mosaico e mesquita

As nossas dicas para iniciar um curso arabe

Pode ser fácil duvidar da importância de aprender outra língua, como o árabe, num mundo em que o inglês se tornou a língua "oficial" de comunicação e é o que toda a gente fala. No entanto, saber falar mais do que uma língua é uma enorme vantagem e mais ainda se for uma língua complicada […]

24/03/2021 ∙ 9 minutos de leitura

portas em marrocos

Locais para fazer um curso arabe em Portugal

Falar várias línguas é cada vez mais um requisito do mundo em que vivemos atualmente. A maioria dos empregadores das mais variadas áreas profissionais exige conhecimento de diversas línguas. E, de facto, ser poliglota em pleno século XXI só traz vantagens, por isso falar árabe é certamente uma boa aposta. Saber falar árabe especificamente pode […]

22/02/2021 ∙ 10 minutos de leitura

mesquita iluminada

Dicas para os futuros professores de curso de arabe

Aprender árabe, assim como com todas as línguas estrangeiras, contribui muito para o nosso desenvolvimento, seja ele pedagógico ou cultural. A cultura desta língua, juntamente com as suas tradições, veio trazer um novo fôlego ao Ocidente desde que aqui chegou. Desde então, o mundo da matemática, astronomia e de várias ciências em geral, assim como […]

26/01/2021 ∙ 7 minutos de leitura

Falar árabe de forma natural é possível?

Tudo sobre a língua árabe

A língua árabe é um idioma universal e milenar, digna de uma civilização forte.  Na Idade Média, o expansionismo árabe atingiu seu progresso cultural e econômico, utilizando seus próprios conhecimentos, respeitando o conhecimento de outras culturas e as aperfeiçoando. Assim, desenvolveram um conhecimento avançado até para os dias de hoje. Na agricultura, os árabes expandiram […]

13/11/2018 ∙ 7 minutos de leitura

A cultura, idioma e história do Árabe!

Sabia que existe uma larga origem árabe no idioma português? Presume-se que mais de 1000 substantivos tenham tido origem na influência árabe. É verdade que guardamos ainda hoje muito conhecimento adquirido com a cultura árabe.

Sempre quis aprender a língua árabe? É, sem dúvida, um desafio entusiasmante, por isso deve encontrar o professor ideal para a sua aprendizagem! Verá que temos vários profissionais disponíveis em Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Viseu e outras cidades do país.

Também, excelentes professores de árabe online poderão ajudá-lo a iniciar a aprendizagem ou a progredir neste idioma!

São mais de 11 milhões de membros, entre professores e alunos, que confiam na Superprof em Portugal. Ficará, certamente, fascinado com o alfabeto árabe, o calendário árabe, as palavras, a cultura e toda a aprendizagem em geral a que terá acesso.

Como a língua árabe e a religião andam de mãos dadas

Curiosidades sobre a língua e cultura árabes

Houve um tempo em que aprender inglês era um plus no currículo! Hoje, saber inglês não passa de uma obrigação! É por isso que muitos estudantes e profissionais tem buscado aprender outras línguas estrangeras com o objetivo de se sobressair no mercado de trabalho e com isso ter mais oportunidade profissionais. Uma das línguas que […]

08/11/2018 ∙ 7 minutos de leitura

Descubra tudo sobre a língua árabe.

Descubra tudo sobre a língua árabe

Como o próprio nome sugere, o árabe vem da Península Arábica no Oriente Médio. É um idioma pertencente ao grupo das línguas semíticas (o hebraico e o aramaico também fazem parte dele). Seus falantes somam cerca de 300 milhões, no mundo árabe-muçulmano, é claro, mas até mesmo além. O árabe é também um idioma falado […]

09/10/2018 ∙ 7 minutos de leitura

É realmente difícil aprender árabe?

Está fascinado com o mundo árabe? Sonha em aprender a falar esta bela língua internacional?

Talvez não se atreva a dar o mergulho pensando que esta língua é muito difícil de assimilar rapidamente?

O árabe é uma língua difícil

Parar com as ideias preconcebidas, mesmo que seja verdade que a língua árabe apresenta certas dificuldades quando se começa.

É uma língua que é o oposto do português. A simples leitura da direita para a esquerda desestabiliza-o? É normal. Terá de esquecer todas as suas referências linguísticas e aprender todas as noções básicas da língua árabe, começando pelo alfabeto árabe, gramática e pronúncia.

Aprender a ler e escrever árabe leva tempo, mas isso não impede que se comece a aprender a língua oralmente ao mesmo tempo, graças à transcrição fonética.

Pode aprender a pronunciar consoantes e vogais e começar a familiarizar-se com as regras da gramática árabe ao seu próprio ritmo.

Antes de se desencorajar, é importante reiterar que aprender uma língua estrangeira não é fácil nem difícil.

Aprender russo ou chinês também requer esforços para aprender o alfabeto desde a primeira aula de árabe. Se gosta da ideia de falar uma nova língua, se está motivado e é apoiado na aprendizagem, não há razão para não alcançar os seus objectivos.

Trabalho e motivação

Se já fala várias línguas estrangeiras, provavelmente terá menos dificuldade em aprender o árabe facilmente.

Terá também de ser paciente.

Se lhe for oferecida a oportunidade de aprender árabe dentro de um mês, é logicamente impossível. Contudo, dentro desse tempo, terá tempo para aprender as suas primeiras palavras em árabe e algumas frases em árabe. Será capaz de aprender o alfabeto árabe e a pronúncia, mas também de mergulhar nos sons da língua.

Cursos de árabe e ferramentas para falar árabe mais depressa

O ensino doméstico é uma das melhores formas de aprender rapidamente. As aulas de árabe serão personalizadas. Este ensino individualizado permitir-lhe-á melhorar rapidamente.

Como aprender rapidamente uma língua estrangeira?

A memorização do vocabulário é essencial (Viva as folhas de vocabulário árabe). É preciso habituar-se às novas regras gramaticais. É também necessário familiarizar-se com novos sons e aprender a pronunciar correctamente as palavras que aprendeu. Praticar oralmente e registar-se a si próprio é um exercício muito formativo.

Aulas nocturnas

Ter aulas de árabe à noite, fazer um curso intensivo e praticar diariamente é a melhor forma de desenvolver as suas competências linguísticas e passar rapidamente do nível de principiante para o nível intermédio. A aprendizagem da língua também pode ser facilitada multiplicando os suportes interactivos (sítio web para aprender árabe em linha, dicionário árabe-português, exercícios, aplicação móvel, vídeo, fio árabe, ficheiros áudio…).

Uma vez dados os primeiros passos para aprender esta língua semítica, é mais fácil enriquecer o vocabulário e aprender a ler e escrever árabe literário.

Quer aprenda árabe na secção de Línguas Orientais ou com um professor particular, a sua formação em árabe levará tempo.

Viagens linguísticas

Uma viagem ou uma estadia numa língua num país de língua árabe também o ajudará a progredir mais rapidamente. Em total imersão, um aprendente tem de praticar a língua diariamente perante falantes nativos, é uma formação linguística muito construtiva.

Quando for fluente em árabe, o próximo passo na sua aprendizagem será aprender o Alcorão árabe para ler o Alcorão, estudar o Islão e a cultura árabe.