“Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe reside a ignorância.” - Hipócrates
Hoje em dia, são muitos os alunos que pretendem seguir uma carreira ligada à bioquímica no nosso país. As saídas profissionais das áreas ligadas à saúde sempre tiveram a reputação de altas taxas de empregabilidade.
Por isso se gostava de ingressar num curso superior, como engenharia bioquímica, engenharia química, farmácia e bioquímica, medicina, ciências biológicas ou engenharia biológica, vai ter de dominar tudo sobre a área. E mesmo que já se encontre na universidade e estiver a fazer esta cadeira, precisa de a dominar para poder avançar na sua formação e conquistar aquele certificado que tanto ambiciona!

A melhor solução passa sempre por contratar um professor da Superprof. Mas continue a ler se gostava de saber tudo o que precisa para avançar na aquisição de conhecimentos de grupos funcionais, compostos orgânicos e outros elementos, como lípidos, enzimas, ácidos nucleicos, lipídeos, proteínas, aminoácidos, entre outros.
Qual é a importância da bioquímica?
Deverá estar a perguntar-se o que é a bioquímica? Trata-se de uma área que permite estudar e compreender o ser vivo e o seu metabolismo, a ciência e tecnologia que estuda e aplica as ciências químicas de toda a biologia. Como tal, surge a partir dessas duas ciências: a química e a biologia.

A bioquímica tem como função investigar e analisar a composição e mudanças sofridas pelas moléculas e por outras estruturas microscópicas contidas num organismo. Surgiu devido ao interesse do homem em entender as transformações ocorridas nos organismos vivos, responsáveis pela sua origem, crescimento e desenvolvimento.
A bioquímica é muito importante para muitas indústrias diversificadas. Pode estar presente na área alimentar, no setor da cosmética, na área médica, no setor agrícola ou na área farmacêutica.
O objetivo é sempre aumentar as vantagens comerciais e industriais, bem como para a saúde das pessoas, dos animais, da agropecuária e do meio ambiente.
Um bioquímico é o responsável por estudar os processos químicos e biológicos que acontecem naturalmente para a manutenção da vida e aplicar esse conhecimento que obteve em variadas áreas. Ou seja, aplica os processos bioquímicos na tecnologia, desenvolvendo a aplicação tecnológica de biomoléculas e dos organismos vivos, com o objetivo de inovar e melhorar a vida da sociedade. Quer dizer que tanto pode ajudar a desenvolver vacinas e medicamentos, como atuar na produção de alimentos com maior qualidade, desenvolver produtos com menor impacto ambiental ou até descobrir novas fontes de bioenergia.
A bioquímica é uma área com muita importância e tem impacto nos setores principais da sociedade, incluindo alimentação e energia. Como tal, é essencial para a nossa evolução.
O mercado de trabalho de um bioquímico está em constante evolução e aumenta com o desenvolvimento de novas tecnologias. Como mencionamos, estes técnicos podem trabalhar em indústrias dos mais variados setores, incluindo em universidades, centros de pesquisa e laboratórios de análises clínicas, de DNA e forenses.
Nas empresas, um bioquímico trabalha em pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção bioquímica e biotecnológica. Mas também pode trabalhar como gestor em controlo de qualidade, desenvolvimento de projetos, patentes e inovações. Ou ainda em órgãos e institutos governamentais, laboratórios de análise genética, laboratórios de análises ambientais, perícia criminal e até mesmo num laboratório de pesquisa sobre biologia celular, biofísica, fisiologia, nutrição e muitas outras ciências.
Por isso, investir em bioquímica será sempre uma excelente aposta, tendo em conta as múltiplas possibilidades de saídas profissionais da área. Procure começar já a ler sobre o composto orgânico, as funções orgânicas ou a análise bioquímica, para poder começar. Tem ainda uma série de outros elementos à sua espera, como lípidos, ácidos nucleicos, lipídeos, proteínas, aminoácidos, e muito mais!
O que precisa para avançar com curso de bioquímica?
Depois de decidir avançar para o curso de bioquímica ou de bioquímica clínica com um professor da Superprof, é essencial saber aquilo que precisa para as aulas de bioquímica, sejam online (em vídeo) ou presenciais.

Computador, tablet ou telemóvel para ter aulas online
No caso de optar por aulas online, precisará sempre de ter consigo um computador, tablet ou telemóvel com câmara e microfone integrados. Só assim, poderá comunicar com o tutor que está a dar apoio escolar e a preparar para o seu curso de engenharia bioquímica, farmácia e bioquímica, medicina, ciências biológicas ou engenharia biológica. Não tem que ser o modelo mais caro, mas deve ter uma excelente ligação à internet, em fibra ótica preferencialmente.
Manuais e livros que vão auxiliar na resolução dos exercícios de bioquímica
Deverá ter sempre consigo o livro de bioquímica e os cadernos de exercícios. Estes recursos são essenciais para que possa ir avançando na matéria e resolvendo todos os problemas que surgirem. Irão permitir que aprenda tudo sobre metabolismo e os elementos que o influenciam como lípidos, lipídeos, proteínas, aminoácidos, carboidratos, moléculas entre outros.
Foco e concentração durante as aulas
De nada servirá estar nas aulas de bioquímica, se estiver com a cabeça nas nuvens! Para obter o melhor aproveitamento possível, deve estar sempre concentrado e focado ao máximo. Se não prestar atenção, não vai conseguir memorizar nenhum conteúdo. Para isso, deve evitar todas as possíveis distrações. Nada de televisão e coloque o seu telemóvel no modo avião ou desligue as notificações. O momento de estudar é para estudar. Só assim poderá aprender tudo o que é necessário.
Ter uma atitude positiva pode fazer toda a diferença na sua aprendizagem!
Manter-se sempre positivo
Sempre que se deparar com exercícios de bioquímica e com processos biológicos que considera muito difíceis, deve ter em mente que com empenho, dedicação e prática, não há nada que não consiga ultrapassar. Invista na sua educação e dedique tempo para estudar bioquímica, quer pretenda seguir ou não um curso superior na área. E sempre que necessário, complemente com apoio escolar!
Curso bioquímica: onde começar a ter aulas?
Para além dos cursos grátis e vídeos que poderá ver na internet sobre os grupos funcionais, compostos orgânicos ou como funciona o nosso metabolismo, também deve investir em aulas de apoio.

Deve, acima de tudo, ter muito bem definidos os seus objetivos e metas pessoais para poder saber qual é o tipo de apoio mais adequado. Só depois de saber o que pretende, é que poderá procurar uma solução. É esse conhecimento que permite tomar a melhor decisão e escolher a opção mais vantajosa para a sua situação em particular.
Para isso, deve considerar:
- Qual é a sua disponibilidade para aprender e estudar?
- Pretende ter aulas particulares online ou presenciais?
- Quer aprender com um professor de bioquímica ou com um bioquímico experiente?
- Irá complementar o seu apoio escolar com o acesso a informação grátis, como cursos e vídeos na internet?
- Prefere pagar uma mensalidade pelo seu curso de bioquímica ou pagar apenas pelas aulas que fizer?
- O seu objetivo passa por se tornar um bioquímico ou ingressar num curso de farmácia ou de medicina?
Estes são alguns dos locais onde poderá aprender bioquímica.
Centros de explicações que ensinem bioquímica
Nos centros de explicações poderá preparar-se para obter a avaliação ou o certificado que tanto precisa. Procure por um nas imediações da sua residência e veja se dá explicações a esta disciplina.

- 👍 Vantagens: terá o apoio de um professor ou vários professores qualificados na disciplina.
- 👎 Desvantagens: terá obrigatoriamente que optar pelos mentores que já trabalham no centro, tem que pagar uma mensalidade fixa (independentemente de ter um imprevisto e não conseguir comparecer) e poderá ter que partilhar o tutor com outros alunos.
Aprender a estrutura da bioquímica com um professor da Superprof
Esta é, sem dúvida, a escolha certa para saber tudo sobre lípidos, enzimas, lipídeos, aminoácidos, moléculas e carboidratos.

- 👍 Vantagens: os nossos professores disponibilizam opções de aulas online ou presenciais, pode escolher o professor que preferir, paga apenas as sessões que tiver, encontra os tutores com os preços mais competitivos do mercado e a primeira aula costuma ser grátis.
- 👎 Desvantagens: nenhuma!
Como se preparar para o curso de bioquímica?
Se quer tentar a sua sorte numa das várias saídas profissionais da área da bioquímica (farmácia, medicina, saúde, ciências biológicas, etc.), deverá potenciar o seu estudo para obter a avaliação ou o certificado que tanto precisa.
Fique então a conhecer algumas dicas essenciais que vão ajudar na aprendizagem das matérias teóricas, mas também no laboratório clínico:
- Ter todos os manuais e livros preparados: a organização é a chave do sucesso escolar. Procure ter tudo previamente preparado, para quando chegar o momento das sessões, atacar de imediato todo o conteúdo teórico, mas também a componente laboratorial;
- Ter responsabilidade e compromisso com o estudo: estude todos os dias a nomenclatura química orgânica e todos os outros conteúdos que precisa de saber. Se não se dedicar e procurar sempre estudar diariamente toda a matéria que precisa, dificilmente avançará nos seus estudos;
- Ter sempre apontadas todas as dúvidas: faça a sua função enquanto aluno e, se tem dúvidas coloque de parte. Poderá até enviar ao seu explicador previamente e pedir para preparar todas as respostas e explicações quando se reunirem. Desta forma, estará a otimizar o tempo de ambos e não deixa passar qualquer dúvida que tenha sobre a matéria;
- Estipular objetivos e metas: tenha à mão uma lista de todo o conteúdo que precisa de aprender e estipule os seus objetivos para a sessão. Está mais do que provado que aprender com um plano prévio é muito mais eficaz do que começar a estudar sem um rumo definido;
- Ter local de estudo adequado: deverá ter sempre o seu recanto especial que permita manter toda a sua concentração para estudar. Procure ter sempre o local o mais organizado possível. Ter muitos elementos, só irá contribuir para dificultar a sua concentração ao estudar a matéria. Um espaço minimalista poderá ser o ideal!
Estas são apenas algumas das nossas sugestões para se preparar com eficácia para a bioquímica, mas existem muitas mais!
Os recursos de que precisa para aprender bioquímica!
Para poder estudar um grupo funcional, saber o que são hidrocarbonetos ou os lípidos, enzimas, ácidos nucleicos, lipídeos, proteínas, aminoácidos, carboidratos numa aula online ou presencial, precisa de ter um conjunto variado de recursos.
Isto permitirá que se prepare para entrar na universidade ou no caso de já frequentar, melhorar a sua avaliação no curso de bioquímica e farmácia, medicina, ciências biológicas, engenharia biológica ou qualquer outro. Estes são alguns dos recursos que precisa para as aulas de bioquímica.
Livros e cadernos de exercícios de bioquímica
Tenha sempre consigo todos os cadernos e livros que precisa para avançar no estudo da informação teórica e também da componente laboratorial. Procure ter sempre livros e cadernos diversificados, para conseguir testar e absorver o número máximo de conhecimentos. O normal é habituar-se a chegar à solução dos problemas que já sabe. Por isso, deverá sempre procurar testar os seus conhecimentos com novos desafios.

Computador ou tablet se for aprender online
Tal como já referimos, estes equipamentos são essenciais para a aprendizagem do funcionamento de um organismo, de biomoléculas ou da estrutura celular em formato online.
Além disso, deve garantir que têm um microfone ou uma câmara integrada para que possa comunicar e ver o seu professor com a máxima qualidade.
Tenha sempre consigo água e alguns snacks
Dificilmente, conseguirá manter a concentração e o foco se estiver com fome ou sede. Vá bebendo água para se manter hidratado e tenha alguns snacks saudáveis, como frutos secos, no caso de ter fome. O ideal é que esteja sempre bem alimentado antes da sua sessão, mas não tenha vergonha de precisar de fazer uma pausa sempre que necessário. O mesmo acontece se precisar de parar uns minutos ou esticar as pernas. É preferível perder 5 minutos do que perder meia hora por não se concentrar!
Quanto custa um curso bioquímica?
Poderá e deverá sempre estudar através de cursos grátis e de outra informação que encontra na internet. Todos os recursos gratuitos são uma mais valia para a sua aprendizagem e devem ser aproveitados. Mas não substituem o apoio personalizado de um professor que irá estudar consigo as substâncias, compostos e funções da bioquímica.
O preço dos professores na Superprof varia de acordo com vários elementos e cada mentor define os valores que cobra pelo curso de bioquímica.

O valor poderá variar de acordo com o currículo e percurso profissional do professor, o tipo de aulas (online ou presenciais; individuais ou de grupo), a localização do profissional, as especificidades da matéria que precisa aprender, entre outras questões. Isto é bom porque significa também que encontrará sempre diversas soluções para a sua aprendizagem e pode escolher a que tiver o custo que achar mais adequado.
Fique com uma ideia do preço médio das aulas de bioquímica, dependendo da cidade em que se encontra:
| Cidade | Preço aulas presenciais | Preço aulas online | Preço aulas nível ensino superior | Preço aulas nível mestrado |
|---|---|---|---|---|
| Aveiro | 12€/h | 9€/h | 12€/h | 12€/h |
| Coimbra | 12€/h | 9€/h | 12€/h | 13€/h |
| Porto | 12€/h | 9€/h | 12€/h | 12€/h |
| Lisboa | 13€/h | 9€/h | 13€/h | 13€/h |
| Faro | 10€/h | 9€/h | 11€/h | 11€/h |
No entanto, é essencial que se lembre que estes valores são meramente ilustrativos. Existem sempre formas de conseguir valores competitivos. O mais importante é que estude e tire todas as suas dúvidas de bioquímica. O preço deve vir depois disso.
Sabemos que é tentador procurar pelo valor mais baixo e tentar poupar o máximo possível, mas tenha em conta que vai receber aquilo que pagar. Estas aulas são um investimento para a sua educação e que vão trazer resultados a curto e longo prazo. Trata-se da sua qualidade de vida, realização pessoal e profissional futura. Como tal, pode ser uma mais valia investir um pouco mais e garantir que consegue ter o melhor ensino possível. Não deixe o seu sucesso nas mãos do acaso e procure preparar-se da melhor forma possível com o seu tutor da Superprof.
Escolher o professor indicado pode ser a diferença entre conseguir terminar a universidade e entrar no mercado de trabalho ou ser obrigado a trabalhar numa área que não era bem o que queria. Quer trabalhar num laboratório? Estudar as reações químicas? Trabalhar com DNA? As aulas de bioquímica da Superprof podem ser a diferença entre conseguir fazê-lo ou não! Por isso, não deixa a oportunidade passar. Procure já o professor ideal na nossa plataforma e comece as sessões de bioquímica o mais cedo possível.
E se a bioquímica é uma área que desperta a sua curiosidade ou simplesmente precisa de um estímulo extra, procure sempre pelos últimos avanços.
Resumir com IA


















