"We wish you a Merry Christmas
And a Happy New Year!"
Quem nunca começou a entrar no espirito natalício com uma playlist de músicas de Natal? Até os filmes natalícios têm uma banda sonora específica!
Seja nos Estados Unidos ou na Inglaterra, a temporada de Natal (também denominada de holidays, para representar todas as festas religiosas ou comerciais dos meses de novembro e dezembro), é um momento de reunião para famílias e amigos. Além da ceia tradicional do dia 25 de dezembro e dos famosos presentes tão desejados pelos mais novos, as canções de Natal têm um lugar especial na cultura natalícia destes países e de tantos outros. Na rua ou em casa, não há como escapar à música tradicional do inverno.
Mas não precisa de viver ou estar a visitar esses países para poder ouvir estas músicas! Como já mencionamos, os filmes natalícios estão sempre repletos de exemplos, e permitem que entre no espírito. Mas, além disso, ouvir músicas natalícias em inglês ajuda na familiarização com a cultura e permite melhorar o vocabulário, pronúncia e compreensão no idioma.

E como cada país tem os seus próprios clássicos e canções populares que nos permitem viver o espírito do Natal, criamos estes artigo para ajudar a ter uma visão geral das melhores músicas natalícias cantadas no idioma de Shakespeare. Sabemos que a certa altura do ano já dá vontade de tapar os ouvidos para não ouvir novamente algumas músicas e vozes que se tornam repetitivas nesta época, mas não há como negar que muitas delas são verdadeiras obras de arte.
E saiba também como encontrar os melhores cursos de inglês Lisboa na Superprof!
Como é que se festeja o Natal nos Estados Unidos?
As celebrações natalícias nos Estados Unidos têm como características principais a confraternização com a família, decoração típica e muita comida. No entanto, o Natal americano tem alguns detalhes diferentes do nosso!
Ao contrário do que acontece em Portugal, nos EUA o dia 24 é um dia normal, sem qualquer tipo de celebração. As comemorações começam a partir da manhã do dia seguinte, dia 25, quando as crianças acordam e vão verificar se os presentes estão à sua espera.

Como tal, a "ceia" acontece à hora do almoço, muitas vezes ainda com os pijamas natalícios vestidos. Entre os pratos mais típicos desta festa estão o peru assado, pernil e diversos doces típicos como tartes. Também é clássico compor a mesa com Eggnog, uma bebida à base de ovo, leite, açúcar e noz-moscada. Os maiores de idade têm ainda a opção de adicionar uma bebida alcoólica como conhaque, rum ou whisky para uma experiência natalícia extra.
No que diz respeito à decoração, basta ver um filme natalício para perceber que a decoração é uma das maiores tradições do país e envolve dias de preparação! Durante estes meses, é comum ver casas muito enfeitadas com luzes, bonecos de neve, renas iluminadas, presépios e pais natais. Durante muitos anos, a árvore era um elemento pouco importante para os americanos, considerada um ornamento pagão. Hoje em dia, é difícil não encontrar um exemplar em todas as casas americanas. Mas, ao contrário das nossas, as árvores americanas utilizadas na decoração são pinheiros verdadeiros e existe toda uma tradição sobre escolher o pinheiro ideal para decorar!
Só a partir de 1846 é que a árvore de Natal passou a ser um elemento essencial na celebração!
Na decorar interior, é bastante comum pendurar meias decoradas por cima da lareira, com pequenos presentes dentro delas, como doces, bonecos de peluche, baralhos, etc. É nestas meias que o Santa Claus deve deixar os seus presentes (ou carvão para aqueles pequenotes menos bem comportados!). Por último, existe uma enorme tradição natalícia de ouvir cânticos (os carols), que são tocados de forma ininterrupta durante o mês em lojas, shoppings e restaurantes. As crianças também os aprendem nas escolas, para fazer espetáculos no final ano.
Quer saber todas as músicas mais famosas do idioma de Shakespeare? Faça um curso de inglês online!
Experimente as aulas ingles online para aprimorar o seu conhecimento enquanto desfruta das melodias natalícias.
O que pode fazer no UK durante a época natalícia?
O Natal é um dos feriados mais importante da cultura do Reino Unido e é o momento de confraternização das famílias, mesmo que não sejam religiosas. Como tal, é uma altura especial para o país, com uma variedade de festivais, pistas de gelo e mercados tradicionais onde o espírito natalício brilha. Estas são algumas das atividades que pode realizar no país durante o período natalício!
Patinar no gelo no Museu de História Natural
Não faltam pistas de patinagem no gelo no país, mas o local mais bonito durante este período festivo é a pista de gelo do Museu de História Natural. Isto porque, além da beleza arquitetónica do edifício, também encontra um pinheiro de Natal de quase 10 metros no meio, rodeado de cafés a vender chocolate quente e doces típicos. E mesmo que não seja fã da patinagem no gelo, pode sempre ficar-se por observar as decorações ao seu redor.
Visitar a festa de Natal no Hyde Park
Este evento clássico recebe mais de dois milhões de visitantes por ano, e é considerado uma das melhores atividades natalícias em Londres. Desde meados de novembro até início de janeiro, o Hyde Park é a base de vários mercados festivos, mais de 100 passeios, uma gigantesca roda gigante, entretenimento ao vivo (incluindo patinagem artística, circo e música ao vivo), bem como inúmeros bares e restaurantes. Isto quer dizer que pode escolher o que prefere fazer e adaptar a sua experiência ao orçamento que tem para gastar.
Se quiser experimentar um lugar divertido para beber, visite o bar Winter Wonderland, onde tudo é feito de gelo, incluindo as cadeiras, mesas e copos de cocktail!
Explorar os mercados de inverno
À medida que os dias ficam mais curtos e o tempo fica mais frio, os mercados de inverno do país tornam-se os locais de eleição, trazendo algum calor para as noites frias e invernais. São o local ideal para ir comprar queijos, vinhos, doces artesanais e presentes feitos à mão. Visite os mercados e desfrute das decorações iluminadas e fios de luzes. A grande maioria está aberto até às 22h, portanto tem muito tempo para a visita, enquanto se aquece com uma bebida quente depois de um longo dia.
Ouvir as músicas em Trafalgar Square
Pode ouvir cânticos natalícios em todas as cidades do país, mas há uma magia especial em Trafalgar Square. Mais de quarenta grupos cantam durante uma hora no período que antecede o Natal para arrecadar dinheiro para instituições de caridade.
A árvore de Natal de 25 metros de altura no centro da praça, com as suas centenas de luzes iluminadas, proporciona a decoração ideal para ouvir os sons natalícios que a rodeiam. À sua volta, com a banda sonora ambiente, estão algumas barracas de bebida e comida que pode utilizar para se aquecer enquanto ouve a música de Natal em inglês.
Ver um espetáculo natalício
A estação do inverno também é conhecida pela quantidade de espetáculos e peças criativas. Como tal, uma das opções é ver um espetáculo natalício.

Estes são alguns dos espetáculos favoritos e anuais realizados no coliseu de Londres:
- Um conto de Natal: a história da vida de Ebenezer Scrooge durante o seu passado, presente e futuro;
- O Quebra-nozes: a história de uma menina que recebeu um quebra-nozes encantado de presente;
- O Boneco de Neve: a história de um boneco de neve que ganha vida.
Passear pelas ruas com decorações natalícias
Com uma impressionante variedade de decorações de luz, a cidade de Londres possui algumas das melhores instalações do país durante as épocas festivas. Todas as zonas mais importantes da cidade são decoradas para o Natal. Como tal, uma das melhores coisas que pode fazer é passear nas ruas e apreciar as decorações em:
- Oxford Street: uma das melhores ruas para apreciar as decorações, as luzes aqui utilizadas são para muitos as mais famosas. Nesta rua existem mais de 1700 instalações para ver, já para não dizer que é um ótimo lugar para fazer compras;
- Regent Street: durante o período natalício, esta rua possui um evento de iluminação com estrelas. O trânsito durante a noite é cortada, para que os visitantes possam passear à vontade, e as lojas mais próximas também realizam eventos interessantes para quem as visitam;
- Bond Street: o bairro comercial de luxo de Londres também é conhecido pelas suas lendárias luzes e decorações natalícias inspiradas no pavão. Estas luzes são inspiradas pelo passado vibrante da rua, quando os jovens visitavam a área em trajes excessivamente extravagantes. Estes tornaram-se os primeiros modelos ou "pavões" do seu tempo, e passaram a inspirar as belas luzes de pavão que vemos nos dias de Natal.
Além das decorações, as janelas extravagantes das lojas de design também merecem a viagem! Estima-se que existam mais de 250.000 luzes individuais conectadas umas às outras nestas montras decoradas.
Saiba também qual é a importância de saber usar os conetores em inglês!
Músicas famosas de Natal em inglês e a sua letra em português
Tal como o tema com que abrimos este artigo, todos sabemos que existem vários clássicos nas músicas natalícias. É provável que conheça a maioria, mas para ajudar, compilamos as letras e respetivas traduções das músicas de Natal mais famosas. Conheça já todas para poder montar a melhor playlist natalícia de sempre!
We Wish You a Merry Christmas
Com origem na Inglaterra, a versão moderna deste tema foi cantada pela primeira vez pelo coro de Arthur Warrell. Na canção original cantava-se "I" (eu), mas o pronome pessoal plural (we = nós) foi mais bem sucedido, dando à música um som mais tradicional.
Versão inglesa:
We wish you a Merry Christmas,
We wish you a Merry Christmas,
We wish you a Merry Christmas,
And a Happy New Year!
Em português:
Desejamos um feliz Natal,
Desejamos um feliz Natal,
Desejamos um feliz Natal,
E um bom Ano Novo!
Se está em pensar em morar num país de língua inglesa, é melhor que se comece a familiarizar com este clássico. Além disso, conheça também o top 10 de provérbios em inglês.
Jingle Bells
Este tema natalício é uma das músicas americanas mais célebres. Escrito pelo músico James Pierpont com o título original "One Horse Open Sleigh", este tema não era originalmente uma canção natalícia. Só depois de algumas décadas é que os coros tradicionais começaram a utilizar a música como uma celebração das festas.
A canção evoca os sinos usados pelos cavalos da Nova Inglaterra no século XIX e o objetivo do tema era tentar reproduzir o trote contínuo dos cascos e o som constante dos sinos nas ruas.
Versão inglesa:
Dashing through the snow, in a one horse open sleigh
Over the fields we go, laughing all the way
Bells on bob tails ring, making spirits bright
What fun it is to laugh and sing, a sleighing song tonight
Jingle bells, jingle bells, jingle all the way
Oh, what fun it is to ride in a one horse open sleigh!
Em português:
A andar na neve, num trenó puxado por um cavalo
Ao longo dos campos vamos, rindo pelo caminho
Os sinos a tocar no traseira do trenó, a fazer os espíritos brilhar
Que divertido é rir e cantar. uma canção no trenó esta noite
Tocam os sinos, tocam os sinos, tocam todo o caminho
Oh, é tão divertido andar um trenó puxado por um cavalo!
A música é tão famosa que nós até temos uma música em português!
Quer melhorar a sua fluência? Conheça as nossas dicas para melhorar no idioma de Shakespeare!
Santa Claus Is Coming To Town
De certeza que já ouviu esta música centenas de vezes durante a época festiva! E não é de estranhar, porque existem cerca de 200 versões diferentes deste tema, cantado por artistas diferentes ao longo dos anos. Pode cantar em conjunto com os Jackson 5, Mariah Carey, Bruce Springsteen, Frank Sinatra e muitos, muitos mais!
Versão em inglês:
You better not cry
You better not pout
I'm telling you why
Santa Claus is coming to town
He's making a list
He's checking it twice
He's gonna find out who's naughty or nice
Santa Claus is coming to town
Em português:
É melhor ter cuidado
É melhor não chorar
É melhor não fazer beicinho
E eu digo porquê
O Pai Natal está a chegar à cidade
Ele está a fazer uma lista
Vai verificá-la duas vezes
Vai descobrir quem se portou bem ou mal
O Pai Natal está a chegar à cidade
Driving Home for Christmas
Uma música ligeiramente diferente das outras opções, porque retrata literalmente alguém que está parado no trânsito a tentar chegar a casa para o Natal. Mas é um dos maiores clássicos desta época! Cantado por Chris Rea, é um tema obrigatório das playlists natalícias.
Versão inglesa:
I'm driving home for Christmas
I can't wait to see those faces
I'm driving home for Christmas
Yeah, well I'm moving down that line
And it's been so long
But I will be there
To sing this song
Em português:
Estou na estrada a caminho de casa para o Natal
Mal posso esperar para ver aqueles rostos
Estou na estrada a caminho de casa para o Natal
Sim, estou a avançar na fila
E já passou tanto tempo
Mas estarei lá
Para cantar esta canção
E passar o tempo
Jingle Bell Rock
Extremamente popular nos Estados Unidos e frequentemente transmitido na rádio americana, este tema cantado por Bobby Helms em 1957, teve imenso sucesso desde o seu lançamento. Até entrou para a lista da Billboard, de tantos recordes de vendas que bateu.
Desde então, a música foi interpretada por artistas como Laura Pausini, Rascal Flatts e também por Michael Bublé! Além disso, o tema também protagonizou uma cena impressionante no filme Mean Girls, (Giras e Terríveis em português), um filme mítico nos Estados Unidos.
Versão inglesa:
Jingle bell, jingle bell, jingle bell rock
Jingle bells swing and jingle bells ring
Snowing and blowing up bushels of fun
Now the jingle hop has begun
What a bright time, it's the right time
To rock the night away
Em português:
Toca o sino, toca o sino, balança o sino
Os sinos tocam e os sinos batem
Com neve e vento, um monte de diversão
Agora a dança do sino começou
Que tempo brilhante, é o momento certo
Para agitar noite adentro
Prepare-se para dançar e cantar esta música popular durante as férias de! E aproveite a oportunidade para rever a gramática inglesa, ao verificar erros de gramática na internet!
All I Want for Christmas is You
Este tema interpretado por Mariah Carey é sem dúvida o hino das festas natalícias! Desde o seu lançamento que a música foi aclamada pela crítica, considerada uma das poucas adições modernas dignas do feriado. Além do seu enorme sucesso comercial quando foi lançada, aumenta de popularidade de ano para ano e é, ainda hoje em dia, uma das músicas sempre tocadas durante o período natalício.
Versão inglesa:
I don't want a lot for Christmas
There is just one thing I need
I don't care about the presents underneath the Christmas tree
I just want you for my own
More than you could ever know
Make my wish come true
All I want for Christmas is you
Em português:
Não quero muita coisa para o Natal
Só há uma coisa de que preciso
Não quero saber dos presentes
Que estão debaixo da árvore de Natal
Só te quero para mim
Mais do que jamais poderias imaginar
Torna o meu desejo realidade
Tudo que eu quero de Natal
És tu
Que tal melhorar o seu vocabulário na língua de Shakespeare?
Christmas (Baby Please Come Home)
Este tema, imortalizado na voz inconfundível de Darlene Love, foi gravado em 1963 e é um verdadeiro clássico natalício. Foi originalmente lançado numa complicação de músicas de natal em inglês, mas hoje em dia já tem inúmeras versões. Existem interpretações de artistas como Michael Bublé, Mariah Carey e até mesmo os U2 e Led Zeppelin!
Versão inglesa:
(Christmas) Pretty lights on the tree
(Christmas) I'm watching them shine
(Christmas) You should be here with me
(Christmas) Baby, please come home
Em português:
(Natal) Belas luzes na árvore
(Natal) Estou a vê-las brilhar
(Natal) Devias estar aqui comigo
Last Christmas
Esta canção dos Wham! é um verdadeiro clássico natalício. Desde o seu lançamento já foi regravada dezenas de vezes por diversos artistas, como Gwen Stefani, Ariana Grande, Savage Garden, Carly Rae Jepsen, Taylor Swift e muitos outros.
Versão inglesa:
Last Christmas I gave you my heart
But the very next day you gave it away
This year, to save me from tears
I'll give it to someone special
Em português:
O Natal passado dei-te o meu coração
Mas no dia a seguir deitaste-o fora
Este ano, para escapar ás lágrimas
Vou dá-lo a alguém especial
White Christmas
Provavelmente a música mais antiga desta nossa lista, foi gravada em 1942 e até venceu um Grammy! O tema original é de Bing Crosby, mas ao longo dos anos inúmeros artistas tentaram recriar a magia original. Encontra versões cantadas por Frank Sinatra, Gwen Stefani, Sabrina Carpenter e até os Backstreet Boys!
Versão inglesa:
I'm dreaming of a white Christmas
Just like the ones I used to know
Where the tree tops glisten
And children listen
To hear sleigh bells in the snow, oh, the snow
Em português:
Estou a sonhar com um Natal branco
Tal como aqueles que costumava conhecer
Onde os topos das árvores brilham e as crianças ouvem
Para ouvir sinos de trenó na neve
Existem muitas outras músicas tradicionais em inglês cantadas no período festivo do Natal! E muitas delas utilizam várias das expressões mais usadas nos EUA e na Inglaterra. Por isso, pode ficar a conhecer as músicas mais famosas e o vocabulário inglês ao mesmo tempo.
E se precisar de ajuda, consegue encontrar a melhor aula de inglês na Superprof!