A costura é uma arte com centenas de anos e tem cada vez mais entusiastas. Como tal, existem dezenas de opções onde pode fazer formação sobre esta área da moda, desde workshops intensivos, aulas particulares e até mesmo curso online.
Em qualquer um destes, vai aprender a selecionar o material indicado, escolher as agulhas para cada material e até como montar um atelier em casa. E parte dessa aprendizagem inclui os pontos de costura essenciais que deve dominar.
Workshop de costura e os pontos manuais
A máquina de costura é um equipamento essencial e pode ser uma grande ajuda. Mas mesmo quando utilizamos uma máquina, os pontos de costura à mão continuam a ser necessários para a preparação da peça que vamos costurar. E se quer mesmo ser proficiente com as agulhas, é essencial que consiga dominar todos os pontos de costura manuais e que os consiga fazer sem problemas.

Estes são os pontos manuais mais importantes:
- ponto de alinhavo: o ponto mais básico para a costura à mão, é um ponto rápido e fácil de executar, sendo muitas vezes utilizado para a formação de outros pontos. Pode ter um comprimento variável, mas tipicamente o ponto mais comprido fica do lado direito do tecido, enquanto que no avesso o ponto é menor;
- ponto corrido: semelhante ao ponto de alinhavo, mas as linhas têm um espaçamento menor;
- ponto atrás: com algum relevo, este tipo de ponto cria uma costura bastante forte e, por isso, é muitas vezes utilizado para refazer costuras desfeitas. É o ponto mais adequado para bordar letras, particularmente quando são muito pequenas e cheias de curvas e ângulos;
- ponto luva: feito na diagonal, é utilizado para segurar as extremidades de tecidos que têm tendência para desfiar;
- ponto cruzado: tipo de costura em que os fios utilizados têm formato de X. As linhas do tecido devem ser uniformes em todas as direções, de maneira a que os pontos tenham todos os mesmo tamanho e aparência.
Ponto reto e ponto ziguezague no curso costura
Para embarcar na arte de costurar, basta ter paciência, praticar e muita vontade de aprender. E para ajudar, o número de workshops e cursos de corte e costura no país é cada vez maior. Entre cursos profissionais, cursos intensivos, workshops de técnicas específicas e aulas particulares, existem dezenas de opções onde estuda os pontos de costura mais básico, como o ponto reto e o ponto ziguezague.
O ponto reto é o tipo de ponto mais comum e mais básico da costura, uma vez que serve para unir as várias partes das peças e é utilizado para a maioria das costuras. Tal com o nome indica, a sua maior característica é que produz costuras totalmente retas. Pode ser utilizado para alinhavar, fazer bainhas, costuras embutidas, acabamentos e pregar fechos. É um conjunto de pontos simples e retos, e cada costureiro pode escolher o tamanho entre os vários pontos.

O ponto ziguezague é utilizado em apliques, pregar elásticos e bordados. É um tipo de ponto bastante simples, mas permite adicionar um desenho mais interessante na costura. O seu tamanho pode ser ajustado, com pontos mais curtos ou espaçados. Também pode ser utilizado para algumas aplicações e é um ponto essencial para evitar que o tecido desfie. Mesmo não sendo considerado um ponto decorativo, pode utilizá-lo para fazer acabamentos diversos.
Ponto invisível para aprender a costurar
Como mencionamos, a arte da costura requer que tenha alguma calma e paciência. Afinal de contas, é um tipo de trabalho minucioso que requer o manuseamento de objetos pequenos e delicados como agulhas e fios. Mas nada é impossível e a prática leva à perfeição. Para essa prática, deve conhecer um dos pontos mais importantes, o ponto invisível, que pode ser utilizado em várias peças de roupa e acessórios.
O ponto invisível é o ponto ideal para bainhas, de forma a que as linhas não fiquem visíveis mas sim escondidas no lado de dentro da peça. Deve, portanto, ser utilizado sempre que não quiser que a costura se veja. Pode ser utilizado em malhas, mas é o ponto ideal para peças mais delicadas, como saias, calças formais e vestidos, além de permitir um acabamento muito mais profissional.
Para fazer um ponto invisível, deve primeiro executar um ponto reto, seguido de um ou dois pontos ziguezague extras, para garantir que prende bem a bainha ao tecido. Depois, deve passar as dobras a ferro e esconder o nó na parte dobrada. De seguida, traga a agulha para a frente, pegue em alguns fios e retorne-os para dentro da dobra. Volte com a agulha para fora e repita sucessivamente até chegar ao final.
Costura para iniciantes e os pontos flexíveis
Seja porque precisam de um hobby novo e querem explorar a sua criatividade, porque gostavam de seguir carreira em design de moda ou até mesmo porque querem poupar o dinheiro que gastam com a costureira, existem cada vez mais pessoas que começam a aprendizagem desta arte. Mas para poderem entrar numa atelier, devem conhecer os pontos mais importantes, como os pontos flexíveis.

O pontos flexíveis são utilizados em tecidos que tenham flexibilidade e elasticidade, como a malha. Podem ser feitos à mão, mas regra geral os costureiros utilizam uma máquina. Nas máquinas de costura, os ponto flexíveis resultam da ação coordenada dos movimentos da agulha e dos dentes impelentes, ou seja, enquanto a agulha se move da mesma forma para o ponto, os dentes impelentes deslocam automaticamente o pano para a frente e para trás, de acordo com o desenho do ponto.
Uma vez que no caso do ponto flexível a ação é dupla, os discos também necessitam de ter rebordos duplos. Na maioria dos pontos flexíveis, o movimento dos dentes impelentes para trás e para frente resulta na formação de vários pontos no mesmo local da peça.
Ponto overlock no curso de corte e costura
O ponto overlock permite costurar várias linhas num única etapa. É um ponto com três linhas e pode ser usado para dar uma finalização melhor às costuras e nas bordas dos tecidos. Como tal, é o tipo de ponto ideal para conseguir um acabamento perfeito nas roupas, tornando as peças mais delicada. Pode ser utilizado na grande maioria dos materiais e tem uma boa aplicação nas malhas.
Este ponto evita que os tecidos desfiem, uma vez que permite acompanhar a sua elasticidade, o que leva a que a peça não rasgue nem rompa ao ser esticada. Pode ser feito à mão ou com a máquina de costura, e existe até uma especifica apenas para este ponto, ainda que o possa executar na maioria das máquinas domésticas.
É utilizado para executar de forma simultânea o acabamento para que as bordas do pano não se desfiem e a costura em si. Isto acontece porque utiliza os dois grupos de fios distintos, que executam duas ações diferentes ao mesmo tempo.
Workshop de costura e os pontos decorativos
Existem dezenas de opções onde pode aprender a costurar, a dominar todos os pontos de costura mais importantes e a sentir-se mais confiante num atelier, sejam cursos profissionais, cursos intensivos, workshop de costura de técnicas específicas ou aulas particulares. Uma das coisas que aprende são os pontos decorativos, que servem para decorar tecidos e peças ou para fazer detalhes em determinados locais.

Estes são alguns dos pontos decorativos que deve conhecer:
- pesponto: ideal para quando precisa de uma linha sólida, como para contornos ou texto;
- ponto de divisão: cria uma linha sólida mas tem uma textura de trança, é uma boa opção para texto e esboços, mas também funciona bem para o preenchimento de designs;
- ponto de haste: utilizado para desenhar hastes de flores e videiras ou para qualquer design onde precise de curvar;
- ponto de cetim: para preencher designs como corações ou folhas de flores;
- ponto corrente: ideal para fazer um contorno ou à volta um design padronizado.
Pontos industriais nas aulas de costura
Para saber costurar e criar roupas de qualidade industrial, é necessário conhecer algumas técnicas de costura mais refinadas e especializadas. Por esse motivo, também é necessário que conheça os pontos executados com máquinas industriais, como:
- ponto aberto: uma das costuras mais básicas e mais utilizadas, uma vez que é possível fazer uma peça apenas com este método. Normalmente, este ponto é utilizado para pregar um fecho, fechar as laterais e os ombros, pregar uma manga ou até mesmo para acrescentar um acabamento perfeito;
- ponto fechado: dos pontos mais comuns, saber executar este tipo de ponto é muito importante e a grande maioria dos costureiros no mundo da moda e nos ateliers sabe fazer este tipo de acabamento;
- costura francesa: o acabamento perfeito para os tecidos transparentes, como organza, chiffon e seda.
No mercado existem vários modelos de máquinas distintos, que fazem parte da rotina de trabalho de vários costureiros. As características distintas entre cada modelo podem fazer uma grande diferença no projeto e artigo que estiver a fazer. Deve escolher a melhor para os seus objetivos.