Aprender uma língua estrangeira tem muitos benefícios, principalmente se for um idioma complexo como o árabe. Como tal, são cada vez mais os alunos que optam por aprender esta língua. A grande maioria deles opta por simplesmente fazer um curso, seja um curso intensivo numa escola de línguas ou aulas de árabe com um professor particular, mas existem muitas outras!
Também pode optar por aprender árabe por imersão, ao permanecer durante um período de tempo num país onde seja língua oficial. Assim, terá que falar árabe para comunicar todos os dias e será obrigado a consolidar o vocabulário e até mesmo a gramática. Vai conseguir dominar várias palavras sem sequer dar conta!
Mas sabemos que o caminho não é fácil e que as coisas não correm sempre como esperamos. Para garantir que uma aventura como estas corre bem, é necessário que esteja bem preparado antes sequer de começar. Por isso, criamos este guia com as nossas dicas para a aprendizagem, desde o que deve ou não fazer até aos locais onde pode fazer o curso. Tudo o que precisa para poder estudar árabe por imersão!
Porque deve aprender árabe por imersão?
Estudar uma língua num país oficial é uma experiência totalmente diferente, que permite torná-la parte da rotina diária, aprender as expressões comuns com facilidade e ser capaz de fazer conexões linguísticas naturalmente. Um intercâmbio no estrangeiro permite ter a vivência completa da cultura de outro país enquanto se aprende a língua que lá é falada. Durante a imersão vai viver como um nativo, a aprender a língua árabe enquanto descobre a sua ambiência cultural.

Isto permite não só dominar o árabe, como também adquirir o contexto cultural que precisa para comunicar com eficiência. Porque aprender árabe é um processo longo, com várias etapas para garantir que domina a parte teórica e prática. Para a teoria, tem aulas sobre gramática, ortografia e vocabulário, onde um professor ajuda a ganhar o conhecimento necessário para a aplicação prática do idioma em experiências do quotidiano. E a maioria das pessoas consegue aprender esta parte sem grandes dificuldades, o problema é passar à prática e utilizar todas estas regras e palavras num diálogo ou conversação.
A passagem da teoria à prática pode ser complicada, mas a imersão é um verdadeiro "mergulho" no idioma, não só na comunicação verbal, mas também nos aspetos culturais do país e sociedade em que está inserido. Desta forma, utilizar este método tem inúmeros benefícios na aprendizagem e no domínio de árabe. Entre uma maior facilidade em assimilar vocabulário e palavras novas e uma nova confiança a conversar, a imersão é a melhor forma de aprender línguas e só traz vantagens!
O que fazer para poder estudar árabe por imersão?
Aprender árabe por imersão é uma modalidade de aprendizagem fantástica e dinâmica, que permite aprender o vocabulário, a gramática, as palavras e as frases mais comuns ao comunicar no idioma diariamente, de forma constante. Mas para o poder fazer, existem alguns passos essenciais que não pode descorar.
Para poder fazer a viagem até um país árabe deve possuir um passaporte válido e, para permanecer, tem que possuir um visto adequado. O processo de pedido do mesmo pode variar bastante dependendo de para onde vai viajar e o tempo que vai lá ficar. Deve verificar com antecedência quais são as exigências do país para onde vai e perceber se tem que fazer o pedido antes da viagem, até porque alguns vistos demoram bastante tempo a ser emitidos.

Além disso, estudar num país de língua árabe pode ser bastante dispendioso, entre viagem, alojamento e comida. Por este motivo, a grande maioria dos alunos candidata-se a uma bolsa de estudos para cobrir as despesas. Se já frequenta o ensino superior em Portugal e quer ter aulas numa instituição de outro país, pode candidatar-se ao programa Erasmus+. Se for fazer um curso de árabe fora do programa, deve começar por escolher o país e a instituição de ensino para onde quer ir. Procure o máximo de informação possível sobre os cursos e as bolsas disponíveis e se as instituições que as oferecem são reconhecidas.
Por último, é essencial que se registe no consulado de Portugal que existe nesse país árabe, no caso de vir a precisar de ajuda ou alguma documento. Em conjunto, verifique como funciona o acesso aos cuidados de saúde e à segurança social no país árabe onde vai fazer o curso. Pode ficar doente ou magoar-se em qualquer altura e deve garantir que pode aceder a cuidados de saúde se for necessário!
Que universidade escolher para fazer aulas de árabe no estrangeiro?
Todas as pessoas que querem aprender árabe por imersão, diretamente com os falantes nativos, têm vários locais por onde escolher! O árabe é o idioma oficial de 22 países e pode ir fazer um curso em qualquer deles. No entanto, algumas são melhores opções que outras. A verdade é que alguns deles não são muito seguros e devem ser evitados, sendo que alguns deles não têm de momento condições para receber estrangeiros. Como tal, antes de escolher, perceba se é seguro fazê-lo e que tipo de condições vai encontrar.

Depois de escolher para onde vai, tem que escolher a instituição de ensino onde vai aprender árabe. Para escolher a instituição ideal, deve ter em conta uma série de fatores diferentes, incluindo os seus objetivos e exatamente o que quer aprender. Deve considerar sobre o seu nível de proficiência na língua, o tipo de formação que quer fazer, o orçamento que tem para gastar, o valor das propinas na instituição e o custo de vida local.
Em alguns casos poderá ser necessário fazer cursos intensivos para ter o nível de árabe necessário antes da inscrição. Acima de tudo, deve verificar se a instituição é reconhecida. Despois de escolher a instituição, informe-se sobre os documentos de que necessita para a inscrição e como deve fazer para que o seu grau académico seja reconhecido internacionalmente.
Para que possa fazer uma escolha mais educada, estão são as melhores instituições de acordo com a QS World University Rankings:
- Universidade King Abdulaziz;
- Universidade de Petróleo e Minerais King Fahd;
- Universidade de Khalifa;
- Universidade Americana de Beirute;
- Universidade do Qatar;
- Universidade dos Emirados Árabes Unidos.
Dicas para ficar a saber árabe com estadia num país nativo
Encontrar o método de aprendizagem de árabe certo para ser tornar fluente também pode ser uma tarefa e meia. E aprender árabe diretamente inserido na sua cultura é uma ótima ideia, mas deve ser feito corretamente para garantir que tem sucesso.

Estas são as nossas dicas e conselhos para antes e durante a viagem:
- Faça algumas aulas de árabe antes de ir: ir aprender o idioma para qualquer país do mundo árabe, requer que possua algum conhecimento prévio do mesmo. Como tal, recomendamos que faça algumas aulas de árabe antes da viagem, para aprender pelo menos o alfabeto e vocabulário mais básico;
- Peça o visto com bastante antecedência: o processo de pedido de um visto pode variar bastante, por isso, deve verificar com antecedência quais são as exigências do país para onde vai e perceber se tem que fazer o pedido antes da viagem. Alguns vistos podem demorar semanas ou meses a ser emitidos;
- Garanta que possui todos os documentos necessários: deve garantir que leva todos os documentos necessários consigo, incluindo documento de identificação (CC), passaporte, visto e carta de condução. Se tiver intenções de conduzir, verifique se a carta de condução é válida, ou seja, se está dentro do prazo de validade e se é reconhecida pelo país para onde vai viver;
- Procure por alojamento antes da viagem: pode começar por consultar online os anúncios imobiliários de cada país. Existem vários sites que permitem avaliar, antes de viajar, os preços do alojamento que são praticados nesse local. Não assine qualquer tipo de contrato sem visitar a casa, para evitar burlas;
- Mantenha alguns procedimentos de segurança: devido às condições de segurança em alguns países árabes, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor quando sair de casa. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista se existir uma tentativa de roubo. Também não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre a sua bagagem debaixo d'olho;
- Complemente a imersão com curso local: se apenas tentar aprender árabe por estar em contacto com a sua história e cultura, vai demorar muito mais tempo a dominar o alfabeto e a gramática. As aulas do curso ajudam a combater esse problema e ter a ajuda de um professor com experiência pode fazer toda a diferença;
- Assimile e respeite a cultura e a religião do país: os países de cultura árabe e islâmica têm códigos sociais, hábitos, costumes e práticas culturais muito diferentes dos ocidentais. Deve cumprir as regulamentações locais no que diz respeito ao vestuário e formas de comportamento.
Agora que já sabe tudo o que tem que fazer, já não tem motivo para adiar mais a viagem! Comece já a aprendizagem de árabe por imersão e domine a língua em três tempos.