Capítulos
A música é uma área de interesse para muitas pessoas, em parte porque gostam de cantar em conjunto com os seus artistas favoritos. E a verdade é que se fizer algumas aulas de canto com um professor e melhorar a sua técnica vocal, será capaz de reproduzir o reportório musical do artista que quiser.
Até porque pode ser cantor ou cantora sem ser famoso ou aparecer na televisão. A grande maioria de nós canta todos os dias e com muita frequência, seja no carro a caminho do trabalho, em casa ou no duche. As aulas de canto são só uma ferramenta para poder melhorar a capacidade vocal com o apoio de um profissional.
No entanto, poder cantar uma canção não quer necessariamente dizer que a cante bem. Não queremos destroçar os seus sonhos, mas a verdade é que o nosso tipo de voz influencia as músicas que devemos escolher e o estilo de carreira artística que seguimos. Claro que pode continuar a gritar ao som da Whitney Houston no chuveiro, mas se quer ser um verdadeiro artista, terá que adaptar as músicas ao seu tom e estilo.

Se não sabe como o fazer ou quais são as músicas mais adequadas para a sua tessitura, basta continuar a ler. Este artigo foi escrito especificamente para si!
Evitar as músicas inadequadas na aula de canto
A nossa tendência é querer praticar com as nossas músicas favoritas, daqueles artistas com que nos identificamos mais. Mas a verdade é que a técnica vocal é algo muito pessoal e tentar imitar os seus artistas favoritos pode não ser a melhor forma de alcançar o tom perfeitos. As atuações podem ser energéticas e chamar à atenção, ou emocionais e profundas, mas se não corresponderem ao alcance vocal do aluno não vão ser um bom exercício.
É importante que o tema que escolher seja adequado ao seu tipo de voz e aos sons que tem capacidade para emitir, sem serem demasiado agudos ou graves. Só assim será capaz de harmonizar corretamente e atingir todas as notas, sem dificuldade.
Por isso, quer seja homem ou mulher, um amador ou profissional, deve ter noção do seu tipo de voz e da categoria em que se insere, para escolher as músicas ideais. Se escolher os temas errados para praticar nas aulas de canto, com notas demasiado graves ou agudas, vai acabar só por desperdiçar tempo precioso, seu e do professor.

E se houver uma canção que seja particularmente pessoal e que tenha dificuldades em dominar, peça ajuda à professora para alterar a harmonia para a sua extensão. Pode ficar surpreendido com o resultado.
Cursos de canto de acordo com o tipo de voz
Será escusado dizer que quanto mais praticamos, maior facilidade temos em perceber quais são as músicas que se adequam ao nosso timbre. Depois de fazer algumas aulas vai perceber que existem registos musicais distintos, que são mais adequados para categorias diferentes. São eles:
- registo natural: a conhecida "voz de peito", que corresponde à contração natural das cordas vocais;
- registo intermédio: a categoria mista, que corresponde à junção entre o registo baixo e o registo alto;
- registo alto: o tom mais agudo, conhecido por falsete no caso dos homens e a "voz de cabeça" para as mulheres.
Atenção que estes três registos não correspondem necessariamente a modos diferentes de cantar, mas requerem certas técnicas vocais, um timbre particular e uma respiração específica, adequados ao tom específico.
Por isso, uma das primeiras coisas que os professores fazem nas aulas de canto é perceber qual é o registo de cada aluno. Isto permite selecionar as músicas adequadas para o aluno cantar, com afinação e a abertura do diafragma adequada.
Descobrir o seu estilo com um professor de canto
Se não souber por onde começar, pode sempre pedir ajudar externa. Um professor de canto tem a formação necessária para poder aconselhar sobre qual é o estilo indicado para os alunos, as músicas por que devem optar e o registo mais adequado para praticar, dentro dos tons dos homens e das mulheres.

Existem vozes mais indicadas para música pop, rock, clássica, lírica, o que não faltam são opções. Mas terá que escolher uma!
Na plataforma online da Superprof, tal como nos cursos tradicionais, consegue encontrar um professor qualificado que, além de ser capaz de ensinar os exercícios básicos de canto e respiração, também terá um olhar objetivo sobre a sua capacidade e poderá aconselhar o estilo mais adequado para si. Com a sua experiência, será capaz de avaliar e definir o tipo de música que melhor corresponde à sua voz.
As músicas ideais para as aulas de canto online
O objetivo de cantar é manter a afinação e igualar o tom e o som da canção. Não é um exercício impossível, mas terá que saber posicionar o aparelho fonador, articular as vogais e consoantes da letra e atingir as notas. Com a ajuda de um professor e os exercícios corretos, não terá qualquer dificuldade.
Mas para o conseguir fazer é importante que utilize o registo e os tons adequados e, acima de tudo, que tenha conhecimento das suas forças e fraquezas. Um cantor com uma extensão nas notas agudas não vai conseguir harmonizar com músicas muitos baixas, e não faz sentido tentar e forçar.
Basta adequar o seu tipo de voz às músicas dos artistas que têm uma categoria vocal semelhante. Desta forma, não desafina, utiliza o registo adequado, pratica e não causa danos desnecessários no aparelho fonador. Terá melhores resultados e não vai desperdiçar tempo precioso da aula.
Vozes mais ou menos universais
Alguns tons específicos limitam os registos em que pode cantar, enquanto que outros, os mais comuns, são mais universais. Vejamos alguns exemplos.

Quer seja homem ou mulher, as categorias intermédias são as que permitem maior versatilidade de registos, uma vez que há mais facilidade de variar entre sons graves e agudos. Os tons mais favorecidos são o barítono e o tenor nos homens e o grave e mezzo soprano nas tons das mulheres, uma vez que permitem ao vocalista escolher de uma grande variedade de opções.
Isto também é verdade ao contrário, ou seja, as vozes mais graves ou mais agudas tem dificuldade de atingir as notas do lado oposto da escala. Por exemplo, um homem com voz grave terá dificuldade em cantar um tem adequado a um contratenor, mas um barítono já não.
Acima de tudo, é importante que não se sinta intimidado pelas notas que tem que atingir. Se não se sentir à vontade e confortável, se o aparelho fonador estiver cansado ou se a respiração não for adequada, só precisa de mudar de música para uma mais adequada, mas não o tom.
Deve escolher as músicas que se adequem à sua voz e em vez de a tentar adaptar às que mais gosta. Só porque as músicas são as suas favoritas, não quer dizer que sejam mas mais indicadas para a sua voz e cantá-las pode ser um grande erro. Mas isso também não quer dizer que precise que escolher uma canção de que não gosta só porque tem o tom indicado. Deve procurar encontrar um equilíbrio entre escolher músicas de que goste e que, ao mesmo tempo, sejam adequadas ao seu estilo e timbre.
Desta forma, praticar não será um exercício aborrecido que mal pode esperar que acabe, mas sim algo motivador, que proporciona entusiasmo durante e depois das aulas de canto. Se conseguir encontrar este equilíbrio, verá que progride com muito mais velocidade e menos dores de cabeça.
E lembre-se, que sempre que precisar de ajuda ou algumas dicas, os professores particulares são a solução ideal. Estes profissionais ajudam a desenvolver várias capacidades, incluindo a noção de que ninguém nasce a cantar perfeitamente e pronto a ir para um palco. Mesmo com talento nato, para se tornar um cantor precisa de se dedicar, estudar e praticar muito.
Por isso, sim, com prática musical suficiente é possível cantar o que quiser, mas os alunos devem respeitar as características da sua voz. Isso significa, se necessário, não praticar uma música que danifique as cordas vocais com as vibrações inadequadas, que podem prejudicar a sua saúde, o seu talento e até mesmo a sua carreira musical.
E se estiver à procura de um professor particular para o ajudar com aulas de canto, não se esqueça de também pesquisar na plataforma online da Superprof e aprender numa aula com um dos nossos muitos professores.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos