Cantar, dizem, é um afastamento da morte. A voz suspende o passo da morte e, em volta, tudo se torna pegada da vida.
Mia Couto
Algumas pessoas veem a prática de cantar como um talento natural, outros como um hobby e algo que se faz para nos divertimos ou apenas para descontrair. Além disso, também há claro quem use a sua técnica vocal como ferramenta de trabalho e faça do canto uma carreira. Independentemente do seu caso, certamente que concorda que vale a pena cantar em diversas situações, mesmo que seja apenas como amador.
Algumas pessoas cantam na viagem para o trabalho, outros cantam no duche, nas festas com os amigos e os que querem seguir carreira, nos bares e cafés que procuram novos talentos. Ou seja, todos cantamos, melhor ou pior. E por isso mesmo, é importante saber qual é o seu tipo de voz, o alcance que possui, o estilo mais adequado para o seu timbre e as melhores músicas para praticar.
Mas sabe quantos tipos de vozes existem e quais são? E como identificar a sua na escala musical? Então continue a ler para conhecer o nosso guia sobre todas as categorias vocais, como as categorizar e os estilos mais adequados para cada uma.
Glossário essencial de canto
Antes de passarmos para cada categoria em si, decidimos compilar um pequeno glossário com os termos principais relacionados com a classificação e técnica vocal, essenciais para todos os aspirantes a cantores. Conhecer estes conceitos é fundamental para um bom desempenho vocal e para o desenvolvimento de uma técnica eficiente e saudável.

Por isso, se é novo nesta arte, são estes os nomes e termos com que se deve familiarizar:
- Alcance vocal: a extensão de notas que uma pessoa pode alcançar, desde a mais grave até a mais aguda, sem perder qualidade sonora. O alcance pode variar de acordo com a técnica, o treino e a fisiologia do profissional;
- Belting: uma técnica que permite chegar aos agudos com maior projeção e intensidade, muito usada no teatro e na música pop. Esta técnica exige um bom controlo respiratório para evitar tensão excessiva;
- Coloratura: um estilo de canto caracterizado por passagens rápidas, ornamentadas e com grande agilidade, comum em sopranos e mezzosopranos. É frequentemente utilizado em árias;
- Falsete: um tipo de canto que permite atingir notas mais agudas que o alcance natural, frequentemente utilizado por tenores e contratenores. O falsete cria um som suave e arejado, em contraste com o registo de peito;
- Passagem (Passaggio): o ponto de transição entre os vários registos vocais, que requer técnica para evitar quebras ou mudanças abruptas na sonoridade. É um aspeto fundamental do seu treino;
- Registo de peito ou natural: a parte mais grave da voz, produzida com vibração das cordas vocais de forma mais completa, que confere uma sonoridade encorpada e forte. É utilizado para notas baixas e médias com intensidade;
- Registo de cabeça ou alto: a parte mais aguda, produzida com vibração reduzida das cordas vocais, o que resulta numa sonoridade mais leve e brilhante. Muito comum em sopranos e tenores;
- Registo misto: uma combinação de ambos os registos anteriores, usada para suavizar a transição entre as regiões vocais e evitar quebras. É essencial para cantar de forma uniforme em diversas faixas;
- Tessitura: a extensão onde o cantor se sente mais confortável e tem melhor projeção. É diferente do alcance, porque se refere às notas que podem ser sustentadas com facilidade e não às que é capaz de chegar;
- Timbre: a qualidade sonora que distingue uma voz de outra, mesmo que tenham a mesma altura e intensidade. Pode ser descrito como brilhante, aveludado, metálico, entre outros;
- Vibrato: uma oscilação rápida e controlada na altura da nota, que confere expressividade e riqueza. Um vibrato bem controlado é sinal de técnica avançada;
- Crossover vocal: um profissional que é capaz de interpretar estilos distintos, como um cantor lírico que também canta géneros populares. Requer muita flexibilidade e adaptabilidade técnica;
- Ressonância: a amplificação natural do som da voz dentro das cavidades do corpo, como boca, nariz e bochechas da face. O a utilização correta da ressonância melhora a projeção e a qualidade da sonoridade;
- Articulação: a clareza na pronúncia das palavras enquanto canta. Uma boa articulação permite que o público entenda as letras e melhora a expressão;
- Projeção: a capacidade de enviar os sons com intensidade e clareza sem esforço excessivo. Depende do apoio respiratório e da utilização eficiente da ressonância.
Diferentes vozes femininas nos cursos de canto
Um homem e uma mulher não têm o mesmo tipo de voz e isto é algo que os professores de canto têm em conta. O tamanho das cordas vocais ou do aparelho fonador são elementos que nos permitem afirmar que são vários os tipos de vozes específicos para cada género. E as mulheres possuem várias tessituras distintas.

No topo da escala está o contralto, cujo alcance se estende de Fá2 a Fá4. Corresponde a uma oitava acima, mas equivale ao mesmo timbre do barítono nos homens. É rara nas mulheres, uma vez que para chegar a estas notas na escala é necessário ter uma voz muito profunda e carregada.
De seguida, temos a voz grave, com uma extensão vocal abaixo das sopranos e acima dos tenores masculinos. São vozes femininas intensas, cujo alcance se estende de F2 a Re/Mi4. Esta categoria assume os tons líricos, a dicção e o tom que é mais simples de utilizar.
Nos tons mais agudos, os mezzo-sopranos podem ser qualificados como uma voz intermediária ou central, e ao mesmo tempo leve e musicalmente rica. O seu alcance estende-se de A2 a A4. Uma mulher que possui esta entonação é capaz de executar várias técnicas, uma vez que a sua tessitura permite tanto fazer parte de um coro clássico como cantar músicas atuais.
O tom mais agudo de todos, o soprano, é melódico e apresenta uma homogeneidade de timbre, o que quer dizer que não existe uma sensação de quebra quando a cantora passa do grave para o agudo. É muito comum no género e permite cantar uma variedade de canções e melodias distintas. A extensão de um soprano vai de B2 a C5, o que representa duas oitavas, sendo que uma oitava corresponde ao intervalo entre duas notas.
Além destas, também há várias subcategorias que diferem de acordo com a força da voz e a riqueza do timbre: as vozes leves (agudos), as vozes líricas e as vozes dramáticas (graves).
As vozes leves são mais aptas para encadear sons com agilidade, com algumas notas agudas. As vozes líricas, por outro lado, representam a categoria intermediária, enquanto que as vozes dramáticas são as menos versáteis, mas mais confortáveis nos tons mais baixos.
Tipos de vozes masculinas na aula de canto
Tal como acontece com a mulher, as vozes masculinas podem ser divididas em categorias distintas. A voz mais profunda, e aquela que tem menos alcance, é o baixo. As vozes de baixo estão frequentemente presentes no coro, abaixo dos tenores. . Mas isso não quer dizer que um contrabaixo não possa ser solista.
Há dois tipos diferentes de baixo, e as diferenças da categorização correspondem aos tons atingidos, à força e à riqueza do timbre. Mesmo com as suas diferenças, o alcance é semelhante e estende-se de Mi1 a Mi3.

Uma das mais comuns e que mais é utilizada para cantar é o barítono. É um tom de voz relativamente básico e muito difundido. Moderadamente grave, um barítono tem uma amplitude bastante semelhante à da voz falada, que se situa entre o baixo e o tenor. O termo deriva do grego que significa "voz com um tom profundo". Desta forma, quando categorizamos alguém com este tipo, referimo-nos a um alto barítono ou um baixo tenor.
Tal como acontece com a categoria anterior, também há várias subcategorias de barítonos distintas, como:
leve
dramático
lírico
etc.
Além das vozes graves, também existe um outro tom mais agudo e com outra extensão. O tenor é menos dramático e bastante melódico, uma vez que atinge sons bastante próximos dos agudos. As suas subcategorias incluem o tenor leve, lírico e dramático.
A última categoria é o contratenor, cujos cantores masculinos são capazes de atingir as notas mais altas. Os contratenor possuem uma técnica vocal bastante impressionante, que consiste em vibrar as cordas vocais de uma forma muito particular. Esta vibração permite emitir sons dignos dos melhores coros clássicos ou de igreja, ou até mesmo dos melhores musicais.
A verdade é que não são muitos os cantores masculinos que sejam capazes de as executar, mas os poucos que conseguem tem um talento imenso.
Depois de conhecer cada categoria, é provável que o seu primeiro instinto seja categorizar a sua própria voz. Mas a não ser que tenha um ouvido muito bem treinada, a tarefa pode ser bastante difícil. As linhas que distinguem os tons entre cada umas podem ser muito ténues, e a classificação realizada pelos professores de canto é cada vez mais precisa. Por isso, se precisar de ajuda para categorizar a sua tonalidade, não hesite em procurar um profissional com experiência no assunto.
Identificar o seu tipo de voz com a ajuda do professor de canto
Depois de conhecer melhor cada categoria, é importante saber em qual se enquadra. Primeiro, deve perceber que não pode escolher o tom de voz que possui. Ele nasce connosco e vai-se modificando ao longo dos anos e com a maturidade. Se o quiser utilizar como ferramenta de trabalho e seguir carreira profissional nesta área, é especialmente importante que tenha isto em mente.

Isto porque há outros fatores que influenciam na classificação que cada aluno tem, como, por exemplo, a capacidade pulmonar e a dimensão da faringe no aparelho fonador. Todas estas características permitem equacionar que categoria é a mais adequada, o que ajuda a evitar a fadiga vocal.
O passo seguinte é saber qual é o alcance ou a tessitura que possui. Como já mencionamos, isto refere-se à extensão total, da nota mais grave à mais aguda, que consegue abranger. Também permite determinar o intervalo de sons que tem capacidade de cantar.
Se houver uma música que consiga cantar corretamente de uma ponta à outra, tem a sua tessitura ideal. Se não conhecer nenhuma, terá que se adaptar. Isto é especialmente importante porque conhecer o seu alcance é essencial para o desenvolvimento.
Se não a sabe identificar, há várias formas de o fazer. Hoje em dia já existem recursos tecnológicos avançados o suficiente para o poder determinar online, com o auxílio de um computador e microfone. Consegue encontrar vários websites onde pode medir quais são os sons mais graves e agudos que consegue atingir.
E se precisar de ajudar extra para praticar, para realizar exercícios de respiração ou mesmo para determinar qual é o seu alcance ou como o colocar em prática, porque não optar por aulas de canto? Basta fazer uma pesquisa na plataforma online da Superprof e escolha o tutor particular de canto com o perfil ideal para o que procura. Ter o apoio de um dos nossos professores é o primeiro passo para o início da sua carreira profissional!
Músicas indicadas para o seu tom de voz
Quer seja homem ou mulher, um amador ou profissional, deve ter noção do seu tipo de voz e da categoria em que se insere, para escolher a canção ideal. É importante que o tema que escolher seja adequado ao seu tipo de voz e aos sons que tem capacidade para emitir, sem serem demasiado agudos ou graves. Só assim será capaz de harmonizar corretamente e atingir todas cada nota, sem dificuldade.

Será escusado dizer que quanto mais praticamos, maior facilidade temos em perceber quais são as canções que se adequam aos nossos timbres. O objetivo de cantar é manter a afinação e igualar os sons da canção. Não é um exercício impossível, mas terá que saber posicionar o aparelho fonador, articular as vogais e consoantes da letra e atingir cada nota.
Mas para o conseguir fazer é importante que utilize o registo e os timbres adequados e, acima de tudo, que tenha conhecimento das suas forças e fraquezas. Deve escolher as faixas que se adequem à sua voz e em vez de a tentar adaptar às que mais gosta. Só porque as canções são as suas favoritas, não quer dizer que sejam mas mais indicadas para si e cantá-las pode ser um grande erro.
Se não se sentir à vontade e confortável, se o aparelho fonador estiver cansado ou se a respiração não for adequada, só precisa de mudar de música para uma mais adequada!
Desta forma, praticar não será um exercício aborrecido que mal pode esperar que acabe, mas sim algo motivador, que proporciona entusiasmo durante e depois de cada aula. Se conseguir encontrar este equilíbrio, verá que progride com muito mais velocidade (e menos dores de cabeça!).
Cantores mais famosos nos variados estilos
Não poderíamos terminar esta exposição dos vários estilos de voz sem mencionar, pelo menos, alguns dos nomes dos cantores e cantoras que se encaixam em cada um. Os grandes nomes do rap, do pop, do jazz e diversos outros géneros, também se encaixam numa categoria destas que mencionamos até aqui.
Alguns nomes são recentes, outros não, mas temos a certeza que os conhece a grande maioria (senão a todos mesmo!). E incluem diversos estilos, sendo que alguns deles até já experimentaram vários durante a sua carreira! São o melhor exemplo do tipo de percurso que pode ter, e até mesmo retirar inspiração de algumas canções que pode utilizar para praticar.

Veja alguns exemplos de cantores dos vários tipos de vozes no canto:
- Freddie Mercury (rock/pop): o vocalista do Queen, conhecido pela sua poderosa presença de palco, energia contagiante e versatilidade. Mercury misturava rock com ópera e pop em performances totalmente inesquecíveis;
- Mariah Carey (pop/R&B): considerada a "Rainha do Natal" devido ao sucesso de All I Want for Christmas Is You, Mariah é famosa pela sua incrível técnica de whistle register e um enorme controlo vocal;
- Whitney Houston (pop/R&B): uma das maiores cantoras de sempre, os seus vários clássicos repletos de carga emocional e técnica impecável fizeram dela uma verdadeira lenda;
- Elvis Presley (rock): revolucionou completamente o género e a música com a sua mistura de rock, country e gospel. Um verdadeiro ícone cultural, conhecido como o "Rei do Rock", influenciou gerações de artistas;
- Adele (pop/soul): esta cantora britânica tem uma voz única, e as suas canções estão carregadas de emoção e profundidade;
- Luciano Pavarotti (ópera): um dos tenores mais famosos da história, e um dos grandes responsáveis por levar a Ópera ao grande público, é muito conhecido pela sua interpretação emocional;
- Plácido Domingo (ópera): um dos Três Tenores, que também é maestro. Na verdade, tem uma carreira longa e muita diversificada;
- Beyoncé (pop/R&B): cantora, compositora e dançarina, é muito conhecida pela sua presença de palco marcante e inúmeros sucessos;
- Michael Jackson (pop): "O Rei do Pop" revolucionou a música, dança e a forma como se fazem videoclipes. Os seus sucessos marcaram a história do género;
- Ariana Grande (pop/R&B): famosa pelo seu domínio técnico e capacidade a chegar à nota mais alta, destacou-se no pop moderno pelo seu alcance;
- Frank Sinatra (jazz/pop): um dos nomes mais icónicos do século XX, os seus maiores clássicos ficaram eternizados na cultura popular;
- Aretha Franklin (soul/R&B): conhecida como a "Rainha do Soul", a sua interpretação de Respect tornou-se um verdadeiro hino do empoderamento feminino;
- David Bowie (rock/pop): um ícone da música e da moda, reinventou a sua sonoridade diversas vezes, desde o glam rock ao eletrónico;
- Prince (pop/rock): um multi-instrumentista, inovador e mestre da experimentação. Criou inúmeros hits;
- Celine Dion (pop): provavelmente a voz mais potente e emocionada, ficou mundialmente conhecida pela sua canção My Heart Will Go On, da banda sonora do filme Titanic;
- Eminem (rap): um dos rappers mais influentes, conhecido pela sua velocidade e habilidade lírica;
- Kendrick Lamar (rap): um dos maiores escritores do rap contemporâneo, vencedor de um prémio Pulitzer e dezenas de Grammys;
- Tupac Shakur (rap): um ícone do hip-hop, as suas letras profundas sobre justiça social e a rivalidade no rap marcaram a sua trajetória;
- Andrea Bocelli (ópera/pop): um dos maiores tenores italianos, encantou o mundo com o seu talento;
- Ella Fitzgerald (jazz): a rainha do scat, revolucionou o jazz com o seu improviso;
- Bob Dylan (folk/rock): poeta e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, influenciou gerações de músicos;
- Janis Joplin (rock/blues): a sua voz rouca, poderosa e emotiva deixou marca na história;
- Stevie Wonder (R&B/soul): um multi-instrumentista e compositor brilhante, deixou a sua marca no género.
Tal como estes nomes, existem muitos outros. Não hesite em os utilizar como inspiração para a sua jornada no canto. E não se esqueça de pesquisar na plataforma online da Superprof, para aprender canto nas aulas com um dos nossos muitos professores!