Para ser um técnico das ciências contábeis, saiba que não é necessário só saber fazer contas, juntar parcelas ou tirar um curso ou formação desta disciplina. É necessário ter aptidões pessoais, saber como fazer a gestão de certas situações, quais as técnicas a aplicar perante o resultado de certos relatórios, assim como quais os princípios que deve seguir para se tornar um profissional de sucesso!
Já sabe o que vai aprender no seu curso das ciências contábeis? Se já frequenta este tipo de ensino, quer ele seja presencial, virtual ou ead, mas ainda não ouviu falar sobre estas técnicas e princípios implícitos na contabilidade, leia este artigo online. Temos a certeza que vai ficar surpreendido com todas estas informações!
Formação contabilidade: quais as técnicas usadas neste tipo de emprego?
Aconselhamos que, antes de fazer a matrícula no curso de ciências contábeis ou formação contabilidade, leia o máximo de informações possíveis sobre o que se vai falar neste tipo de processo de aprendizagem, qual a condição ou condições para conseguir fazer a inscrição, qual a carga horária mais adequada à sua rotina diária e que tipo de prova terá de fazer para se tornar num técnico certificado.
Porém, saiba, acima de tudo que, no seu curso de contabilidade vai aprender muito mais do que aperfeiçoar as suas qualidades de somar, subtrair, dividir e multiplicar pois ser um contabilista certificado requer muito mais conhecimentos, tais como perceber como realizar a gestão de empresas coletivas ou entidades singulares, entender, analisar e saber apresentar o resultado da carga fiscal de cada uma delas, entre muitas outras coisas.

Isto significa que, ao aprender as funções dos técnicos da ciência contábil vai perceber que estas se apoiam em regras específicas para que as tarefas sejam bem executadas. Aqui fica um pequeno resumo:
- Escritura contábil: este é o momento em que o contabilista realiza de forma organizada e sistematizada, os registos das ocorrências que influenciam a evolução patrimonial do seu cliente. Esta deve ser realizada por ordem cronológica para que todas as parcelas e movimentos fiquem devidamente organizados. Esta técnica é realizada sempre em documentos comprobatórios, ou seja, todos os acontecimentos a serem registados devem corresponder a um documento legalizado que comprove, por sua vez, a sua veracidade;
- Demonstrações contábeis: é através desta técnica que o profissional das ciências contábeis apresenta todos os registos efetuados em uma forma condensada, que dão lugar, por sua vez, ao resultado final alcançado pela entidade plural ou pelo cliente singular, num determinado período de tempo, numa certa condição.
- Auditoria: esta técnica pretende clarificar com exatidão os registos já efetuados e apresentados nas demonstrações contábeis anteriores. A auditoria é no fundo um exame pormenorizado de todos os dados registados pela contabilidade, que verifica, por consequência, se todos estes foram efetuados seguindo os princípios fundamentais da contabilidade coimbra e qual a veracidade das informações fiscais fornecidas. Esta técnica pode ser aplicada de forma interna ou externa à empresa em questão;
- Análise de balanço: esta técnica é feita através das demonstrações contábeis dos dados sistematizados, que apresentam de forma sintética os resultados das empresas ou instituições. Saiba que nem sempre os clientes sabem interpretá-las e por isso procuram um técnico certificado que garanta um resultado verdadeiro relativamente à análise financeira que é feita. Assim, depois de feito o primeiro relatório, mais complexo, a equipa de contabilidade decompõe, compara e interpreta todas as parcelas dos demonstrativos contábeis, e cria o balanço, um documento que é mais fácil de interpretar por parte do cliente.

Deste modo, percebe-se então que ser aluno das ciências contábeis é algo bastante complexo e muito abrangente, quer o ensino seja feito de forma presencial ou online. Mas, garantimos que, se sempre foi apaixonado por números, parcelas e gestão do processo fiscal de um negócio, ao obter a graduação neste tipo de área, o resultado será bastante satisfatório depois de todo este processo.
Já tinha ouvido falar nalgum destes assuntos nas suas aulas ou cursos de termos de contabilidade nacional?
Cursos de contabilidade sobre os princípios desta ciência
A informação contabilística que consta nos documentos balanço, demonstração de resultados, demonstração de origem e aplicação de fundos, deve ser realizada com grande rigor e facilmente interpretada por membros internos e externos às empresas, tais como o Estado, investidores e financiadores. Ou seja, as demonstrações financeiras devem ser, acima de tudo, uma imagem verdadeira da situação financeira e dos resultados das operações e movimentos dessa mesma empresa.
Assim e para que isto aconteça com o rigor pretendido, há um conjunto de regras que está definido no plano oficial da ciência contábil, chamado os princípios contabilísticos que têm como objetivo principal garantir que o técnico da contabilidade certificado consegue transmitir ao seu cliente o panorama exato e verdadeiro da situação fiscal da entidade coletiva.
É também neste contexto que se pode falar sobre os vários conceitos de capital relacionados com as empresas em que o técnico certificado trabalha.

Se ainda não ouviu falar dos sete princípios desta ciência contábil nas suas aulas online ou ead ou contabilidade lisboa, deixamos aqui um pequeno resumo que pode servir de introdução ao tema:
- princípio da continuidade: este primeiro princípio é bastante útil e impõe a consideração de que uma instituição trabalha de forma continuada, com duração ilimitada, e por isso mesmo, não prevê a diminuição ou cessação das suas operações;
- princípio da consistência: este princípio implica a manutenção das mesmas práticas contabilísticas de um exercício económico para outro, impedindo assim que em cada um dos exercícios sejam aplicadas as práticas mais vantajosas para as empresas em questão, nomeadamente em termos fiscais;
- princípio da especialização: este obriga a que os lucros obtidos e os custos suportados por uma entidade coletiva sejam registados no período a que correspondem, independentemente do período de ocorrência do eventual recebimento ou pagamento;
- princípio do custo histórico: este princípio defende que os registos contabilísticos devem ser efetuados aos custos de aquisição ou de produção.
- princípio da prudência: este permite, por sua vez, a inclusão nas ciências contábeis de um determinado grau de precaução no contexto de estimativas que é necessário realizar em certas situações, sem contudo dar margem à consideração de proveitos por defeito e/ou custos excessivos.
- princípio da substância: este defende que as operações devem ser contabilizadas de acordo com a sua substância e realidade financeira, e não apenas de acordo com a sua forma legal.
- princípio da materialidade: este último princípio, e também bastante útil e pertinente, refere-se à necessidade das demonstrações financeiras evidenciarem devidamente todos os elementos relevantes, tendo em conta os utilizadores da informação contabilística.
Agora que já sabe quais os princípios básicos da contabilidade, desafiamo-lo a pesquisar mais sobre os sistemas de normalização contabilística.
Explicações de contabilidade: saiba onde frequentar o ensino virtual
Se ficou entusiasmado com estes temas e está com vontade de fazer um curso de contabilidade online em agosto ou noutra altura do ano, aconselhamos que o faça na Superprof!
Sabemos que existem muitas outras instituições como faculdades e escolas profissionais onde poderia fazer um curso desta disciplina, porém acreditamos que a Superprof é a melhor solução uma vez que se trata de uma plataforma virtual, de fácil e rápido acesso, onde vários profissionais certificados já estão a aguardar a sua mensagem.
Aconselhamos que, antes de escolher o seu tutor neste processo de aprendizagem, analise bem o perfil, a experiência profissional de cada um deles e acima de tudo, os comentários já feitos por outros alunos apaixonados por esta ciência contábil.
Temos certeza que irá encontrar um técnico certificado ideal para corresponder aos seus objetivos de aprendizagem e que este o vai ajudar a compreender o que são demonstrações financeiras, sistemas de normalização contabilística, e muitos outros temas que serão úteis no futuro caso queira fazer desta ciência, o seu emprego de carga horária total.

Ao inscrever-se na Superprof saiba que questões como a mensalidade, o tipo de ensino (será um processo de aprendizagem ead, presencial ou virtual), a carga horária dos cursos, o plano de atividades, e outros detalhes referentes às aulas ou cursos de contabilidade serão assuntos discutidos apenas entre si e o técnico de contabilidade certificado que está a aguardar pela sua inscrição ou matrícula na plataforma Superprof!
Assim, e se sempre sonhou em especializar-se nesta área, temos a certeza que ficará fascinado ao perceber qual é a importância atual do técnico das ciências contábeis em Portugal. Na Superprof vai perceber que esta é uma profissão muito valorizada e valiosa na sociedade portuguesa, e é provável que no plano aprendizagem deste tipo de curso, este tema seja também debatido e recordado ao aluno, para que este tenha sempre presente o motivo pela qual realizou a matrícula e a razão para frequentar este tipo de curso.









