Um bom condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade.
Joseph Pilates
O Pilates é conhecido pela sua abordagem holística de fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio corporal. Embora muitas pessoas associem o método apenas ao trabalho no chão, uma parte significativa e diferenciada da modalidade desenvolve-se com a utilização de equipamentos específicos, criadas ou inspiradas por Joseph Pilates, o criador do método.
O Pilates com máquinas oferece uma experiência única de movimento, onde é criada resistência através de molas, sistemas de polias e superfícies móveis que desafiam e assistem os músculos em simultâneo. Esta vertente de Pilates, que pode parecer intimidante à primeira vista devido aos aparelhos imponentes, é na verdade extremamente acessível e segura, adaptando-se a todas as idades e condições físicas.
Continue a ler para descobrir os seus fundamentos, a função de cada aparelho, como funciona as aulas, os seus inúmeros benefícios e as razões pelas quais esta prática se tornou um dos métodos mais completos para a melhoria da qualidade de vida.
A origem dos aparelhos de Pilates
Joseph Pilates desenvolveu os primeiros aparelhos do seu método enquanto estava preso num campo de concentração durante a Primeira Guerra Mundial. Utilizava molas de camas hospitalares para ajudar na reabilitação dos companheiros de cela feridos, uma ideia que mais tarde evoluiu para o aparelho que conhecemos hoje em dia como Reformer.

Com o tempo, Joseph criou e desenvolver várias máquinas, sempre com a intenção de criar resistência e feedback ao movimento, de forma a ajudar os praticantes a alinhar e fortalecer o corpo com segurança. A ideia era tornar o corpo forte como o de um animal selvagem, mas com a graça e o controlo de um dançarino.
Hoje em dia, estes aparelhos são usados tanto em Pilates clássico (com exercícios e aparelhos fiéis às suas origens) como em Pilates contemporâneo (que inclui variações e adaptações modernas).
Atualmente, muitos estúdios combinam exercícios de solo com a utilização de aparelhos, em programas personalizados de acordo com as necessidades do praticante. O Pilates com máquinas também se expandiu para contextos clínicos, como fisioterapia, e é muito utilizado por profissionais de saúde como ortopedistas, fisioterapeutas e educadores físicos.
Além disso, a versatilidade dos aparelhos permite que o método seja aplicado tanto em objetivos estéticos e de performance, como em saúde preventiva e terapêutica. Resumindo, difere da versão de solo em diversos aspetos, como:
| Característica | Pilates com máquinas | Pilates de solo |
|---|---|---|
| Equipamentos | Reformer, Cadillac, Chair, Barrel | Tapete (mat) e acessórios simples |
| Assistência/Desafio | Oferece suporte e resistência | O corpo fornece toda a resistência |
| Indicado para | Todas as pessoas, incluindo reabilitação | Iniciantes a avançados, sem lesões graves |
| Intensidade inicial | Pode ser mais acessível | Mais exigente no início |
| Custo | Maior, requer estúdio equipado | Mais acessível e portátil |
| Variedade de exercícios | Extremamente ampla | Limitada ao repertório de solo |
As principais máquinas utilizadas em Pilates
Pilates com máquinas envolve a utilização de equipamentos específicos, cada um com características únicas. São vários e com diferentes formas de utilização, mas vamos apenas focar-nos nos mais utilizados!
Reformer
O aparelho mais famoso de todos. Consiste numa plataforma móvel (carro) conectada por molas a uma estrutura fixa, com alças, cordas e apoios para os pés e ombros. Permite uma vasta gama de exercícios em diferentes posições: deitado, sentado, ajoelhado, em pé.
Função: Trabalha força, mobilidade, coordenação, alinhamento e consciência corporal. Pode dar assistência e facilitar o exercício, como torná-lo mais desafiador.
Cadillac
Um equipamento que se assemelha a uma cama com uma armação metálica à volta. Possui barras, molas suspensas e alças que permitem exercícios tridimensionais, incluindo a suspensão parcial do corpo.
Função: Excelente para alongamento, reabilitação, mobilidade da coluna e exercícios de suspensão.
Chair
Uma espécie de cadeira com pedal de mola que pode ser usado com as mãos ou os pés. Tem um design compacto e versátil.
Função: Ideal para treinar força e equilíbrio, principalmente do core, glúteos e membros inferiores.
Barrel
Este aparelho tem uma estrutura curva que respeita a anatomia da coluna. É utilizado para alongamento, extensão e fortalecimento dos músculos do tronco.
Função: Trabalha mobilidade e alinhamento da coluna com foco no centro do corpo.
Tower
Uma versão reduzida do Cadillac acoplada a uma parede ou ao Reformer. Contém molas e barras que podem ser utilizados em diversos exercícios.
Função: Versátil, oferece resistência com foco na estabilização e na amplitude de movimento.
Apesar da utilização de aparelhos, os princípios originais de Pilates continuam a ser a espinha dorsal da prática:
- Centro: os movimentos partem do centro do corpo, com ênfase no controlo abdominal profundo;
- Controle: a resistência das molas exige um maior controlo muscular em todas as fases do movimento;
- Precisão: a orientação dos aparelhos facilita a execução precisa de cada exercício;
- Concentração: o foco mental ajuda a integrar corpo e mente;
- Fluidez: os movimentos são contínuos e suaves, e respeitam a respiração;
- Respiração: coordenada com o movimento, promove eficiência e oxigenação muscular.
Esta vertente de Pilates tem a grande diferença do feedback tátil, ou seja, os aparelhos "ensinam" o corpo a alinhar-se corretamente e corrigem automaticamente padrões de movimento disfuncionais.
Muito mais do que simples aparelhos, os equipamentos de Pilates são extensões do corpo, concebidos para promover harmonia, força, equilíbrio e consciência corporal. Se está à procura de uma prática que respeite o seu ritmo, desafie os limites com suavidade e promova saúde a longo prazo, este pode ser o caminho ideal. Com a enorme vantagem que é indicado para pessoas de todas as idades e condições físicas, incluindo mulheres grávidas!
A estrutura das aulas com máquinas de Pilates
As aulas da modalidade com os aparelhos podem ser individuais ou em pequenos grupos, sempre com supervisão de um profissional qualificado. O número de participantes não deve ser muito elevado, caso contrário o professor não pode acompanhar todos de forma eficiente.

Antes de começar uma aula, o instrutor deve fazer algumas questões para avaliar postura, mobilidade, força, histórico de lesões e objetivos de cada aluno. Depois, é necessário fazer um pequeno aquecimento. No Reformer ou Cadillac, os alunos devem realizar movimentos suaves para ativar o core, mobilizar a coluna e preparar os músculos para o esforço que se segue.
Os exercícios específicos que vai realizar vão depender do nível da prática e dos seus objetivos em particular. Um aluno pode fazer exercícios no Reformer e depois passar para a Chair, por exemplo.
No geral, os movimentos podem ser:
- Funcionais: fortalecimento de grupos musculares usados no dia a dia;
- Terapêuticos: alívio de dores ou compensações;
- Avançados: desafios de equilíbrio, coordenação, etc.
E para terminar, vão fazer novamente alongamentos musculares, sempre em movimentos suaves que relaxam a musculatura trabalhada, iniciam o processo de recuperação e ajudam a reduzir o stress. Podem ser até realizados por idosos!
Os benefícios de Pilates com máquinas
Quem conhece o método já sabe bem quais são os seus benefícios. Mas quem está a começar a modalidade pode não ter uma boa noção das variadas formas como esta impacta o seu bem-estar. Os praticantes sentem inúmeros benefícios a nível físico e mental com apenas algumas sessões, principalmente se optarem por praticar com uma máquina de Pilates.

As vantagens deste tipo de exercício são tantas que era impossível numerá-las a todas, mas estas são algumas das mais impactantes:
- Resistência progressiva com segurança: as molas dos aparelhos oferecem resistência adaptável, promovendo fortalecimento muscular sem sobrecarga articular;
- Maior ligação entre corpo e mente: a utilização de alças, molas e superfícies móveis exige que o praticante tenha atenção plena e consciência de cada parte do corpo;
- Apoio na reabilitação: a modalidade é indicada para pessoas em recuperação de lesões ou cirurgias, porque permite movimentos suaves, seguros e eficazes;
- Correção postural: o feedback dos aparelhos ajuda o praticante a perceber desequilíbrios e corrigi-los em tempo real;
- Variedade e estímulo: os equipamentos permitem centenas de variações e adaptações, o que mantém as aulas interessantes e desafiadoras;
- Melhoria do equilíbrio e coordenação: a instabilidade controlada de plataformas móveis, como a do Reformer, melhora os reflexos e a integração neuromuscular;
- Aumento de flexibilidade: ao trabalhar e alongar os músculos, estes tornam-se mais flexíveis, o que por sua vez melhora a mobilidade sem perder estabilidade;
- Redução de dores e tensões: ao fortalecer a musculatura de suporte e melhorar o alinhamento, reduz as dores crónicas, especialmente lombares e cervicais.
Ou seja, todas as partes do corpo sentem um impacto positivo. No entanto, não podemos deixar de salientar a importância de nunca realizar este tipo de atividade sem o apoio de um profissional. Os equipamentos que mencionamos ao longo deste artigo são extremamente benéficos e seguros, mas apenas quando são utilizados de forma correta. E, para isso, é necessário que saiba muito mais do que apenas o seu nome e para que serve.
Os instrutores que lideram as sessões de Pilates são profissionais com formação e certificação que lhes proporcionam o conhecimento necessário para funcionar com os equipamentos. Sabem de cor as suas funções e restrições, quem as pode utilizar e para o quê. E esse conhecimento é incalculável quando se trata de algo tão importante como a nossa saúde e possíveis lesões permanentes. Por isso, antes de se inscrever para uma aula, confirme se o profissional que vai orientar a certificação tem a formação necessária. No caso da Superprof, tem acesso a essa informação diretamente no perfil do instrutor, para que não existam dúvidas!









