Tudo o que precisa sobre corte e costura

Saiba como dar cursos de costura

Existem cada vez mais pessoas interessadas em entrar numa escola de costura e desenvolverem esta arte. Há muito tempo que deixou de ser apenas algo das mães e avós. Existe um regresso cada vez mais intenso às artes manuais. Para os professores de cursos de costura, esta é uma excelente oportunidade para darem aulas de […]

25/11/2020 ∙ 7 minutos de leitura

Curso de costurar nas principais cidades Portugal

Descubra como tirar cursos de costura

Mora no Porto, Lisboa, Funchal, Coimbra ou Viseu? Então pode ficar descansado. Em qualquer uma destas cidades ou alguma outra onde mora, poderá começar já a ter as suas aulas de corte, costura, tricô ou crochet. Exatamente! Se esta sempre foi uma paixão ou se pretende mesmo seguir uma via mais profissional, então está na […]

26/10/2020 ∙ 8 minutos de leitura

Entre no mundo da costura com a ajuda dos nossos artigos super cativantes!

No blog da Superprof ficará por dentro de tudo sobre a costura. A sua origem, curiosidades, as técnicas e as melhores dicas para se tornar um(a) costureiro(a) de primeira! De igual forma encontrará informações importantes e úteis sobre como melhorar o seu talento ou interesse em costura com aulas de costura em Portugal. Num futuro próximo poderá ter um acompanhamento personalizados com artistas e professores presencialmente ou com o ensino à distância de costura.

Os nossos artigos podem incidir também sobre as melhores aulas de costura em Lisboa ou cursos de costura no Porto, costura em Viseu ou workshops de costura em Coimbra, não esquecendo as ilhas portuguesas com professores de corte e cose ou costura no Funchal.

De que serve aprender a coser?

A costura parece vir de outro tempo. Um tempo em que as jovens raparigas tinham aulas de costura na escola para mais tarde repararem o seu próprio guarda-roupa e o do seu marido. Alfinete, entretela, padrão básico, ferro de engomar, forro, overlock, máquina de costura, bobina, todas estas palavras podem não significar nada para si. No entanto, aprender a coser está de novo a tornar-se moda.

Aprender a coser é muito útil para a vida quotidiana e para a sua carteira. Em vez de atirar um par de calças de ganga para o lixo porque têm alguns buracos, pode cosê-los de volta ou reutilizá-los como sucata. A personalização e confecção de vestuário pode ser uma verdadeira arte que irá desenvolver a sua criatividade e salvar a sua bolsa.

E o que poderia ser mais satisfatório do que dar vida aos seus esboços de moda? A costura para principiantes permitir-lhe-á aprender e introduzir pontos básicos, tais como coser um botão antes de passar a um projecto pessoal. Talvez o faça querer criar um blogue de costura para bonecos?

Roscagem, cupões, acessórios de moda, capas de almofada, aprender a coser passo a passo é uma óptima maneira de personalizar a sua própria roupa, por isso, vá em frente!

Como aprender a coser?

Aprender a bainha, fazer moldes, fazer um vestido ou personalizar um par de calças, é tudo aprendível e felizmente! Cursos de costura, café de costura, oficinas criativas, aulas de costura podem assumir muitas formas diferentes.

Pode fazer cursos de costura numa associação especializada em actividades criativas (bordados, patchwork, croché, ponto de cruz, tricot, etc.). A oficina de costura tem então lugar num bom ambiente onde costureiras e costureiras experientes mostram os gestos certos aos principiantes.

Aprender a coser também pode ser feito graças a um professor particular que lhe ensinará o que precisa. Após uma primeira lição de costura de descoberta, poderá escolher o seu programa (criação de padrões, estilo, padrões de costura, cobertura, fecho de correr, personalização, etc.). A costura nunca foi tão fácil.

Só necessitará de equipamento de costura (agulhas, linhas, botoeira, fecho de correr, etc.). A máquina de costura é normalmente emprestada durante as aulas de costura. Portanto, não invista se for um principiante. Esperar para receber conselhos de esgotos mais experientes.

E se quiser aprender a costura por conta própria, pode sempre aceder a cursos de costura online ou comprar um livro de costura na biblioteca.

Começar a coser e fazer progressos

Começar a coser não é por vezes fácil e criar roupa à medida não é algo que possa ser feito de um dia para o outro. Para garantir que começa com o pé direito, escolha aulas de costura em pequenos grupos para aulas em grupo, para que o professor de costura não tenha muito trabalho e se esqueça de si.

Também deve aprender a coser quando estiver em casa, assistindo a tutoriais de vídeo de nível principiante e atrevendo-se a dar o mergulho. Utilizar uma máquina de costura, montar, mimetizar, coser direito, aperfeiçoar-se leva tempo e paciência, como em muitas actividades criativas.

Fazer cada vez mais peças de costura complicadas a fim de progredir realmente. Não fique com o que aprendeu, fazendo sempre o mesmo objecto. É desafiando-se a si próprio que se tornará um costureiro experiente. E não tenha medo de cometer erros.

Acompanhados pela sua caixa de costura e por todos os seus acessórios, só pode progredir!