Capítulos
Para aprender a desenhar de forma realista, é melhor começar com suas próprias observações da realidade. Observar o modelo que se pretende desenhar permitirá desenhar personagens, flores ou animais, respeitando as proporções corretas de cada forma. Acredita-se que desenhar é um dom, mas a verdade é que a arte de desenhar pode ser aprendida desde que se tenha forte percepção, poder de observação, memória fotográfica e, claro, muita criatividade. A maneira mais eficaz para aprender a desenhar é fazendo um curso de desenho. A aula de desenho permite aprender astúcias que facilitam a realização de uma representação bidimensional, seja ela realista ou não. A seguir falaremos sobre a realização de representações de animais, de flores, assim como da representação de um homem e de uma mulher de forma realista. Quer aprender a desenhar e não sabe por onde começar? Esse artigo pode te ajudar a começar e mesmo a se aperfeiçoar nas técnicas desta disciplina.
Prática com lápis e papel: por que aprender a desenhar?
Segundo Marvin Bartel, desenhar é um instinto com o qual todos nascemos. Precisamos ser ensinados a ler e escrever, mas nascemos com a capacidade de aprender a desenhar. Desenhar é tão importante que aprendemos sem professor, a partir de um dom, assistindo vídeo tutorial seguindo um passo a passo para criar personagens, representar anatomia humana ou dominar a execução de proporções bem feitas, ou ainda acompanhando diferentes cursos - online ou presenciais, grátis ou pagos - apara aprimorar a técnica de se fazer uma boa perspectiva. Desenhar é tão essencial para nossa sobrevivência e sucesso que as crianças aprendem a desenhar antes de começarem a primeira série. Sendo assim, inspirados no livro "Drawing to learn drawing" ("Aprender a desenhar desenhando") de Marvil Bartel, selecionamos alguns pontos onde o desenho pode nos ajudar em nossas vidas!
Desenhar nos torna mais inteligentes.
Precisamos de desenhar para descobrir algumas coisas que estão na nossa mente. Quando fazemos algo, podemos fazer vários rabiscos e esboços para ver se conseguimos tirar as ideias da nossa cabeça. O que aconteceria se arquitetos, designers e inventores não desenhassem primeiro? Muitos problemas matemáticos são muito mais fáceis se você desenhá-los de antemão.
O desenho nos ajuda a ser mais criativos e bem-sucedidos
Os inventores desenham muito para ajudá-los a imaginar ideias melhores. Alguns deles trabalham em invenções por mais de 40 anos, desenhando-as, modificando-as e aprimorando-as a cada novo esboço. A maioria das invenções ainda não foi inventada. E o desenho nos ajudará a descobri-las.
Desenhar nos torna mais seguros de nós mesmos
O desenho nos ensina que muitos erros podem ser corrigidos. Muitos erros são bons porque nos ajudam a descobrir novas ideias. Isso acaba nos transformando em pessoas mais seguras, mais confiantes e com menos medo de cometer erros.
O desenho ensina-nos a pensar melhor
Isso acontece porque quando desenhamos, a nossa mente está sempre a pensar em novas formas de representar as coisas. Isso nos faz desenvolver mais neurônios pensantes e ficar mais inteligentes.
O desenho nos ajuda a perceber e ver mais
Depois de desenhar algo, é mais difícil esquecer sua aparência. Se você fizer uma representação muito realista e cuidadosa de um peixe, notará todas as partes deste animal. Se você quiser conhecer todas as partes de qualquer coisa, não há maneira melhor de fazê-lo do que através dos rabiscos do lápis.
O desenho nos ajuda a explicar as coisas e a dar instruções
Muitas vezes é muito mais fácil entender algo a partir de um esboço do que através de palavras. Desenhos são muito melhores do que palavras quando você não conhece a língua e está procurando o banheiro em algum lugar, por exemplo. Mapas são representações bidimensionais que nos contam sobre o mundo, e ainda evitam que nos percamos. Desenhar um gráfico nos ajuda a fazer comparações e escolhas.
Desenhar é uma boa forma de argumentar.
Frequentemente, vemos charges e tirinhas no jornal que exageram em algo para enfatizar a política, por exemplo. Os desenhos costumam ser usados em publicidade para tentar nos convencer a comprar algo (e muitas vezes conseguem!).
Desenhos são frequentemente usados para nos manter seguros.
Os sinais de alerta e as sinalizações usam representações bidimensionais para nos lembrar o que pode acontecer e que precisamos ter cuidado. Agora que você já está cheio de motivos se lançar em cursos de desenho, que tal entender um pouco mais sobre o assunto com as dicas abaixo?
Desenho realista de animais
Animais domésticos ou animais selvagens, alguns têm formas simples, outros são um pouco mais complexos. A seguir, algumas dicas para desenhar rapidamente um animal.
Aprendendo a desenhar um gatinho
Para aprender a desenhar um gato, você precisa conhecer sua anatomia. Para isso, nada melhor do que observar seus próprios animais de estimação (caso você tenha gatos), senão você pode fazer uma simples pesquisa no Google e salvar algumas fotos de gatos em posições aleatórias. Quanto mais posições você puder encontrar, melhor. Isto vai te ajudar a formar uma melhor compreensão de como os gatos se movem, se sentam, saltam, e assim por diante. Uma vez que você consiga visualizar bem o modelo de gatinho que você quer desenhar, é hora de colocar as mãos à obra! Inicie desenhando a cabeça, porque é essa parte que serve de base para as proporções corporal. Trace linhas finas e leves primeiro. Depois, desenhe o esqueleto, com a coluna, a cauda, as pernas. Quando terminar o esboço do corpo, faça o das pernas traseiras, e depois das patas dianteiras. Em seguida, apague os traços desnecessários e trace curvas para enfatizar a forma dos músculos do gato. Iremos então aos detalhes (boca, olhos, bigodes, lábios, orelhas, pernas, cabelos).
Como desenhar um tigre
Começaremos desenhando uma versão simplificada do esqueleto. Se você estiver usando um lápis (o que recomendamos), desenhe linhas muito finas, para que não se sobreponham ao resultado final, você pode sempre apagá-las mais tarde. O próximo passo é adicionar alguns músculos ao seu esqueleto, isto serve para criar o volume do animal. Certifique-se de que as formas estejam cheias e vigorosas e evite linhas instáveis ou incertas. Uma vez o esqueleto pronto, comece a desenhar a cabeça do seu tigre. Lembre-se que a proporção é muito importante. Certifique-se de prestar atenção às proporções entre orelhas, olhos, nariz e boca. Dê uma atenção especial à representação do olhar do animal! Refine as formas dos olhos, boca e nariz (note como isso se assemelha à letra " T "). Adicione pupilas ao olho. Agora que tem a anatomia do tigre no lugar certo, tudo o que você precisa fazer é adicionar uma camada de pele e pelos ao corpo e refinar as formas da cabeça. É possível utilizar algumas técnicas para tornar sua representação realista. Para quem não sabe, é possível fazer um curso de desenho realista com um professor da disciplina! Quer aprender a desenhar uma figura masculina? Que tal conhecer algumas técnicas aqui.
Aprender a desenhar uma flor: dicas e astúcias!
No jardim de infância e na escolinha, desenhar flores faz parte da rotina e do aprendizado em desenho. Para melhorar essa habilidade e desenhar flores realistas, recomendamos fazer um curso de desenho online e assistir a tutoriais de desenho disponíveis na internet!
- Super Coloring
- Como Aprender Desenhar
- Wikihow
- youtube
Onde é melhor para encontrar tutoriais do que no Youtube? Na plataforma é possível encontrar tutorial de tudo, inclusive tutoriais de desenhos! Fazendo uma pesquisa rápida, encontramos alguns canais que parece mandar mundo bem quando o assunto é tutorial de desenho:
- Arte e Cia Brasil
- Guuh desenhos
- Como DESENHAR
- umComo
- Loblogue
Esses são só alguns dos milhares de canais que disponibilizam tutorial de desenho no youtube! A seguir, o tutorial para desenhar uma rosa (versão fácil).
- A maneira mais fácil para começar a desenhar uma rosa é fazer um estilo extravagante S que tem um enrolado na ponta
- Quando você começar a desenhar as pétalas de rosa, você pode começar a ver como o S, na verdade, constitui a base da parte botão de rosa ou o centro da flor. Desenhe em algumas pétalas arredondadas.
- Continue a esboçar em mais pétalas, mas desta vez as pétalas são maiores, e um pouco mais cheias. Neste ponto, a rosa começa a tomar uma forma de florescer.
- A partir de direita, inicie a esboçar mais as pétalas de rosa. Deve haver uma pétala em forma menor, bem como uma pétala em forma maior, que aponta no centro
- Agora que a rosa é esboçada tudo para fora, tudo que você tem que começar a fazer é esboçar as folhas que estão em três. Esboço no centro das folhas, como tal, em seguida, avance para a próxima etapa.
- Uma vez que você limpou a rosa e corrigiu os erros, você pode começar a esboçar o sombreamento no centro da rosa, e depois, lentamente, sua maneira de trabalhar para fora na primeira dobra da pétala de rosa.
- Você vai continuar a esboçar no sombreamento que adiciona detalhes, definição e textura para sua rosa. Observe o sombreado, bem como que é tudo parte do processo de sombreamento base.
- Você vai começar a adicionar a sua fonte de luz para a rosa. Para fazer isso, simplesmente apague as manchas e até chegar as áreas mais leves.
Desenhar uma mulher de forma realista
Você quer aprender a fazer um retrato feminino, fazer representações realistas de seus modelos de mulheres, nuas ou vestidas?
Como desenhar um rosto feminino?
Pode ser difícil desenhar uma face quando você está apenas começando a aprender o básico do desenho. Isso implica compreender e fazer uso das proporções. Comece desenhando o círculo oval da cabeça em duas partes iguais. Em seguida, divida a parte inferior ao meio e depois a última parte em três. Dessa maneira, obtemos uma face oval dividida em cinco partes: a metade superior, o centro e três faixas que separam o nariz do queixo. No meio é a linha dos olhos. O nariz é então localizado na linha a meio caminho entre o olhos e a parte inferior do rosto. A boca está no nível do primeiro terço, entre o nariz e o queixo. Quanto aos ouvidos, eles estão entre a linha do olho e a do nariz. Esses traços permitirão manter as proporções do retrato. No meio da face, os olhos serão colocados simetricamente, separados pela distância de um terceiro olho. A representação do olhar geralmente assumem uma forma amendoada. Para fazer representações bidimensionais mais sutis, recomendamos uma aula de desenho. É importante cuidar do desenho dos olhos, porque eles transcrevem a expressão corporal do retrato de uma mulher. Por exemplo, para desenhar uma mulher com aspecto de maquiagem, preferimos representar um olha grande, decorado com cílios longos e sobrancelhas altas e finas. No centro de cada olho, desenhe a pupila e a íris usando um primeiro círculo preto que você terá que colorir. Nós adicionaremos uma linha mais grossa mais tarde para acentuar a maquiagem. Nas mulheres, o nariz será bastante pequeno e a boca, mais carnuda do que para um homem. A parte inferior do nariz e as narinas devem ser desenhadas no ponto de interseção entre a segunda linha horizontal e a separação vertical da face. Desenhamos uma narina de cada lado.
Desenhar um homem de forma realista
Primeiro, desenhamos a parte superior do corpo, começando com a forma do crânio, os contornos do pescoço, dois traços verticais para os ombros (mais largos que para as mulheres), com três larguras de cabeça.
- No cotovelo, tendo o umbigo como tangente,
- No pulso, o púbis como tangente,
- No final das falanges, a linha do meio da coxa como tangente.
Vamos enfatizar as curvas arredondadas para destacar os músculos dos braços! Quer aprender mais sobre o assunto? Então comece um curso desenho com um professor particular...
Curso desenho: aprender desenhar com um professor particular
Você sabia que aprender a desenhar com um professor particular pode fazer com que você aumente sua produtividade de uma maneira geral? A produtividade está normalmente está ligada ao medo do fracasso, uma obsessão por pensar em vez de fazer. De ler mais um livro ou se inscrever em mais um curso até que você esteja "pronto". Aprender a desenhar força você a enfrentar seus medos de frente e o tira da sua zona de conforto.
"Para ser criativo, você realmente precisa fazer algo. [Isso] Envolve colocar sua imaginação para trabalhar para fazer algo novo, para encontrar novas soluções para problemas, até mesmo para pensar em novos problemas ou questões. Você pode pensar em criatividade como imaginação aplicada." - Ken Robinson -
Um desenhista não nasce sabendo tudo
Iniciantes geralmente pensam que é preciso de um talento nato para o desenho para se ter sucesso. A verdade é que desenhar é uma habilidade que pode ser aprendida. Não desista quando seus primeiros esboços não se parecerem com o que você imaginou, apenas veja-os como um diário visual de seu progresso. Essa vontade de começar algo, mesmo quando você sabe que não será 100%, é crucial para se tornar mais produtivo.
Crie mais gastando menos tempo
Para ser capaz de riscar um objeto com precisão, você precisa se concentrar totalmente e, por causa desse foco intenso, sua vista fica cansada.
Desenhando um pouco cada dia se vai longe
Para manter o controle do desenho, você precisa manter uma programação regular, mesmo que seja apenas 5 minutos por dia. Esse momento de dedicação pode acontecer durante a pausa para o almoço ou em uma reunião realmente entediante! Quanto mais regularmente você desenhar, mais fácil essa prática se tornará.
Encontre inspiração em video tutorial
Quer praticar todos os dias, mas está sem inspiração ou travado por ter que começar sozinho? Então saiba que o youtube está cheio de video de tutorial com passo a passo de absolutamente tudo o que você deseje colocar no papel! Dê uma pesquisada no campo de busca, ache o canal que te agrada mais (ou canais) e coloque-o nos seus favoritos. Temos certeza que você se tornará uma pessoa muito mais produtiva depois que adquirir o hábito de consultá-lo - e praticar - sempre que tiver conteúdo novo.
Revelando sua criatividade
Traçar um desenho envolve diretamente o lado direito do seu cérebro. Se você está passando por um bloqueio criativo, o desenho pode ajudar a impulsionar sua mente. Para desenhar com precisão, é preciso envolver totalmente o hemisfério direito do cérebro. O lado esquerdo, que é mais lógico e analítico, sempre tentará "ajudar", tentando relembrar memórias de objetos que você já viu. Aprender a desenhar é, na verdade, mais sobre aprender a ver e descobrir uma nova linguagem visual. A professora Betty Edward afirma em seu livro "Drawing on the Artist Within" ("Desenhando no seu artista interior"): "Você também descobrirá que esta nova linguagem, quando integrada com a linguagem do pensamento verbal e analítico, pode fornecer os ingredientes essenciais não apenas para a verdadeira criatividade - isto é, novas ideias, insights, invenções ou descobertas que têm um valor social - mas também para soluções criativas úteis para problemas da vida cotidiana."
Que tal consultar a nossa plataforma do Superprof e encontrar seu professor de desenho agora mesmo?!
A plataforma que conecta profes particulares e alunos