O início do ensino secundário marca também o início de uma nova época na vida dos estudantes. Ainda que todos os anos anteriores tenham sido importantes no que diz respeito à educação, existe um nível de exigência diferente após a entrada no ensino secundário, uma vez que durante estes anos os estudantes tem também que completar os exames nacionais.
E o 10º ano é o início dessa fase. É aqui que é que os professores vão verificar se todos os conteúdos aprendidos no 1º, 2º e 3º ciclo estão bem consolidados, quais deles precisam de ser revistos, além de adicionar as novas temáticas e obras literárias, que agora são estudadas com muito mais afinco do que do que anteriormente.
Para que seja mais fácil e saiba aquilo que o espera, criamos este artigo com informações sobre as matérias principais do curso de português do 10º ano e o que precisa de saber sobre elas.

Saiba também qual é o conteúdo de português do 1º ciclo.
Conteúdo de gramática do curso português
A componente gramatical no 10º ano de escolaridade engloba várias temáticas, algumas que são uma total novidade para os alunos. É o caso da etimologia e da geografia do português no mundo, onde se espera que sejam capazes de Identificar étimos de palavras, identificar palavras divergentes e convergente, reconhecer a distribuição geográfica do português no mundo, e a diferença entre português europeu e português não europeu
No que diz respeito à sintaxe, existe uma retoma e consolidação das funções sintáticas estudadas no ensino básico, que são:
- sujeito;
- predicado;
- vocativo;
- complemento direto;
- complemento indireto;
- complemento oblíquo;
- predicativo do sujeito;
- complemento agente da passiva;
- modificador;
- modificador do nome (restritivo e apositivo);
- predicativo do complemento direto;
- complemento do nome;
- complemento do adjetivo.
Além disso, os estudantes vão também rever a coordenação e subordinação das frases complexas, de forma a garantir que as conseguem identificar com sucesso. Durante cada aula vão saber como analisar orações coordenadas copulativas, adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas, orações subordinadas substantivas (relativas
e completivas), adjetcivas (relativas, restritivas e explicativas) e adverbiais (causais, temporais, finais, condicionais,
consecutivas, concessivas e comparativas) e as orações subordinantes.
Também existe um grande foco no vocabulário e, por isso, os alunos terão que estudar lexicologia, de forma a reconhecer o campo semântico e lexical de uma palavra, bem como identificar arcaísmos e neologismos. Além disso, vão aprender a identificar os processos irregulares de formação de palavras, como extensão semântica, empréstimo, amálgama, sigla, acrónimo e truncação.
Todos estas temáticas são, claro, estudadas em conjunto com os conteúdos aprendidos anteriormente nas aulas de português até ao 3º ciclo.

Sabe o que aprendem os estudantes nas aulas de português do 11ºano?
Exercícios para praticar a componente gramatical
A melhor forma de praticar os conceitos gramaticais é fazendo muitos exercícios. É assim que se verifica se as informações e matérias estão bem consolidadas ou se é necessário estudar novamente alguma coisa. Por esse motivo fizemos uma pequena lista com alguns exercícios que pode utilizar para praticar.
a) Já te disse que ficava em casa.
- complemento indireto
- complemento oblíquo
- complemento direto
- predicativo do sujeito
b) Ontem entregamos nas finanças toda a documentação necessária.
- complemento oblíquo
- complemento indireto
- predicativo do sujeito
- complemento direto
c) Eles moram em Lisboa há tantos anos.
- complemento indireto
- complemento direto
- complemento oblíquo
- predicativo sujeito
d) O tio Adriano deu os parabéns à mãe mal chegou a casa.
- predicativo do sujeito
- complemento oblíquo
- complemento indireto
- complemento direto
e) Conheceu-a no parque e ficaram logo amigas.
- complemento direto
- complemento oblíquo
- complemento indireto
- predicativo do sujeito
Tente responder a cada uma das questões e, em seguida, verifique quais delas acertou e quais errou. Repita os exercícios as vezes necessárias, até já não ter dúvidas. A chave das respostas é a) 1, b) 4, c) 3, d) 3 e e) 1.

Está preparado para o exame de língua portuguesa no 12ª ano?
Obras literárias obrigatórias
Há medida que os anos escolares vão passando, o número de livros e textos de cariz obrigatório aumenta. E com o exame nacional do 12º ano a aproximar-se, não é de espantar que se dê mais ênfase a cada obra estudada, de forma a obrigar cada aluno a pensar sobre o conteúdo de cada uma delas.
O curso inicia-se com a poesia trovadoresca, que é o primórdio da poesia e da prosa em Portugal. Aqui, os professores focam-se nas cantigas de amigo, cantigas de amor e cantigas de escárnio e mal dizer, que são utilizadas como forma de analisar a situação social, política e económica do país na altura e a sátira utilizada para a descrever.
Em seguida estuda-se Fernão Lopes, um cronista do reino, e a sua Crónica de D.João I. Nesta obra analisa-se a construção da identidade nacional e a consciência coletiva. Com Gil Vicente e a sua Farsa de Inês Pereira, o aluno tem uma introdução ao teatro vicentino e ao estilo da farsa, carregada de sátira, que é tanto lúdica como catártica.
Por último, mas certamente não menos importante, temos Luís de Camões. Aliás, provavelmente não seria errado afirmar que a leitura e interpretação das Rimas ou d'Os Lusíadas são as partes com mais impacto no curso de português.
Nelas temos acesso às reflexões e considerações do poeta, e n'Os Lusíadas os estudantes também podem aprender sobre o género épico, das epopeias, durante a época dos Descobrimentos, além da descrição da viagem e da construção do herói.

Sabe o que estuda um aluno do 2º ciclo nas aulas de português?
Aulas de português com um professor particular
A melhor forma de garantir que tem sucesso na aprendizagem da língua portuguesa é ter o máximo de atenção durante cada aula. É muito importante que não se deixe acumular as dúvidas ou ter receio de fazer questões ao professor. No entanto, como as turmas em cada escola têm muitos estudantes, pode ser difícil sentir que as questões estão realmente a ser ouvidas e esclarecidas. Desta forma, as dúvidas sobre os conteúdos continuam a aumentar e vai ficar muita coisa por saber.
Uma ótima solução para isso é ter aulas particulares. Ao contratar um professor particular de português vai poder escolher o modelo de ensino que é utilizado em cada aula, as temáticas de foco (leitura e interpretação de texto, gramática, redação) e em que dias é que as quer ter, sem ter que gastar muito dinheiro com explicações de português.
Com uma plataforma como a Superprof tem a possibilidade de aprender português de forma complementar ao que aprende na escola, mas sem ter que fazer o esforço de tentar aprender com professores cuja metodologia não é adequada ou lutar para ser ouvido por entre as vozes de todos os outros estudantes na sala.
Basta fazer uma pesquisa no site ou na plataforma online da Superprof e encontrará diversos professores, que permitem escolher se quer ter uma aula presencial, em sua casa ou em casa do professor ou totalmente online, de forma virtual.
A outra grande vantagem de rever a língua portuguesa com aulas particulares é que estas são individuais e, portanto, totalmente personalizadas de acordo com as dificuldades especificas do aluno. Nelas, o professor garante que toda a sua atenção se encontra naquele aluno e na melhor forma de o ajudar. A metodologia de ensino é sempre adaptada ao aluno, às suas metas e objetivos, e, em parte, também à sua personalidade e à forma como melhor assimila o conteúdo. Se está à procura de um ensino com qualidade e individualizado, a Superprof é a melhor opção para si.
Além disso, terá acesso a recursos físicos e online e material de apoio, onde pode realizar exercícios de gramática e verbos, de leitura e interpretação de texto ou de redação, tudo com a ajuda de um profissional qualificado. Este educador está disponível para dar ajuda a estudar desde o mais básico até ao mais complexo, e tem acesso a informações e dicas que aprendeu no seu próprio curso superior na área da nossa língua materna.
Escolhendo esta opção, pode estudar a componente gramatical, nominal, de leitura e verbal também fora da escola e da sala de aula e com ajuda.
Por isso, se sente que precisa de ajuda para consolidar o conhecimento nominal e verbal, além do básico, porque não procurar um profissional disponível na zona e dar uso aos recursos que tem? Ter acompanhamento fora da escola pode ser a diferença entre continuar a sua educação sem problemas e ter acesso ao curso superior que deseja ou passar o resto dos dias a agonizar com a leitura de textos e a escrita de uma redação.









