Muitos professores de física sentem-se frustrados ao dar aulas em escolas regulares devido à desmotivação da maior parte dos alunos em relação à matéria.

O que acontece é que muitos estudantes acham que a física é difícil e já chegam de casa com uma ideia de que não vão conseguir aprender. Por isso, existem muitos alunos que estudam a física apenas para conseguirem passar de ano e depois não se lembram de mais nada do que aprenderam, logo que termina o ano letivo.

É claro que a solução para esse problema tão recorrente não é simplesmente abandonar o ensino convencional da física. Quando se nota uma desmotivação, é importante ser capaz de se reinventar, apresentar formas diferentes de mostrar à turma que a física é necessária para entender diversos fenómenos da nossa vida quotidiana e que estudá-la também pode ser divertido.

Descubra tudo o que precisa de saber sobre o ensino particular de física!

Entretanto, aliado a isso, muitos professores partem para o ensino particular de física. Oferecem as suas aulas de fisica direcionadas ao que o aluno precisa! Dessa forma, têm acesso a um outro público: pessoas que realmente têm interesse em estudar a matéria e que desejam seguir carreira na física.

E existem ainda os professores que, mesmo mantendo as suas turmas escolares, complementam os seus rendimentos com alunos particulares.

Entretanto, o professor particular de física encontra diversos desafios na sua trajetória: conseguir alunos, aplicar métodos de ensino, alinhar agendas, usar a tecnologia a seu favor... e é sobre essas questões que vamos tratar neste artigo.

Se deseja dedicar-se ao ensino particular de física, continue a ler e aproveite as nossas dicas para dar uma reviravolta na sua carreira! Chegou o momento de colocar o seu curso de fisica ou relacionado a render… Encontrará muitos alunos que precisam de subir as notas a fisico quimica.

Descubra porque deve começar a dar aulas de reforço escolar a fisica.

Como conseguir alunos para as suas aulas de fisica?

Eis o verdadeiro desafio de todos os professores particulares: conseguir alunos! Muitas vezes, ficamos convencionados à máxima de que alunos particulares vêm e vão. Muitos acreditam que podem ter 20 neste mês e 5 no próximo. E se isto já acontece com quem ensina inglês ou dá aulas de apoio escolar a matemática, imagine o que acontece com o professor de física. Estará condenado a uma carreira incerta e vulnerável?

Invista nos equipamentos para dar aulas online
Com um simples computador e um acesso à internet poderá começar a dar aulas particulares de física! | Fonte: Pixabay

Embora o mercado de aulas particulares seja um pouco variável, não existem motivos para acreditar que o seu destino é perder (ou não conseguir) alunos. O modo através do qual anuncia as suas aulas e a primeira impressão determinam quem chega até si, mas é o serviço entregue que influenciará quantos alunos vão permanecer nas suas explicações.

Para isso, precisa de foco e concentração! Muitas vezes, um professor bem-sucedido é aquele que chega aos alunos certos, aos que são compatíveis com o seu perfil e que vão apreciar a sua metodologia de ensino.

A conquista de novos alunos para as aulas de fisico quimica também envolve contornar alguns obstáculos do dia a dia das pessoas na vida moderna, especialmente a disponibilidade de horários. É por essa razão que muitos oferecem as suas aulas de fisica pela webcam.

Quer saber como dar aulas de física particulares?

Quais as vantagens de dar aulas de física particulares através da webcam?

Ensinar física com uma câmara, sem sair da sua casa, traz muitas vantagens a si e aos seus alunos. Se ainda não utiliza esta ferramenta, pode acreditar que está a perder alunos e muitas oportunidades. Quer conhecer as vantagens de ensinar pela webcam?

A webcam vence a distância!

Pode ser que um aluno deixe de o contratar para as suas aulas de física porque mora longe da sua casa. Os custos com transporte e o tempo de deslocação podem tornar-se um empecilho, ainda que ambos os perfis sejam bem compatíveis.

Sendo assim, uma grande vantagem da webcam é que vence distâncias. Quando disponibiliza a opção de aulas online, os alunos que moram longe podem escolher estudar consigo. Isto coloca-o em contato com um público muito mais amplo para as suas aulas de fisico quimica.

É possível otimizar o tempo do aluno e do professor

Imagine a seguinte situação: tem uma janela na agenda às quartas-feiras, às 18h. Porém, o seu aspirante a novo aluno sai das aulas às 17h30 e só conseguiria chegar à sua casa (ou ao seu escritório) às 19h. Mas acontece que às 19h30, já tem um outro aluno agendado para dar explicações!

Então pensa em deslocar-se até à casa do aluno. Mas... e o aluno das 19h30? Não conseguiria chegar a tempo para dar as suas explicações!

Então, dispensa este novo aluno por que não vai conseguir atendê-lo. Pensa que tomou a melhor decisão, já que tem um aluno "garantido" no momento seguinte.

Entretanto, três semanas depois deste acontecimento, o aluno das 19h30 anuncia que deixará as suas aulas de fisica por acontecimentos externos. É então que entrará em contato com o aluno que dispensou para avisar que surgiu uma janela na sua agenda e que será possível atendê-lo.

É difícil para um aluno cansado aprender física
Um aluno preocupado com o trânsito acaba por se sentir mais cansado para aprender física. | Fonte: Pixabay

Como pode começar a dar as suas aulas de fisica?

Mas a resposta que recebeu não é a melhor… Este aluno já conseguiu, entretanto, outro professor de física de que está a gostar muito e com quem pretende permanecer.

Pronto! Quase sem dar por isso, acabou de perder dois alunos de uma só vez!

Agora imagine que dá as suas aulas de física pela webcam. Um novo aluno entra em contato consigo e diz que tem o horário das 18h às quartas-feiras livre. Vê na sua agenda esta possibilidade de dar uma hora de aula, já que o próximo aluno só começa às 19h30 (via webcam também!).

Fecham as aulas e começam na semana seguinte. Este novo aluno gosta tanto das suas aulas que até revela que pretende manter as explicações mesmo depois de entrar na universidade, como uma forma de apoio escolar.

E é assim que se ganham novos alunos de fisico quimica e se consegue com relativa facilidade conciliar as agendas!

Consegue compreender facilmente as vantagens de dar aulas de física online?

Precisa de ajuda para preparar as suas aulas de fisica?

Aluno relaxado aprende melhor

Sabemos que a física não é uma matéria fácil… Hoje em dia, os alunos vivem muito sobrecarregados com a carga escolar e sentem-se particularmente cansados. Pior ainda, se precisar de realizar deslocações e passar muito tempo preso no trânsito.

Com a webcam, estes alunos podem estudar sem sair de casa, o que significa que vão estar no próprio ambiente, com roupas mais confortáveis, e sem a preocupação com o trânsito no regresso para casa. Assim, sentem-se tranquilos e relaxados, o que proporciona uma melhor concentração e aproveitamento.

E também acabará por apresentar um melhor desempenho ao ministrar as suas aulas sem essas preocupações. Tudo se tornará mais leve e tranquilo.

Conheça todos os recursos essenciais para avançar com as aulas particulares de fisica!

Que ferramentas precisa para dar as suas aulas de fisica?

Quando dá aulas pela webcam, é preciso estar bem atualizado com a tecnologia para que a qualidade do seu trabalho não seja prejudicada. Alguns elementos são indispensáveis para um bom desempenho nas aulas online.

Aulas online com webcam de qualidade
Para dar aulas online, aposte numa webcam de excelente qualidade. | Fonte: Pixabay
  • Webcam - Uma câmara de boa qualidade é essencial. Pense que precisará de mostrar imagens de um livro ou de se apresentar ao seu aluno. A imagem precisa ser de boa qualidade;
  • Conexão à internet - Uma conexão que está sempre a ir abaixo prejudica a fluidez da sua aula. Portanto, é importante contar com um bom pacote de internet;
  • Microfone – O aluno também precisará de ouvir bem tudo o que está a dizer. Assim, um microfone ou um headphone de qualidade é fundamental para as suas aulas;
  • Computador - De nada adianta ter um microfone, câmara ou ligação à internet se o seu computador não for compatível com toda essa tecnologia. Não precisa de comprar o último modelo, mas um bom computador poderá marcar a diferença…

Com estas ferramentas em mãos, será possível oferecer aulas de alto padrão aos seus alunos particulares!

Que programas pode usar para dar as suas aulas online do curso de fisica?

Além do hardware, precisará de contar com o software certo para ministrar as suas aulas online. A escolha de um programa compatível com o seu sistema é importante para que tudo funcione da forma esperada.

Existem plataformas que oferecem espaços específicos para desempenhar este tipo de trabalho. Mas isso não significa que precisa necessariamente de aderir a uma delas.

Alguns professores utilizam programas de conversa convencionais. Poderá utilizar o Skype ou o Hangouts, por exemplo. Há ainda quem defenda que até chamadas de whatsapp tornam possível o desenvolvimento da aula...

Skype ou Whatsapp para dar aulas online
O Skype ou mesmo o Whatsapp são programas excelentes para dar as suas aulas online. | Fonte: Pixabay

Tenha em mente que o ponto principal é escolher um programa que não trave durante a conversa e que apresente o mínimo possível de delay nas suas falas. Um bom programa de conversa aliado a uma conexão efetiva à internet são, certamente, a combinação perfeita para ter sucesso nas suas aulas.

Lembre-se de que uma aula online não é como um vídeo que pode editar e cortar as partes que não deram certo. Trata-se de um "programa ao vivo", no qual precisará de se apresentar com roupas a condizer com a ocasião e contar com todo o aparato necessário para uma transmissão de qualidade.

Está preparado para começar a dar aulas de física online? Então registe-se na plataforma Superprof e comece a conquistar os seus primeiros alunos… Coloque em prática tudo o que aprendeu no seu curso de fisica!

Descubra como definir o custo das suas aulas particulares de fisica!

Precisa de um professor de Física ?

Gostou deste artigo?

5,00/5 - 1 voto(s)
Loading...

Maria

Copywriter e Produtora de Conteúdo. Dirige o projeto dedicado à criação de conteúdo: Maria Escreve. Gosta de criar artigos que esclareçam as dúvidas e acrescentem valor aos leitores.