A aprendizagem de português começa desde muito cedo, desde o momento em que nascemos na verdade. E desde o inicio do percurso escolar até ao exame de português no 12º ano que dá acesso aos cursos do ensino superior, podemos afirmar com certeza que a disciplina de português é a que tem mais ênfase.
Mas além de saber que as crianças ingressam na escola para aprender a ler e a escrever, sabe quais são as matérias e informações que são introduzidas ano a ano e como se testa o conhecimento dos estudantes? É provável que não.
Por isso se tem filhos que vão começar a escola primária e quer saber que conteúdos estão incluídos em cada aula do curso de cada ano do 1º ciclo, este artigo é para si!
Saiba também qual é o conteúdo de cada ano letivo de português.
Objetivos do curso português na primária
Nos primeiros anos do ensino básico, assenta-se as bases do domínio da leitura, da escrita e da oralidade das crianças. Na verdade, a linguagem escrita é nada mais do que uma representação da linguagem oral, e no início as crianças começam por aprender a identificar os fonemas da língua.
Embora sejam duas coisas diferentes, no 1º ciclo a leitura e escrita fazem parte do mesmo grupo, uma vez que nesta idade as duas capacidades têm muito em comum. Nos primeiros dois anos do 1º ciclo, a leitura e a escrita são ainda uma grande novidade, sendo que anteriormente a criança apenas desenvolveu a sua capacidade de fala e ouviu textos. Só após a fase inicial de aprendizagem, é que o professor se foca no desenvolvimento da fluência de leitura, como a velocidade de fala e a precisão, no alargamento do vocabulário, na compreensão e na produção de textos.
No inicio da escolaridade dá-se também iniciação à educação literária, onde se fortalece o ensino da língua e se começa a formação das crianças como leitores que interagem com a sociedade e a cultura. Ouvir e ler textos de literatura infantil permite trabalhar a interpretação de textos e a organização de ideias. O contacto com textos de diferentes géneros e da oralidade portuguesa, aumenta o vocabulário e favorece o discurso e a comunicação.
É feita uma seleção a nível nacional de obras e textos literários para leitura anual, para garantir que não existem diferenças de escola para escola e que todos seguem o mesmo plano de curso. Cada escola pode, claro complementar as obras obrigatórias com leitura autónoma.
Na gramática, pretende‐se que o aluno se aperceba das regras da língua portuguesa e que as vá dominando progressivamente, sendo capaz de as utilizar em diversas situações. O ensino dos conteúdos gramaticais deve ser feito em sintonia com atividades das restante temáticas.

E as matérias de português do 2º ciclo não são muito diferentes.
1º ano de escolaridade
Na componente de leitura e escrita do 1º ano, os alunos começam por aprender as letras do alfabeto por ordem, quais são as vogais e as consoantes e como escrever as letras em manuscrito. Depois, passam para as sílabas, os fonemas (os sons que emitimos para formar palavras), os ditongos, a acentuação básica (acento agudo, grave e circunflexo) e como utilizar o til e a cedilha.
Na fluência a ler avalia-se a velocidade, a precisão e a entoação que a criança tem. O aluno é considerado fluente quando consegue ler com desembaraço, entoação adequada, com ritmo e cadência e sem errar ou gaguejar. Durante este ano, as crianças estudam cinco tipos de texto: o texto narrativo, informativo, descritivo, banda desenhada ou um poema, e aprendem a distinguir entre eles.
No 1º ano, a ortografia e pontuação são muito simples, uma vez que apenas se verifica se as palavras e as sílabas estão bem escritas. O aluno aprende que a frase deve ter um sentido completo e que começa sempre com letra maiúscula. São também introduzidos os quatro sinais de pontuação principais: o ponto final, o ponto de interrogação, o ponto de exclamação e a vírgula. Em relação à gramática, as crianças começam a aprender a reconhecer sinónimos e antónimos, nomes e adjetivos, que podem ser de género feminino e masculino e no singular ou plural.
Estas são as obras reconhecidas como de cariz obrigatório para os estudantes do 1º ano:
- Alice Vieira, O Menino da Lua e Corre, Corre, Cabacinha;
- Alves Redol, A Flor Vai Ver o Mar;
- António Torrado, O Coelhinho Branco ou Vamos Contar um Segredo e outra História;
- Eugénio de Andrade, Aquela Nuvem;
- Matilde Rosa Araújo, O Livro da Tila ou As Cançõezinhas da Tila;
- Luísa Ducla Soares, Destrava Línguas ou Mais Lengalengas;
- Maria Alberta Menéres, Dez Dedos, Dez Segredos;
- Beatrix Potter, A História do Pedrito Coelho;
- Elizabeth Shaw, A Ovelhinha Preta.

Sabe o que estuda um aluno do 3º ciclo nas aulas de português?
2º ano de escolaridade
No 2º ano trabalha-se o tom de voz, a articulação, entoação e o ritmo dos alunos, bem como uma maior variedade e aumento de vocabulário. Dá-se a consolidação do alfabeto e aumenta-se a complexidade das palavras e dos textos que as crianças leem nas aulas, de forma a treinarem a sequência de acontecimentos, o encadeamento de causa-efeito e os seus temas e assuntos.
Na gramática, continua-se o estudo de sinónimos e antónimos e dá-se início às classes das palavras. As crianças vão também estudar com maior enfâse os nomes, os artigos definidos e indefinidos, os verbos e os adjetivos.
Tal como no ano anterior, existem obras de carácter obrigatório. São elas:
- Adolfo Coelho, Contos Populares Portugueses;
- Alves Redol, Uma Flor Chamada Maria;
- Papiniano Carlos, A Menina Gotinha de Água;
- Luísa Dacosta, O Elefante Cor‐de‐rosa;
- Manuel António Pina, O Têpluquê;
- Sidónio Muralha, Bichos, Bichinhos e Bicharocos ou O Rouxinol e sua Namorada;
- Violeta Figueiredo, Fala Bicho;
- José Eduardo Agualusa, A Girafa que Comia Estrelas ou Estranhões e Bizarrocos.

Descubra o conteúdo de português mais importante do 10º ano.
3º ano de escolaridade
Durante o 3º ano escolar dá-se mais valor á capacidade dos estudantes de fazer pedidos de informação e dar explicações, uma vez que começam a lidar com estruturas frásicas mais complexas, com frases afirmativas e negativas, além do discurso direto. Os alunos passam ainda a ser capazes de diferenciar uma frase declarativa, interrogativa ou exclamativa. Neste ano, treina-se também o discurso oral com introdução a novos géneros textuais, tais como o conto, a descrição e a dramatização.
Além da prática continua de leitura de textos, os estudantes passam também a estudar a interpretação da novos tipos de texto como cartas e convites, onde treinam a opinião crítica. E é no curso deste ano que aumenta a complexidade da gramática. Os alunos são introduzidos as sílabas tónicas e átonas, às palavras agudas, graves e esdrúxulas e monossílabos, dissílabos, trissílabos e polissílabos.
Aprendem a diferença entre nomes próprios e comuns, os pronomes pessoais, os determinantes demonstrativos e possessivos bem como novos advérbios. Passam também a saber distinguir palavras variáveis e invariáveis e a identificar os seus radicais. Estudam ainda a flexão de verbos regulares e irregulares e as variadas conjunções verbais.
As obras literárias também já são mais complexas e incluem até literatura estrangeira:
- Alice Vieira, A Arca do Tesouro – Um Pequeno Conto Musical;
- Álvaro Magalhães, O Senhor do seu Nariz e outras Histórias;
- António Torrado, Trinta por uma Linha ou O Mercador de Coisa Nenhuma;
- Guerra Junqueiro, Contos para a Infância;
- Irene Lisboa, Queres Ouvir? Eu Conto;
- Luísa Dacosta, Robertices;
- Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade;
- Vergílio Alberto Vieira, A Cor das Vogais;
- Matilde Rosa Araújo, As Fadas Verdes;
- Perrault, Contos de Perrault (traduzido);
- Carlo Collodi, As Aventuras de Pinóquio (traduzido).

Sabe o que aprendem os estudantes nas aulas de português do 11ºano?
4º ano de escolaridade
No 4º ano já é esperada alguma precisão por parte dos estudantes, que devem conseguir expressar as suas opiniões com ideias base, seja num registo mais formal ou informal. É também nesta fase que se introduz o discurso persuasivo, com um debate de ideias onde os estudantes têm que justificar as suas opiniões.
Tal como no ano anterior, existe um grande foco no conteúdo gramatical e neste último ano do 1º ciclo, espera-se que cada criança consolide o conhecimento que tem vindo a receber.
Além da continuação do estudo dos nomes comuns e coletivos, dos adjetivos, dos prefixos e sufixos e da família de palavras, os estudantes vão também estudar os graus dos adjetivos e a variação em grau dos nomes. Juntamente com a flexão dos verbos vão também estudar tempos verbais como o pretérito perfeito, imperfeito, futuro e imperativo. É ainda neste ano que os estudantes são apresentados às funções sintáticas e aprendem o sujeito e o predicado de uma frase.
As obras literárias que os jovens do 4º ano têm que ler são:
- António Botto, Histórias do Arco da Velha;
- Hans Christian Andersen, Contos de Andersen (traduzido);
- António Manuel Couto Viana, Versos de Cacaracá;
- António Torrado, Teatro às Três Pancadas;
- Luísa Dacosta, História com Recadinho;
- José Saramago, A Maior Flor do Mundo;
- Matilde Rosa Araújo, Mistérios;
- Mia Couto, O Beijo da Palavrinha ou O Gato e o Escuro;
- Oscar Wilde, O Gigante Egoísta ou O Príncipe Feliz (traduzido).
Aquilo que se denota claramente é um aumento significativo do conteúdo de português, seja ele em interpretação de textos, na componente verbal ou nas regras da língua portuguesa, de forma a preparar o aluno para as informações e matérias dos anos seguintes, até ao final da escola ou, quem sabe, ao acesso a um curso de língua portuguesa no ensino superior.
É precisamente por esse motivo que é muito importante que os estudantes retenham bem todas as matérias e informações, para conseguirem progredir nos anos da escola. Se sente que o seu filho tem muitas dúvidas e dificuldades em acompanhar o ritmo, porque não pedir ajuda a um professor particular que esteja disponível?
O professor particular tem disponível um plano de aulas personalizado para todas as dúvidas e questões que existam e tem acesso a material e recursos físicos e online de apoio. Assim, o aluno vai poder fazer exercícios e treinar os verbos e os nomes. Também poderá escolher quais são os dias melhores para as aulas e definir a carga horária, de acordo com o progresso fora da aula. Aliás, se optar por um professor inscrito na plataforma online da Superprof, pode até escolher que as aulas sejam em pessoa ou em formato virtual.