Muitas pessoas acreditam que desenhar é um dom, que todos aqueles que sabem desenhar já nascem com uma predisposição para a arte. Sabemos que esta crença é real, mas não anula o facto de que desenhar é algo que se aprende.
É verdade, qualquer pessoa que queira aprender a desenhar pode fazê-lo, desde que treine bastante para isso! Seja com um curso de desenho onde aprende as técnicas essenciais ou até mesmo de forma autodidata. Sim, pode perfeitamente aprender a desenhar sozinho, apenas com treino e dedicação, mas fazer aulas de desenho com um profissional acelera o processo. Nelas é possível aprender as bases necessárias para saber desenhar, a utilizar a visão periférica para comparar espaços e proporções, analisar a simetria da figura que vai ser desenhada, entre outras.
Um desenhista iniciante normalmente começa a representar figuras simples como flores, objetos, animais. Para desenhar uma figura humana é necessário bastante prática, sobretudo se quiser obter uma representação realista de uma mulher, de um homem ou de uma criança. Este processo requer muito maior conhecimento e técnica, além do tempo de prática! Para ajudar todos os aspirantes a artistas que estão agora a começar, elaboramos este artigo que com algumas das melhores técnicas para desenhar uma mulher na perfeição!
Materiais necessários para fazer um esboço de corpo feminino
Já mencionamos que o desenho da figura humana feminina é uma prática artística que não requer apenas capacidades artísticas. Mas além da prática, também precisa de ter os materiais adequados. Cada material contribui de forma única para o processo de criação, desde os esboços iniciais até os toques finais detalhados do corpo. Mas, principalmente no caso dos artistas iniciantes, pode ser difícil distinguir quais são materiais adequados e como os deve utilizar para alcançar resultados expressivos e precisos.

Papel
O papel é a base do desenho e influencia diretamente a qualidade e a aparência do trabalho final. Para o estudo da personagem feminina, escolha papéis que suportem diferentes tipos de técnicas, principalmente enquanto ainda está a definir o seu próprio estilo:
- Papel para esboço: um papel básico, como sulfite ou sketchbook, é ideal para estudos preliminares e experiências;
- Papel de gramagem alta: se o objetivo for um desenho finalizado, opte por papéis com gramagem de pelo menos 180 g/m². São mais resistentes e suportam materiais como grafite, carvão e tinta.
Lápis de grafite
Estes materiais são essenciais para fazer traços, sombreamento e volumes. Mas variam em nível de dureza e cada tipo tem a sua função:
- H (duro): para traços leves e esboços iniciais, onde o foco está na construção da estrutura;
- HB: para pormenores médios e gerais;
- B (macio): para sombrear, criar contrastes e dar profundidade aos desenhos. Os modelos 2B, 4B e 6B são os mais usados em desenhos detalhados.
Carvão e grafite em pó
O carvão é uma ferramenta versátil, excelente para conseguir desenhos expressivos com contrastes marcantes. Pode ser utilizado para sombrear áreas grandes, enquanto o grafite em pó é útil para criar gradientes suaves e um efeito mais realista na pele.
Borracha
As borrachas desempenham um papel importante na correção de erros e na criação de efeitos:
- Borracha comum: para apagar grandes áreas ou erros durante os esboços;
- Borracha miolo de pão: ideal para remover pequenas quantidades de grafite ou adicionar brilhos e detalhes claros, como o reflexo nos olhos ou o brilho da pele.
Uma mesa de luz é especialmente útil para refinar esboços ou traçar contornos, e facilita a criação de várias versões do mesmo desenho sem perder os contornos principais.
Canetas e lápis de cor
Se o objetivo for adicionar cor, ambas são ótimas opções, apenas depende do seu objetivo:
- Lápis de cor: permitem misturas suaves e toques delicados, ideais para representar texturas da pele e tons subtis;
- Canetas à base de álcool: ideais para um acabamento vibrante e profissional, especialmente para estilos modernos e dinâmicos.
Réguas e compasso
Estas ferramentas ajudam a manter a proporção correta e a definir a estrutura básica do corpo humano, como guias para a pose e pontos de alinhamento.
Esfuminho
Os esfuminhos são utilizados para suavizar sombreamentos e criar gradientes realistas. Podem ser substituídos por cotonetes ou pedaços de papel em trabalhos mais simples.
Desenhar o tronco feminino
Para representar um corpo humano, podemos inspirar-nos num modelo vivo (uma mulher nua por exemplo), uma tela de pintura a óleo, um desenho já existente ou uma até mesmo fotografia. Se preferir, pode escolher uma imagem que encontrou online, de uma jovem mulher vestida ou não, onde seja possível notar a curvatura, construção e traços corporais femininos. Ou um desenho de outro artista que utiliza como inspiração.

Depois de adquirir todo o material de desenho necessário, deve começar com a parte superior do corpo, em particular a cabeça, os ombros, o busto e o peito. No desenho da figura humana, utiliza-se a medida da cabeça como módulo e divide-se o restante em 7 partes iguais. Ou seja, esta medida estabelece uma relação de proporção com tronco e as pernas, de forma a alcançar o equilíbrio ideal entre as partes que compõe um todo.
Comece por esboçar uma grade na folha para colocar os pontos de referência das dimensões do corpo. Defina a largura da cabeça e depois tudo o resto tendo em conta essa medida: duas vezes para a largura dos ombros, quatro vezes do topo do crânio à pélvis, 3 vezes e meia dos pés às ancas, uma vez que as ancas de uma mulher devem ser sempre mais largas que os ombros para uma mulher. A altura do corpo pode, portanto, ser definida pela largura de 7 cabeças:
- Uma cabeça: do topo do crânio ao queixo;
- Duas cabeças: na parte inferior do peito, sob os seios;
- Três cabeças: para o umbigo;
- Quatro cabeças: até à pélvis;
- Sete cabeças: até às solas dos pés.
Se estiver a retratar uma mulher vista de frente, deve começar a esboçar a zona superior. Comece pelas marcas das quatro primeiras cabeças, a linha dos joelhos, dos pés, com duas linhas horizontais para a largura dos ombros.
Quanto maiores forem os ombros, mais o design representará uma mulher alta e forte. Por outro lado, quanto mais estreitos forem, mais esbelta, ou mais magra será a mulher desenhada
Em seguida, trace os ombros, trapézios e clavículas, inclinados, ligeiramente curvados. Depois, a caixa torácica: com cerca de 3,5 cabeças de altura, com a parte mais baixa do tórax descendo em direção ao umbigo. Os mamilos, com os seios ao redor, serão puxados até a metade da caixa torácica. É então necessário fazer um círculo oval, correspondendo ao tamanho e à barriga da mulher.
No centro deste círculo, está o ponto que representa o umbigo: a duas cabeças do queixo. O círculo da cintura será mais largo ou largo que os ombros, dependendo do tamanho do corpo que quer dar à mulher. No entanto, a cintura é mais fina na zona do umbigo, porque não é aumentada nem pelas costelas nem pela pélvis. E, claro, os braços. Os braços e a mão, na posição desdobrada, descem para o meio da coxa. O cotovelo está na zona do umbigo e o pulso ao nível da pélvis.
Conheça também as nossas técnicas e dicas para desenhar um animal.
Desenhar um rosto feminino
Pode ser difícil fazer um rosto quando ainda está a aprender o básico do desenho, porque, para conseguir uma representação realista dos rostos, tem que compreender e utilizar corretamente o conceito de proporção. Mas nós vamos dar uma ajuda!

Comece por desenhar o círculo oval da cabeça em duas partes iguais. Em seguida, divida a parte inferior ao meio e a última parte em três. Desta forma, temos uma face oval dividida em cinco partes: a metade superior, o centro e três faixas que separam o nariz do queixo.
No meio é a linha dos olhos. O nariz fica localizado na linha a meio entre os olhos e a parte inferior do rosto. A boca está ao nível do primeiro terço, entre o nariz e o queixo. Quanto aos ouvidos, estão entre os olhos e o nariz. Se seguir estas indicações de localização vai conseguir manter as proporções do retrato!
No meio, os olhos devem ser colocados simetricamente, separados pela distância de um terceiro olho inexistente. Regra geral, os olhos têm uma forma amendoada. No centro de cada olho, desenhe a pupila e a íris usando um primeiro círculo preto que depois terá que colorir. Se quiser, também pode adicionar uma linha mais grossa para acentuar a maquilhagem.
Este elemento transcreve toda a expressão corporal do retrato de uma mulher. Se quiser acrescentar maquilhagem, por exemplo, deve fazer olhos grandes, decorados com pestanas longas e sobrancelhas altas e finas.
Nas mulheres, o nariz será bastante pequeno e a boca mais carnuda do que nos desenhos de um homem. A parte inferior do nariz e as narinas devem ser desenhadas no ponto de interseção entre a segunda linha horizontal e a separação vertical da face, com uma narina de cada lado. Resta apenas adicionar a boca, orelhas e cabelos, bem como acrescentar os detalhes: as sombras acima dos olhos marcam a órbita e acentuam as olheiras da fadiga quando são desenhadas abaixo dos olhos.
Mas claro que estas dicas não são padrões. Se preferir, pode variar as linhas e os ângulos no seu retrato. Desenhar uma cara redonda com traços suaves acentuará a feminilidade e, ao contrário, contornos menos arredondados darão uma aparência menos feminina e até sexy.
Desenhar as curvas femininas
Enquanto que para representar um homem devemos reforçar os traços dos músculos, o desenho que representa a mulher exige uma curvatura mais alongada e suave.
Normalmente trabalha-se a sutileza dos traços para uma aparência mais jovial. Também acentuamos as curvas das ancas, cintura e seios. Como já mencionamos, as mulheres costumam têm ancas um pouco mais largas que os ombros, e são mais baixas do que nos homens. Para equilibrar a proporção, pode esboçar o número 8 entre as duas partes (busto e ancas) para obter uma relação harmoniosa entre as partes superior e média do corpo feminino.
A largura dos laços deste 8 determinará a silhueta da mulher: seios grandes ou pequenos, corpulência fina ou forte, magreza ou corpo mais robusto. Para uma mulher deitada ou alongada de lado, ou as costas de uma mulher em pé, é preciso também pensar nas curvas das nádegas. São uma extensão da coluna vertebral e devem ser ligeiramente mais largas que os ombros.
É muito provável que precisa de fazer vários esboços de seios, ancas e nádegas antes de encontrar as proporções e medidas adequadas ao seu desenho, é perfeitamente normal. Ao contrário dos homens, o abdómen e as nádegas da mulher projetam-se e os rins são mais curvos. Por outro lado, o abdómen, nádegas e pélvis do homem são desenhados em linha reta. Portanto, é aconselhável acentuar fortemente as curvas no nível da região lombar para o desenho de uma mulher despida.
Quer aprender a desenhar rosas ou outras flores?
Desenhar as pernas femininas
Quando se trata de um desenho, a parte inferior do corpo é tão importante como as restantes partes. Nas mulheres, as coxas são normalmente mais desenvolvidas do que nos homens. Ainda assim, as pernas não devem medir mais do que 3,5 vezes o tamanho da cabeça.
Para as desenhar, comece por esboçar dois bastões retos e verticais, ligeiramente oblíquos. Depois, adicione as coxas, e o contorno dos gémeos, que devem ter uma curva diferente. Por último, acrescente os toques finais:
- Desenhe as roupas possíveis, se não estiver a fazer um nu:
- Tenha atenção às dobras, sombras e o corte das roupas;
- Apague os recursos de construção.
E pronto! Tem tudo o que precisa para desenhar o contorno de uma personagem feminina!
Superdicas para conseguir melhores desenhos
Sabemos que representar uma figura feminina pode ser desafiador para iniciantes, mas com as técnicas certas e muita prática, é possível alcançar ótimos resultados. E para ajudar todos os que estão a começar, compilamos algumas dicas práticas e úteis que o vão ajudar a conseguir desenhos cada vez mais impressionantes e realistas!

Comece com a estrutura básica
Antes de se focar nos pormenores mais detalhados, deve tentar construir a figura com formas mais básicas:
- Utilize formas geométricas: comece por esboçar círculos, ovais, retângulos e cilindros para formar a cabeça, o tronco e os membros. Esta abordagem ajuda a capturar a pose geral e a proporção adequada;
- Esboce guias: desenhe uma linha vertical para a coluna e outras horizontais para os ombros e quadris. Isto ajuda a manter a simetria e o equilíbrio.
Domine as dimensões da figura feminina
Dominar a proporção correta do corpo humano é um aspeto fundamental no desenho do corpo feminino. Embora existam variações individuais, saber algumas noções gerais pode ajudar. Já mencionamos algumas anteriormente, mas vamos resumir novamente:
- A altura do corpo normalmente corresponde a cerca de 7 vezes a altura da cabeça;
- A largura dos ombros costuma ser menor do que a largura das ancas, dando a silhueta característica feminina;
- A cintura é mais estreita e marca a transição entre o tronco e as ancas.
Para melhorar esta técnica, pode fazer alguns estudos de anatomia, com diagramas ou manuais de desenho, para entender melhor este conceito.
Mesmo para artistas que estão a começar, entender a anatomia básica é crucial.
Analise com cuidado a forma como o peso do corpo é distribuído em diferentes poses, como os ossos influenciam a forma externa do corpo e como os músculos criam volume. Este conhecimento torna os seus desenhos mais realistas.
Pratique a posição e o movimento
Falando em poses, a pose e o movimento são essenciais para conseguir um trabalho dinâmico:
- Estudos de gestos: faça desenhos rápidos, de 1 a 5 minutos, com foco no movimento geral da pose, para a capturar a fluidez e a naturalidade do corpo feminino;
- Fluidez dos traços: evite traços rígidos e prefira traços longos e contínuos para desenhar áreas mais longas;
- Referências: observe fotos, vídeos ou pessoas ao vivo para perceber como o corpo se move e reage à gravidade.
Foque-se nas expressões faciais
Os rostos são um dos aspetos mais importantes dos retratos de mulheres, porque transmitem emoção e personalidade. Deve ter atenção a:
- Estruture a cara: divida a seção em três partes iguais: testa, nariz e queixo. Utilize guias para posicionar os olhos, sobrancelhas, nariz e boca;
- Tenha atenção aos olhos: os olhos devem ser o ponto focal. Certifique-se de que estão alinhados e proporcione destaque às pupilas e adicione reflexos de luz;
- Trabalhe as expressões: pratique diferentes expressões faciais para trazer vida à personagem;
- Seja subtil: suavize os traços da mandíbula e do queixo para conseguir um visual delicado.
Domine o sombreamento
O sombreamento cria volume e traz realismo às obras, por isso é uma técnica que deve trabalhar até dominar:
- Defina a fonte de luz: defina a direção da luz antes de começar a sombrear, para orientar onde serão as sombras e os brilhos;
- Estude a textura da pele: observe como a pele reage à luz para perceber que técnicas de esfumaçamento pode utilizar para conseguir criar gradientes suaves na pele.
Tenha atenção às características femininas
A figura feminina tem características específicas que diferem da masculina e deve sempre ter atenção a esses pormenores:
- Curvas mais suaves: utilize traços fluidos e delicados para representar o contorno corporal;
- Mãos e pés menores: regra geral, as extremidades femininas são mais delicadas e pequenas;
- Cabelos: tente simplificar o máximo possível. Desenhe o cabelo em mechas para criar volume e movimento, começando pelo contorno geral do cabelo antes de adicionar fios detalhados. Observe a direção do cabelo e crie fluxo com traços mais suaves.
Trabalhe na textura e nas roupas
As roupas e texturas enriquecem o desenho e ajudam a definir a personalidade da personagem, por isso não devem ser descartadas:
- Observe como os tecidos diferentes se comportam sobre os músculos. Por exemplo, tecidos leves caem suavemente, enquanto que materiais mais rígidos criam vincos e dobras;
- Estude como as roupas femininas, como saias e vestidos, interagem com o movimento e o vento.
Experimente estilos diferentes
Explore vários estilos artísticos diferente para descobrir qual se adapta melhor a si. Realismo, modernismo, cartoons, ou até mesmo mangas. As opções são inúmeras e cada estilo tem as suas próprias particularidades. Experimente todos para encontrar o mais indicado.
Aceite os erros que comete e pratique
A prática é o único caminho possível para alcançar o "desenho perfeito". Deve dedicar pelo menos 15 a 20 minutos por dia à prática, para melhorar a precisão dos seus trações e a sua confiança nas suas técnicas. E, para ter uma noção do seu progresso ao longo do tempo, guarde os seus desenhos para poder comparar os antigos com os novos e ver como evoluiu.
Mas, acima de tudo, seja paciente consigo próprio! Nenhum artista acerta à primeira tentativa. É natural cometer erros e aprender com eles. E se precisar de ajuda, não hesite em procurar um professor de desenho da Superprof com quem aprender mais técnicas!










