Hoje em dia as explicações online são bastante difundidas em Portugal. Os alunos e os pais procuram cada vez mais soluções que possam ajudar a melhorar o desempenho escolar dos filhos. 

As explicações online podem ser tidas por alunos de qualquer idade, do ensino básico ao ensino superior. É importante salientar que as necessidades não são as mesmas para cada tipo de estudante. Os estudantes do ensino básico procuram, normalmente, ajuda para melhorar em matemática e português. No 2º e 3º ciclo, a redação e interpretação de texto, representam as maiores dores de cabeça para os estudantes.  

Existem muitos estudantes que apresentam vários tipos de dificuldade e, por isso, as aulas de reforço podem revelar-se uma excelente solução para os ajudar a adquirir maiores conhecimentos e esclarecer as dúvidas. No secundário, os alunos apresentam dificuldades nas disciplinas de química, física ou biologia.  

Em Portugal, muitas escolas têm dividido os alunos por turmas consoantes as suas dificuldades, o que tem ajudado a reduzir os chumbos. Mas, sabemos, que o apoio escolares também se revela fundamental para ajudar na redução destes mesmos chumbos.

As aulas de apoio escolar também são muito procuradas por alunos que se preparam para os exames nacionais. Sabemos que estas provas são importantes para entrar no curso pretendido. Trata-se de um momento importante que irá determinar a carreira profissional de muitos estudantes e, por isso, não deve ser descurado. O aluno deve sempre obter a maior nota possível para depois escolher com tranquilidade o curso que pretende. 

Independentemente do seu perfil, encontrará sempre aulas de reforço escolar bastante diferenciadas: 

  • Aulas particulares ao domicílio; 
  • Aulas por webcam; 
  • Aulas online gratuitas;
  • Centro de estudos especializados em apoio escolar;
  • Associações que prestam apoio escolar; 
  • Etc. 

Neste artigo, apresentamos opções de estudo para diferentes cidades portuguesas. Iremos ajudar a encontrar o apoio escolar mais indicado na sua cidade e ajudar a encontrar os explicadores ideais. 

Dicas para encontrar explicações Porto 

Hoje em dia, existem diferentes opções de receber aulas de apoio escolar online para quem mora no Porto. Separamos apenas algumas sugestões que podem ajudar no processo de escolha.  

Desde logo, encontrará no Porto, um número considerável de centros de estudo que oferecem aulas de apoio personalizadas. Os preços variam e, por isso, deve pesquisar muito bem e procurar por recomendações sobre a que melhor se adequa ao seu perfil. Pode tentar pedir uma aula experimental e também informar-se muito bem sobre todos os métodos de ensino usados pelos professores.  

As aulas em grupo ajudam a esclarecer várias dúvidas!
Para quem não consegue estudar sozinho e obter bons resultados escolares, as aulas de apoio escolar são ideais! | Fonte: Unsplash

Neste tipo de centro, encontrará professores com muita experiência e competência.  A vantagem deste tipo de estabelecimento é a experiência e qualificação dos professores. Um dos que podemos recomendar é o Centro de Estudos da Boavista, com aulas de reforço escolar desde o básico até ao ensino universitário. É constituído por um corpo de professores competentes e com experiência que ajudam não apenas na componente escolar, mas também nas áreas pessoais e sociais. Neste centro irá deparar-se com:  

  • métodos de estudo diversificados; 
  • reforço positivo das aprendizagens; 
  • estimulação da criatividade dos estudantes; 
  • acompanhamentoindividual e adequado ao respetivo ritmo de aprendizagem do aluno.

Poderá ter explicações a título individual, mas também em conjunto com outros alunos em determinadas disciplinas. Os professores incentivam os alunos a tirarem todas as dúvidas e a desenvolverem métodos de estudos individuais para se prepararem com eficácia para as provas e exames nacionais.  

Mas se está à procura de uma solução menos dispendiosa, então aconselhamos as aulas ao domicílio. Poderá pesquisar online por um explicador que corresponda às suas necessidades em específico. Há uma infinidade de sites, onde os professores se registam e oferecem os respetivos serviços. Basta colocar a zona onde mora e numa questão de segundos, conseguirá aceder a todos os professores particulares de reforço que moram na mesma área geográfica.  

No Porto, também encontra alguns projetos que ajudam os alunos mais carenciados. A Universidade do Porto tem a decorrer alguns projetos de voluntariado ligados ao apoio escolar. Também o projeto Voluntariado Estudantil Tutorial é uma iniciativa que luta contra o abandono escolar na cidade portuense. Estas e outras instituições procuram assegurar que os alunos conseguem obter um bom rendimento escolar e prosseguem com os estudos.  

Os alunos conseguem rever alguns dos tópicos dados em sala de aula, realizam os trabalhos de casa e preparam-se para alguma prova com o apoio de um professor voluntário.  

Como viu, encontrar explicações Porto é mais simples do que parece.  

Está a precisar de aulas particulares em Viseu? 

Onde encontrar explicações Lisboa? 

Mora em Lisboa e anda à procura de explicações para melhorar o seu rendimento escolar e obter notas mais elevadas? Sabemos que Lisboa é a maior cidade de Portugal. No que toca a aulas particulares, a cidade disponibiliza diferentes opções.  

Se está à procura da ajuda de um professor particular para melhorar os seus resultados ou se preparar para alguma prova ou exame nacional, em Lisboa encontra escolas e centro de estudos especializados na prestação deste tipo de apoio.  

Uma das opções é Centro de Explicações Mastermind, localizado em Telheiras. Neste espaço, os alunos desenvolvem os seus métodos de estudo, melhoram a auto-confiança e a motivação e também partilham conhecimentos com outros colegas. Os diferentes professores vão acompanhando os alunos ao longo do seu percurso escolar, colmatando as falhas que a escola não consegue resolver.  

Outra das soluções para encontrar aulas de reforço em Lisboa, são as diferentes plataformas online que existem e colocam alunos e professores particulares em contacto. Felizmente, com estas plataformas é cada vez mais fácil encontrar um professor particulares de reforço, qualquer que seja a sua localização geográfica. Tem por exemplo, o Explicamat e o Superprof, claro! 

E, reforçamos, que o ensino à distância não é mais fraco do que o ensino tradicional. Aliás, apresenta desde logo muitos mais benefícios, como a redução dos gastos de transporte, a otimização do tempo, os horários flexíveis ou os preços muito mais competitivos. O aluno consegue ir progredindo através de um acompanhamento de proximidade e de qualidade. Poderá rever e tirar todas as dúvidas da matéria que está a aprender, bem como preparar-se para as provas e exames que se avizinham.

Faça apoio ao estudo 1o ciclo!

Existem também muitas ferramentas online que são completamente gratuitas e ajudam a aperfeiçoar o conhecimento e a ensinar novos conteúdos. Uma rápida pesquisa e encontrará sites e plataformas com textos, exercícios, fichas e até as provas que saíram em anos anteriores. Como verificou, encontrar explicações Lisboa é bastante simples.  

Onde encontrar explicações Funchal? 

O Funchal não apresenta apenas paisagens deslumbrantes… Não é apenas um destino que se procura para estar em permanente contacto com a natureza. A cidade disponibiliza também uma grande oferta de explicações de reforço. 

O centro de estudos Ginásio da Educação Da Vinci Funchal integra uma rede de mais de 50 unidades em Portugal, que disponibilizam diferentes serviços de educação e formação. Destaca-se pela qualidade das aulas ministradas, pelos conceitos e métodos de ensino, pelos espaços agradáveis e equipamentos modernos.  

O apoio escolar ajuda a melhorar o rendimento na escola
Seja para melhorar em alguma disciplina ou para obter boas notas nos exames, as aulas de reforço aumentam o rendimento escolar. | Fonte: Unsplash

Encontrar  explicações Funchal, tal como em outras cidades portuguesas, também é possível. Existem diferentes sites e plataformas com vários tipos de aulas de reforço a um preço acessível ou até gratuitamente.  

Podemos recomendar duas plataformas de referência que disponibilizam aulas de apoio escolar gratuitas:  

Escola Virtual  

Esta escola distingue-se por acompanhar sempre a evolução dos alunos ao longo do tempo e disponibilizar sempre conteúdos adequados. Poderá encontrar vários conteúdos multimédia. Por exemplo, através de jogos irá aprender e assimilar algumas matérias importantes de um modo lúdico e divertido. Tem o selo da Porto Editora e nasceu em 2005.  

CiberEstudo   

Criada pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, a Associação de Professores de Matemática e a Fundação Vodafone, esta plataforma dirige-se a alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos. Irá encontrar desafios de matemática e português através de jogos, 2600 exercícios de correção automática e 72 testes e exames com perguntas corrigidas por um docente.  

Outro site que recomendamos, como não podia deixar de ser, é o Superprof! O site mais atual de momento que coloca em contacto direto alunos e professores. Encontrará diferentes tipos de professores, com níveis de experiência diferentes que estão disponíveis a ajudar os estudantes a serem cada vez melhores e a ultrapassarem as suas dificuldades.  

Que tal conhecer saber mais sobre aulas de reforço no Porto? 

Onde encontrar explicações Coimbra? 

Qualquer que seja o seu perfil de aluno, poderá encontrar aulas de apoio escolar em Coimbra.  

A cidade tem vários centros de apoio e institutos que disponibilizam serviços de reforço escolar e acompanhamento a alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem ou pretendem simplesmente aumentar o rendimento escolar.  

Um dos exemplos que destacamos são os Ginásios de Educação Da Vinci que também estão presentes e disponibilizam aulas de apoio escolar no ensino básico 1º ciclo, 2º ciclo, ensino secundário e ensino superior.   

As aulas neste instituto são reconhecidas pela qualidade, bem como pelos métodos de ensino. Destaca-se também o bom ambiente das salas de aulas, a qualidade dos equipamentos e a diversidade de serviços que são disponibilizados.  

Procure um explicador e ganhe autonomia nos estudos
Hoje em dia, é possível melhorar o rendimento escolar de uma maneira rápida e eficaz. | Fonte: Unsplash

Mas este é apenas um exemplo. Existem muitas outras escolas de reforço escolar em Coimbra. Basta ter uma ligação à internet, que os alunos ou os pais conseguem realizar uma pesquisa rápida e encontrar um centro que melhor se adeque às suas necessidades. Deve, no entanto, informar-se muito bem sobre o estabelecimento e se possível experimentar primeiro uma aula experimental. É importante que a escola tenha alguma reputação e o seu corpo docente seja de qualidade e com experiência.  

Também consegue encontrar online uma grande quantidade de aulas de reforço escolar. Esta é uma das maneiras mais fácil e económica de aceder ao acompanhamento escolar oferecido por um professor qualificado. Tem várias possibilidades à escolha e poderá optar pela que melhor se adequa ao seu bolso.  

Saiba onde encontrar anúncios de aulas de reforço ao domicílio em Lisboa. 

Onde encontrar explicações Viseu? 

Se está a morar em Viseu, para além de aproveitar a sua localização e qualidade de vida, também tem à disposição vários serviços de aulas de reforço. 

No Centro de Estudos Liliexplica, encontra vários serviços focados no sucesso escolar e pessoal dos alunos. Uma equipa de profissionais credenciados desenvolve um trabalho de acompanhamento personalizado para ajudar o aluno a superar as suas dificuldades.  

Também no Centro de Estudos b.Smart, poderá encontrar aulas de reforço escolar, individual ou em grupo, a todas as disciplinas desde o 1º Ciclo até ao Ensino Superior. Os alunos são desafiados a ultrapassarem as suas dificuldades e aprendem a desenvolver novos métodos de estudo para conseguirem obter boas notas nas provas e exames.  

Estudar com apoio traz maior felicidade.
O professor de reforço pode ajudar um aluno a ter autonomia nos estudos. | Fonte: Unsplash

Outra solução para quem procura aulas de reforço e apoio escolar em Viseu ou em outra cidade portuguesa, passa pelas aulas e cursos de apoio online. Os alunos podem rever toda a matéria aprendida em sala de aula e esclarecer todas as suas dúvidas para conseguirem depois obter uma melhor performance escolar. Trata-se de uma solução com menor custo para quem não consegue suportar as mensalidades de um centro de estudos ou de um professor ao domicílio.  

Destacamos a app Smart, criada pela Leya, que apoia os alunos através de vídeos, animações, áudios, imagens e quizzes com explicações. Com todos estes materiais, os alunos conseguem rever matérias, aumentar a aprendizagem e esclarecerem as suas dúvidas. Os alunos podem ainda aceder à plataforma 20 Aula Digital, onde vão encontrar manuais, recursos interativos e testes de avaliação com correção automática.  

Também poderá pesquisar pelo Busuu, mais centrado no aperfeiçoamento e melhoramento de algum idioma, com apenas 10 minutos por dia. Tem acesso a imensas lições criadas por linguistasplanos de estudo personalizados e reconhecimento de fala. Os alunos podem ainda obter feedback de mais de 90 milhões de utilizadores e falantes nativos.   

Veja todas as opções de aulas de reforço no Funchal. 

Esperamos que com toda a informação apresentada neste artigo, consiga agora saber qual o tipo de aulas de reforço escolar que é mais vantajoso. 

Lembre-se que no Superprof existe uma grande oferta e variedade de aulas por todo o Portugal. Nós verificamos a experiência de todos os professores registados. Isto permite que aceda apenas a professores qualificados. Para ter acesso às aulas, basta apenas que se inscreva no site, selecione a cidade onde mora, e comece a pesquisa e seleção do professor mais adequado.  

Saiba onde encontrar aulas de apoio escolar em Coimbra.

Precisa de um professor de Explicações ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.