Capítulos
Como o próprio nome sugere, o árabe vem da Península Arábica no Oriente Médio. É um idioma pertencente ao grupo das línguas semíticas (o hebraico e o aramaico também fazem parte dele). Seus falantes somam cerca de 300 milhões, no mundo árabe-muçulmano, é claro, mas até mesmo além. O árabe é também um idioma falado no Brasil, sobretudo depois do significante número de imigrantes sírios que chegaram ao país, com destaque para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, devido principalmente à Guerra Civil Síria e ao Estado Islâmico. Essa língua árabe desperta curiosidade por sua fonologia, fonética e sua ortografia específica, mas ainda mais pelas múltiplas formas que ela pode assumir. Além de um árabe literário, clássica ou litúrgica (dependendo cujo ponto de vista nós preferimos colocar), especialmente em uso pelos egípcios e todos os muçulmanos, há em paralelo uma outra grande variedade de dialetos e registros linguagem. Vamos nos concentrar aqui no árabe literário e corânico e deixar o árabe dialetal vernacular dos grupos beduínos e sub-saarianos para outros linguistas!
Como ensinar árabe para os pequenos?
Procurando por um curso de arabe rj?
Dicas para aprender depressa o alfabeto árabe
Faça um curso de árabe online!
- Uma forma isolada da letra,
- Uma forma inicial da letra no começo da palavra,
- Uma forma intermediária, no meio da palavra,
- Uma forma final, no final da palavra árabe.
Para dominar o alfabeto árabe, devemos levar em conta todas essas variações, sob o risco de não reconhecer um sinal durante a leitura de um texto em árabe. O alfabeto de 28 caracteres rapidamente se torna um alfabeto de 112 letras. No entanto, em gráficos isolados, 18 sinais são semelhantes entre si:
- ع e غ
- ب, ت e ث ;
- ج, ح e خ ;
- د e ذ ;
- ر e ز ;
- س e ش ;
- ص e ض ;
- ط e ظ.
Aqui, apenas o ponto muda (ou mesmo o número de pontos): não é a escrita do signo em si e que é complexa, mas a memorização de todas as variantes. O alfabeto árabe é antigo e, como tal, é um abjad: é um sistema arcaico de escrita, consistindo de raízes triconsonantais - isto é, consistindo de três consoantes - e, portanto, não há vogal na raiz de uma palavra árabe. Faça um bom curso de arabe!
Como aprender a escrever em árabe?
- Lições Elementares da Língua Árabe para os que não falam, de Dr Helmi Nasr (acompanha 2 CDs)
- O Árabe Sem Mestre, de Alphonse Nagib Sabbagh
- Gramatica do Árabe Moderno, de David Cowan
- Guia Visual Árabe Folha de São Paulo - Guia de conversação para Viagens
- 15 Minutos Árabe, de Marion Sarhaan (acompanha 2 CDs)
A vantagem dos livros para aprender o idioma árabe? A possibilidade de carregá-lo em todos os lugares com você, para poder estudar a escrita árabe, mesmo durante uma viagem ao exterior ou entre duas aulas. Além disso, os livros didáticos especializados estão cheios de pequenas dicas para poder lembrar a escrita com mais facilidade e entender a sua caligrafia. Esses conteúdos, elaborados por profissionais, ajudam os alunos a progredirem mais rapidamente e a melhorarem seus conhecimentos do idioma de Ismael. Além dos livros, os recursos digitais são especialmente atraentes para jovens estudantes que querem saber mais sobre a língua do Alcorão. Aprender enquanto se diverte é a solução ideal para memorizar a escrita árabe e superar as dificuldades da língua. Para aprender a escrita árabe online, os alunos podem passar por:
- Softwares de linguagem moderna em árabe: PABLA Mat, ABC arabe, Arabic school software …,
- Aplicativos no smartphone, tablet e / ou computador: Alif Ba, Write with me in Arabic, Write It ! Arabic …,
- Exercícios de escrita árabe com os cursos de árabe on-line: Busuu, Udemy, UnB Idiomas...,
- Bibliotecas de vídeos em escrita árabe: Youtube, Dailymotion, Pythagora
Como fazer uma oração em árabe?
- Fé — professar e aceitar o credo (Chacado, Chahada ou Shahadah);
- Oração — orar cinco vezes ao longo do dia,com o fiel voltado em direção a Meca (Salá, Salat ou Salah); é este ponto que vamos explorar nesse artigo!
- Caridade - doar dinheiro aos necessitados (Zakat, Zacat, ou Zakah);
- Jejum — observar as obrigações do Ramadã (Sawm ou Siyam);
- Peregrinação — fazer a peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida, se tiver condições físicas (Hajj ou Haj).
E quanto à oração em árabe? As cidades muçulmanas e certos distritos ocidentais são chamados à oração pelo Almuadem (ou muezim), porque o dia deve ser pontuado por 5 momentos de meditação (de 5 a 10 minutos) chamados "salás". Antes de mais nada, deve-se poder orar em um lugar apropriado, isto é, limpo e minimamente digno de uma conversa com o divino. Salas de oração e mesquitas oferecem em teoria uma garantia sobre este ponto. As orações devem ser feitas em momentos concretos do dia, que não correspondem a horas, mas a etapas do curso do Sol:
- Fajr: ao alvorecer;
- Dhur (ou Dor ou Zhur): ao meio-dia, depois do sol ter atingir o seu ponto máximo;
- Asr (ou Alá-sari: entre o meio-dia e o pôr do sol;
- Maghrib (ou Magarebe): logo após o pôr do sol;
- Isha (ou Ichá): de noite, pelo menos uma hora e meia após o pôr do sol e antes da hora de fajr, (Não passar a meia noite)
Todas as vezes, tendo feito todos os preparativos necessários, os fiéis se voltam para a grande mesquita de Meca, na Arábia Saudita, onde fica a kaaba. Esta orientação (que se situa mais ou menos a leste do Brasil) é chamada de "qibla". As orações consistem na recitação de um conjunto de versículos do Alcorão, num ciclo de posições (em pé, curvado, de joelhos, prostrado e sentado) a que se chama de rakca (ou genuflexão); o número de genuflexões varia de acordo com a oração do dia. Estas orações não devem ser confundidas com as orações informais que os muçulmanos podem fazer quando sentem necessidade de pedir algo ou simplesmente conversar com Deus. A oração muçulmana é realizada neste árabe clássico, de modo que os nativos de Marrocos ou da Argélia podem ter, no começo, um pouco de dificuldade em entender tudo. Para ajudá-los nessa tarefa, muitos tutoriais estão disponíveis na Internet ou em mídia impressa para rezar na "linguagem do Profeta" graças aos encantamentos em árabe transcritos no alfabeto latino.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos