas semanais ou 40 horas quinzenais), ou em full-time quando estiver de férias. Desta forma, não é necessário sobreviver apenas das suas poupanças.
Curso de inglês no Canadá
Existem inúmeros motivos para optar por aprender inglês no Canadá. O país é reconhecido mundialmente como um dos melhores países do mundo em qualidade de vida e é bastante seguro. Além disso, o custo de vida no Canadá comparado com outros países normalmente escolhidos para fazer um curso de inglês, como Inglaterra ou os Estados Unidos, também é muito atraente.

Os seus programas de intercâmbio começam no ensino secundário, e permitem que estudantes internacionais com um bom nível de inglês possam frequentar aulas numa escola do país e aperfeiçoar o idioma. Continuam até ao ensino superior, nas universidades do país que estão entre as melhores do mundo. Além disso, o Canadá oferece várias opções de cursos para todos os níveis e bolsos.
Existem escolas de idiomas para desenvolver o inglês do zero ou cursos focados em atividades profissionais e preparatórias. Também existem programas em faculdades e escolas profissionais, que possibilitam ao estudante trabalhar durante a permanência no país, enquanto completa o ensino superior.
Isto porque ir estudar para um país estrangeiro requer fundos monetários. Poderá ser possível fazer a candidatura a uma bolsa de estudo, mas não é garantido que consiga tê-la. Ou que esta cubra todas as suas despesas. Por isso, deve planear cuidadosamente a viagem e o alojamento, para perceber quanto terá que gastar e se está dentro do seu orçamento. Lembre-se que para calcular quanto custa viver no Canadá como um estudante internacional, deve ter em conta todas as despesas com habitação, alimentação e transporte, além do custo do curso e respetivo material.
Se estiver a planear estudar no Canadá durante 6 meses ou menos, não é necessário ter um visto de estudante. Para permanecer durante mais de 6 meses, é necessário ter um study permit e uma carta de autorização de uma das instituições de ensino do Canadá. O study permit é apenas uma autorização, mas quando é aprovado é automaticamente concedido um visto de estudante, sem ser necessário ter um processo em separado.