A escola ensina-nos um inglês padrão, internacional e muitas vezes obsoleto. Mesmo com todas as condicionantes, a escola é essencial para aprender as bases da língua.

Mas logo que termina os seus estudos, precisa de saber quais são as melhores maneiras de passar para um nível superior e aprender inglês para negócios.

O Superprof apresenta em detalhe os 10 métodos mais eficazes para que possa atingir os seus objetivos.

Domine o inglês profissional e descubra todas as vantagens que este idioma irá trazer para a sua carreira!

Gramática e conjugação é a base das aulas de inglês

Como podemos alcançar um bom nível de inglês para negócios se nem somos capazes de dominar inteiramente as bases do idioma?

O que caracteriza, em parte, o English Business, é primariamente um domínio pleno da sintaxe, gramática, ortografia e expressão oral. Nem precisa conhecer aquele vocabulário floreado, cheio de declinações! Basta que saiba comunicar perfeitamente, de maneira clara, concisa e objetiva.

Sabe que o inglês o ajuda a ascender profissionalmente
Sabe quais são as suas motivações para falar inglês para negócios? | Fonte: Pixabay

Portanto, o nosso primeiro conselho nos estudos é que compreenda e domine plenamente a gramática do inglês. Irá notar que é até mais simples do que a gramática do português.

Não terá muitas surpresas com a língua de Shakespeare, é bem verdade. Mas é preciso saber e dominar as únicas regras na ponta dos dedos – ou da língua! – para não cometer erros simples.

Existem obras de referência e sites que pode utilizar como recurso didático em todos os lugares.

Numa biblioteca pode procurar por livros didáticos de inglês. Online, tem o excelente site BBC Learning English, por exemplo.

Nós estamos centrados na gramática, mas o conselho também serve para a conjugação verbal.

É também muito mais fácil de assimilar que a conjugação na língua portuguesa. Portanto, não tem desculpas para continuar a adiar a aprendizagem desse conteúdo!

Um curso de inglês intensivo começa com 20 minutos de audição diária

Dominar o inglês significa, claro, dominar todo o campo gramatical e saber usá-lo adequadamente. Mas para continuar a desenvolver o seu conhecimento, é evidente que não é suficiente.

A expressão escrita é essencial, mas acima de tudo é preciso dominar a expressão oral! Especialmente num ambiente profissional que irá colocá-lo diariamente em situações delicadas:

  • falar ao telefone,
  • falar diretamente com um anglófono;
  • fazer uma apresentação em inglês,
  • ser responsável por um stand numa feira internacional;
  • ter de conversar com clientes estrangeiros;
  • ter de angariar patrocínios fora do país;
  • ter de elaborar documentos e relatórios em inglês;
  • ter de pesquisar em sites e em obras de referência em inglês;

Para melhorar a sua expressão oral e a compreensão, é muito importante ouvir um pouco de inglês todos os dias.

Deve estar atento aos diferentes sotaques e pronúncias. É aconselhável ouvir inglês pelo menos 20 minutos por dia. Tenha também presente a importância de falar em inglês o mais que puder pois isso ajudará a ultrapassar todos os bloqueios.

Tem à sua disposição, uma quantidade ilimitada de fontes e recursos! Desde noticiários internacionais na TV, filmes na versão original, aquela sua série predileta no Netflix em inglês, rádios, podcasts… Ufa!

Um curso de linguas podes começar com leitura de jornais e livros

E agora que já sabemos como praticar a expressão oral, vamos ver como exercitar a leitura! Se o seu ouvido pode ser treinado através de diferentes meios, como filmes, música e jogos, o mesmo acontece com a escrita.

Se já é um leitor de livros, revistas e jornais em português, ou gostaria de começar a praticar, basta mudar a língua de suporte! Que tal começar a ler tudo em inglês?

Os mais motivados vão certamente notar rapidamente a diferença: aquela leitura diária de notícias ou então aquelas páginas do seu autor predileto podem aprimorar e desenvolver muito o seu conhecimento da língua!

Para os fãs inveterados da imprensa internacional, recomendamos o  ou The Guardian.

A linguagem jornalística e a literária são muito ricas em vocabulário e em expressões. Vai descobrir palavras e frases completamente desconhecidos do seu dia a dia! Para aumentar o seu vocabulário de inglês, a leitura é uma das atividades mais aconselhadas! Comece a praticar!

Escolha revistas e jornais em inglês para aumentar vocabulário
Escolha revistas e jornais em inglês para aumentar o seu vocabulário. | Fonte: Pixabay

É possível tirar um curso de línguas enquanto assiste a um filme legendado

Durante o seu tempo de lazer, quando estiver a desfrutar das suas sessões cinematográficas em versão original, vale a pena fazer o esforço de adicionar as legendas em inglês em vez de português.

Isso vai contribuir para que veja como as palavras são pronunciadas e escritas. As memórias visuais e auditivas funcionam muito bem juntas.

Este método não irá trazer conceitos práticos em inglês para negócios – a não ser que esteja no mercado financeiro e assista a O Lobo de Wall Street! -, mas sobretudo um conhecimento geral da língua, com frases e palavras do dia a dia.

O computador em inglês é o ponto de partida para as aulas de inglês

Querer ir melhorando o seu inglês para negócios também significa preparar-se para assumir cargos de maior responsabilidade. Seja em grandes empresas multinacionais em Portugal ou mesmo a trabalhar no exterior.

Nestas empresas, será obrigado a ouvir, escrever ou ler em inglês com frequência, para além do seu material de trabalho poder ser em inglês.

Por isso, apesar de parecer ser algo simples, o facto de configurar o seu computador na língua inglesa, pode mudar muito a sua leitura e irá ajudar a ampliar o seu vocabulário específico de inglês para negócios.

Programas, aplicativos, elementos do sistema operacional, caixa de e-mails, ferramentas de revisão, edição, fórmulas de excel e banco de dados, redes sociais, pesquisa no Google…. Enfim, passará a aceder a um conjunto de mais informações em inglês que aprenderá a dominar com o tempo para conseguir executar as respetivas tarefas.

É uma mudança que pode efetuar desde já, sem muito trabalho e que pode começar já a render muitos conhecimentos.

Pode estranhar um pouco no começo, mas rapidamente se acostumará. As expressões são recorrentes e em breve fará as associações com a língua materna.

Este método ajudará a otimizar o seu tempo de trabalho!

Tenha o seu material escolar preparado em formato digital
Que tal alterar o idioma do seu telemóvel, tablet e computador para a língua inglesa? | Fonte: Pixabay

Um método simples de configuração dos seus dispositivos móveis irá ajudá-lo na aprendizagem do inglês.

Tenha verdadeiras aulas de inglês com nativos

É ainda estudante universitário português, mas pretende melhorar o seu inglês para negócios, sempre a pensar na sua futura vida profissional? Pois bem, existem diferentes maneiras alternativas e divertidas de se chegar lá!

Como já explicamos em cima, para que chegue à fluência perfeita, é preciso praticar a expressão oral e a expressão escrita.  Já pensou em conversar com alguém que seja nativo na língua?

Por que não praticar com um inglês verdadeiro?

E para isso, não precisa de viajar para o Reino Unido ou Estados Unidos da América, já que atualmente o intercâmbio linguístico e universitário é permanente. Certamente deve conhecer algum estudante estrangeiro na sua universidade ou no seu círculo de amigos.

Uma dica que aconselhamos é procurar o setor da sua universidade responsável pelo acolhimento de estudantes estrangeiros e intercâmbios. Todas as universidades têm departamentos específicos para tratar destes assuntos.

Poderá trocar a aprendizagem do inglês pela de português. Muitos dos estudantes estão à procura de melhorar também e aprender a língua de Camões. E que tal uma troca de aulas?

Não hesite em procurar estes estudantes para que possam realizar um intercâmbio de conhecimentos e ajudarem-se mutuamente.

Aprender as fórmulas padrão com aulas online

Muitos costumam resumir o conteúdo de inglês para negócios com as expressões padrão que são usadas ​​em e-mails profissionais. Trata-se obviamente de um erro! No entanto, estas expressões representam também uma boa parte do vocabulário específico da vida profissional.

Os famosos “Dear Mr….”, “Regards”, “Find attached”, “Forward” e outros como “asap” entram também nas bases do inglês que deseja dominar. Definitivamente, precisa de saber tudo sobre essas expressões!

Aulas de inglês particulares

Escolas privadas e aulas de inglês particulares têm a vantagem de agregar programas especializados e conteúdos de qualidade para estudantes que desejam praticar o idioma ao longo da sua carreira.

Ao escolher esta opção, terá a oportunidade de melhorar o seu nível de inglês profissional com professores experientes e qualificados, desfrutando de metodologias específicas para tal.

Esta solução é cara! No entanto, ainda é uma das opções mais garantidas para obter sucesso efetivo na aprendizagem de inglês para negócios. Além disso, não vai ter grandes dificuldades em encontrar uma escola ou um profissional independente que ensine este tipo de inglês mais direcionado para os negócios. Basta ser criterioso e escolher o que mais se adequa aos seus objetivos pessoais.

Curso de inglês intensivo com estágios no exterior

Dependendo do seu caso e se pretender adquirir bases sólidas de inglês, poderá entrar em contacto direto com o mundo do trabalho britânico, americano, irlandês ou canadense. É algo totalmente possível e um verdadeiro curso de inglês intensivo! Nós recomendamos vivamente que desfrute dos seus anos de estudo ou mesmo de trabalho num país de idioma inglês.

Dessa maneira, vai vincular a experiência de trabalho aos conteúdos necessários para a sua aprendizagem. Pode optar por um estágio, um emprego temporário ou uma vaga de expatriação de curta temporada.

Praticar o inglês em experiências do tipo imersão total são sempre as mais recomendadas. Se tiver condições financeiras, pessoais e muita motivação e espírito de aventura, essa é a ocasião perfeita para melhorar o seu inglês!

Valide conhecimentos obtidos no curso de inglês com o TOEIC

Optar pela certificação TOEIC – Test of English For International Communication – é uma opção excelente em qualquer caso. Na verdade, é um dos melhores recursos para valorizar os seus conhecimentos.

Por que motivo?

Por duas razões, na realidade.

Em primeiro lugar, porque ao prestar o TOEIC, o seu objetivo é obviamente obter a maior pontuação possível. Isto acontece porque muitas empresas ou exigem essa pontuação para alguma finalidade.

Para isso, é preciso mergulhar seriamente nos estudos. Sabia que 3/5 do conteúdo do TOEIC consiste em questões relacionadas com inglês para negócios? Pois bem, pode representar uma motivação a mais para iniciar o estudo!

O TOEIC é também uma verificação oficial do seu nível nos diferentes registos de linguagem: gramática, conjugação, compreensão de leitura, vocabulário…

É por isso que podemos dizer que este exame não é apenas uma “certificação”. É, sim, uma verdadeira escola.

O TOEIC pode representar o primeiro passo em direção a uma grande viagem para o exterior, imagine só!

Pode até pensar em mudar-se para Londres em trabalho, que tal?

Precisa de um professor de Inglês ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Gosta de produzir conteúdo que esclareça as dúvidas e acrescente valor aos leitores.