Capítulos
"Buscar novas experiências é transformar-se confrontando a si mesmo."
Anônimo
Se você é um estudante de ensino superior, então fazer um estágio deve estar dentro dos seus planos. No entanto, a distância entre o querer e o conseguir fazer é muitas vezes grande para muitos. Cursos de coach conseguem preparar muitos jovens que desejam ingressar pela primeira vez nesta experiência de desenvolvimento profissional.
A aula de coach dará aos alunos em formação as ferramentas necessárias para eles irem atrás do estágio que desejam, mas vários procedimentos precisam ser efetuados pelos próprios aprendizes.
Onde encontrar o estágio ideal, como conseguir um Termo de Compromisso de Estágio, como redigir uma boa carta de motivação e como escrever um bom relatório... Essas são apenas algumas das várias habilidades que o jovem aprendiz deverá adquirir para conseguir vencer o período de estágio com maestria.
Entre um curso de líder coach e outro, Superprof te dá algumas dicas através deste guia sobre como encontrar um bom estágio!
Como encontrar uma empresa para fazer estágio?
“Para aperfeiçoar seu aprendizado, não negligencie nenhum estágio.”
Serge Zeller
Mesmo com muitas ofertas, encontrar um bom estágio, realmente formador e produtivo, pode acabar sendo um desafio para muitos estudantes do ensino superior. Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois Superprof te dá algumas boas dicas para você conseguir encontrar o estágio dos seus sonhos!
Peça conselhos na sua escola
Um grande número de cursos superiores exige que os alunos façam um estágio em uma empresa. De uma semana a seis meses, a duração pode variar, mas o objetivo é o mesmo: apresentar os alunos ao mundo profissional.

Pergunte aos professores
A primeira coisa a fazer para encontrar o trabalho estudantil dos sonhos é, naturalmente, pedir conselhos na própria instituição de ensino. Tanto os professores quanto os outros profissionais que trabalham nos estabelecimentos de ensino superior possuem muitos contatos no ambiente profissional.
Participe de eventos como feiras de estágios
Grandes universidades como a USP (Universidade de São Paulo) organizam feiras de estágios, onde empresas vão aos alunos com suas ofertas de trabalho estudantil. No entanto, cabe ao jovem ir atrás das opções que mais lhe interessam.
Consulte a comunidade de ex-alunos
Também é possível pedir ajuda e conselhos de ex-alunos. Estes tiveram que passar pelo mesmo processo de estágio e a maioria deles atua como profissional na mesma área de formação.
Envie currículos a empresas, mesmo sem ofertas
Assim que você souber sobre os seus termos do estágio – como duração mínima exigida pela escola ou ainda o período que você terá que fazê-lo -, comece a tomar iniciativa: envie seu currículo e carta de apresentação às empresas que você gosta.
Na pior das hipóteses, eles não responderão. Na melhor das hipóteses, você poderá convencer a empresa aceitá-lo em um estágio depois de uma entrevista.
Responda a anúncios de estágio
Ofertas de estágio, tanto em Portugal quanto em outros países, podem ser encontradas de várias maneiras. Muitos anúncios são publicados através de diversos meios, tais como:
- sites especializados,
- sites de empresas e
- dentro das instituições de ensino.
A vantagem de responder a uma oferta de estágio é que você já conhece as tarefas que executará, permitindo que você saiba o que esperar da sua futura experiência profissional.
Use seus contatos
A pesquisa de estágio também passa por indicações de pessoas que são próximas a você. Afinal de contas, ter uma rede de contatos serve para isso, não é mesmo?
Use as redes sociais
Grupos do Facebook, anúncios no Twitter, posts no Instagram… As empresas redobram a criatividade na hora de recrutar seus estagiários.
Mas como encontrar um estágio através das redes sociais?
Fazer parte de grupos e buscar por palavras-chave
A palavra-chave “estágio“, acompanhada por duas ou três outras palavras-chave relacionadas ao seu domínio de interesse deve ser suficiente para exibir respostas consistentes à sua pesquisa.
Integrar o LinkedIn
De caráter profissional, ela permite que você crie um currículo online e entre diretamente em contato com empresas. Além disso, ela ainda permite que você tenha acesso e responda diretamente a anúncios.
Como escrever um relatório para o fim do estágio?
“Viver é experimentar, e não pensar no sentido da vida.”
Paulo Coelho
Se você é um estagiário que precisa escrever um documento desses, mas ainda está meio perdido sobre o que fazer, então aqui vão algumas dicas para um relatório de estágio de sucesso!
Quais são as partes de um relatório de estágio?

Comece agora suas sessões com um coach profissional!
Escrever um relatório de estágio é uma maneira de fazer um balanço ou avaliar sua nova experiência de trabalho. É por isso que o relatório de estágio deve ter uma certa estrutura e conter uma distinção visível das diferentes partes, tais como:
- Folha de rosto:
- Nome completo,
- Local,
- Data de entrega do relatório,
- Título do estágio,
- Datas do estágio,
- Nome e logotipo da empresa de estágio,
- Nome e logotipo da escola,
- Nome do orientador de estudos,
- Nome do orientador de estágio. - Agradecimentos;
- Apresentação do relatório;
- Corpo do relatório:
- Ambiente da empresa,
- Desenvolvimento do estágio,
- Avaliação do estágio, - Conclusão;
- Apêndices e bibliografia.
Como coletar informações importantes durante o estágio?
Muitos estudantes preferem se concentrar apenas no estágio e deixar o relatório de estágio para o final. No entanto, todas as informações necessárias para redigir o relatório devem ser obtidas durante o período de estágio.
Mas como coletar essas informações?
Diário de bordo: ponto de vista pessoal
A primeira dica é manter um diário de bordo. Essa maneira de fazer anotações permite reunir as informações dia após dia e realmente acompanhar a evolução sem se perder nas datas no final do estágio.
Reuniões com supervisor: informações sobre a empresa
Para obter informações sobre a empresa, o melhor é marcar uma consulta com um gerente ou com o supervisor e utilizar esse momento para fazer todas as perguntas necessárias, assim como para solicitar alguns documentos que possam ser úteis para o relatório.
Como se organizar para escrever um relatório
Não espere até o final do estágio para começar a escrever o relatório. Isso apenas aumentará o estresse, contribuindo para o esquecimento de informações importantes, mesmo que estejam escritas em um caderno. Aqui vão algumas dicas para se organizar melhor durante a redação do seu relatório de estágio:
- Escreva constantemente;
- Apresente uma crítica construtiva;
- Revise e diagrame seu texto.
Utilizar ilustrações no relatório de estágio
Apresentar fotos do local de estágio, das pessoas presentes, e das várias missões se elas puderem ser fotografadas pelo próprio aprendiz são um complemento positivo ao documento. Essas fotos permitem ainda que o aluno tenha uma ideia real de sua participação na empresa, contribuindo para visualização do desenvolvimento do estágio.
Como escrever uma boa carta de motivação?
“Não espere ser perfeito para começar algo bom.”
Abbé Pierre
Cursos coach e aulas de coaching podem ajudar muitos jovens a dominarem a arte de se escrever esses tipos de documentos. Quer ficar craque em escrever uma carta de motivação? Então confira nossas dicas!
Elementos de uma carta de motivação para estágio

Vamos então aos primeiros passos de como uma boa carta de motivação deve ser estruturada:
- Primeira parte: sua apresentação;
- Segunda parte: razões pelas quais deseja fazer um estágio dentro da empresa escolhida;
- Terceira parte: missões que você gostaria de fazer dentro desta organização;
- Última parte: frase de saudação, afirmando que você permanece disponível para informações adicionais ou para participar de uma entrevista.
Encontre informações sobre a empresa de estágio
A primeira tarefa a fazer antes de começar a escrever a carta de apresentação é, naturalmente, encontrar a empresa em que está interessado em trabalhar. Para ter certeza que você deseja integrar essa organização, nada melhor do que pesquisar informações sobre ela a fim de se certificar que ela corresponde ao que você procura.
Escreva frases claras e concisas
Se existe uma regra a seguir, ela é a de se conter a escrever apenas uma página para uma carta de motivação. E nada mais! Tal dica ajudará você a ir direto ao ponto.
Na maioria dos casos, alunos tentam preencher o espaço em branco da carta porque não sabem o que dizer. Ter em mente a fórmula de “uma frase = uma ideia“, pode ajudá-lo a estruturar melhor seu texto.
Verifique gramática, ortografia e sintaxe
Erros ortográficos são o motivo número 1 para muitas rejeições de estágios.
Se você não conseguir revisar seu texto, peça ajuda aos seus amigos. O olhar fresco de um amigo sobre o seu documento pode ser uma boa alternativa para garantir uma carta bem escrita e, consequentemente, maiores chances de conseguir a tão desejada vaga de estágio!
Siga regras de diagramação
O espaço na parte superior esquerda da carta deve ser um espaço reservado para apresentar seu nome, endereço, número de telefone, endereço de e-mail, data de nascimento, etc. Este espaço deve ser dedicado a um cabeçalho que contenha suas informações pessoais básicas.
E para terminar sua carta, não esqueça de um breve agradecimento e a sua assinatura!
Como conseguir um Termo de Compromisso de Estágio?
“O conhecimento é adquirido através da experiência, todo o resto é apenas informação.”
Albert Einstein
Para ajudá-lo durante o processo de ingresso em um estágio, preparamos algumas dicas sobre como conseguir um Termo de Compromisso de Estágio e como consegui-lo da melhor maneira possível para o seu tipo de atividade, seja em Portugal ou outro país.
Por que solicitar um termo de compromisso de estágio?
O contrato de estágio é um documento que substitui o contrato de trabalho. Por conseguinte, fornece um quadro jurídico para os formandos que não podem ser considerados como empregados da empresa. Isso quer dizer que um estagiário não tem vínculo empregatício de qualquer natureza com empresa, já que seu contrato não é de trabalho, ou seja, não está diretamente ligado à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), desprovendo o estagiário de qualquer tipo de direito trabalhista.
A convenção de estágio é geralmente um documento de várias páginas que lista todas as características e informações legais do estágio. Vai desde a duração do estágio até às várias missões que o aprendiz irá realizar, e assim por diante.
O acordo de estágio protege tanto a empresa quanto a aprendiz em formação profissional.
Obter um contrato de estágio durante uma formação

Depois de encontrar um estágio, você deve ir ao departamento responsável por esse tipo de assistência estudantil da sua escola. Algumas escolas são muito rigorosas quanto à relação direta das atividades a serem exercidas no estágio e os tópicos desenvolvidos durante a formação do aluno. Já outras, um pouco menos.
Ao comunicar à sua escola que você encontrou uma ocupação profissional estudantil, ela, então, te entregará a famosa convenção de estágio. Você deve enviá-la à parte concedente (responsável pela concessão do estágio), que deve assiná-la. Em seguida, é a sua vez de assinar o documento. Três cópias assinadas devem ser distribuídas às três partes envolvidas no processo de estágio. Todas essas etapas administrativas devem ser feitas antes do início do estágio.
Obter uma convenção de estágio obrigatório: como funciona?
Um estágio caracteriza-se como obrigatório quando sua execução é parte indispensável para a conclusão de um determinado curso, formação ou treinamento. Isso que dizer que, fazer um estágio conta créditos, essenciais na hora de obter um diploma no final do curso.
Assim que o aluno se compromete a fazer um estágio obrigatório através de uma convenção de estágio assinada por todas as partes, ele se torna responsável por seguir algumas regras também implementadas pela Lei do Estágio de 2008. Uma delas é a apresentação periódica de relatórios sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio obrigatório à instituição de ensino através da pessoa designada a ser seu supervisor.
No caso do estágio obrigatório, a remuneração do estudante pela parte concedente (empresa) é facultativa. Tal característica do estágio deve estar claramente presente no Termo de Compromisso assinado pelas partes.
Ir ao exterior para fazer um estágio em uma empresa
O contrato de estágio é uma realidade presente em Portugal. Para pessoas que desejam fazer um estágio, mas não estão matriculadas em nenhum tipo de curso, ir para o exterior pode ser uma solução.
Mas cuidado!
Sem um contrato de estágio, você será considerado um trabalhador simples e terá que assinar um seguro de saúde e contribuir para o país anfitrião.
Fique atento à sua remuneração, pois as leis dos outros países não são como em Portugal. Isso quer dizer que é possível realizar estágios não-obrigatórios com duração de mais de dois anos sem nunca ser pago.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos