"A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia." - Ludwig Beethoven

A música é considerada por muitos uma forma de escapar e descomprimir do stress e correria do dia a dia. É um momento de prazer, que permite desligar do mundo por alguns momentos e apreciar a beleza e pureza das notas musicais.

Além de ser uma fonte de entretenimento e lazer, a música alegra as pessoas, emociona e desperta sentimentos diferentes em cada um.

Pode, inclusive, ser utilizada como terapia para melhorar as capacidades cognitivas, combater a depressão e ajudar na expressividade. Como pode ver, aprender a tocar um instrumento como o violino só traz benefícios.

Quer ter aulas de violino e não mora em Faro? Veja as melhores aulas de violino nas cidades portuguesas.

criança a tocar violino
A prática de um instrumento como o violino traz inúmeros benefícios| Fonte: unsplash.com

Termos que deve saber

O violino é um instrumento musical classificado como instrumento de cordas friccionadas, diferente da guitarra, viola ou violão, que são instrumentos de cordas dedilhadas.

Quando se é iniciante, nem sempre é fácil distinguir todas as definições e termos relacionados ao instrumento, por isso preparamos uma lista de alguns conceitos básicos que deve conhecer antes de começar as suas aulas de violino.

Diapasão

O diapasão é um instrumento metálico que serve para afinar instrumentos musicais e vozes através da vibração de um som de determinada altura. O diapasão é afinado na frequência da nota "Lá", que é de 440 Hz.

Queixeira

Como o nome indica, o descanso do queixo, ou queixeira, é um pedaço de madeira projetado para segurar o queixo do violinista, de forma a criar um apoio enquanto o instrumento é tocado.

Arco

O arco é indissociável do violino. É nada mais é do que a pequena vara de madeira que, pela fricção das cordas do violino, causa a vibração. Em 1782, o arco do violino, que tinha até então um formato côncavo, passou a ser convexo.

Alma do violino

Por trás deste nome poético esconde-se um pequeno pedaço de madeira cilíndrica, usado para transmitir as vibrações emitidas pelas cordas pelo corpo do instrumento.

Ponto de ouro do violino

O ponto de ouro é o local exato da distribuição do som, feita pela alma e auxiliada pela barra harmónica. Quando encontrado, o ponto de ouro faz com que o som seja perfeito.

Atingir o local correto do ponto de ouro é um processo que exige muita paciência. Tecnicamente, a alma deve ter 6 mm de diâmetro, e estar posicionada 3 mm atrás do pé do cavalete do seu violino, no entanto, cada violino tem a sua particularidade e o seu ajuste nunca será exatamente igual.

Luthier

Um luthier é um profissional que constrói e/ou faz reparações em instrumentos musicais.

A palavra luthier é francesa e deriva de luth, que significa alaúde, um antigo instrumento de cordas que existe possivelmente desde antes da era cristã.

violino com cordas em fundo branco
Pode fazer um curso de violino mesmo que nunca tenha tocado antes, o importante é querer aprender| Fonte: pixabay.com

Vale a pena realçar que, ainda que hoje em dia o termo seja empregado para designar profissionais que consertam ou constroem instrumentos musicais, o termo restringe-se ao profissional que trabalha exclusivamente com instrumentos de cordas.

Também pode ter aulas de violino no Funchal!

Cursos de música no Conservatório de Música de Olhão

O Conservatório de Música de Olhão abriu portas em 2005 e apresenta uma vasta oferta formativa.

Os alunos podem escolher entre cursos livres de acordeão, violino, viola d’arco, violoncelo, flauta transversal, piano, guitarra, iniciação musical, cursos oficiais de ensino Básico e Secundário de música; formação musical, história e cultura das artes, analise e técnicas de composição, coro e orquestra, e ainda aulas de ballet e ballet fitness.

Além de formar futuros músicos, o Conservatório quer também formar pessoas. Por isso, "orienta os seus alunos sustentado nas bases do aprender a aprender; aprender a ser; aprender a conhecer e a fazer. Bases que fomentam o desenvolvimento vocacional artístico, levando-os a trilhar novos desafios ao mesmo tempo que potencia o seu amadurecimento individual e coletivo".

Para ingressar nos cursos básicos e secundários todos os alunos têm que realizar provas de aptidão ou provas de instrumento e formação musical.

A prova de formação musical inclui uma prova escrita e uma prova oral, enquanto que a prova de instrumento é uma prova prática.

A prova de aptidão musical avalia:

  • O ouvido musical;
  • A coordenação motora e adaptação ao instrumento;
  • A capacidade de memorização e reprodução de padrões rítmicos e melódicos.

Quer aprender violino em Lisboa?

Aulas de violino no Conservatório do Algarve

violino grande e pequeno
Nem todos os cursos vã ter o que precisa. Foque os seus objetivos e escolha a melhor opção| Fonte: pixabay.com

Fundado em 1973, o Conservatório Regional do Algarve Maria Campina é uma escola de ensino especializado de Música e Dança, de referência na região, que agrega cerca de 400 alunos e um distinto corpo docente.

Os alunos podem escolher entre aulas de clarinete, flauta de Bisel, flauta transversal, piano, saxofone, trompete, guitarra, violino, violoncelo, coro, formação musical, história e cultura das artes, análise e técnicas de composição, iniciação musical, contrabaixo, oficina de sons livre e técnica vocal. A maioria destas aulas estão disponíveis em regime supletivo, articulado ou livre.

E falando em regimes, sabe o que é o ensino articulado?

O Conservatório define o ensino articulado como "uma forma de frequentar o Ensino Especializado da Música e/ou da Dança em que o Conservatório e a Escola Regular se articulam entre si, de forma a flexibilizar a carga horária do aluno e a não duplicar disciplinas na componente artística/expressões criativas. Nesta modalidade, o aluno frequenta um plano de estudos especificamente adaptado, em que as disciplinas do Conservatório são integradas na matriz curricular da Escola Regular."

A frequência em regime articular é gratuita, no entanto, existe um limite de vagas financiadas.  Para ingressar, o aluno candidata-se a este regime com uma pré-inscrição e deve ter já um interesse em especial por música ou dança, mas não é necessária experiência prévia. No entanto, são obrigatórias provas de admissão, para atestar a aptidão dos candidatos, como diagnóstico e como forma de seleção dos possíveis alunos.

Quer ter aulas particulares de violino em Coimbra ou fazer um curso de música em Beja? Não se preocupe! O que não falta são opções, a parte difícil vai ser escolher uma.

Mora no Porto? Também existem opções para aulas de violino na invicta!

Aulas particulares de violino em Faro

Para aprender a tocar violino a melhor opção é mesmo ter aulas particulares com um professor competente e disponível. Porquê? Porque tocar violino exige muita dedicação e comprometimento, e ter a ajuda de um professor fará toda a diferença.

escritorio em casa
Aprende melhor no conforto de sua casa? Saque do bloco de notas e aponte todas as dicas sobre aulas particulares de violino| Fonte: unsplash.com

Mais do que simplesmente praticar o instrumento, com um professor vai pode realizar troca de conhecimento sobre música, descobrir segredos do instrumento e conseguir finalmente tocar aqueles acordes na perfeição.

Até porque todas sabemos que treino não costuma ser sinónimo de prazer. É por isso mesmo que um bom professor se foca na aprendizagem no aluno. Este apenas está lá para guiar, orientar e conduzir, mas o centro da prática deve ser sempre o aluno.

Mas nem sempre é fácil encontrar um professor que se desloque até sua casa e que corresponda a todas as suas necessidades. Não deve improvisar quando está à procura de um professor de música particular. Existe uma grande diferença entre tocar bem e ensinar bem. Se o professor não for um bom educador e não souber estruturar bem as suas aulas, os conteúdos nunca serão transmitidos ao aluno de maneira correta.

Um bom professor de violino precisa de ser um veio de comunicação, compartilhar os seus conhecimentos e incentivar o aluno a seguir em frente.

Além disso, ter aulas com um professor particular tem inúmeras vantagens, a começar pela possibilidade de ter aulas totalmente personalizadas, que respondam às suas verdadeiras necessidades.

Isto é especialmente importante quando o aluno é iniciante e não sabe nada sobre prática e teoria musical. Na Superprof, consegue encontrar os melhores professores de música. Não conhece a plataforma?

É uma das plataformas especializadas em aulas particulares mais conhecidas. Aqui pode encontrar aulas de diferentes disciplinas, como é o caso do violino. As aulas particulares de violino são direcionadas aos diferentes públicos: crianças, adolescentes ou adultos.

Outro especto positivo de ter aulas particulares é que, normalmente, os professores deslocam-se até casa do aluno, o que garante que este estuda num ambiente de aprendizagem muito mais agradável e confortável e se sente mais à vontade.

Encontrar o seu professor particular através da plataforma da Superprof é muito simples. Basta registar-se como aluno e procurar pela sua cidade. Assim, terá acesso a todos os professores de violino que estão próximos de si.

Ficou entusiasmado com as aulas de violino e mora em Viseu? Também há várias opções para si!

Precisa de um professor de Violino ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.