Conseguir dominar o canto requer uma grande disciplina, onde tem que executar exercícios em que as cordas vocais e a respiração são combinadas para emitir um som. E é precisamente por esse motivo, que muito alunos recorrem a um professor de canto, para que os possa ajudar a melhorar a sua técnica nas aulas. Mas há um detalhe importante que também deve ter em conta, o seu género.
Isto porque os homens e as mulheres não têm o mesmo tipo de voz e isso será algo que o professor de canto vai ter em conta. Na verdade, o tamanho das cordas vocais ou do aparelho fonador são elementos que nos permitem afirmar que existem vários tipos de vozes específicos para cada género. As mulheres, por exemplo, possuem várias tessituras distintas.
E é por esse motivo que algumas mulheres conseguem cantar num tom mais baixo e outras têm um timbre mais suave. São estas variáveis que diferenciam as várias artistas, mas é provável que não as conheça a todas.
Dos quatro tipos de vozes femininas principais, às suas subcategorias, do mais grave ao mais agudo, conheça todas variedades de que ouvirá falar nas aulas de canto.
Contralto nos cursos de canto
No topo da escala está o contralto, cujo alcance se estende de Fá2 a Fá4. Corresponde a uma oitava acima, mas equivale ao mesmo timbre da voz de barítono baixo nos homens.

É uma vocalidade rara em adultos, e ainda mais rara em crianças, uma vez que para atingir estas notas na escala é necessário ter uma voz muito profunda e carregada. Para alcançar esta amplitude, normalmente é necessário utilizar o tórax, mas um contralto também utiliza a voz superior para atingir os agudos.
Este tipo de vocalista costuma estar maioritariamente em coros, uma vez que é raro encontrar um contralto a solo.
Se não sabe qual é categoria em que se insere, peça ajuda a um professor de canto para desenvolver o seu talento musical com aulas particulares.
Professor de canto e voz grave
Pode não acreditar, mas as mulheres também podem possuir um tom grave, mais profundo, que é comparável à voz contratenor dos homens. A sua extensão vocal está abaixo das sopranos e acima dos tenores dos homens. São vozes femininas intensas, cujo alcance se estende de F2 a Re/Mi4.
Esta vocalidade é muitas vezes associada aquilo que conhecemos como uma voz "natural", que assume os tons líricos, a dicção e o tom de voz que são mais simples de utilizar.
Mesmo sendo comparada com o tom masculino, existem uma grande diferença nas vocalidades femininas e femininas. Os homens utilizam um tom agudo, enquanto que as mulheres usam o grave.
Isto coloca outra questão, quais são as vozes femininas agudas? Sabe como é que as pode reconhecer?
Mezzo-soprano na aula de canto
Os mezzo-sopranos podem ser qualificados como uma voz intermediária ou central, e ao mesmo tempo leve e musicalmente rica. O seu alcance estende-se de A2 a A4.

De origem italiana, a palavra mezzo-soprano significa literalmente meio soprano. Uma mulher que possui este tom é capaz de executar várias técnicas vocais, uma vez que a sua tessitura permite tanto fazer parte das vozes agudas de um coro clássico como cantar músicas atuais.
Este tipo de voz é bastante comum nas mulheres e um dos mais fáceis de identificar. É importante lembrar que as aulas de canto não alteram o timbre dos alunos. São apenas uma forma de melhorar o talento natural e desenvolver uma maneira mais apropriada de cantar com a ajuda de um professor.
Aulas de canto online e soprano
A palavra soprano vem do italiano "sopra" que significa acima. Este termo é utilizada na música desde o final do século X e veio substituir o termo "superius".
Esta vocalidade é muito comum nas mulheres e nas crianças, e permite cantar uma variedade de músicas e melodias distintas. A extensão dos sopranos vai de B2 a C5, o que representa duas oitavas. Uma oitava corresponde ao intervalo entre duas notas com o mesmo nome. É desta forma que se define um intervalo.
Um soprano é melódico e apresenta uma homogeneidade de timbre, o que quer dizer que não existe uma sensação de quebra quando passa do grave para o agudo. E ao contrário do que possa pensar, os sopranos trabalham para utilizar a voz de peito o menos possível.
Mas estas quatro variedades não englobam todos os tipos de vozes femininas que existem. Além disso, também existem algumas subcategorias que nos permitem ser mais exatos a classificar as vozes e cantar músicas mais adaptadas, e de forma mais fácil.
Subcategorias das vozes femininas
Depois de categorizar as vozes femininas nas quatro grandes variedades, pode ser necessário classificá-las com ainda mais precisão, de acordo com as técnicas musicais que conseguem executar. São vários os critérios que tornam a voz e as vocalizações mais ou menos específicas.

Por esse motivo, existem várias subcategorias que diferem de acordo com a força da voz e a riqueza do timbre: as vozes leves, as vozes líricas e as vozes dramáticas. Uma única vocalidade tem inúmeras possibilidades, porque a nossa voz não é fixa, evolui com o passar da idade e é bastante comum uma cantora mudar de registo ao longo da sua carreira musical.
As vozes leves são mais aptas para encadear sons com agilidade, com algumas notas agudas. As vozes líricas, por outro lado, representam a categoria intermediária entre as mulheres, enquanto que as vozes dramáticas são as menos versáteis, mas mais confortáveis nos tons mais baixos.
Soprano leve
Quando categorizamos um soprano leve, estamos a identificar uma voz de baixa intensidade e um alcance vocal mais alto. A amplitude é a mais elevada de todas as sopranos, a mais versátil, mas também a menos potente, com um alcance de C3 a F/Sol5.
Soprano lírico
Um soprano lírico, tem um alcance mais poderoso do que um soprano lírico, e permite executar exercícios mais extensos e juntar mais expressão ao canto.
Existem três categorias de sopranos líricos:
- O soprano lírico leve cujo alcance se estende de C3 a R5: com um timbre leve, mas sem a versatilidade e os agudos das outras categorias;
- A soprano lírica cujo alcance se estende de C3 a R5: o tipo de voz mais comum;
- A soprano lirico spinto cujo alcance se estende de D3 a C5: normalmente encontrado em orquestras maiores.
Soprano dramático
Um soprano dramático é a subcategoria mais profunda da voz, com um tom mais poderoso. Uma cantora com este timbre consegue atingir uma ou duas notas mais baixas que um soprano lírico.

Também existem várias categorias de sopranos dramáticos:
- O soprano dramático cujo alcance vai de B2 a C5: com um timbre e registo baixo, esta categoria de sopranos é o mais comum;
- O soprano wagneriano cujo alcance vai de F2 a C5: que está principalmente presente nas óperas de Wagner;
- O soprano de colatura cujo alcance vai de A2 a C5: com versatilidade para executar agudos e graves sem perder a força e a extensão vocal, permite realizar várias proezas com um timbre encorpado.
Mezzo-soprano leve
Um mezzo-soprano leve apresenta uma voz clara e ágil e pode atingir o mesmo alcance de um soprano lírico. No entanto, um timbre mezzo-soprano tem um alcance de A2 a C5.
Mezzo-soprano lírico
Este tipo de voz é a categoria intermedia entre um mezzo-soprano leve e um mezzo-soprano dramático. Mantém alguma força nos registos mais graves mas tem uma extensão mais ampla e, portanto é mais versátil.
Mezzo-soprano dramático
A mezzo-soprano dramática é a subcategoria mais poderosa dentro dos mezzo-sopranos. É caracterizada por um tom próximo ao do contralto e tem um alcance de F2 a A4.
Podem parecer insignificantes, mas conhecer estas categorias permite que as cantores possam emitir sons adequados aos seu timbre. Desta forma, a classificação é a melhor forma de aproveitar o talento nato de uma cantor e é a primeira coisa que vai fazer nas aulas de canto.
Depois de identificar a sua voz na escala vocal, pode escolher as músicas, reportórios e compositores mais adequados para treinar. Isto permite que não escolha a música errada e que acabe por danificar a sua voz por uso inadequado.
Também não vai adiantar chegar à primeira aula de canto a pensar que o professor a vai conseguir pôr a cantar num tom que não possui. Não existem milagres e, por muito que tente, não vai conseguir atingir os resultados que procura. Mesmo assim, se tem o sonho de ser uma cantora profissional deve fazer aulas de canto com a ajuda de professores particulares, para conseguir melhorar.
Esse apoio personalizado, como o que recebe com os professores de canto da Superprof, ajuda a que se mantenha motivado e que consiga progredir até atingir todos os seus objetivos.