A programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. É uma área que tem cada vez mais importância na nossa sociedade, com todos os softwares que utilizamos no nosso dia a dia (em smartphones, tablets, computadores, etc.) e a procura no mercado é cada vez mais inteligente.

Mas além do uso pessoal, a programação tem grande importância também em áreas fundamentais à sociedade, como na medicina (onde muitos aparelhos médicos utilizam a monitoração remota e em tempo real, possibilitada pela programação), na engenharia, indústria mecânica, automotiva e arquitetura, entre muitas outras áreas.

A sua base, no entanto, é totalmente matemática. As linguagens de programação tratam os dados de um computador através de algoritmos e esses algoritmos são matemáticos. Mas sabe o que é um algoritmo e como o criar? Se a resposta é não, continue a ler para saber mais sobre algoritmos matemáticos e outras informações necessárias para melhorar o seu conhecimento de matemática.

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O que é um algoritmo em matemática?

Na matemática, um algoritmo é uma sequência finita e ordenada de regras, com um esquema de processamento que permite a realização de uma tarefa, ou seja, a resolução de um problema, de cálculos, entre outros. Os algoritmos foram criados devido à necessidade de fazer cálculos sem o auxílio de ábacos, contar pelos dedos e outros recursos.

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Mesmo sendo utilizado na informática, não se surpreenda de ouvir o professor de matematica a falar do assunto. | Fonte: Pexels.com

Durante muitos anos, a estrutura dos cálculos estava associada às ferramentas que existiam, desde pedras no chão, à calculadora a manivela, régua de cálculo e, por fim, a calculadora moderna. Desta forma, os algoritmos são resultados de técnicas de cálculo que levaram séculos a desenvolver.

Além disso, também são utilizados na computação. Na informática, um algoritmo descreve passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Como surgiu através da matemática, o algoritmo possui a mesma definição que vimos anteriormente e é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

No entanto, como procedimento computacional recebe um ou mais valores (entrada) e produz um ou mais valores (saída). Assim, o algoritmo é a fórmula matemática, um pedaço de código, que fica no meio da entrada e da saída para transformar o primeiro no segundo.

Ainda que não o saibamos, tudo que fazemos é um algoritmo, ou seja, um procedimento que recebe uma entrada e envia uma saída. Por exemplo, acordar é um algoritmo:

  • Entrada: o cérebro diz que acordei;
  • Saída: abrir os olhos;
  • Saída: espreguiçar;
  • Saída: tirar os lençóis;
  • Saída: sentar na cama;
  • Saída: sair da cama.

E podem existir vários algoritmos diferentes para resolver o mesmo problema. No caso de acordar, por exemplo, cada um acorda de forma diferente. O algoritmo poderia ter outra saída, como por exemplo, simplesmente abrir os olhos e levantar da cama. Ou então, poderíamos ter um algoritmo que faz a mesma coisa, no entanto, de maneira diferente.

O algoritmo que usamos depende principalmente do tempo que demora a ser executado e a memória que utiliza no computador. Em resumo, na informática, um algoritmo é a lógica de um programa computacional.

Sabe como calcular um intervalo entre dois números?

Definindo as variáveis para escrever um algoritmo

Uma variável é um espaço na memória do computador destinado a um dado que é alterado durante a execução do algoritmo. O tipo de variável informa quais são os valores que pode armazenar e a quantidade de memória do computador que vai ocupar.

mexer em rato de computador
Para escrever um algoritmo corretamente tem que definir as suas variáveis. | Fonte: Pexels.com

Para funcionarem corretamente, as variáveis devem ser ser definidas por nomes e tipos. Estes são os diferentes tipos de dados que pode utilizar:

  • inteiros: números inteiros (0, 1, 2 , 3…);
  • reais: números inteiros e decimais (0; 1,2; 2,1; 3);
  • caracteres: números reais, letras e outros símbolos;
  • lógico: comandos de VERDADEIRO ou FALSO.

Para perceber exatamente como funcionam, imagine que as variáveis são como “caixas” destinadas a guardar algo mutável ao longo do tempo. Vejamos o caso de uma aplicação que trabalha com a idade dos utilizadores registados, por exemplo. Cada utilizador vai introduzir um número inteiro diferente, portanto, a variável seria: var idade: inteiro.

O ato de dar um nome e um tipo é conhecido como declaração de variável. Para que o programa funcione corretamente, pode declarar todas as variáveis logo quando começar. Além disso, cada uma delas só vai mostrar um valor por vez, o seu valor atual. Para o alterar, terá que fazer uma nova declaração. Ao declarar uma variável, confere à informação um nome e um local e especifica onde encontrar o que é necessário para que o programa corra sem qualquer problema.

Como tal, as variáveis são essenciais para o funcionamento de programas e aplicações dos mais diversos tipos, que lidam com cálculos, condições, repetições e qualquer outro dado mutável durante o seu funcionamento.

Descubra como calcular o quociente de uma divisão.

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Loops iterativos e condicionais em algoritmos

Agora que já definimos o que é um algoritmo, vamos descobrir um pouco mais sobre como o escrever. O objetivo é escrever um algoritmo que apenas contenha instruções elementares. Mas, além disso, é importante criar um mecanismo que especifique que instrução deve ser executada quando o algoritmo termina. Por isso, o algoritmo deve conter algumas instruções de controlo que indiquem a ordem e a forma como as ações são executadas.

As estruturas de controlo utilizadas com mais frequência ao escrever um algoritmo são o sequenciamento direto e o desvio condicional.

O sequenciamento direto é a convenção do algoritmo que determina que uma instrução escrita antes no texto deve ser executada antes. Normalmente é determinada implicitamente. Por exemplo, se escrevermos uma instrução por linha, então sabemos que cada linha é executada em ordem. Se separarmos instruções por ponto-e-vírgula, então podemos imaginar que esse ponto-e-vírgula significa "e depois fazer", etc.

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Um algoritmo pode ser escrito de várias formas distintas, dependendo do seu objetivo. | Fonte: Pexels.com

O desvio condicional é uma estrutura de controlo que permite que a execução de um algoritmo tenha direções diferentes, dependendo da entrada e dos dados já computados. Normalmente tem a forma "se Q, então fazer A, caso contrário fazer B", ou apenas "se Q, então fazer A". Nestas frases, Q é uma condição ou uma pergunta, cuja a resposta é sim ou não e pode ser testada.

Mas se o tamanho do texto que o descreve é fixo, como é que a execução de um algoritmo pode demorar tempos diferentes? Se apenas tivéssemos os tipos de controlo que mencionamos acima, todas as execuções demorariam o mesmo tempo. Então, para executarmos uma instrução ou um conjunto de instruções por um número variável de vezes, utilizamos as chamadas estruturas iterativas. Cada parte da execução em que executamos o conjunto de instruções é uma iteração.

A iteração limitada é a estrutura mais comum de iteração e pode ter a forma "repetir A exatamente X vezes" ou "para cada item I da lista L, fazer A". A iteração condicional é outra estrutura de controlo iterativa que é utilizada quando não sabemos no início quantas vezes precisamos de iterar. Normalmente, tem as formas "repetir A até que Q seja possível" ou "enquanto Q, fazer A". Estas estruturas iterativas são conhecidas como laços ou loops.

Descubra como fatorar em matemática.

Quais ferramentas usar para fazer um algoritmo?

Uma das dúvidas mais comuns é saber quais são as ferramentas ou tecnologias que pode utilizar a construção de um algoritmo. Na verdade, não é necessário grandes recursos para praticar a elaboração de algoritmos, e podemos até apenas utilizar lápis e papel. Mas basta um editor de texto simples, como o bloco de notas.

É verdade! Se quer consolidar a escrita de algoritmos e controlos novos que está a aprender, uma ferramenta simples como o bloco de notas pode ser a solução ideal. Principalmente porque não fornece dicas de ajuda sobre a coloração do código ou sugestões de palavras. Mas testar o algoritmos que escreveu pode ser importante.

teclado de computador
Existem diversas ferramentas e recursos online que pode utilizar para treinar os algoritmos. | Fonte: Pexels.com

Para isso, além de aulas de matemática online existem diversas ferramentas online que ajudam na aprendizagem e que pode utilizar. Como:

  • Scratch;
  • Microsoft Imagine;
  • Codecademy;
  • PortugolStudio;
  • Blockly;
  • CronApp.

Exercícios algorítmicos para praticar!

Depois de conhecer os conceitos é necessário praticar, praticar e praticar. E para melhorar as suas competências, não há nada melhor do que fazer exercícios.

Para ajudar no processo, deixamos aqui alguns exercícios sobre algoritmos que pode utilizar para praticar a sua escrita e criação.

Exercício 1

Escreva um algoritmo correspondente a cada um dos seguintes problemas:

  1.  Escreva os múltiplos pares de 7 menores do que 2000.
  2.  Dado um número detetar se é múltiplo par de 7.
  3.  Escreva as capicuas pares com 3 algarismos.
  4.  Dado um número com 3 algarismos detetar se é capicua.
  5.  Dado um número inteiro detetar se é capicua.

Exercício 2

Para trocar os valores de duas variáveis a e b basta usar uma terceira variável “temporária” t e efetuar as atribuições t ← a, ab, bt. Escreva uma sequência de ações que troque os valores de quatro variáveis (a, b, c, d) entre si de forma a obter (b, c, d, a). Dito de outra forma, o valor final de a deverá ser o valor original de b, etc. Tente usar o menor número de atribuições e variáveis temporárias possível.

Exercício 3

Escreva um algoritmo que, dada uma sequência de n inteiros positivos, a reordene de modo a obter os pares à direita e os ímpares à esquerda.

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Catarina

Eterna otimista, com um bichinho por viajar. Apaixonada por literatura e ficção. Metro e meio de pessoa, vivo pelo lema "Though she be but little, she is fierce". Trabalho atualmente como tradutora e redatora freelancer.