É professor de física e quer começar a dar aulas particulares de física? Ou então está a tirar um curso universitário ligado à física ou o curso de fisica e pretende ganhar uns rendimentos extras com as aulas de física? Ou não tem qualquer formação na área da física, mas tem uma enorme paixão e décadas de estudo nesta disciplina?

Qualquer que seja a sua situação poderá começar a dar aulas particulares de física na Superprof! E a boa notícia é que existem muitos alunos com dificuldades ou simplesmente a quererem aprender mais na área da física… Só precisam de encontrar o professor ideal para começarem a aprender!

E é aqui que entrará nesta equação… Está preparado para começar a dar as suas aulas de física? Existem muitos alunos a precisarem de subir as notas a fisica quimica!

Então acompanhe-nos ao longo deste artigo e tire todas as suas dúvidas. Irá ver que começar é muito simples e rápido!

Descubra como definir o custo das suas aulas particulares de fisica!

Ensinar é uma das profissões mais nobres
Ensinar é uma das mais nobres profissões! | Fonte: Pixabay

Como sabe que pode dar aulas de fisica?

Se tirou uma licenciatura, um mestrado ou realizou um doutoramento na área da física, certamente que possui todos os conhecimentos para dar aulas particulares de física a muitos alunos e/ou pessoas interessadas.

Ou então se já é professor de físico química do ensino regular, também está completamente à vontade para dar aulas de física a outros alunos com dificuldades.

E mesmo quem não possui qualquer formação superior na área, mas domina por completo todos os conteúdos programáticos de física poderá começar a dar as suas aulas.

Conheça todos os recursos essenciais para avançar com as aulas particulares de fisica!

É claro que os potenciais alunos vão sempre valorizar mais o currículo e a experiência de um determinado professor, mas nada impede de ser contacto e da qualidade das suas aulas ser tão boa, que acabe por receber imensos comentário e feedback positivos dos seus alunos!

E acredite que o que mais existem são alunos a precisarem de explicações de física! As dificuldades na disciplina de fisica quimica costumam ser muitas…

Poderá tornar-se um explicador particular de física na Superprof. Os passos que deverá seguir são os seguintes:

1: Anuncie gratuitamente

Depois de se registar na Superprof, não precisa de pagar qualquer taxa para publicitar todos os seus serviços.

2: Escolha tudo o que pretende!

A Superprof não impõe qualquer tipo de limitação aos seus professores. É completamente livre de escolher a sua disponibilidade, preços ou metodologia de trabalho. Organize tudo o que pretende ensinar da forma que pretende.

3: Espalhe a sua paixão!

Depois de criar o seu anúncio e de o ver público poderá espalhar por todas as suas redes sociais. A partir deste momento, potenciais alunos vão poder entrar em contacto consigo para acertar todos os detalhes das aulas. Também a equipa da Superprof está totalmente disponível para ajudar e entrar em ação!

Invista nos materiais para aulas online
Um computador, um acesso à internet e uma webcam são suficientes para começar a dar aulas. | Fonte: Pixabay

Como acabou de comprovar, é muito fácil começar a dar aulas de física na Superprof! Só precisa de investir algum tempo para criar um perfil e otimizá-lo com o máximo de informação possível!

Tem tudo o que precisa para começar a ajudar os seus alunos nas aulas de fisica quimica.

Precisa de ajuda para preparar as suas aulas de fisica?

Com um curso de fisica, descubra como dar aulas de apoio escolar!

A verdade é que dar aulas de fisica não é muito diferente do que dar aulas de outras disciplinas da área da ciência…Tem sempre a componente teórica e a prática. É claro que a parte prática, quando bem dada, acaba por atrair e despertar muito mais o interesse dos potenciais alunos!

Na Superprof, poderá dar aulas particulares de um modo presencial ou online. Seja qual for a modalidade que preferir, terá sempre de seguir alguns passos para começar a dar as suas aulas de fisica:

Preparar conteúdo de física!

Terá de ter uma conversa prévia com o seu aluno para perceber em que ano se encontra, quais são os seus objetivos com as aulas de fisica, a matéria a que tem mais dificuldades, enfim, toda a informação que conseguir obter.

Depois de perceber qual é a matéria de física que deverá transmitir, tem de preparar os conteúdos. É importante que toda a informação esteja bem estruturada, seja coesa e coerente.

E claro, se possível, introduza sempre alguma diversão na transmissão do conhecimento. Poderá explicar algumas matérias com exemplos claros do dia-a-dia ou então socorrer-se de algumas experiências para captar a atenção do potencial aluno…

Leia e atualize-se sobre o mundo
Leia todas as notícias e mantenha-se atualizado com o que se passa no mundo! | Fonte: Pixabay

Manter-se sempre atualizado!

Muito importante que esteja sempre atualizado com todas as novidades recentes da física. Nada melhor do que ser capaz de transmitir ao seu aluno, notícias recentes e conseguir explicá-las à luz da física!

Isso irá tornar as aulas mais dinâmicas e despertar a curiosidade de potenciais alunos.

Conheça as vantagens de começar a dar aulas de fisica com a ajuda de uma webcam!

Pense em novos métodos de ensino

Hoje em dia, sabe que a atenção dos alunos é cada vez mais dispersa…  A digitalização do mundo, as permanentes notificações no telemóvel, estão sempre a distrair-nos do que é verdadeiramente importante.

Com toda a certeza que se o seu único método de ensino passar por apresentar a teoria através de slides de powerpoint, acabará por cansar os seus alunos. Tente ser sempre criativo e pensar em modos de captar a atenção dos seus alunos.

E se tem dificuldades, pesquise na internet e acabará por encontrar formas divertidas de passar a informação necessária.

Entenda as necessidades dos seus alunos

Para conseguir ensinar, precisa de ser capaz de se colocar no lugar do seu aluno. É extremamente importante que tenha empatia e saiba criar uma boa relação com os seus alunos.

Certamente que nem todos vão ter a mesma capacidade de aprendizagem. Existirá sempre algum que irá demorar mais tempo a aprender. E estes casos representam o seu maior desafio.

Se, pelo menos conseguir transmitir a sua paixão pela física, já será meio caminho andado para despertar a curiosidade dos seus alunos.

Quer saber como dar aulas de física particulares?

Mostre o quanto a física é necessária

Muitos alunos não têm interesse nas aulas de física porque acreditam que toda a matéria é inútil e desnecessária. Especialmente os que sonham em seguir alguma carreira ligada à área das letras ou da saúde, podem achar uma perda de tempo a resolução de equações intermináveis ou a conversa sobre as leis da gravidade!

Entretanto, os estudos de física podem assumir uma nova perspetiva a partir do momento em que começa a associar a matéria a acontecimentos do dia-a-dia dos alunos.

Explica a física de um avião
Explique aos seus alunos toda a física que existe num voo de avião. | Fonte: Pixabay

Experimente, por exemplo, introduzir uma aula sobre pressão e pergunte aos seus alunos se viajaram de avião nas férias… Pergunte-lhes se não acham estranho que o avião, com tanto peso, não caia!

Pode ser que ouça alguma resposta fantasiosa, mas alguém certamente dirá algo que faz sentido. Pronto! Conseguiu o que precisava… Já está a transmitir conhecimentos de física com acontecimentos que fazem parte do dia-a-dia.

Mostre como o formato das asas do avião interagem com a velocidade do ar para mantê-lo suspenso. Diga que, assim como esse exemplo, existem muitas outras questões do dia-a-dia nas quais a física se aplica.

Poderá até mesmo sugerir que os seus alunos tragam perguntas relacionadas com fenómenos físicos do seu dia-a-dia. Poderá ser a primeira parte da aula, seguida da explicação de acordo com as leis da física.

Descubra porque deve começar a dar aulas de reforço escolar a fisica.

Crie uma imagem positiva para os alunos de fisico-quimica!

Ao falar da física, demonstre entusiasmo e segurança. Imagine como se sentirá um aluno que apresenta dificuldades em aprender física, quando nem o professor parece muito à vontade com a matéria. Portanto, deve sempre mostrar que sabe do que está a ensinar…

Muitas vezes, ser o professor "bonzinho" para agradar a todos, pode trazer um efeito reverso. Se mostrar que tem opinião, conquistará o respeito da turma. Assim, todos vão acreditar que vale a pena ouvir o que tem a dizer. E é aí que a física poderá começar a fazer sentido para estes alunos. Há casos nos quais os alunos nem sequer prestam atenção às aulas. O pormenor de considerarem que vale a pena prestar atenção ao que diz, pode já ser um indício que todos começam a interessar-se mais pela matéria.

Para que tudo decorra pelo melhor, poderá tomar algumas atitudes como as seguintes:

Ter pensamento crítico e demonstrar isso aos alunos. É claro que não vai começar a levantar questões que provoquem discussões acaloradas na sala de aula. Mas estimular pequenos debates irá ajudar a que o olhem com outros olhos. Para além disso, mostre-se firme nos seus posicionamentos, sem ser incisivo demais. Isso criará a imagem de alguém inteligente e articulado;

Ser apaixonado pela fisico-quimica criará uma atmosfera que fará com que os alunos sintam o seu entusiasmo. Isso ajudará a que fiquem, no mínimo, atentos ao que diz;

Um timbre de voz agradável, linguagem corporal e uma postura adequada vão ajudar os alunos a manterem-se concentrados em si. Responda sinceramente: iria prestar atenção a alguém que está sentado, quase a dormir, enquanto fala consigo? Pois é, os seus alunos também não! Isso é muito importante no momento de ensinar fisico-quimica.

A sua imagem também é importante. Lembre-se de que é professor e a sua credibilidade fica prejudicada se aparecer nas suas aulas de chinelos e calções, por exemplo. É claro que a sua profissão não exige o uso de um fato e gravata no trabalho, mas cuidar um pouco da aparência, certamente será benéfico.

Descubra tudo o que precisa de saber sobre o ensino particular de física!

Comece a dar as suas aulas de física com a ajuda da Superprof!

Como acabou de comprovar, não existe propriamente nenhum segredo para dar as suas aulas de física… Só precisa de se entregar à sua profissão com comprometimento e responsabilidade e trabalhar sempre em prol dos seus estudantes!

Sabia que poderá registar-se no site da Superprof e começar a dar as suas aulas de física? Registe-se gratuitamente e comece a receber pedidos de potenciais alunos. Coloque o seu curso de fisica a render e aumente os seus rendimentos.

Irá ver que conseguirá tornar-se um explicador de sucesso a fisico-quimica!

Precisa de um professor de Física ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Dirige o projeto dedicado à criação de conteúdo: Maria Escreve. Gosta de criar artigos que esclareçam as dúvidas e acrescentem valor aos leitores.