Sabe como escolher um professor para a aula de reforço escolar do seu filho? Uma problemática que atinge muitos pais.

Na realidade, a escolha de um bom tutor faz toda a diferença quando o assunto é dificuldades na escola, provas de final de ano, reprovação.

Normalmente os pais e familiares se preocupem em fazer uma boa escolha, pois isso será fundamental para melhorar o nível do aluno com relação às suas notas e resultados.

Sem dúvida, o momento da escolha do professor pode ser "stressante" num primeiro momento.

Contudo, sem a sua ajuda (e a do futuro professor / herói), o seu filho continuará a apresentar os mesmos resultados correndo o risco de reprovar no final do ano.

Nós não queremos nem você quer isso! Podemos imaginar o NÃO que está a fazer com a cabeça.

Acredite em nós e não se preocupe!

Deixamos algumas dicas que nós, equipa Superprof, selecionamos para facilitar na sua pesquisa por um bom professor particular de tutoria.

As nossas recomendações irão permitir que o seu filho trilhe o caminho do sucesso para se tornar o primeiro na sua classe.

Se decidiu, de forma muito sábia, de incluir aulas de reforço escolar no currículo do seu filho, está no lugar certo!

Qual é o perfil de professor para apoio escolar devo incluir na pesquisa?

Inicialmente, é super normal interessar-se pelo perfil do candidato a professor particular do seu filho, afinal de contas, este vai passar um tempo considerável na companhia do seu filho.

Desta forma, sem se deixar cair nos excessos que o inspiram a examinar todos os elementos da vida privada do novo professor, há vários critérios importantes a ter em conta para escolher o professor certo entre todos os professores que oferecem aulas particulares.

Está à procura ou precisa de aulas ou explicações para reforço de matematica?

Vamos escolher o melhor explicador
Escolher um professor para explicações não é a mesma coisa do que jogar ao jogo das cadeira. Pesquise com filtros e leia atentamente cada perfil. | Fonte: Unsplash

Que nível procura para ter apoio ao estudo?

Antes de começarmos, convidamos a que se pergunte a razão pela qual quer recorrer à aula de tutoria?

Respondida a questão, é altamente recomendável que se informe sobre o nível de estudos dos professores que escolheu.

Portanto, pode muito bem questioná-los sobre a trajetória académica dos mesmos, inclusive antes de se tornar professor e, ainda, verificar os seus diplomas.

Esta estratégia pode ajudá-lo a definir a sua experiência em assistência à infância, ajuda com lição de casa ou trabalhos de casa e aulas particulares. Obviamente, se o seu filho estiver na escola primária, o nível do seu professor particular será menos importante do que para um adolescente no ensino secundário e classes de preparação para o exame nacional.

Entretanto, se procura um professor de aula particular pela internet, verifique os detalhes do seu perfil. Se foi minucioso para completar a sua ficha com todas as informações, já pode ser um sinal de que este está realmente motivado a fazer um bom trabalho.

Convenhamos que uma ficha de cadastro com pouca informação, com respostas evasivas, ou com muitos erros de ortografia não transmite muita confiança.

Será que alguém tão sem atenção ao que faz (para não dizer desleixado) estará pronto a dedicar-se para o sucesso do seu filho?

Qual matéria pretendida para um explicador?

Obviamente, o conteúdo a ser trabalhado na área de reforço online é um critério super importante.

Mesmo que o professor de uma aula particular é um tanto versátil, esta flexibilidade pode ser mais apropriada quando o aluno está nas classes do ensino básico e no ensino secundário. Dito isto, torna-se mais complicado quando se trata de aulas para o ensino preparatório (do 5º ao 9º ano) e para o ensino secundário.

Quanto mais avançada for o ano escolar, maior é a dificuldade e especificidade. O conteúdo imposto pelo currículo nacional também se multiplica e, as lições, tarefas e revisões tornam-se mais específicas.

Passo a passo sem dificuldades
Cada passo que dá em cada ciclo escolar, torna tudo mais específico e ter apoio escolar pode fazer a diferença. | Fonte: Unsplash

Uma precisão extrema é essencial quanto aos assuntos que o seu filho precisa trabalhar com prioridade.

Prepare-se para contratar um professor particular de tutoria em Português, um professor de tutoria para aulas de matemática e uma um outro para química e física, por exemplo.

Este processo é muito trabalhoso (concordamos), além de se refletir no orçamento, mas é o mais recomendado.

Uma dica Superprof para si: Conheça também informações acerca da idade ideal para começar a ter aulas de reforço escolar.

Reflita em colocar o seu filho para fazer acompanhamento de tutoria enquanto este estiver no ensino básico! Ao chegar mais preparado às classes do ensino preparatório, menos ele precisará de aulas suplementares!

Sabe qual é a dificuldade?

Saiba que um tutor ou explicador de reforço escolar não é apenas mais um transmissor de conteúdo programático na vida do seu filho.

Estará sempre presente para se comprometer com o sucesso escolar do aluno.

Portanto, é importante que forneça ao professor à quem confiou esta missão toda a informação que vai precisar para ajudar o seu filho ou filha. Conhecer as necessidades do aluno e também as expectativas dos pais, permitirá ao tutor de dar aulas mais efetivas.

Acha que o seu filho possa estar a sofrer de falta de organização e de uma metodologia de estudo?

Normalmente não pensamos muito nisso, mas às vezes a simples falta de organização e rigor nos estudos pode ser a causa dos maus resultados na escola.

Talvez o seu filho não tenha motivação?

As responsabilidades de um jovem
Fazer algo por obrigação torna-se desmotivante... sobretudo para qualquer adolescente. | Fonte: Unsplash

Nesta situação, o aluno precisará de alguém que o faça querer estudar o assunto que está lhe está a causar problemas.

O perfil de um professor entusiasta daqueles que transformam uma fórmula matemática em música, uma equação numa piada! Um daqueles professores fantásticos apaixonados pelo que faz e disposto a decifrar lições de matemática (entre outros) transformando-os em jogos divertidos.

Aprender novos conhecimentos não é necessariamente o que seu filho precisa.

Pergunte à criança ou adolescente e aos seus professores para identificar as suas fraquezas.

Qual objetivo no apoio escolar?

Uma vez que fará um investimento em contratar um professor de aulas particulares, precisa de aguardar um retorno!

Para que as coisas sejam claras, precisa perguntar qual é o objetivo deste acompanhamento escolar? Qual é o tipo de reforço que o seu filho precisa?

Uma simples ajuda com os deveres de casa?

Precisa de um acompanhamento regular num assunto específico?

Uma vez que estabeleceu o seu objetivo, recomendamos que programe com o professor escolhido apenas algumas sessões de tutoria ao domicílio (durante as férias, por exemplo).

Pode começar com aulas de tutoria algum tempo antes de uma prova programada. Se o seu filho obtiver um bom resultado, pode continuar com o curso por um período mais longo. Para definir os seus objetivos futuros, a maneira mais fácil é conversar sobre isso com o seu filho e também com o professor ao domicílio que escolheu.

Conheça os critérios de seleção para uma aula de apoio ao estudo eficaz!

Neste momento que falamos sobre o perfil do professor, vamos observar em alguns dos outros critérios de seleção para que a sua aula particular correspondam às suas expectativas.

Quais são as competências pedagógicas de um bom professor particular ?

A verdade é que cada professor tem o seu método próprio de ensino. Interesse-se pelo professor a quem está prestes a confiar.

Se é um bom profissional, não vai hesitar em lhe informar sobre os conceitos básicos do seu método de trabalho. Se, ao questioná-lo sobre o assunto, este apresente dificuldades ou não consiga explicar ou responder...desconfie!

Faz parte da profissão. Um professor deve, de facto, saber como oferecer um suporte personalizado e aulas de ensino adaptadas.

Caso ainda tenha dúvidas sobre este assunto, pergunte-nos e procure os nossos artigos fantásticos!

A arte de motivar alunos e pessoas
Um professor é um pedagogo e acima de tudo motiva os seus alunos a atingirem o impossível. | Fonte: Unsplash

Um explicador ou um professor privado é de confiança?

É extremamente importante estabelecer uma relação de confiança com a pessoa que irá dar aula de tutoria para o seu filho.

Com a palavra confiança, queremos dizer, por exemplo, a pontualidade, o compromisso para com os objetivos do aluno, e a boa relação entre as partes. Como pai ou mãe se sentirá mais seguro(a) ao saber que o professor dará à sua criança a atenção necessária que a ajudará a progredir.

Portanto, não há melhor forma o que ouvir o seu instinto e ver como se passam as primeiras aulas.

Compromisso com seus alunos

Nada como um professor desinteressado para desmotivar o aluno e bloquear o professo de ensino-aprendizagem.

Por outro lado, um professor que se investe no seu trabalho será capaz de impulsionar o seu filho ou adolescente rumo ao sucesso escolar.

Desta forma, desde o momento da entrevista e das primeiras aulas, veja se o tutor está a ouvir os desejos e as necessidades do seu aluno. E se o professor oferece um acompanhamento por internet ou telefone, é ainda melhor!

Escolha um professor particular para explicações com a melhor reputação

Este conselho vai principalmente para os pais que optam por selecionar um professor particular através da internet.

No mundo regido pela informação e tecnologia esta prática é super comum. Mas alguns detalhes são a considerar.

Por isso, se quiser ter certeza de escolher um professor que já tenha uma certa experiência, preste atenção na sua reputação (muitos comentários positivos no seu perfil na Internet, por exemplo).

Posto isso, gostaríamos de salientar que, às vezes, pode ser interessante dar uma chance ao professores privados novatos. Porquê? Porque, como será o seu primeiro cliente, eles provavelmente vão estar mais motivados para dar uma aula emocionante. Neste caso, fique de olho na informação de perfil deste e tenha atenção a todas as informações que escreveu!

Acredite nos valores

Sim, os valores morais de um professor são um critério importante a ter em consideração, porém o valor financeiro também!

Como foi referido, em algum momento, por Oscar Wilde:

"Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza."

De facto, o dinheiro é um factor importante e escolher um professor qualificado exigirá que pague um determinado montante. Conhece as razões que o motivaram a escolher a aula ao domicílio e somente você saberá quanto está disposto a pagar.

Quanto a este aspecto, a nossa dica é que escolha o professor que garanta corresponder às necessidades específicas do aluno. E que o critério financeiro não seja determinante!

Boa sorte!

Precisa de um professor de Explicações ?

Gostou deste artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Ricardo

Marketeer. Professor. Country Manager. Redator. Dedicação a 200% em tudo o que me comprometo ao longo da minha vida. Adoro as diferentes personalidades existentes em ambiente profissional e social. Em constante transformação. Escrevo para partilhar o meu conhecimento e entusiasmo aos leitores que queiram ver respondidas as suas questões ou aprofundar algum tema.